Não precisamos fazer suspense na resposta para esta pergunta, então “SIM!” exercícios físicos na gravidez podem prevenir a diabetes gestacional.
Oi mamães! Hoje a nossa colunista Luiza Souza vai falar sobre a importância dos exercícios físicos na gravidez para prevenir a diabetes gestacional.
E, como muitas de vocês já sabem, a diabetes gestacional acontece com muitas mulheres e pode acontecer com qualquer uma de nós!
É super importante sempre fazermos todos os acompanhamentos durante a gestação, claro. Por mais que seja uma condição delicada para nós e para os bebês, a diabetes pode ser bem controlada com certos cuidados.
Abaixo o relato da Luiza:
São necessários 38 minutos diários de atividade física para reduzir o risco de uma das doenças temidas entre gestantes, segundo estudo publicado na revista médica Diabetes Care em janeiro deste ano.
Depois de pegar o resultado positivo da gravidez e processar a notícia, surgem pensamentos sobre as mudanças de rotina a partir de então. “Será que vou ter que parar de fazer minha ginástica?”
Pelo menos nas minhas gestações foi assim.
Na primeira, da Stella, minha filha de quase 2 anos, por eu ter tido descolamento ovular e sangramentos no primeiro trimestre, por ordens médicas fiquei bem quietinha e zerei as atividades físicas.
Na gravidez atual (estou com 24 semanas) não tive o mesmo problema. Estava tudo normal, assim, fui liberada para continuar a fazer caminhadas, musculação (com acompanhamento) e até as minhas amadas aulas de dança eu segui frequentando. Mas, sempre de olho para a frequência cardíaca não passar de 150-160.
Para mim, os benefícios de mexer o corpo, no corpo e no humor, sempre foram enormes.
“Realizar atividades físicas durante a gravidez reduz o risco de complicações obstétricas, auxilia no controle do peso e aumenta o bem-estar da mulher, diminuindo o estresse e a tensão emocional que marcam esse período”, explica Rodrigo Rosa, especialista em reprodução humana e diretor clínico da Clínica Mater Prime, em São Paulo.
A notícia que me chamou atenção recentemente foi publicada em janeiro na revista médica Diabetes Care, num estudo que afirma que a prática de atividade física é especialmente benéfica durante o primeiro trimestre da gestação, já que pode ajudar a reduzir o risco de diabetes gestacional.
“Enquadra-se como diabetes gestacional todo quadro diabético diagnosticado pela primeira vez durante a gravidez, o que pode trazer uma série de complicações durante a gestação, parto e até mesmo após o nascimento da criança, já que tanto a mãe quanto o bebê passam a ter maior predisposição a sofrer com diabetes futuramente”, destaca o médico.
Chegou-se a esta conclusão após análise de dados envolvendo 2.246 gestantes sobre suas rotinas de exercícios físicos durante a gestação.
Os estudiosos constataram que fazer atividades por pelo menos 38 minutos por dia reduz o risco de diabetes gestacional para 2,1 casos a cada 100 grávidas.
Ou seja, vale a pena seguir uma rotina de exercícios ou deixar o sedentarismo de lado por uma ótima causa!
Voltando à minha segunda gestação, depois de um primeiro trimestre bem animado quanto à prática de exercícios físicos (animado até demais talvez…), agora dei uma desacelerada depois que o meu médico chamou atenção para o tamanho do colo do meu útero e pelo fato de a Stella ter nascido prematura, o que pode vir a acontecer nesta segunda gravidez.
Estou dando um tempo da academia, mas espero não ter que ficar de repouso e conseguir voltar a fazer algo. Pelo menos uma yoga light – exercícios físicos para mim funcionam como um escape, um momento só meu, de autocuidado e alegria.
E é também isso que quero passar sempre para as minhas filhas!
Aproveite e veja um relato da Camila Hamoui, founder da marca infantil Pingo, que teve diabetes gestacional nas duas gravidez.
E, leia também, 6 cuidados importantes que toda grávida deve tomar.