sexta-feira, 12 dezembro, 2025

Amamentar nem sempre é tão fácil – por Dra. Camila Di Ninno

Olá, meninas!

Tudo bem?

A amamentação é um dos tópicos que mais gera dúvidas nas mães, principalmente nas de primeira viagem. Ao contrário do que muitos pensam, nem sempre esse momento é tranquilo, pois podem acontecer algumas dificuldades durante o processo todo.

No post de hoje, a nossa querida colunista e fonoaudióloga, Dra. Camila Di Ninno, fez um texto exclusivo falando sobre as dificuldades da amamentação (vocês podem encontrar mais textos dela aqui). Confiram!

________________________________________________________________________________

 

 

Amamentar nem sempre é tão fácil

Amamentar um bebê no seio materno nem sempre é tão fácil quanto se imagina. Nos primeiros dias após o nascimento do bebê, é comum que a mãe sinta desconforto durante as mamadas. Entretanto, qualquer dor que persista por mais do que 3 ou 4 dias não deve ser ignorada e a mãe deve, o quanto antes buscar ajuda especializada para avaliação e orientação. Várias são as dificuldades que podem ser encontradas durante a amamentação e alguns destes problemas, se não forem identificados e tratados a tempo, podem levar ao desmame precoce. Muitas vezes, uma simples adequação da postura do bebê para mamar faz com que a amamentação deixe de ser dolorosa e com o tempo passe a ser prazerosa.

Algumas das dificuldades da amamentação podem estar relacionadas à mãe, como apresentar mamilos planos ou invertidos, ingurgitamento mamário, fissura nos mamilos, mastite e baixa produção de leite. Outras dificuldades podem ser inerentes ao próprio bebê, tais como presença de alterações no frênulo lingual, fissura labiopalatina, micrognatia (queixo pequeno) e prematuridade. Há também aquelas dificuldades que estão relacionadas à dinâmica da amamentação, como a postura para mamar e a pega.

O Fonoaudiólogo especialista em Motricidade Orofacial é um profissional capacitado para intervir no processo de amamentação, avaliando as mamas, as estruturas orais do bebê e a dinâmica da amamentação.

No Brasil, apesar dos esforços para se aumentar a prática de aleitamento materno exclusivo, este se encontra muito aquém do recomendado. É importante que as mães estejam atentas aos primeiros sinais de dificuldade no processo de amamentação e busquem ajuda. Profissionais experientes na área certamente poderão contribuir para que adquiram conhecimento e autoconfiança para lidar com os desafios da amamentação, além de propor estratégias facilitadoras para o sucesso desta prática.

________________________________________________________________________________

 

Dra Camila Queiroz de Moraes Silveira Di Ninno, é fonoaudióloga clínica (CRFa 2-5314), formada pela USP, especialista em Motricidade Orofacial e Fluência pelo CFFa, mestre em Ciências da Reabilitação pela USP e doutora em Linguística pela UFMG. Autora de diversos livros e artigos científicos. Atende gestantes, bebês, crianças e adultos em seu consultório no Campo Belo em São Paulo.

 Site: www.camiladininno.com.br

 Facebook: Camila Silveira Di Ninno

E-mail: contato@camiladininno.com.br

Telefones: (11) 9.7550.2309

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

1 COMENTÁRIO

  1. Meu filho só mamou no peito até os 6 meses. E agora, com a introdução alimentar, estou com dificuldade para manter a produção de leite. Que tal um texto sobre esse assunto? Obrigada!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Dicas para escolher o esporte ideal para seu filho!

  Olá, moms! Acho muito importante incluir um esporte nas atividades extracurriculares de nossos filhos. Estudei em um colégio que estimulava...

Como lidar com as brigas entre os irmãos? – por Carla Poppa, psicóloga

  Oi, meninas! Tudo bem?   Todos os irmãos passam por períodos de brigas. Apesar de saber que isso é bem normal...

Autoconhecimento Feminino: O reencontro com a sexualidade pós-maternidade

Um dos maiores tabus quando uma mulher se torna mãe é falar de sua sexualidade pós-maternidade, não é? Mas,...

Vamos falar sobre congelamento de óvulos?

Hoje vamos falar de um tema que tem ganhado muito espaço não apenas na mídia, mas também entre grupos...