sábado, 6 setembro, 2025

Carta para uma amiga sem filho

 

Oi, meninas,

Esses dias estava dando um giro na internet e me deparei com um texto incrível em um site que adoro, o Mundo Ovo (quem não conhece, vale a pena acessar, é demais!) e pedi permissão para compartilhá-lo aqui no blog!

Este texto nada mais é do que uma carta de uma mulher com filhos para uma amiga que ainda não os têm! Realmente, quando nos tornamos mães, nossas prioridades mudam e é muito difícil para as amigas que ainda não estão nessa fase entenderem isso!

Tenho certeza de que gostarão! Não deixem de ler!

 

amiga1

 

Carta para uma amiga sem filho

Querida amiga,

Sim, nós continuamos amigas. Sim, eu ainda gosto e me importo com você. Acontece que a vida mudou um pouquinho desde a chegada do meu filho. Eu sei que você está achando tudo uma grande frescura. Sei que o filho do Beto frequenta bares desde dois meses. Que o filho da Carina ficou dormindo no carrinho na última festa que teve na sua casa até 2 da manhã. Que o filho da sua prima fica quieto desenhando na mesa enquanto vocês almoçam por duas horas. E que o filho do Leandro é ótimo porque não chora.

Meu filho chora. Ele é ótimo, mas chora. Na verdade, toda a criança chora. Até o filho do Leandro. Chorar é a primeira forma de comunicação dos bebês, a maneira que eles têm para avisar quando alguma coisa está errada e eu fico aliviada por ser assim. Se com choro já é difícil identificar o que eles querem, imagina sem. Adoraria te ver sim, mas, atualmente, meus horários andam meio malucos. Comemoro quando acordo e ainda não está escuro do lado de fora. Por causa disso, meio dia já estou morrendo de fome e 22h estou bocejando.

Adoraria almoçar com você, esse é um programa que eu ainda consigo fazer com certa facilidade, mas você pode ligar no dia anterior pra gente combinar? E dá para ser um pouquinho mais cedo? Eu não posso garantir que ele vai ficar quieto na mesa o tempo todo como o filho da sua prima. Provavelmente eu precise levantar algumas vezes. Mas vamos adorar te encontrar.

Eu sei que você está me achando uma chata, muito exagerada, uma generala do lar, mas é que a rotina é fundamental aqui em casa. Traz segurança para todos nós e a ilusão de que a vida ainda pode ser controlada e menos caótica. Faz diferença quando a gente troca muito os horários. Ele pode até dormir na sua casa durante uma festa, mas imagina ter que transportá-lo no meio da noite? Ele dormindo tão confortável e eu tendo que acordá-lo? E a preocupação de sair de madrugada pelas ruas do Rio de Janeiro com um bebê? E se ele chegar em casa e resolver ficar acordado? De vez em quando vale fazer um sacrifício, claro, mas não quero que essa seja a nossa rotina. Tem que ser bom para todo mundo, principalmente para ele.

Muita gente cria o filho de outra maneira, eu sei. Mas esse é o jeito que escolhi criar meu filho por enquanto. Pode ser que mês que vem tudo mude. Que eu convença a avó dele a ficar aqui em casa algumas noites e tenha vontade de sair novamente. Por enquanto eu não tenho tanta. Minhas melhores noitadas têm acontecido aqui em casa mesmo. Queria que você tivesse um pouco de paciência e amor. Muita coisa mudou. It’s the end of the world as we know it, mas é um mundo bem mais bonito esse que estou vivendo agora. Você continua nele. And I feel fine.

Fonte: Escrito por Mariana Amaral, do Mundo Ovo

 

a65f2e3a88c64569bc830c0df288adc4

 “Desculpe, eu tenho sido uma má amiga, eu estou muito ocupada sendo uma mãe incrível e esposa!!!”

Conteúdo exclusivo do site Just Real Moms. 
Categoria: Gravidez, maternidade, blog de mãe, blog para mãe, dicas de mãe, dicas para grávidas, dicas de maternidade.

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

19 COMENTÁRIOS

  1. Sempre fui de sair com amigos,principalmente finais de semana e viajar também, mas desde do dia 26 de maio de 1999 minha vida mudou completamente, meu mundo era ele o Pedro e ainda é agora ainda mais, porque ele está na adolescência , eu amava aquela rotina, amamentei até os três anos e morro de saudades daquela rotina, acordar uma hora mais cedo para amamenta-lo antes de ir pro trabalho, chegava no trabalho chorava de saudades, queria ficar com ele, ai chegava minha amiga e dizia “Nossa chorando porque?? Não era você que ria de mim, que me encontrava chorando pela Isabela? Você lembra? Dizia pra mim Para Leila de frescura, a Isa está aqui na creche da empresa, pertinho é só vc ir até lá e vê-la ta tudo bem.” Ela disse, o Pedro está na sua casa, sua mãe esta cuidando dele, tem seu pai que ajuda,você só trabalha meio período, eu dia todo. É meninas eu pedia desculpas pra ela, falava agora eu sei o que você sentia quando chorava no trabalho, não queria sair com as amigas, meu Pedro tem 16 e a Isabela tem 19, só sendo mãe pra saber o que é padecer no paraíso.

  2. Sou a “amiga que ainda nao teve filhos”. Mas nunca exigi nada de minhas amigas que ja sao maes. Alias, quando as chamo pra sair ja programo tudo desde o horario até local com parquinho para os filhos delas. Quando posso, levo revistas para colorir e lapiz de cor. A amiga que nao entende que a amizade deve mudar de formato quanto chega um baby nao é madura o suficiente. Nao da mais pra passar horas no tel nem pra ficar até tarde na rua. Muda tudo. Pelo menos nos primeiros anos.

  3. Emocionante.. lindo de mais, acho que você escreveu esse texto pra mim, pq desde que meu filho nasceu, me sito assim, e minha rotina foi mudada totalmente por ele e pra ele..

  4. Achei tão lindo e apesar de ainda não ter filhos, tenho muitas amigas que tem e entendo supere sta rotina, acho que é fundamental ter a disciplina com horários, acredito que contribui de forma positiva para o desenvolvimento do bebe e é o que todos os pais querem, que seu filho cresça sadio e seja feliz.

    http://www.aubedouce.com

  5. eu li esta carta e achei muito legal esta carta porque eu também sou mãe e pai eu sei que é uma tarefa ardúa principalmente quando é Deus e temos principalmente quando levamos o nome do nosso pai todo poderoso então temos ter sabedouria para educar para ensinar para ama-las para respeitar e tudo mais por isso eu achei importante esta materia parabéns pra esta pessoa que fez esta carta

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Está com dor nas costas por causa da gravidez?

Não é novidade para todas nós que dor nas costas por causa da gravidez podem surgir, né?! Mas, o...

Qual é o valor que gastamos com nosso bebê no primeiro ano de vida?

  Olá, mamães! Tudo bem? Essa semana recebemos um pedido de uma de nossas leitoras para escrevermos sobre os gastos de um...

10 dicas para aproveitar a noite de reveillon com as crianças!!

      Oi, meninas!!! Hoje vou dar algumas dicas de como passar a noite de reveillon com as crianças sem passar...

Carta deste marido para sua esposa vai mudar sua maneira de pensar sobre as mães que ficam em casa

  Olá! Esses dias li um texto muito lindo no site Pop Sugar sobre as mães que ficam em casa e...