A Turma do Jiló está lutando por um mundo mais inclusivo e diverso onde ninguém fica para trás! Vamos juntos!?
Oi Mamães e Papais! Hoje vamos compartilhar com vocês o trabalho realizado pela Turma do Jiló.
Quem idealizou essa iniciativa?
Carola Videira, é mãe do João e da Maria.
Ela é educadora, Especialista em Práticas Inclusivas e Gestão das Diferenças, Mestre em Neurologia e Membro do Conselho Direitos Humanos da ONU Brasil.
Além de ser Co-Fundadora da Turma do Jiló, é também do projeto Voluntariado Jovem e Escola de Impacto e Professora da Pós-Graduação do Instituto Singularidades.
Confira abaixo tudo sobre a Turma do Jiló:
O que significa diversidade para gente?
Diversidade não é um conceito.
Não é uma ideia filosófica ou uma tendência.
Diversidade é uma ação.
É escutar a todos, respeitando que cada um possa ter origens, realidades ou
dificuldades diferentes.
É explorar nossas crenças pessoais e questioná-las.
Também é acordar cedo para bater portas procurando implementar nosso
sistema de educação inclusiva em mais escolas públicas do país.
É capacitar professores e funcionários.
É ensinar que deficiência é qualquer barreira que impede alguém de se incluir
no seu ambiente.
É aprender de todos para superar o nosso potencial.
É seguir demonstrando que, quando nos juntamos com pessoas diferentes da
gente, conseguimos enxergar a vida como nunca antes.
Isso é a diversidade.
Não é só uma palavra, é uma ação com o poder de transformar.
Turma do Jiló. Descubra com a gente o poder da diversidade.
A Turma:
Associação social sem fins lucrativos, fundada oficialmente em 2015, tendo sua gestão realizada por Conselho não remunerado que visa implementar e garantir a Educação Inclusiva dentro das escolas públicas.
Visão:
A criança e adolescente estão no topo de nossas prioridades. Procuramos entender suas reais necessidades e tornar nossos serviços parte importante na melhoria de sua qualidade de vida, sendo relevantes para real inclusão dessas na sociedade. Nossa crença é, de que educar, desenvolver talentos singulares e conviver com a diversidade, produz mudança sustentável na vida das pessoas, das empresas e da sociedade.
Missão:
Educar, desenvolver talentos singulares e conviver com a diversidade produzindo uma mudança sustentável na vida das pessoas, das empresas e da sociedade.
Valores:
- Acolhimento
- Igualdade
- Equidade
- Respeito
- Integridade
O João Jiló:
Assim como todo primeiro filho, João chegou cercado de muita expectativa, amor e atenção de toda a família.
Mostrou-se diferente desde o seu nascimento, e aos quatro meses de idade, alguns exames confirmaram um desenvolvimento neuropsicomotor fora dos parâmetros e uma hipotonia bastante considerável.
Mesmo assim, aos 2 anos, a família do João optou por uma escola regular, disposta a tudo para que o menino se desenvolvesse.
As dificuldades foram aparecendo pelo caminho, mas a dedicação e apoio dos pais ao João foram fundamentais para o seu desenvolvimento.
Em conjunto com a escola, que se apresentou bastante acessível nas adversidades, foram atrás de aparelhos que ajudaram o menino a acompanhar o ritmo diário de todo o restante da classe.
Com isso o João cresceu, se desenvolveu, e despertou nas outras crianças um sentimento de amor ao próximo, pois todos disputavam quem ajudaria o João com a cadeira de rodas ou em outras atividades regulares.
João passou a se interessar cada dia mais pelos exercícios, tarefas e tudo aquilo relacionado ao ambiente escolar.
O desenvolvimento do João mostrou que o caminho trilhado estava correto, e mais do que isso, mostrou também que qualquer criança que tivesse apoio e atenção também conseguiria desenvolver-se. Foi exatamente nesse ponto da história, que começou a despertar nos pais do João o desejo de ajudar não apenas o seu pequeno, mas todos aqueles que precisassem.
A ideia ganhou força e saiu do papel.
Nascia então, uma associação sem fins lucrativos que teria como objetivo principal promover o real significado da inclusão escolar além da atenção às crianças com e sem deficiência nas escolas: a Turma do Jiló, cujo nome é uma analogia ao Fruto Jiló que leva a fama de ser amargo, porém quando sabem como fazê-lo é bastante saboroso – assim como a inclusão escolar.
Além de o apelido dado ao João, quando ele se divertia e gargalhava junto à sua turma, ao ouvir a história do João Jiló.
Acompanhe mais do trabalho deles pelo site e redes sociais!
Instagram: @TurmaDoJiló
Facebook: /TurmaDoJiló
Oi meu nome Emília como faço para participar dos cursos profissionalizante.ong jiló,no jornal sptv
Oi Maria Emília! Pode entrar em contato diretamente com eles pelo site: www. turmadojilo. com.br. Eles poderão te dar mais informações de como trabalham! Obrigada!