8 razões para estimular a amizade entre primos!

De Mãe para Mãe13/03/19 By: Juliana Freire
(9) Comentários

 

Olá, mamães, tudo bem?

 

Aquela frase que diz que “os primos são os primeiros grandes amigos da vida” é a mais pura verdade, concordam?

 

Meus filhos sempre tiveram muito contato com outras crianças desde cedo! Mesmo antes do Olavinho ir para a escola ele sempre esteve cercado por amiguinhos do prédio e de outros locais. Mas estava pensando que o amor e o carinho dele pelos primos é mesmo diferente. Acho que pelo fato de se encontrarem com mais frequência, o elo forte é construído desde cedo!

 

Meus filhos têm primos de todas as idades (de 5 a 15 anos) e eles são os caçulinhas, completamente apaixonados por todos eles. Sinto que o amor é recíproco! É muito lindo, fico emocionada quando vejo que essa amizade e amor crescem a cada dia.

 

Li alguns artigos que falavam sobre este assunto e montei um resumo simples com algumas razões para nós, mães, estimularmos a amizade entre os primos, comprovando que esta ligação só trará benefícios para todos os lados!

 

 

Captura de Tela 2014-02-16 às 23.30.24

 

 

1- Desenvolvimento social

Os primeiros anos da vida são fundamentais, deixam marcas para sempre, mesmo que a gente não se lembre de muita coisa depois. As amizades e relações construídas na infância são muito importantes para o desenvolvimento social de uma criança. E são justamente os primos que podem ocupar mais facilmente este papel de amigos e cúmplices para sempre. Várias pesquisas e estudos já mostraram  que os laços feitos durante o começo da vida reduzem problemas de comportamento e melhoram habilidades sociais no futuro.

 

 

2- Independência e autoconfiança

Vivendo na casa dos primos a experiência de ficar longe dos pais, a criança tem a oportunidade de desenvolver a segurança e  a autonomia necessárias para estar sozinha em determinadas ocasiões. Enquanto os pais não liberam para dormir na casa de outros amigos, os filhos podem dormir na casa de tios. É o lugar em que se tem a “distância ótima”, ou seja, próxima o suficiente para o filho não se sentir um estranho e distante o suficiente para precisar se comportar bem.

 

 

3- Desenvolve a admiração, cuidado e respeito

A faixa etária é um fator estimulante da relação, podendo criar um vínculo de amizade e/ou de admiração entre primos. Quando há diferença muito grande de idade, os menores acabam admirando os maiores, e estes viram ídolos ou heróis. Já os mais velhos aprendem a ter mais cuidado e respeito com os menores.

 

 

4 – Ensina a cumplicidade

A proximidade de primos durante a infância é ainda mais forte por causa da ausência da rivalidade que acontece na vivência de irmãos. Irmãos são competidores em potencial que disputam pela atenção e carinho dos pais.Por estarem em um campo neutro, os primos acabam tendo maior cumplicidade.

 

 

5- Ensina a valorização do núcleo familiar 

Nos eventos de família a criança vai se encontrar com os avós que adoram mimá-la, com os tios que insistem em apertar suas bochechas e, também, com aqueles que melhor a entendem: os primos. Eles possuem um atrativo diferenciado dentro da grande família: com eles, as crianças podem brincar de igual pra igual, falar a mesma língua, aprontar suas travessuras, enfim, fazer coisas que não fariam com os tios, avós ou pais.

 

 

6- Fortalece os laços familiares

Facilitadas por laços sanguíneos, a interação e a amizade entre primos devem ser estimuladas para que a família se fortaleça e não perca sua história e cultura. Portanto, procure proporcionar encontros em família, viagens, passeios, situações em que o relacionamento de seu filho com os primos seja reforçado. Desta maneira, garante-se a continuidade e o estreitamento dos laços familiares.

 

 

7- Prazer dos pais

É claro que cada família tem seu estilo de educação próprio e não é pelo fato de seus pais serem irmãos que os primos serão educados do mesmo modo, mas, sem dúvida, além da tranquilidade, existe um prazer em ver seus filhos interagindo com os filhos de seus irmãos.

 

 

8- Possível amizade para toda a vida

Ninguém entende melhor a família do que os membros da própria família. E será muito bom quando nossos filhos estiverem adultos que eles tenham muitas histórias para contar e para rir! Esta é uma relação de afeto e de amizade que quando construída e estimulada desde cedo permanece por toda a vida!

 

 

Captura de Tela 2014-02-16 às 23.26.11

 

 

E aí, concordam?

 

 

Fontes:

Revista Pais e Filhos

Bolsa de mulher

 

 

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 Comentários:8 razões para estimular a amizade entre primos!
  1. Avatar
    Ana Beatriz Lins

    AMOOOOO MEUS PRIMOS!

  2. Avatar
    [email protected]

    Convivi muito com meus primos, hoje estamos um pouco distantes, meu filho chama minha sobrinha mais velha de irmã ela o ama e ele tb

  3. Avatar
    Ana Paula

    Achei interessantíssimo, pois fui criada com meus primos maternos e faço questão do meu filho ter uma ótima convivência com os únicos dois primos que por enquanto ele têm, acho que os laços familiares se fortalecem, sem contar que fico tranquila em saber que ele esta convivendo com pessoas que o amam de verdade!!!

    • Avatar
      Juliana

      Oi Ana Paula, vc tem toda a razão, o amor que existe entre a família é verdadeiro e enorme e isso nos dá muita segurança! Temos sim que estimular essa convivencia ao máximo! beijos e obrigada pela participação.

  4. Avatar
    Juliana Marques

    SEM OS MEUS NÃO SERIA NADA!! AMO DEMAIS!!

  5. Avatar
    gabrielli Victorino

    Achei super interessante apesar que meu filho não vau ter mt essa oportunidade de brincar com pprimos pois meu irmão tem 10 anos e ru até tenho cuinhados grandes mais eles não pretende ter filhos tão cedo kkk mais ele tera os filhos dos meus primos (eu sim tenho muitos primos rs) pra compartilhar deste sentimento que realmente não tem explicação amo meus primos incondicionalmente e tenho minha prima amiga irmã e cumadre que levarei eternamente na memoria nossas histórias travessuras e nossa amizade. Hj eu sou a dinda da filha dela Manu e ela é a dinda do meu Lohan e somos amigas inseparaveis.

  6. Avatar
    Marly

    Eu sempre amei meus primos e hoje seus filhos r netos

  7. Avatar
    Rute Maria Chaves

    Muito bem dito sobre a importancia da amizade entre primos. Na minha família nós temos um encontro de primas que ja comemoramos 25 anos com direito a festa de arromba e tudo que tinhamos direito. Eram umas 25 de todas as idades, de 18 aos 80/90 anos. Com as mudanças da vida e a partida de algumas somos ainda umas 18 que com grande alegria continuamos nos reunindo todas as 2ªs quartas feiras na casa de uma de nós. É uma troca imensurável de afeto e manutenção das nossas relações familiares e de amizade e que nos faz sermos mais felizes.

  8. Avatar
    karina morassuti

    Lindooooo

X Leia também: