Nascimento dos dentes de leite – por Dra. Lúcia Coutinho

De Mãe para Mãe - Desenvolvimento - Dicas dos especialistas - Saúde da Criança26/01/18 By: Juliana Freire
(10) Comentários

 

Olá, meninas!

Tudo bem?

Hoje apresentamos mais uma colunista nova aqui no blog – a odontopediatra Dra. Lúcia Coutinho!

A Dra. Lúcia é especializada em odontologia para bebês, o que é muito interessante, pois as mamães devem saber como levar os pequenos para o odontopediatra pode ser complicado. Quando é alguma pessoa especializada, me sinto muito mais confortável em saber que meus pequenos estão em boas mãos!

Em seu primeiro post, a Dra. Coutinho vai nos explicar um pouco mais sobre o nascimento dos dentes de leite nos bebês, o que preocupa muitas mães, já que isso pode trazer alguns efeitos no organismo das crianças. Vale muito a leitura!

Confiram!

 

o_nascimento_dos_dentes_de_leite-just_real_moms

 


 

Erupção Dentária: Dicas

  • A erupção dos dentes de leite não é uma doença. Começa aproximadamente por volta do sexto mês.
  • Para minimizar possíveis desconfortos, recomenda-se massagem gengival com mordedores e/ou massageadores frios durante o processo de erupção nos dentes.
  • Já os bebês de idade mais avançada, bebidas mais frias junto às refeições podem ser oferecidas.
  • Pomadas a base de anestésicos tópicos e medicamentos sistêmicos (como gotas, xaropes e similares), quando necessários, podem ser utilizados, com cautela, sob prescrição médica-odontológica.
  • A cautela com anestésicos tópicos é importante, pois a ingestão da pomada é praticamente inevitável pelo bebê e pode provocar sensações desagradáveis como amortecimento da garganta e engasgos, além de outros inconvenientes.

Alguns sintomas locais e gerais que podem refletir no organismo do bebê

          Sintomas locais  Sintomas gerais
                        Salivação excessiva            Irritabilidade
            Inflamação e coceira na gengiva  Diarreia ou constipação
    Irritação local (vontade de morder e coçar)      Distúrbios do sono
   Aumento da frequência de sucção do dedo                  Febre
                        Ranger dos dentes    Redução do apetite

 

Dentes de leite: como nascem e se desenvolvem

A época ideal para a primeira visita ao odontopediatra é entre 6 meses e um ano de idade quando começa, em geral, a erupção dos dentes. Primeiro dente = Primeira visita ao Odontopediatra, quando as mães devem receber orientações sobre a saúde bucal dos bebês.

Abaixo, a idade aproximada de erupção de cada dente de leite:

Incisivos centrais

Inferiores (6 meses)dentes 1

Superiores (8 meses)
dentes 2

Incisivos laterais

Inferiores (9 meses)

dentes 3

Superiores (10 meses)

dentes 4

Primeiros molares

Inferiores (16 meses)

dentes 3

Superiores (16 meses)

dentes 6

Caninos

Inferiores (18 meses)

dentes 7

Superiores (20 meses)

dentes 8

Segundos molares

Inferiores (22 meses)

dentes 9

Inferiores (24 meses)

dentes 10

Beijos!

Dra. Lucia Coutinho

clinicacoutinho.com.br

Instagram

Facebook

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 Comentários:Nascimento dos dentes de leite – por Dra. Lúcia Coutinho
  1. Avatar
    Erliene

    Oi sou Erliene, tenho um bebê de 1 ano e 2 meses, e até agora só nasceu dois dentes de baixo e começou a nascer um de cima, é normal? se não o que posso fazer? Obrigada.

  2. Avatar
    Thais

    Fiquei muito feliz em saber que a Dra Lucia será colunista do Blog. Ela cuidou dos meus dentes e agora cuida dos dentes da minha filha, sempre com muito carinho e atenção. Sou suspeita para recomendá-la, gosto muito do seu trabalho!
    Com certeza teremos muito a aprender com ela.
    Beijos!

  3. Avatar
    Ligia Porto

    Linda matéria e muito interessante! A Tia Lúcia é a dentista da minha afilhada que é simplesmente apaixonada por ela e pela equipe. Admiro muito o seu trabalho! Adorei tê-la aqui como colunista!

  4. Avatar
    Márcia

    Minha filha tem 15 meses e ainda não nasceu nenhum dente o pediatra disse que esta tudo bem e na hora certa ira nascer, mas mesmo assim fico preocupada.
    A sra. ja teve casos parecidos
    Att,
    Márcia

  5. Avatar
    Larissa

    Olá, meu nome é Larissa e tenho uma bebê de 1 ano e 3 meses, e de duas semana pra cá, vejo a gengiva dela muito inflamada a ponto de estar com pus nos pre molares, levei ao dentista que disse não saber o que é, e me encaminhou ao pediatra que receitou um antibiótico, porém desde que estou nada não apresentou muita melhora. O que pode ser? Estou desesperada.

  6. Avatar
    Lúcia Coutinho

    Caras mamães, a partir de segunda-feira iremos esclarecer todas essas dúvidas referentes à este tema que é a erupção dentária nas nossas crianças!!! Tenham um ótimo feriado!! Com carinho, Dra. Lúcia Coutinho – Odontopediatra – 11-5052-4346

  7. Avatar
    Lucia Coutinho

    Boa tarde Erliene, tudo bem!? O que está acontecendo com o seu bebê é muito normal. A erupção dos dentes de leite normalmente ocorre por volta dos 6 meses de idade. Em alguns casos pode ocorrer o nascimento dos dentes antes dos 6 meses ou uma erupção mais tardia. Por ser um processo biológico, a época de formação e nascimento dos dentes de leite estão sujeitos às variações individuais. Por isso, fique tranquila, mas não se esqueça: Primeiro Dente = Primeira Visita ao Odontopediatra, ou seja, por volta de 1 ano de idade. Cuidar da saúde bucal do seu filho é cuidar da saúde geral!
    Dra. Lúcia Coutinho
    Odontopediatra
    (11)5052-4346

  8. Avatar
    Lucia Coutinho

    Olá Márcia!! Sua dúvida é muito semelhante à da Erliene (primeira pergunta) e isso nos mostra como é comum este tipo de acontecimento e variações nas idades de erupção dentária. Os pais não devem ficar aflitos caso os dentes de seu filho demorem a aparecer. A idade limite aceitável para a erupção do primeiro dente de leite é de 1 ano e meio. Se a erupção não acontecer até essa idade, é necessário consultar um odontopediatra, de forma a se obter as radiografias necessárias para observar possíveis alterações e se necessário solicitação de exames complementares para concluir o diagnóstico, lembrando que uma anamnese completa e uma avaliação clínica são muito importantes para auxiliar no diagnóstico.
    Dra. Lúcia Coutinho
    Odontopediatra
    (11)5052-4346

  9. Avatar
    Lucia Coutinho

    Olá Larissa, tudo bem!? Para lhe dar um diagnóstico correto do que está acontecendo com o seu bebê, é muito importante que seja feita uma avaliação clínica, pois algumas alterações bucais podem acontecer na cavidade bucal de um bebê. Para um diagnóstico correto precisamos de uma anamnese e avaliação clínica criteriosa.
    Dra. Lúcia Coutinho
    Odontopediatra
    (11)5052-4346

  10. Avatar
    Claudia

    A Dra. Lúcia é uma profissional apaixonada por sua profissão, deste modo, ela consegue tornar a “ida ao dentista” prazeroso para as crianças, tornando-os mais confiantes e capazes em cuidarem dos seus dentinhos.

X Leia também: