terça-feira, 21 outubro, 2025

As férias chegaram!!! – por Andréa Racy

Oie, moms!

Tudo bem?

Hoje, trouxemos mais um post de uma colunista do Just Real Moms que vocês adoram!

O texto é da psicóloga e psicopedagoga, Andrea Racy. Ela nos escreveu algumas dicas para deixar as férias das crianças ainda mais gostosas, além de dar um jeito de conciliar esse período sem aulas com a correria de final do ano.

Em seu último post, a Andréa falou sobre aprendizagem socioemocional e super recomendamos a leitura, afinal, ela não só escreve para o nosso blog como também é Diretora Executiva da Associação Brasileira de Psicopedagogia – Seção São Paulo e Associada Titular da ABPp-Nacional. Demais, né?

Boa leitura, meninas!

______________________________________________________________________________

 

As férias chegaram!!! 

 

As férias chegaram!!! - por Andréa Racy

 

As férias chegaram e as crianças estão com muita energia e cheias de expectativas, principalmente com essa época de Natal.

Os pais que trabalham estão correndo para o fechamento do ano; estão deixando tudo pronto para as férias ou não terão férias.

 

O que pode ser feito para entreter as crianças?

Crianças precisam de férias, elas também se dedicam bastante com suas atividades diárias e agora é hora de mudar a rotina, porém, quando os pais não se organizam, se instala o caos dentro de casa. Muito barulho e gritaria, muitos “NÃOS” expressos a todo momento, sem critério e os pais se sentem como se tivessem perdido o controle da situação.

 

Calma, separe uma hora de seu tempo e organize as férias de seu filho!

Assim como você, muitos pais passam pelo mesmo problema. Agora é hora de dividir tarefas com os avós, tios, amigos, pais de coleguinhas da escola, entre outros. Quando chegar a sua vez de ficar com as crianças (o filho, seus amiguinhos e/ou priminhos) em casa, dê preferência por atividades ao ar livre, planeje passeios a parques, piqueniques, separe os jogos de preferência das crianças, que pode ser jogado em grupo e tudo isso facilitará o seu dia com eles.

Além disso, existem várias opções de cursos de férias com atividades recreativas dentro de algumas escolas; opções de contratar recreadores para fazerem atividades com as crianças nos condomínios; existem espaços esportivos e recreativos que atendem as crianças; e para quem é sócio de algum clube, pode perguntar pela programação de férias.

Durante este período também, sempre estreiam filmes infantis, há peças de teatros, museus, contações de histórias em livrarias e muito mais.

As pequenas viagens para cidades próximas podem misturar diversão e cultura.

 

E quem vai viajar?

Quem vai viajar deve se organizar com antecedência, ter boas referências sobre o local escolhido, verificar a estrutura da cidade para poder, caso necessário, tomar alguma providência com a criança.

Não esqueça de separar tudo o que é importante levar como remédios, hidratante, protetor solar, chapéu ou boné, repelente, o que for preciso, de acordo com a escolha do lugar.

Quando a família viaja, todos devem relaxar e se divertir. Façam uma escolha interessante para todos.

 

Aproveite esse período de férias para observar seu filho em diferentes situações e reflita, sempre respeitando a faixa etária da criança:

  • Como ele brinca com as outras crianças?
  • Ele faz amizade com facilidade ou precisa de ajuda?
  • Ele compartilha os seus brinquedos ou não?
  • Como ele resolve os seus conflitos?
  • Ele se alimenta bem?
  • Aceita experimentar novos sabores?
  • Ele dorme bem?
  • Acorda disposto?
  • É parceiro para fazer os passeios e atividades propostas pelos pais ou recreadores?
  • Como reage diante de situações novas?
  • Ele é confiante, carinhoso, educado?
  • Ele solicita a presença dos pais em todos os momentos?

Tudo isso faz com que vocês conheçam cada vez melhor o seu filho, tenha a oportunidade de conversar e transmitir os seus valores e quando necessário, fazer intervenções dando suporte e acolhendo ou dando limites a ele.

Esta também é a hora de ensinar as brincadeiras, músicas, histórias e jogos de sua infância e aprender com seu filho as brincadeiras, músicas, histórias e jogos da infância dele. Essa troca faz bem para todos, fortalece o vínculo afetivo, proporciona a cumplicidade familiar e faz a criança fantasiar, sonhar, aprender coisas novas e ter histórias para contar.

Registrem tudo, afinal, vocês estão construindo a história de sua família.

Boas férias!!!

______________________________________________________________________________

 

Andréa Racy

Pedagoga/Psicóloga/Psicopedagoga

andrea.racy01@gmail.com

Cel: (11) 99133-7143

Instagram: @andrearacy

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

A melhor programação para quem vai ficar em São Paulo com as crianças – por Bora.aí

  Olá, moms! Já sabem aonde levar seus filhos para se divertirem neste sábado ou domingo? Confiram a seleção que o...

5 dicas para uma vida mais leve e com propósito

Muitas pessoas estão buscando viver uma vida diferente e estão redefinindo prioridades. Então hoje, a Dra. Flávia Oliveira vai...

As 10 coisas que não se deve falar para as crianças!

  Oi, meninas! Tudo bem?   Li uma matéria muito interessante no site itodas que me fez repensar em algumas atitudes que...

Uma Páscoa para resgatar memórias afetivas culinárias!

A poucos dias da Páscoa, trouxemos um texto delicioso parar resgatar memórias afetivas culinárias da nossa infância. Queremos criar...