As 10 regras de etiqueta para visitar um recém-nascido na maternidade ou em casa!

-
por: Juliana
-
26 setembro, 2012

 

Olá, meninas!

 

No post de hoje vou falar sobre as regras de etiqueta para uma visita ao recém-nascido na maternidade ou em casa.

 

 

A chegada de um novo bebê é um momento de muita alegria para todos, mas é importante que os amigos e parentes tomem alguns cuidados durante as visitas. Por isso, elenquei 10 regras básicas para uma visita ao recém-nascido, baseadas na minha experiência!

 

Minha recomendação é que a visita seja feita ainda na maternidade, pois a mamãe não precisará se preocupar em “fazer sala”, além de ter toda uma equipe de médicos e enfermeiras cuidando do bebê.

 

 

Se não conseguirem ir à maternidade, façam a visita em casa pelo menos 2 semanas após o nascimento, pois os primeiros dias são extremamente exaustivos: a chegada do bebê gera uma grande mudança e até a mamãe se acostumar, demora um pouco…

 

Vejam as 10 regras de etiqueta para a visita ao recém nascido:

 

1) Evitem visitas no mesmo dia em que o bebê nasceu

A maioria das mamães passa muitas horas em trabalho de parto e depois que os bebês nascem ficam EXAUSTAS! Dependendo da hora em que o bebê nasceu (se foi de madrugada, por exemplo) é melhor deixar a visita para o segundo dia. Claro que se você for muito íntimo ou um parente bem próximo – como vovós/ôs e titias/os – a mamãe vai lhe querer por perto, mas é sempre bom perguntar antes! Bom senso é tudo!

 

2) Nunca visitem a nova mamãe no período da noite

Sei que muita gente trabalha e só consegue ir nesse horário, mas saibam que o recém-nascido realmente traz muita mudança na rotina e até a mamãe se acostumar demora um pouco. Portanto, a não ser que a mamãe insista bastante, visitas após às 20h nem pensar!

 

3) Nunca peçam para carregar o bebê no colo!

Se a nova mamãe quiser que você segure o bebê, ela vai lhe oferecer. Caso contrário, não peça. Pedir para acordar o bebê então, NEM PENSAR! Acreditem que tem gente que pede mesmo esse absurdo, rsrsrs!!!

 

4) Fotos do bebê

Se quiserem tirar fotos do bebê, perguntem para a mamãe se pode! Se ela permitir, não coloquem FLASH de jeito nenhum!

 

5)  Visita rápida

Façam uma visita rápida: fiquem pouco tempo na maternidade ou na casa. Acredito que uma vista de até uns 40 minutos é o ideal. Se você for um parente muito próximo pode ficar o tempo que considerar necessário, só preste atenção se a mamãe não está cansada ou quer tirar uma soneca.

Lembro de ficar tão cansada quando o Olavinho era bebê, que quando ele dormia durante o dia, era o momento em que eu aproveitava para descansar também.

 

6) Hora das mamadas: deixem a mamãe e bebê sozinhos!

Assim que o bebê nasce, as mamães ficam um pouco estressadas com o momento das mamadas por diversos motivos: não sabem se o leite vai descer, o início das mamadas doem demais, os seios estão extremamente grandes etc. Ou seja, não fiquem de jeito nenhum observando a mamãe dar as mamadas ao bebê! Saiam do quarto e deixem esse momento íntimo apenas entre eles!

 

7) Pode levar crianças?

Acho sempre bom ligar antes e perguntar para a mamãe, pois é uma decisão muito pessoal, eu gostei muito de receber todas as crianças que foram nos visitar, mas se você não tiver intimidade, melhor não levar! Me lembro que quando o Olavinho nasceu, teve uma priminha dele que foi visitá-lo na maternidade e, no dia seguinte, descobrimos que ela estava com catapora! Bom, vocês podem imaginar nosso desespero… E até termos certeza de que o Olavinho estava bem foi mais de uma semana! Até o pediatra ficou superpreocupado! Por isso, é sempre bom perguntar antes e ter certeza de que as crianças que acompanharão não estão com absolutamente nenhuma doença!

 

8) A mamãe normalmente está bem sensível nos primeiros dias do nascimento

Não façam comparações do tipo de parto, sobre o peso com que a criança nasceu ou sobre ter ou não que amamentar! Lembrem-se que muitas vezes QUERER não é PODER! E só quem é mãe e passou por uma gravidez sabe disso. Eu queria MUITO ter tido parto normal mas infelizmente não foi possível… Então, é muito deselegante quando chega alguém (normalmente aquela/e amiga /o que ainda não teve filho) dizendo sobre o tipo de parto ideal, sobre o peso ideal etc..!

 

9) Lembrancinhas

Não é legal o visitante querer levar lembrancinhas para outras pessoas que não estejam na visita! Normalmente, as lembrancinhas são contadas. Com certeza a mamãe vai entregar algumas lembrancinhas extras se quiser que o visitante entregue para alguém!

 

10) Cheiros

Por último, é legal não chegar com um perfume muito forte ou cheiro de cigarro (óbvio) para uma visita ao recém-nascido!

 

 

Vejam também algumas ideias de presentes para levar durante a visita:

 

1) Flores

Ao contrário do que os outros sites dizem, eu acho que PODE SIM levar FLORES! Toda mulher gosta desse tipo de presente! O único ponto negativo é que as flores deverão ficar do lado de fora do quarto da maternidade, pois podem causar alergias no bebê! Já se a visita for feita em casa, com certeza a mamãe deixará o presente longe do alcance do bebê e aproveitará para enfeitar a casa, o que será muito útil, pois ela ficará um bom tempo sem conseguir sair para fazer esse tipo de compra!

 

2) Chocolate

Acho melhor evitar. Normalmente as mães estão querendo voltar à antiga forma e quem amamenta geralmente tem restrições de comer chocolate e outras coisinhas que possam causar cólicas no bebê.

 

3) Levar algum presentinho para o bebê não tem erro!

Pode ser roupinhas, acessórios, brinquedinhos, peças de enxoval etc. Lembrem-se que caso o bebê tenha um irmão ou irmã mais velho, deve-se levar um presentinho para ele/a também. É um momento em que a mamãe está bem preocupada com os ciúmes que o/a mais velho/a está sentindo!

 

4) Livro

Livro também é uma boa opção de presente para as mamães. Podem ser daqueles que ajudam a estipular a rotina, como  “A Encantadora de Bebês”, por exemplo!

 

Espero que tenham gostado!

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

141 Comentário:As 10 regras de etiqueta para visitar um recém-nascido na maternidade ou em casa!

  1. Luciana Bolzani

    Ju adorei. Fica como dica de presente também meu livro favorito sobre a maternidade! Pronta para o próximo parto? beijinhos A MATERNIDADE E O ENCONTRO COM A PROPRIA SOMBRA (Laura Gutman).

    • Juliana

      Oi Lu, Não conheço esse livro, vou me tentar comprar para ler… Tks pela dica. Mil beijos

    • Marcia

      Importante lembrar para JAMAIS visitar um recém nascido se vc estiver doente, nem um simples resfriado.

      • Juliana

        Concordo 100%. Beijos

    • cleusa

      eu concordo que as visitas devam ser em casa após pelo menos 15 dias, eu particularmente prefiro ir visitar com um mês, até pq tenho experiência própria de que é terrível receber visitas nos primeiros dias, a gente não vê a hora de irem embora..rsrsrs
      Mas certa vez fui usar esse hábito com uma vizinha que tava com a filha e o bebê na casa dela, ela me disse que iriam ficar uns dias na casa dela, então depois de uma semana ela haiva ido embora, e fui cobrada por morar ao lado e nem ter ido conhecer o netinho..rsrs
      pedi desculpas e me expliquei, mas senti que ela ficou chateada achando que fiz pouco caso.

      bjsss.

    • francisca alencar

      Adorei as dicas. Tive gêmeos a pouco tempo e foi muito complicada a minha adaptação com eles, principalmente na hora de amamentar- era um malabarismo só- srrsrsrsr. Se as pessoas que vieram me visitar tivessem lido suas dicas….Nossa! Como teria sido diferenteeeee!!!!

    • elisabete ribeiro

      Eu concordo com visitas pré-agendadas , pois nos passa segurança , e programar o horário que iremos receber as visitas , sobre cheiros também , muitas pessoas usam perfumes muito fortes e trazem reações alérgicas para as crianças.
      Muito boa essas dicas

    • Claudia

      não gostei da indicação do livro

  2. Ana Claudia

    Amei, acho o melhor presentinho um livro ou tb cd de musicas diversas para crianças tipo BABIES GO ELTON JOHN, É MTO INTERESSANTE, ALÉM DE ACALMAR O BEBE ACALMA A MAMÃE…

    • Juliana

      Oi Claudia, com certeza essa sua idéia de CD é ótima! Não tinha pensado nisso. Vou incrementar o post… Mil beijos

  3. Michele

    Gostaria que todos soubessem dessas regras de etiqueta! E eu ainda acrescentaria:

    1) parente é visita, só por ser da familia as pessoas acham q para elas essa regra não vale, meu médico dizia pra eu ficar com com o peito exposto pra ajudar na ardencia da pele, e como eu ia ficar com o peito exposto com o quarto cheio de familiares??!! Ou então fazer compressa de gelo nas genitarias… como colocar o gelo lá com parentes q não se consider visitas??!!!

    2) no primeiro dia, só apareçam se a MÃE convidar, pois o pai não ficou horas em trabalho de parto, não está exausto como a mãe e muitas vezes está entediado querendo fazer um social e sai convidando todo mundo para o disispero da coitada da mãe!

    Certa vez eu li uma dica q eu adorei: na msg q enviamos aos amigos já dê a dica: “… nasceu! estaremos recebendo visitas apartir de amanhã aqui no hospital ou em casa daqui a 2 meses!” mas eu acabei sendo mais sutil, apenas falei “… nasceu! estamos bem, eu ainda me recuperando mas bem…”

    boa sorte a todas q estão prestes a passar por isso!

    beijos

    • Juliana

      Oi Mi, adorei seu comentário! Seria mesmo ótimo se todos lessem esse post rsrsrs! Mil beijos e continua entrando no blog, adoramos sua participação.

    • Gisele

      Afffffffff se uma amiga me faz uma comparação dessas eu não vou nem na festa de um ano!
      Visitar recém-nascido já é algo que faço por pura consideração aos pais e não porque eu seja louca pra ver o bebê. Se a mãe me vier com essa conversa de vacina, imunidade e cachorros, eu mando à merda, pois se quer manter a criança numa redoma, não reclame depois quando ninguém der atenção.

      • Juliana

        Oi Gisele, Esses são cuidados especiais que é legar que todos tenham para visitar um recem nascido que ainda não tem nenhuma imunidade! Acho que o dia que voc~e tiver filhos, vai entender melhor! ;)

      • Renata

        Não sei inquérito vive é mais: grossa ou ignorante. Boa sorte na vida.

      • Debora

        Nossa…a questão não é frescura com bebê e nem de querer cria-lo em uma redoma mas, sim ter um pouco de consciência, entendimento, amor, atenção, carinho e o mais importante até é sabedoria, pois se trata de um recém nascido que se é sabido não tem imunidades ainda…
        Boa sorte, pois vai precisar!

      • Luciana

        Ainda bem que não te conheço Gisele… ia odiar ter que te receber na minha casa. Eu sentindo dores, com um bebezinho que acabou de nascer e ainda ter que aturar a tua falta de consciência… Boa sorte, no dia q vc for mãe voltamos a conversar…

      • fabiano

        Concordo com a Gisele, vocês são chatas demais. Por isso que as crianças viram um nojo e por isso o marido não aguenta e separa. Prefiro ficar na minha casa com a minha filha que estou melhor.

  4. MOEMA

    Oi Ju,

    Também considero de bom tom para os visitantes é lavar as mãos e esperar um tempinho que elas
    voltem a ficar aquecidas para só então pegarem o bebê. Isso evita muita alteração de temperatura e soluçõs no bebê além de ser bem higiênico.
    Segue ai um toque quando pedimos para que coloquem a fraldinha de boca antes de apoiar o bebê o fazemos por duas questões principais: roupas que pegaram sujeira da rua podem contaminar o bebê ainda sem resistências e porque eles podem gofar!

    Bjocas

    • Juliana

      Oi Moema, vc tem toda a razão. Esqueci desses dois detalhes! Continua entrando do blog sempre tá! Adorei sua participação! Mil beijos

  5. Claudia Lobo

    Esse post tinha que ser publicado no jornal!!! rs
    Bjs

    • Juliana

      OI Clau, tudo bem? Concordo com vc, vou tentar meus contatos rsrsrsr! Mil beijos

  6. Andrea

    Acho que vou enviar esse link para minha família, hahaha! E eu já dei váaaaarios foras, afe! Muito bom o texto Ju!!!

    • Juliana

      Tks Dea querida! Vc é nossa leitora numero 1, sabia né? Mil beijos

  7. Renata

    Amei!!!!! E a quantidade de tias, do marido, que vc nem conhece, que vão te vizitar e não vão embora nuuuuunca!!!! Pânico só de lembrar!!!!
    bjs

    • Juliana

      Pois é Re, seria legal se essa lista estivesse na porta de todas as maternidades né? Beijos e obrigada por entrar e comentar!

  8. Alessandra

    Ju, isso ai !!! Adorei !! Acho deselegante também quem liga as 9 da noite querendo falar com a mãe que acabou de parir, ou só pra saber se está tudo bem. Bom senso é tudo….o pior é quando chega alguém e logo pergunta : “vai tentar o menino agora ?”…me perguntaram isso e quase pulei no pescoço, e ainda respondi bem durona….ai quanta cobrança!!!
    Adorei também a dica de não falar sobre o parto, pois tem sempre aquelas “tias” chatas que falam…que pena né, teve cesária e vai ficar com uma cicatriz enorme !! rsrsrsrsrsr
    Beijo e já recomendei esse site para minhas amigas grávidas de primeira viagem.
    Teka

    • Juliana

      ahahahaha Teka, verdade! Adorei seus comentários! Muito bom! Saudades e adorei que você entrou no blog! Mil beijos

  9. Eriquinha

    Juuu… essas dicas deviam virar lei…rs… To adorando!!! Bjs

    • Juliana

      Eriquinha querida! Que legal que vc esta curtindo o blog… Mil beijos

  10. Luiza B. Campos

    Concordo com todas as dicas!

  11. Fê Pincherle

    Adorei o post, super útil!!! E muito bem escrito!!!
    Bjos

    • Juliana

      Obrigada Fe querida. To muito feliz que vc entrou! Mil Beijos

  12. Pingback: 10 regras de etiqueta para visitar recém-nascidas – Just Real Moms | The Posh Little Blog

  13. Andressa

    Achei maravilhoso… Este livro e muito bom.. me ajudou muito!

  14. Mariana

    Jú,
    AMEI !! Ai, como seria bom se essas regras fossem leis….
    Com toda certeza, nossa vida seria muito mais fácil nesse momento!!!
    Beijos
    Mari

    • Juliana

      Oi Mari, Tudo bem? que bom que vc gostou! Você viu seu post? Mil beijos

  15. Luana

    Post perfeito!! Como seria bom se as pessoas tivessem um pouco mais de noção, né? Sofri muito com isso… de gente que não quis lavar a mão (oi?) a gente que chegou às 10 da noite! Como assim!!! E o pior é que você sai taxada de neurótica, que tá botando filho na redoma… aff! O que mais detestei foi gente querendo olhar eu dar de mamar! Poxa… é um momento mãe-bebê somente! Povo parece que não se toca…

    • Juliana

      Lu, é verdade, esse é um momento bem complicado! Essa lista deveria ser distribuída para todos! E a fama de mãe neurótica acaba pegando mesmo… superdifícil lidar com isso. ESpero que agora esteja tudo bem. Mil beijos

  16. Priscila

    Oi Jú, adorei este post!!!
    Concordo com todos os comentários tb…
    Acho que os pediátras deveriam proibir visita até os 2 mêses, rsrs… Parecemos chatas, mas só quem passa por isso sabe…
    Bjos, e estou uma leitora assídua do site.

    • Juliana

      Oi Pri, Que bom saber que você gostou! Se quiaer saber de algum assunto específico me avisa que eu faço um post para você. Beijos

  17. Michele

    Oi gente! voltei pra comentar o comentário da Priscila, sabem q eu consegui segurar as visitas em casa até os dois meses!!!! qdo as pessoas se convidavam pra vir aqui em casa nos ver, eu respondia: “vamos esperar mais um pouquinho? esperar a pequena ficar mais fortinha e tomar as primeiras doses de vacina? aí te aviso e vc vem aqui nos ver, vou adorar” e assim segurei todo mundo, só não consegui segurar a familia do meu marido, sogra e cunhada estavam aqui toda semana, mas td bem. no máximo para as pessoas q demonstravam surpresa com meu resguardo de 2 meses eu comparava com cachorro (sou do mundo dos cachorreiros) q todos sabem q qdo vc compra um cachorrinho ele não pode sair à rua nem entrar em contato com outros da mesma espécie enquanto não estiver completamente protegido e iminizada (com vacinas e reforços das vacinas) isso leva três meses, se todo mundo toma esse cuidado com os cachorrinhos porque eu vou ser menos cuidadosa com meu bebê q eu levei 9 meses pra gerar, 12 horas de trabalho de parto etc????? e me parece q depois te toda essa explicação q eu dava as pessoas entendiam ( mais ou menos né? pq no fundo, no fundo parece q todos reagem assim: “nossa vc acha q eu tenho alguma doença contagiosa???” rsrsrs) e por falar nisso vcs sabem q estavamos tendo um surto de coqueluxe??? por ser uma doença teoricamente irradicada no Brasil, a populaçao adulta q deveria tomar essa vacina a cada 10 anos, não toma! e essa doença q dificilmente passa de uma tosse comprida chata, para os recém nascidos causa hemorragia cerebral e é fatal, infelizmente conheci um caso desses, a bebe faleceu com 20 dias de vida, uma tragedia. Isso foi mais um motivo para eu proibir as visitas em casa antes dos dois meses q é qdo os bebes recem essa vacina contra coqueluche. ah e sobre a hora da amamentação eu pedia para todos sairem do quarto (no hospital) Boa sorte a todas q estão passando por isso! bjos!

    • Juliana

      Oi MI, AMei seu depoimento! Acho que temos que agir mesmo como o nosso coração mandar! Eu não sabia desse ponta da coqueluche, que medo! Estamos adorando sua participação no blo. Mil beijos

  18. Bia Mendes - Agora Sou Mãe

    Adorei!!
    Vou adaptar e compartilhar no meu blog.
    beijinhos!!!

    • Juliana

      Oi Bia, pode compartilhar no sue blog a vontade, vamos adorar! Um beijão

  19. Rossana Vieira

    Olá amei o post,ótimas dicas, toda mamãe deveria ler. Sou artista plástica e a 27 anos trabalho com decoração de quarto de bebê, ao longo desses anos tenho ouvido muitas mães reclamarem do desconforto dos primeiros dias após o nascimento e são unânimes em relação as visitas. É verdade que a chegada de uma criança é algo grandioso, que envolve e emociona todos que estão próximo seja família ou amigos, mas deve-se respeitar a tranquilidade e o sossego da mãe e do bebê, principalmente o primeiro filho. É um momento de intimidade e de descobertas para os dois.

    • Juliana

      Ola Rossana, amei seu depoimento! Se possível, nos envie algumas fotos do seu trabalho, vamos adorar conhecer. Mil beijos.

      • Rossana Vieira

        Juliana, obrigada por responder o meu comentário !! Fiquei muito feliz por você querer conhecer meu trabalho, vou separar algumas fotos, em breve te envio. Beijinhos.

  20. Lessel

    Amei!!!! Vou passar por isso daqui a alguns dias e confesso que estou apreensiva… Vou postar o link no meu blog, ok? Bjs

    • Renata

      Oi Lessel!! QUe legal!! vc está grávida de quanto tempo??? Muito obrigada por entrar no nosso blog!!! Mil Bjss

  21. Lessel

    Amei. Vou postar o link no meu blog. Vou passar por isso daqui a alguns dias e confesso que estou apreensiva!!! Bj.

    • Renata

      Oi Lessel!! Nos avise quando postar!!! Muito obrigada viu? Mil Bjsss

  22. Lessel

    Postado!
    Estou de 38 semanas!!!! Bjs.

  23. Juliana

    Dicas muito valiosas!!!! Já espalhei pros familiares e amigos.
    1o dia que estou no “just real moms” e estou adorando.
    Parabéns e estarei sempre por aqui!!!

    • Juliana

      Oi Ju, que bom que você gostou!!! Se precisar de alguma dica em especial nos avisa tá?… volta sempre. bjs

  24. Ilza Rodrigues

    AMEI o post ;)

    • Juliana

      Obrigada pelo comentário querida! beijos

  25. Claire

    Oi, tudo bem…? Achei bem bacana seu post sobre etiqueta durante as visitas de maternidade, mas acho que faltou um item essencial…..: se preocupar em LAVAR AS MÃOS, logo que entrar no quarto…. Tenho certeza de que TODOS ficarão mais confortáveis com este simples gesto de atenção… ;)

    • Juliana

      Oi Claire, você tem toda a razão! Essa deveria ser a regra número 1! Beijos

  26. Joice

    Estou de 4 semaninhas…. ja sou mamãe de uma linda menina de 2 anos e meio, particularmente, o que eu não gosto é que fiquem criticando, o jeito que você arruma, como da o banho, isso sim me deixa estressada. Não gostava também quando minha filha tinhas poucos dias e queriam pegar, por que muito pequeninha, as pessoas deveriam desconfiar.

    • Juliana

      Oi Joice, Parabens pela segunda gravidez! Beijos

  27. Natália

    Adorei o Post! Acho que todas as pessoas deveriam ler antes de visitar um recem nascido!
    Quando eu estava na maternidade recebi a visita de uma amiga que estava em processo de separação, mas na maternidade ela foi me visitar com o então marido ainda. Em certo momento meu marido saiu para comer algo e levou o marido desta amiga. Resumindo, ela ficou uns 30 minutos reclamando da situação que ela estava passando, contando da separação. Foi um desespero para mim, pois estava com um bebe querendo mamar, com dor, e a pessoa vem trazer os problemas dela!?
    Achei muito deselegante da parte desta amiga!

  28. Patricia Mota

    Muito lindo e útil. Amei! Bjos

    • Juliana

      OI PAtricia, que bom que você gostou do post! Mil beijos pra você!

  29. ANA

    OTIMAS SUAS DICAS PENA QUE AINDA TEM GENTE QUE NAO TEM DESCONFIOMETRO,VAI VISITAR RNS E ESQUECEM DA VIDA,ESQUECEM QUE MAE E BEBE PRECISAM DESCANSAR.

    • Juliana

      OI Ana, várias mães disseram que vão imprimir e deixar na porta da maternidade! Não é uma boa idéia? rsrsrsrs beijos

  30. greice

    ju adorei as dica vou te bebe algus dia e gostaria de adoda alguas coisa que vc escrevel
    muito lindo e ultil di mais beijjjjoos

    • Juliana

      Tks querida! Beijos e parabéns pelo bebê!

  31. Ana Beatriz Lins

    Ótimas dicas!Eu prefiro visitar o bebê quando ele já está em casa,alguns dias depois do nascimento!

    • Juliana

      OI Ana, obrigada pelo elogio! Mi beijos

  32. ana

    achei interrresante…

  33. ana

    achei interresante!

    • Juliana

      Que bom que vc gostou! Beijos

  34. Virginia

    Diante dos comentários acima, fiquei pensando se uma boa solução seria não comunicar o nascimento do rebento. O que acham?
    Espera uns dois anos pra fazer o comunicado.
    Tenho três filhos e nunca me senti constrangida de dizer a quem quer que fosse o que eu queria ou não que foi feito nas visitas. Quando não se quer uma coisa, basta dizer. As pessoas entendem e as tias chatas também.

  35. AMANDA

    Olá meninas…Estou grávida de 5 meses e já estou tendo problemas desde já…De uma maneira bem educada e sutil disse para a avó e tia do meu esposo ( uma vez que não falo com a minha sogra, ela nem sabe que estou grávida e minha cunhada e eu não nos falamos bem, apesar de não ter nenhum tipo de problema com ela) que não queria muita gente na minha casa quando voltasse da maternidade, só depois de umas 2/3 semanas, porque a bebê ainda não te conhece direito, tudo é novo pra ela e você tem que ter uma ligação muito séria com ela…E além de tudo, você nunca terá tempo para dar atenção devida para as visitas…Tudo será novo para a mãe também…E o mais importante: COM MUITA AGITAÇÃO, MINHA FILHA CORRE O RISCO DE FICAR COM CÓLICAS E NÃO DORMIR Á NOITE….Aff, me deixa empolada de raiva e medo esse tipo de coisa….
    Bem, a avó dele foi logo falando: mas essa regra não se aplica para nós de casa né?
    Porque fulana recebeu muitas visitas e isso era muito bom, teve até uma comemoração quando fulaninho chegou com fulana da maternidade, fizemos bolo, churrasco….E blábláblá…..

    Eu olhei para a cara do meu esposo e disse de novo: á vó, desculpe, se aplica sim, eu não terei tempo pra receber ninguém será uma época de Natal e eu espero em Deus que as pessoas entendam isso…Aff que falta de senso….

    Outra sem noção foi uma amiga minha que disse que ela queria saber que dia que eu teria a Sophia para que ela fosse logo a 1ª vê-la…E não adiantava falar que eu não queria receber visitas porque ela iria assim mesmo….Nem dei confiança pra ela, achei insensível da parte dela…

    Enfim, acho que esse momento é um momento delicado e deve ser respeitado, porque as mães são todas diferentes e as pessoas que estão de fora não esperaram aquele ser durante 9 meses, não passaram horas talvez, sentiram as dores e sentindo outros desconfortos afins…

    Vou seguir com certeza o conselho de uma amiga acima que disse que enviou um torpedo para todos dizendo quando deveriam visitá-la….Farei simmmmmmmm

    • Juliana

      Oi Amanda, Tudo bem? Acho que vc deve sim falar para as pessoas de forma clara que não quer visitas no primeiro dia! Mas depois é um pouco inevitavel que as pessoas queiram conhecer a bebê! Tente ser um pouco flexível, pois ele querem dar carinho! Beijos

  36. Gisele

    Eu gostei muito dessas dicas, pois uma amiga minha vai ter seu primeiro bebê e eu quero visita-lá sem nenhum constragimento.

    • Juliana

      Oi Gisele, se você seguir estas regrinhas com certeza não vai causar nenhum constrangimento e sua amiga vai adorar a visita! beijos

  37. Andreza

    Olá adorei as dicas,porém vejo também pessoas achando ruim a visita de parentes e familiares poxa se alguém te visita é por que te considera imagina você tem um bêbê acaba de sair de uma maternidade agora está em casa e ninguém vai te visitar poxa que chato né e triste também se acontecesse comigo eu choraria muito,pois com certeza essas pessoas ñ sabem o que é a ausência de uma família.o fato de ter um bb muda sim a rotina mas ñ podemos virar egoista!!!

    • Juliana

      Oi Andreza, você disse TUDO! Adorei seu comentário! Esse é o outro lado que devemos sempre pensar antes de ficarmos julgando as boas intenções das amigas e familiares! Obrigada pela participação. Beijos

  38. rayssa

    a partir de quantos anos pode visitar o recém nascido?

    • Juliana

      Oi Rayssa, tudo bem? Não tem regra de idade para as crianças visitarem!O ideal é mesmo perguntar para a mãe se ela não se incomoda. Beijos

  39. Fabiana

    Nossa achei muita frescura rs..depois de todas essas regra é melhor nem ir..bye …bye lembrança!

    • Juliana

      Oi Fabiana, é legal os visitantes tomarem alguns cuidados pois o momento da maternidade é muito delicado para a mamãe e o bebê. Bjs

  40. Rose

    adorei as dicas….

  41. Lucila

    Sou mãe de duas filhas adultas, mas foi facílimo me lembrar das visitas que tivemos. Infelizmente, eu me lembro das coisas inconvenientes. Por exemplo, a pior foi a pessoa acordar e não bastasse isso, pegar no colo.
    Foi gratificante quando um amigo do meu marido, que é pediatra, deu uma lição nas “visitas” daquele dia.
    Sem contar o tempo que meu peito ficou inflamado e foi dito que eu não teria mais leite.
    Tirando isso, tudo foi maravilhoso e tive o privilégio de não precisar cuidar da casa …… só da nenem, que sempre foi calminha e dorminhoca.
    Já a segunda nasceu em outras condições (geográficas e climáticas) e, em termos de visita, correu tudo bem. Obrigada por essa oportunidade !!! Até

    • Juliana

      OI Lucila, acho que todas nós temos alguma lembrança desse tipo rsrsrsrrsrs Ainda bem que depois passa

  42. Marcela

    Nossa, estou conhecendo esse blog agora, e esse post é ótimo! Minha bb tem 6 meses, e quando ela nasceu passei por algumas dessas situações desagradáveis! Tem gente que não se toca mesmo! Querer acordar o bb devia ser considerado crime, com punição, hehehe. A pessoa que faz isso é desprovida de bom senso, não consegue imaginar o que a mamãe está passando. E o pior dos piores é quando essa pessoa já tem filho, ou seja, já passou por isso. Acredite, isso aconteceu comigo! Td que vc escreveu é verdade! Agora, só visito amigas que tiveram bb depois de pelo menos 1 mês, e ainda assim ligo antes, pergunto qual o melhor horário, e se não tem problema. Ah, como eu queria que tivessem feito isso comigo… Não teria que ter de levantar da cama, de noite, exausta, e trocar de roupa pra receber aquela parente do marido que aparece sem avisar, que vc nem lembrava que existia, e o pior, sem o marido estar em ksa! Nem ele sabia da “visita”! Só visito no dia que nascer se for filho das minhas irmãs, ou como vc disse, se for uma amiga muito muito próxima que insistir muito… Enfim, muito útil esse post, deveria mesmo estar exposto em todas as maternidades!

  43. cleusa

    eu concordo que as visitas devam ser em casa após pelo menos 15 dias, eu particularmente prefiro ir visitar com um mês, até pq tenho experiência própria de que é terrível receber visitas nos primeiros dias, a gente não vê a hora de irem embora..rsrsrs Mas certa vez fui usar esse hábito com uma vizinha que tava com a filha e o bebê na casa dela, ela me disse que iriam ficar uns dias na casa dela, então depois de uma semana ela haiva ido embora, e fui cobrada por morar ao lado e nem ter ido conhecer o netinho..rsrs pedi desculpas e me expliquei, mas senti que ela ficou chateada achando que fiz pouco caso. bjsss.

  44. Emmanuelle Lira

    Eu sou pediatra e condidero um absurdo ser divulgado que pode levar flores e crianças para uma visita em maternidade. É algo, no mínimo, bastante fora da realidade. Hospitais sérios têm política bastante rigorosa de restrição de idade de visitantes para acima de 12 anos de idade. Toda a rede SUS, por exemplo, proíbe menores de 12 anos em hospitais. A Comissão de Infecção Hospitalar segue um regulamento nacional que proíbe entrada de comida, plantas e flores em hospitais. Apenas hospitais privados mais preocupados com hotelaria que medicina permitem tais infrações. Tanto crianças quanto flores são incubadores de germes incompatíveis com recém-nascidos.

    • Juliana

      Emmanuelle, obrigada pela informação! Eu não sabia disso! Considerando isso, acho que todos os hospitais deveriam ter essa proibição, né? Beijos e obrigada pela participação

  45. Luana

    Eu acrescentaria nessa lista “Não pegar/beijar a mão do bebê”, mesmo sendo recém nascidos, eles já possuem o reflexo de levar a mão na boca, e eu acho isso extremamente importante, visitas, evitem as mãozinhas.

  46. danielle cutrim

    Adorei tudooo!!! Só acrescentaria : lavar as mãos ao chegar na casa e quanto a perguntar se pode levar crianças, na verdade eu acho de bom senso não perguntar e não levar pois se perguntassem pra mim eu deixaria por educação apenas, pois não teria coragem de dizer não!!!rsrsrsrs

  47. Alessandra Oliveira

    Olá Juliana.
    Muito bom mesmo esse post.. Ainda não sou mãe, mas estou na tentativa e adorei essas dicas pois não faço a menor ideia de como vai ser… rsrs O friozinho na barriga!!! rsrsrs. Muito sucesso em seu blog, beijos querida!

    • Juliana

      Muito obrigada pelo carinho querida. Boa sorte com o bebê. Um beijão

  48. Michele

    Perfeito… Disse tudo!!!

    • Juliana

      Obrigada Michele. Beijos

  49. Beatriz da Matta

    Ju adorei !
    Talvez minha mãe tenha um bebe , ela ainda está fazendo uns exames , e eu queria umas dicas para ajudar ela . Como já sou grande (14) , tenho como ajuda-la , principalmente porque sou escoteira e tenho distintivos de babá ; então isso ajuda.
    Na verdade ainda não sabemos se ela pode ter filhos , mas já fiz questão de pesquisar sobre presentes, o quarto ideal , como “acabar” com as cólicas e essas dicas que você deu foram ótimas ; com certeza vou poder ajudar minha mãe na hora das visitas .
    Isso se eu quiser dividir meu bebezinho com alguem né rsrs

  50. Amanda

    Oi! Adorei seu post e é super útil.
    Ontem fui visitar uma recém nascida e cometi um erro grande. Fui comprar uma roupinha, levei achando que era de 3 meses e na verdade era de 3 anos e eu só me atentei depois que passou, cheguei em casa e fui pensar: “será que era mesmo de 3 meses?”, na hora chamei a mãe dela no whatsapp e falei que talvez eu tenha errado, estava tão empolgada escolhendo que acho que acabei levando a roupinha errada. Fiquei morrendo de vergonha, pedi desculpas e disse que eu levaria outro presente, já que ela não deixou eu trocar, falou que já tinha lavado e que não tinha problema nenhum. Não tenho filhos, então, não tenho muita noção hehe, e também a pressa é inimiga da perfeição né?! O que vc me diz? Se vc fosse a mãe, ficaria chateada? Eu não sei o que eu faço hehe.

    Obrigada!

  51. Beto

    Muito bom … Mas … Cade o pai nisso tudo ?!?!?! Rsrsrsrs

    • Juliana

      Oi Beto, o pai esta la ao lado da mãe kkkkkkkkk essas são as regras apenas para os visitantes …

  52. Tatiana

    Olá
    Adorei estes regras básicas.
    Espero que não se importe, compartilhei em meu site, com a sua autoria mencionada.
    Como são gêmeos, coloquei no plural e ainda acrescentei mais algumas coisas.
    Super adorei, parabéns

  53. Viviane Vicente

    Muuuuito bom..
    Passei por maus bocados quando meu filho nasceu, ganhei meu filho de parto normal numa quarta feira e na sexta-feira tivemos alta, ele nasceu de 36 semanas, no Domingo a minha casa encheu de tios primos, que situação, meu seio doia pra dar mama, um ponto do parto tinha abrido, eu sentia muita dor, tirando o cansaço do parto que leva tempo pra se recuperar, a maioria foi pro almoço, a minha mãe que correu pra tudo, lavando roupinhas dele e atendendo todo mundo os parentes eram da familia dela, era muuuito frio mês de Junho, estava cansada, quando achava q ia acalmar chegava alguém…amo meus parentes…mas foi dificil…as pessoas tem q entender além de um bebe frágil a vida da gente muda e você não dorme o tanto que gostaria…essas regras deveriam ser lei..

  54. Luila

    Tenho um bebe de 6 meses, primeiro filho…apesar de adorar meus amigos e família, os primeiros dias foram difíceis, queremos agradar a todos e ao mesmo tempo estamos esgotadas, acho que as visitas deveriam ser só após o primeiro mês! Tomei isso como regra pra visitar minhas amigas a partir da minha experiência…

  55. mari

    E a neurose das novas malas-mãe começa aí.

  56. Raquel

    Eu incluirira “NUNCA beijar o bebê”.

  57. LAURECI MACHADO

    .ESSAS REGRAS AI EU COLOQUEI ,VERBALMENTE,QUANDO TIVE MEU BEBES.TIAGO E ELIS. PENSA EM UMA MAE CHATA,MUITO PRAZER FUI EU MESMA KKKK..E TEM MAIS ALGUMAS TIPO MASCARA E LUVAS ..E SE FOR PREMATURO 4 MESES SEM VISITA. E O QUE EU FIZ, E FARIA TD DE NOVO.

  58. Leiva

    Achei muito legal essas dicas que vcs postaram,pois minha filha teve bebe recentemente e nós vimos as dúvidas que as pessoas que foram visita-la tem em relação a todas essas dicas que vcs deram….bom trabalho.

  59. Ana Maria Corvino

    Vou ser avó da filha mais nova programado para janeiro de 2015 e voltei a ler tudo sobre gestantes, bebês…quero ser uma avó bem legal! Sempre visito o site e estou adorando as publicações.

  60. Rosangela

    É DE MUITA AJUDA ESTAS DICAS OBRIGADA.ESPERO QUE O PESSOAL ENTENDA MESMO.

  61. Nadir Vidotti

    Adorei suas dicas ! E só por acaso. Deixar essa dicas nas salas de espera dos hospitais . Ou em consultórios ou ….

  62. gloria

    Isto e fundamental,muito importante para a saude de recem nascido,tem gente que se ofende quando a mamae n deixa pegar o bebe nos primeiros dias apos o nascimento,mas isso e so p garantir o bem estar da crianca,

    Quando o meu bebe nascer vou impor essas 10 regras que sao importantas para a saudade do meu nene.

  63. Debora

    Oi Jú,

    Adorei seu post, concordo com todas as dicas aqui…
    Sabe uma boa dica também, se bem que é um pouco indelicado mas, dependendo da visita se faz necessário, rs
    é pedir para quem for visitar além de ser breve, que por favor fale baixo…kkkk Olha é muito constrangedor mas, passei por isso, amigos solteiros que vão nos visitar não tem muito noção, e fora que tem sempre alguém deselegante para fazer o comentário “som alto é bom, assim a criança já vai acostumando..kkk nossa queria a morte!!!
    Mas, eu usava de um truque que pra mim resolveu, rs quanto mais a pessoa falava alto eu falava mais baixo…até a pessoa se mancar,kkk
    espero ter colaborado, bjusssss

    • Juliana

      Obrigada pela dica, Débora!

  64. diana gessica de jesus silva

    Oi juliana tudo bem ? Gostei muito das suas dicas a neta da minha melhor amiga naceu ontem , eu não posso visitar na maternidade ela estar insistindo muito minha visita posso visitar na casa dela acima que ela chega da maternidade foi parto Cesário , muito obrigada pela sua ajuda responde no minha pergunta ,,,,Um grande beijo .

    • Luciana

      Geeeeente!!!!! Isso deve ser assunto de utilidade publica. Tenho 26 e sou louca por bebes e pra ser mãe. Qndo era mais nova eu nem pensava em nada dessas regras, so queria segurar o baby infinitamente. Ate hj eu so falto chorar de tanta emoção ao ver um bebezinho… rs. Daqui p frente vou ter muito mais respeito e vou querer ser respeitada por TODOS!!! Doa a quem doer… tenho certeza que doeu muito mais na mãe p gerar seu filho…
      Quero receber todas as suas novidades, Juliana! =*

  65. bruna

    amei. meu filho rsta com 15 dias e ate hoje chega visitas a todo momento dando palpites e querendo acordar meu bebe. mas sou curta e grossa e deixo bem claro o que pode e o q nao pode ser feito na visita. vc esta de parabens

  66. flavia gonçalves dos santos cruz

    otima dica

  67. Stela da Costa

    Gostei do site gostaria de receber mais emais vossos.

  68. lilian

    Nossa que máximo as dicas são completas concordo com tudo!!as 10 regras para visitar um recem nascido.

  69. Manu

    Ola meninas,
    Estou na 30 semana e a 3 pergunta que mais ouço é onde será o parto e o complemento é “ai que legal é perto do trabalho dá pra ir visitar”… “oi” por um acaso eu convidei?
    Me dá pânico só de pensar- a turma toda me visitando e fazendo o interrogatório, de como foi, se demorou, se sinto dor, se o bebe é bonzinho, onde esta o pai (sou mãe solteira), se pode pegar, se pode tirar foto e etc.
    Já tenho pra mim algumas coisas:
    * 1 durante o parto- a equipe médica , eu e meu bebê, fiquei aterrorizada quando uma colega disse que no hospital x a sala de cirurgia tinha um vidro com cadeiras do lado externo para a família acompanhar o parto- meu Deussss não é jogo de futebol, não quero ninguém da minha família no centro cirúrgico, ficarei preocupada caso aconteça algo, se a pessoa desmaiar e etc.
    * 2 visitas- minha lista contempla apenas 6 pessoas, sendo uma delas minha mãe que será minha acompanhante. Demais parentes, quando o bebê completar 1 mês. Conhecidos depois do 2 mês.
    * 3 fotos – uma prima teve bebê recentemente e a irmã mais do que depressa foi visita-lá tirou uma foto e fez o post no face – o bebê nasceu as 9 da manhã e as 12 já estava na rede, fiquei me perguntando se a mãe deixou e se de repente ela não queria apresentar o rebento para o mundo no lugar da tia aparecida. Foto do meu bebê só com a minha máquina, sem conexão a internet.
    Não terei problema nenhum em pedir pra lavar as mãos ou sair do quarto para amamentar.
    Os colegas de trabalho saberão depois que estiver em casa.
    Lembro de uma prima que a bebezinha dela nasceu prematura,fora a dor da cesárea e a preocupação com a bebê na uti, ainda teve que administrar a sogra que separada do sogro, queria causar no hospital, e da cunhada que ficou contando vantagem pelo parto dela ter saído dentro da conformidade.
    Não será problema fazer o papel da mãe chata e neurótica. Todo mundo na família já esta acostumada com meu jeito chato de ser.
    Sei que um bebê é motivo de grande felicidade para família, mas entre uma visita inconveniente e uma oração a distância pela saúde do meu filho fico com a 2 alternativa.
    O problema é que a pessoas não conseguem avaliar o contexto e se colocar no lugar do outro, embora o momento especial, se trata de um novo ser, sem imunidade, que passou pelo trauma do parto e de uma mãe cansada que se teve uma cesárea esta com dor cheia de pontos e se foi parto normal o corpo esta aberto se recompondo, que não precisa de mais uma preocupação como receber visitas, forçar sorrisos para não ser desagradável, administrar brigas de família e escutar comentários inconvenientes.
    e que Deus me poupe de todo incoveniente amém.

  70. MARIA BENUSSI

    JU, então como fica o papel da mãe que quer ajudar a filha que acabou de ter sua neta? Ela precisa esperar a filha pedir ajuda? Me esclareça por favor. Não quero ser um incômodo na vida de minha filha e genro. Obrigada.

  71. maria

    Ótimo! Já sabia de algumas delas. Obrigada.

