Como ensinar “gratidão” para nossos filhos?

Acima de 4 anos - De Mãe para Mãe - Desenvolvimento - Dicas dos especialistas - Educação - Fases - Psicologia - Relacionamentos - Saúde da Criança01/11/18 By: Juliana Freire
(1) Comentários

 

Oi, moms!

Tudo bem?

Estou adorando os textos do site Fãs da Psicanálise. Tem uma matéria mais incrível do que a outra e aquelas que considero mais interessantes, gosto de dividir com vocês aqui no blog.

O texto escolhido de hoje fala sobre como ensinar gratidão aos nossos filhos, com 5 dicas bem valiosas:

 

IMG_8019

 

………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

 

Tudo o que a gente quer é que nossos filhos sejam boas pessoas e ter um coração agradecido faz parte disso.

O problema é que no meio de tanta correria e trabalho fica difícil separar tempo para ensinar alguns valores fundamentais.

Nessa matéria você encontra formas simples e rapidinhas de incentivar o pequeno a ser grato por tudo o que ele tem.

Coloque em prática e veja surgir um lindo traço na personalidade do seu pimpolho.

 

Bilhetinho da gratidão

Seu filho está aprendendo a escrever?

Aproveite para incentivá-lo a escrever frases de agradecimento para alguém que lhe fez bem. Pode ser a professora que mandou uma estrelinha no caderno ou o irmão que emprestou aquele super brinquedo – o que importa é saber reconhecer as pequenas gentilezas.

Para os maiores, essa tática pode evoluir para uma cartinha e, para os que ainda estão no maternal, até um desenho pode expressar gratidão.

 

A melhor coisa que aconteceu no dia

Criar rotinas é uma ótima forma de ensinar valores aos filhos, então aproveite a hora do boa noite para brincar do jogo do agradecimento. Ele deve lembrar de, pelo menos, uma coisa boa que aconteceu no dia e agradecer.

 

Mostre o mundo ao redor

Muitas crianças não cultivam um coração grato porque não veem o quanto são privilegiadas com tudo que têm. E não adianta falar para o pequeno que muitos gostariam de ter os brinquedos que ele tem, é preciso ver na prática para gravar no coração.

Incentive o seu filho a separar alguns (bons) brinquedos e leve-o para entregar a crianças carentes: o coraçãozinho dele vai gerar agradecimento imediato por tudo o que tem.

 

Seja grato no dia a dia

Ensinar para os filhos um valor que a família não pratica é quase sempre um caso perdido. É normal que nossos filhos nos ouçam reclamando das contas ou do trabalho, mas eles também precisam ouvir o quanto somos gratos pela família linda que temos e por todas as coisas boas que acontecem.

Como crianças agem por repetição, é bem provável que eles peguem rápido esse costume dos papais.

 

Dê responsabilidades à criança

Pode parecer um assunto diferente, mas toda vez que a gente dá uma tarefa ao seu pequeno, é uma oportunidade para agradecê-lo.

Dessa forma ele vai saber como é bom que os outros mostrem quando estão agradecidos e pode aprender a ter esse mesmo costume.

 

Fonte: Fãs da Psicanálise

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentário:Como ensinar “gratidão” para nossos filhos?
  1. katy Bessa

    Excelente, dicas de fácil aplicação e que certamente trarão um resultado imenso. Sou grata pela matéria, e estou me tornando uma mãe melhor com as leituras que faço neste site. Então o meu MUITO OBRIGADO!!!

X Leia também: