Oi Pessoal! Acho que vocês viram que um tempo atrás cobrimos a expo da Frida Kahlo, né? Bom, no mesmo dia conhecemos também a expo do famoso artista Bansky!
Então, hoje vamos contar para vocês sobre a expo “A Arte de Bansky” e porque é um programa interessante para ir com crianças!
Banksy é o pseudônimo de um artista de rua britânico que utiliza a sua arte como forma de expressar de forma irreverente e sarcástica as suas críticas políticas e sociais.
A frase “A arte deve confortar os perturbados e perturbar os confortáveis” define bem o seu trabalho que é tão provocativo quanto o fato de esconder a sua verdadeira identidade.
A exposição, que já foi um sucesso em outras cidades do mundo como Amsterdã, Berlim e Budapeste, fica em São Paulo até o dia 30 de abril. Então, ainda tem bastante tempo para visitarem!
São mais de 150 obras, entre originais certificados, gravuras, fotos, litografias, esculturas, murais e instalações de vídeo mapping, feitas especificamente para esta edição.
Aliás, vale falar que essa é a primeira mostra dele em que a Guerra da Ucrânia é retratada.
E preciso confessar, é a sala que teve o maior impacto em mim! Eles recriaram ruas destruídas pelas bombas na Ucrânia e Bansky colocou algumas de suas obras entre os destroços.
E essa contemporaneidade, na nossa opinião, é um dos pontos interessantes para compartilhar com as crianças.
Dá para abordar o grafite, a arte de rua, as diferenças entre vandalismo e arte. E, por quê não já aproveitar para mostrar o trabalho do brasileiro Kobra?!
Além disso, suas obras possibilitam que importantes reflexões para temas extremamente atuais sejam feitas.
De maneira lúdica e utilizando-se da arte do Banksy podemos falar com as crianças a respeito de temas mais profundos e pesados como, por exemplo, as guerras. A conectividade e a globalização também.
Afinal, podemos nos deparar com as obras dele em diferentes cidades, em diferentes culturas, e ainda assim nossos sentimentos ao observá-las será muitas vezes o mesmo. Não importa onde estamos ou de onde viemos.
Esse senso de igualdade, de sociedade e de coletivismo são uma boa pauta também para falar sobre diversidade cultural, respeito e racismo – afinal somos essencialmente todos iguais.
É sempre muito mais proveitoso e envolvente quando significamos as coisas!
Então, aqui deixamos pequenas dicas, genéricas, mas cada família pode, ao visitar as duas exposições, trilhar o melhor caminho para que o interesse e a curiosidade pela arte sejam despertados nas crianças.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
Compre aqui: www.eventim.com.br/artist/banksy
Datas: de 01 de fevereiro a 30 de abril
Local: Shopping Eldorado – Av. Rebouças, 3970 – Pinheiros.
Horários: Segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 11h às 21h
Classificação etária: Livre. Menores de 12 anos entram somente acompanhados
Entrada Gratuita: Crianças até 2 anos e 11 meses não pagam