  72. Talita Nogueira

    (Oi Juliana: vou colocar de novo o comentário porque o site acabou comendo algumas palavras que estavam dentro dos símbolos )

    Oi Juliana, parabéns pelo blog!
    Adorei suas dicas! Me deram um novo ponto de vista! Eu não tenho filhos e quando nasce o filho de alguém, eu ia visitar na maternidade ou logo que nasce por educação. Não que eu seja louca por crianças ou esteja louca para ver o novo bebê, mas porque achava que a família ficaria magoada se eu não fosse visitar, como se fosse pouco caso, sabe?

    Nunca pensei que estava na verdade incomodando… e todas as outras dicas também são ótimas (importante incluir o que a pediatra falou sobre flores!!!)!
    Realmente nós que não temos filho não temos noção dos foras que estamos dando!

    Como estamos na era do facebook, minha dica para aqueles que tem filhos é publicar o seguinte:

    “Nasceu!
    O/A (nome do bebê) nasceu de parto normal/cesária com XX kg e passa bem. Se quiserem nos dar o prazer da sua visita, adoraríamos que isso acontecesse apenas depois de XXX dias/semanas/meses. Até lá, nosso bebê já estará mais fortinho e nós estaremos mais preparados para recebermos visitas. Obrigada pela compreensão.
    Enquanto isso, recomendamos a leitura dessa incrível matéria sobre visita a bebês recém-nascidos: (seu blog)”

    Ou seja, já dá o máximo de informações possível de antemão (o tipo de informação que o povo quer saber e já avisa que não quer receber visita por tanto tempo. E se chegarem sem avisar ou antes do prazo em casa, se você morar em apartamento como eu, manda dizer que não tem ninguém! kkkkk
    Bjo,

    • Juliana

      Talita, ótima sugestão a sua. Obrigada!
      Beijo

  73. Jozi

    Nossa..eu acho tão chato ficar no hospital sozinha sem visitas..penso ser uma falta de consideração e que as pessoas nem se importam c a gte;.. tive minha filha a três anos e estou grávida de 7 meses..e fico sempre em apartamento pra q as pessoas tenham o dia todo pra nos visitar.. mas tbém temos que ter bom senso de visitar rapidinho..principalmente no hospital..Apenas minha opinião!!! bjos a todos as mamães!!

    • Juliana

      Obrigada por dar sua opinião, que é muito importante para o nosso blog! Você tem razão… bom senso é fundamental!
      bjs

  74. ISABEL

    Não vou conseguir cumprir o item 3

  75. Joy Valverde

    Muitooooooooooooo bom,dicas simples mas importantes.Principalmente quanto ao melhor mmt para a visita ( duas semanas pelo menos),quanto ao uso de perfumes,excelente citação…sou alérgica e qualquer perfume mais forte já desencadeia uma crise.Ainda não estamos grávidos,mas temos fé nas promessas de DEUS,e na hora de DEUS nosso presente virá <3

  76. cleia bittner

    Adorei a dica de presente. Passei pela experiencia nada legal de ter q receber o presente do meu filho, por conta da minha filha de 3 anos q nao entende por que o bb ganha presente e ela nao. E muito chato, mas a gente faz um rebolado e resolve a questao.

  77. Marcelo

    É falta de educação falar que a criança, de um mês, se parece todinha com o pai?

    • Juliana

      Não acho falta de educação não! Muitas vezes a criança é tão parecida com o pai que não tem como esconder né?

  78. Marcelo

    É para se ofender quando alguém diz pra mãe que a criança se parece todinha com o pai?

  79. Shana Lara

    Adorei o texto! Estou me preparando para engravidar no próximo ano, e tenho lido o blog e acho sensacional!
    Eu sempre esperei pelo menos 1 mês para ir visitar os filhos de amigas, e pelo jeito estava certa!
    Bj

  80. wildeljanio

    oi querida Juliana, essas dicas foram boas não só as mamães quanto aos papais, está previsto minha filhinha nascer dia 27-09-2014 e lendo essa regras e alguns comentários das mamães, me tiraram algumas dúvidas e me deixaram mais preparado para ajudar a minha mulher! ;)

  81. ana paula Paulo roberto

    Lembra do q falamos ontem.
    É isso aí
    bjs

  82. Helena

    Li nos comentários sobre lavar as mãos, essencial né ! Uma dica é sempre deixar um potinho de álcool gel do lado da porta de entrada ou u do quarto :) Amei as dicas, ainda não sou mamãe, mas espero passar as dicas pras amigas e que elas lembrem disso quando for minha vez hehehe.
    Outrs dica de ‘lembrança ‘ pra mamãe seja frutas, comidinhas práticas e saudáveis, li uma vez e achei super interessante, pois a mamãe nem sempre esta bem pra prepar um lanche pra ela …
    Beijinhos, parabéns você escreve muito bem

  83. Verónica Schmitter

    40 minutos acho mesmo DEMAIS!!!!! Já tive três bebés e só queria mesmo sossego, de resto gostei do post!;-)

  84. Tania

    Oi meninas, esse post é sensacional e devia ter na porta de todas as maternidades! rs Posso compartilhar no meu site citando voces? Beijoss

    • Juliana

      Claro! Pode sim

  85. Amanda

    Na minha opiniao, as visitas deveriam ser depois do primeiro mes do bebe. Melhor ainda se fosse depois de 1 mes e meio.
    A adaptacao a nova rotina, amamentacao e o bebe sem defesas pede um momento de reclusao da mae e do bebe.
    Por alguma razao, na nossa sociedade, o senso comum nos leva a essa ideia de que deve-se visitar o bebe logo que nasce, o que nao faz sentido. E eu sei que nao eh por mal, mas tem gente tao desligada que vai ate mesmo gripada visitar um recem nascido…..
    Enfim, eu me resguardei e avisei que nao receberia visitas no inicio. Para mim foi excelente. Uma das melhores decisoes que ja tomei. ❤️

Faça um Comentario no Facebook deste assunto

Muitas das imagens do nosso blog vem de fontes diversas, sendo em sua maior parte externas e muitas não autorizadas. Nenhuma das fotos pertencem ao JUST REAL MOMS, a menos que sejam creditadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no nosso blog e você desejar sua remoção, favor enviar um email para [email protected] que prontamente a retiraremos do ar.
Pictures for this blog come from multiple sources. None of the pictures belong to us unless otherwise noted. If one of your pictures is on the site and you want it removed please write to [email protected].