Nosso post de hoje é uma reflexão maravilhosa sobre como, ao desconectar, é possível criar muito mais conexão com o seu filho! Venha entender e vamos praticar juntas?!
Oi Mamães e Papais! No mundo de hoje, estamos praticamente conectados o tempo todo, mesmo quando estamos ao lado dos nossos filhos. Mas venha entender como ter muito mais conexão com o seu filho.
Hoje, a nossa Colunista e Pediatra – Dra. Maici Ciari – trouxe uma reflexão de um momento que passou com a sua filha e como isso transformou a percepção dela. E estudos já comprovam que o uso da tecnologia pode prejudicar a relação entre pais e filhos.
Estarmos ao lado dos nossos filhos não significa estarmos conectados com eles!
Então, venham entender melhor!
Sabe quando dizem que você precisa ter mais conexão com seu filho ao longo do dia para que ele durma melhor, para que diminuam os despertares noturnos, para que ele não fique te solicitando o tempo todo ao longo do dia?
Ao ouvir isso você já logo pensa: “Mas eu já fico em casa com ele o dia todo!”. Certo?!
Então, fica aqui nesse texto que eu vou te contar uma situação que aconteceu recentemente comigo e com a minha filha e vou te dar exemplos de como melhorar sua conexão com seu filho ao longo do dia.
Quando não damos a atenção necessária ao longo do dia, ou nos momentos que podemos estar com nossos filhos, eles vão nos demonstrar essa falta de conexão em seu comportamento. Seja com mais choro, seja pedindo mais ajuda para realizar as coisas que precisam ser feitas ou seja acordando mais vezes à noite.
Um dia desses, eu estava brincando com a minha filha. Ela tinha me chamado para colorir com ela.
Naquele dia, eu estava com a mente preocupada com outras coisas e não conseguia focar na atividade que estávamos fazendo. Sendo assim, eu ficava pegando o celular o tempo todo, até que, enquanto eu rolava a tela, ela falou baixinho: “Não queria ficar aqui sozinha”.
Nesse momento, eu disse: “Mas você não está sozinha. Eu estou aqui com você!”. Ela me respondeu: “Você não está aqui comigo, você está no seu celular”.
Aquilo me quebrou! Nunca tinha imaginado que ela estava se sentindo, literalmente, sozinha, como se eu nem estivesse ao lado dela.
Desde então, decidi separar curtos tempos de brincadeira ao longo do dia, 2 a 3 vezes por dia, para que eu não tente fazer tudo ao mesmo tempo e saia com a sensação de que não fiz nada. Sensação de que não brinquei, não trabalhei e não relaxei apenas rolando a tela.
Ao desligar o celular durante as brincadeiras, você não está apenas presente fisicamente, mas emocionalmente. As crianças são extremamente sensíveis à nossa atenção, e dedicar tempo exclusivo a elas é uma maneira poderosa de construir laços mais profundos.
Então, listei abaixo algumas razões pelas quais desligar o celular durante as brincadeiras pode ser transformador e criar mais conexão com o seu filho.
#1 Atenção Plena
Quando desligamos os celulares, eliminamos distrações e nos permitimos estar totalmente presentes. Isso significa olhar nos olhos, ouvir as risadas, entender as histórias mirabolantes criadas pela imaginação fértil dos pequenos. Esse nível de presença promove uma conexão genuína e fortalece os laços emocionais.
#2 Exemplo a ser seguido
Crianças aprendem muito através da observação. Ao desligar o celular e se dedicar integralmente à brincadeira, você está ensinando a importância de estar presente e valorizar as interações pessoais.
Essa prática se refletirá nas atitudes futuras dos seus filhos, tanto na relação deles com os amigos e colegas de trabalho, quanto na relação de vocês conforme ele for crescendo.
#3 Estímulo ao Desenvolvimento
A interação face a face durante as brincadeiras é essencial para o desenvolvimento social e emocional das crianças. Ao se desconectar dos dispositivos eletrônicos, você cria um ambiente propício para o aprendizado, estimulando a criatividade, a comunicação e o desenvolvimento cognitivo.
Então, que tal adotar essa prática simples, mas poderosa? Desligue o celular durante as brincadeiras e dê o presente da sua presença aos seus filhos.
Por fim, aproveite para ler também:
O perigo do Uso de Telas na Infância
Riscos na internet: Número de crianças que acessam a internet dobra em 8 anos
9 cuidados para garantir as férias perfeitas em família!“.