De acordo com a Academy of Nutrition and Dietetics (antiga ADA), a alimentação vegetariana pode ser seguida em todos os ciclos de vida, inclusive a gestação, lactação e infância. Então, vamos falar de alimentação para bebês vegetarianos!
Oi Mamãe e Papais! Mais uma vez vamos trazer informações sobre alimentação para bebês vegetarianos!
Hoje, a nossa super colunista, Flávia Montanari – Nutricionista especializada em Nutrição Materno Infantil, vai continuar a desmistificar esse tipo de alimentação!
Acreditamos que qualquer tipo de alimentação que as mamães optem seguir, acompanhada de perto por um médico de confiança, pode sim ser boa para seu filho.
Inclusive no site, já temos relatos maravilhosos de mães veganas e vegetarianas, como o da Dani Zukerman, para quem se interessar!
E ainda, aproveite para conhecer o E-Book da Liga da Cozinha Afetiva!!!
Esperamos que gostem do post!
Cada vez mais famílias inteiras estão aderindo a alimentação vegetariana ou vegana.
Às vezes, essa decisão parte do próprio filho a não comer mais alimentos de origem animal, seja por não adaptar o seu paladar à carne, por exemplo, ou pela filosofia de vida.
Mas e para o bebê, como seria uma introdução alimentar vegetariana adequada?!
Antes de darmos sequência, é importante sabermos que uma alimentação complementar oportuna, irá satisfazer as necessidades nutricionais do bebê, auxiliando no aspecto psicológico, motor, cognitivo e possibilitando a aquisição, de forma progressiva, dos hábitos alimentares da família, além de prevenir o aparecimento de doenças ao longo da vida.
Este é um novo ciclo para o bebê, no qual serão apresentados novos sabores, cores, aromas, texturas e saberes que até então ele desconhecia.
De acordo com a Academy of Nutrition and Dietetics (antiga ADA), a alimentação vegetariana pode ser seguida em todos os ciclos de vida, inclusive a gestação, lactação e infância.
Na versão vegetariana, as carnes, ovos e derivados não serão incluídos no cardápio alimentar do bebê.
Dessa forma, é necessário aumentar as porções de leguminosas e adequar as porções de cereais para que a recomendação nutricional seja atingida. O prato ideal sendo composto por 1/3 de cereais, raízes e tubérculos, 1/3 de leguminosas e 1/3 de legumes e verduras.
Vamos ficar de olho na composição do almoço ou jantar do nosso bebê, conforme quadro abaixo:
ATENÇÃO: Espinafre e acelga, por serem ricos em ácido oxálico, um potente inibidor da absorção de cálcio, devem ser ofertados esporadicamente.
Logo após as principais refeições, ingerir uma fruta fonte de vitamina C, ajuda na melhor absorção do ferro não-heme, presente nos alimentos vegetais, como o feijão, por exemplo.
E quais frutas são fontes de vitamina C? Caju, mexerica, goiaba, mamão, kiwi, manga, morango, etc.
Vale lembrar que, o devido acompanhamento de um profissional especializado para elaborar um plano alimentar balanceado e variado nutricionalmente. A ainda, a indicação de suplementação de nutrientes, se necessário, é sempre bem-vindo.
Então, hoje eu trouxe, uma receitinha para o almoço ou o jantar do seu baby, prática, gostosa, além de poder variar as hortaliças, enriquecendo ainda mais está receita!
E ai, let’s cook?!
“Super omelete” de grão de bico
Ingredientes:
1 unidade de tomate picado
1/2 unidade (média) de cenoura ralada
½ unidade de cebola ralada
1 colher (sopa) de alho poró fatiado
4 colheres (sopa) de farinha de grão-de-bico
1/2 copo de água
1 colher (chá) de azeite de oliva extra virgem
1/2 copo de brócolis picado
1 colher (chá) de semente de linhaça dourada
Modo de Preparo:
Em uma panela, refogar com um fio de azeite, a cebola, tomate, cenoura e alho poró. Reservar.
Em um bowl, colocar a farinha de grão de bico e adicionar os ingredientes refogados e a água até formar uma massa homogênea.
Adicionalmente, em uma frigideira, colocar um fio de azeite e grelhar a “omelete” dos dois lados. Reservar.
Então, em uma panela, cozinhar o brócolis com a semente de linhaça para fazer parte do recheio da “omelete”. Servir.
Por fim, se gostou dessa receita, aproveite para ler também “10 alimentos para fortalecer a imunidade da criançada”.
Sobre a Flávia Montanari
Instagram: @Fla_MontanariNutri
CRM: 325792
Nutricionista especializada em Nutrição Materno Infantil.
Faz parte do movimento LIGA DA COZINHA AFETIVA – que visa reaproximar as pessoas do alimento e do ato de cozinhar quebrando as barreiras que criadas ao longo dos anos ressignificando o ato de se alimentar.
Aqui no Just Real Moms, escreve sobre alimentação materno infantil, memória afetiva e compartilha receitas fáceis e saborosas.