Um Alerta! 7 Frases que podem destruir seus filhos!

De Mãe para Mãe - Educação - Psicologia - Relacionamentos - Saúde da Criança12/08/19 By: Renata Pires
(7) Comentários

 

Olá!

Muitas vezes falamos algo para nossos filhos sem pensarmos nas reais consequências que isso pode causar.

A raiva, o cansaço e a frustração que nascem dos problemas cotidianos podem tirar-nos do eixo e nos fazer dizer coisas que realmente não sentimos. Estas são algumas das piores combinações de palavras que podemos dizer aos nossos filhos, independentemente da idade deles, mas especialmente às crianças pequenas. Os efeitos dessas palavras podem ir além do que você acredita e do que você ou seus filhos podem controlar.

 

Um Alerta! 7 Frases que podem destruir seus filhos! - Just Real Moms

 

Leiam com atenção e pensem muitas vezes antes de dizer frases como essas:

 

1) “Você nunca faz nada direito!”

Ninguém gostaria de ouvir isso, menos ainda de um adulto. Imagina a sensação desagradável quando sua filha inocente ouve você dizer palavras como essas. Se sua filha cometeu um erro, quebrou algo, arruinou a mistura do bolo, respire fundo e pense no que é mais importante. A resposta sempre será a mesma: seus filhos são mais importantes do que qualquer outra coisa.

 

2) “Eu gostaria que você fosse mais parecido com seu irmão.”

Nós não ganhamos nada comparando nossos filhos, mas podemos criar ressentimentos entre os membros da família. Certifique-se de que comparações não existam em sua casa. Somos todos diferentes e únicos, e somos todos especiais à nossa própria maneira.

 

3) “Você é gordo/feio/burro!”

Nossos filhos acreditam em tudo o que falamos. Nós somos sua fonte mais confiável de informação e também a maior fonte de amor. Não prejudique a autoestima de seus filhos com adjetivos negativos. É melhor reconhecer seus pontos fortes ao invés de enfatizar o negativo.

 

4) “Eu tenho vergonha de você.”

Se o seu filho tem a tendência de chamar atenção em público, como gritar, brincar, correr e cantar para todos ouvirem, talvez só precise de mais atenção. Não diga coisas como essa na frente de seus amigos e nem em particular. Por que não planejar um espetáculo em casa onde ele seja a estrela principal? Talvez descubram seu lado artístico ao fazer isso e divirtam-se em família.

 

5) “Eu queria que você nunca tivesse nascido.”

Eu não consigo pensar em algo pior que alguém poderia dizer a uma criança. Nunca, em nenhuma circunstância, diga isso a seus filhos, nem sequer de brincadeira. Todos precisamos saber que somos desejados e queridos, independentemente dos erros que cometemos.

 

6) “Eu cansei! Não te amo mais!”

Às vezes, sem perceber, caímos nos jogos de palavras de nossos filhos. Sua filha de três anos está frustrada porque não pode comer outro potinho de sorvete no jantar. Depois de explicar a ela várias vezes porque ela não deve fazer isso, ela fica brava, chora e diz que não lhe ama. A resposta mais fácil seria pagar na mesma moeda, mas isso só prejudica sua filha. A reação correta seria explicar novamente porque ela não pode comer mais sorvete e lembrá-la de que você sempre irá amá-la, mesmo que ela esteja muito brava com você. Ela aprenderá muito mais do que você imagina com esta lição.

 

7) “Não chore, não é nada sério!”

“Quão grandes podem ser os problemas das crianças? Elas são apenas crianças, elas não têm preocupações, tristezas, decepções e medos.” Este é um erro que como adultos cometemos com muita frequência. As crianças têm tanta ou maior capacidade emocional quanto um adulto. A diferença é que elas não podem expressar-se e acalmar a si mesmas como nós. Então, de alguma forma, seus problemas não seriam ainda maiores? Nunca menospreze um medo, um arranhão, uma dúvida, um conflito pelo qual seu pequeno está passando. Ajude-o a superar o problema e a reagir de forma saudável.

 

Com pequenos ajustes e sempre considerando os sentimentos e bem-estar de nossos filhos, podemos evitar estas frases tão prejudiciais e ter uma relação de amor, proteção e bem-estar no lar.

 

Um Alerta! 7 Frases que podem destruir seus filhos! - Just Real Moms

 

Fontes: Texto traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Frases que destruirán a tus hijos.

Publicado por: Psicologia do Brasil / Família.com.br

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 Comentários:Um Alerta! 7 Frases que podem destruir seus filhos!
  1. Avatar
    Jose Americo Rodrigues

    Gostei do alerta amem?

  2. Avatar
    simone

    falo certas frases dessas e agora lendo esse artigo vejo o tao grande e meu erro . vou melhor meu jeito de me expressar com minhas filhas !

  3. Avatar
    paulinovaz

    É curioso como o ser humano passa por estas coisas todos os dias e nunca para para pensar nelas,nem nelas e nem nas outras.O ser humano é uma fonte de ignorância total deixando-se levar pelo egoísmo e pela convicção de la para frente tudo se resolverá.Há
    pessoas que falam quando deviam estar caladas e calam quando deviam falar.

    • Avatar
      Ismael Guimarães

      {paulinovaz} concordo em grande parte com as suas afirmações.

      • Avatar
        fernanda

        Não tenho filhos, minha mãe falava tudo isso pra mim quando era criança e adivinha. Ainda hoje ela fala do mesmo jeito.
        A única coisa que mais pega não está na lista. É quando você faz alguma coisa boa e comenta e a única resposta é uma lista interminável das coisas ruins ou erradas que você faz, então o dito certo não tem valor algum.
        Elogiem seus filhos, isso eleva a autoestima.
        Só superei o complexo de fracassada na faculdade.

  4. Avatar
    olavo

    hoje a psicologia aplicada explica e define muito bem esse tipo de atitude e de comportamento impensado, é necessário a disciplina na fase escolar para se cortar o mal pela raiz…

  5. Avatar
    jassiara

    *Você nunca faz nada direito* cresci ouvindo isso da minha Mãe o tempo todo..hoje com 26 anos percebo o quanto essa frase me afectou emocionalmente. Não conseguia acreditar em mim e no meu potencial por muito que me dissessem que tenho muito potencial…Mas conheci alguém que me tem ajudado muito a superar isso e hoje já me vejo de forma diferente…aos poucos venho superando as minhas inseguranças

X Leia também: