terça-feira, 9 setembro, 2025

Texto para grávidas: você sabe o que é gentlebirth? – por Marianna Muradas

Olá, meninas!

Tudo bem?

Por acaso vocês já ouviram falar no programa Gentlebirth? É um método que construção de resiliência emocional que ajuda as gravidinhas a terem um parto mais calmo e tranquilo, além dos dias que antecedem o nascimento do bebê (e sabemos que podem se tornar um caos!).

No post de hoje, a educadora Marianna Muradas, que é especialista no assunto, vai falar um pouco sobre esse programa e a saúde das grávidas.

Confiram!

________________________________________________________________________________

 

O principal objetivo do programa Gentlebirth é a construção da resiliência emocional e uma experiência de parto positiva para a mãe e o bebê.
A construção da resiliência não apenas para o parto, mas sim para que possamos lidar com qualquer adversidade no dia do nascimento e nas semanas intensas após a chegada do bebê.

Ser resiliente não significa ser imune ao sofrimento e adversidades e muito menos viver no mundo de Pollyana. Mas sim a nossa capacidade humana de lidar, superar, aprender ou mesmo ser transformada pelos inevitáveis desafios da vida.

A palavra resiliência, emprestada do termo da física, nos remete a ideia de flexibilidade, resistir a pressão e voltar a sua forma original. Aplicada a vida e a psicologia, ela é a nossa habilidade de crescer. Não necessariamente voltaremos a nossa forma original mas com certeza não ficaremos fragmentados, e sim mais inteiros.

Antigamente acreditava-se que era um fator genético, que algumas pessoas eram mais resilientes que outras.
Hoje a neurociência nos demonstra que a resiliência é algo bem mais além que um simples fator genético. Algo que é orientado por fatores psicossociais, neurológicos e principalmente algo que tem como ser praticado e desenvolvido.

O nosso foco altera a nossa fisiologia e todo nosso sistema endócrino. Pessoas resilientes possuem um controle mais efetivo, a nível neurológico, de hormônios como a adrenalina, a noradrenalina e o cortisol.
Diante de uma ameaça, estes três neurotransmissores surgem no cérebro, e quando o foco ameaçador desaparece, a pessoa mais resiliente fará com que esses três hormônios desapareçam imediatamente.
Em compensação, a personalidade menos resiliente continuará sentindo essa ameaça psicológica de forma persistente, porque ainda existirá um excesso de cortisol, adrenalina e noradrenalina em seu cérebro.

O cérebro das pessoas resilientes se caracteriza, também, por um uso muito equilibrado de dopamina. Este neurotransmissor, relacionado à recompensa e à gratificação, é muito útil para nos fazer enfrentar a adversidade.

A possibilidade de exercitar e ampliar essa qualidade foi um dos fatores que mais me encantou no GentleBirth – método de educação perinatal. O casamento da neurociência com a obstetrícia, de uma forma tão mais acessível, tem beneficiado tantas famílias ao redor do mundo. O Gentlebirth vai muito além de te preparar para o parto, pois ele proporciona ferramentas que te preparam para a vida e todos os seus processos e momentos.

Além de acolher todos os tipos de partos, independente da sua via, o mais importante é respeitara mulher e que ela e o seu bebê tenham tido uma experiência de parto positiva.

Os Workshops GentleBirth fornecem às gestantes e parceiros(as) técnicas de preparação mental fáceis de aprender, incluindo Mindfulness, Terapia Cognitivo-Comportamental, Psicologia do Esporte e Hipnose, juntamente com ferramentas, informações e técnicas para se preparar para o parto mais positivo possível.

O Workshop Gentlebirth também aborda:

• Fisiologia do processo normal de parto
• Medo x Relaxamento durante o parto – mantendo a adrenalina de lado
• Técnicas de Psicologia do Esporte para gravidez e parto
• A neurociência do GentleBirth – redirecione seu cérebro do medo à confiança
• Facilitando o perfeito equilíbrio de hormônios no trabalho de parto – parto sem distrações
• Técnicas de Respiração
• Medidas de conforto avançadas para o trabalho de parto e parto
• Parto ativo
• Práticas médicas baseadas em evidências

O aplicativo do GentleBirth também já está todo traduzido para o português com os áudios para que a prática dessas ferramentas continuem acessíveis para o casal em seus processos de pré concepção, gestação, parto e parentalidade.

________________________________________________________________________________

 

Marianna Muradas é Educadora Feldenkrais formada pelo Feldenkrais Institute of San Diego, Doula de parto com certificação desde 2014 pelo DONA International.
Ela também ensina “Pregnant Pauses® Movement for Moms” baseado no Método Feldenkrais. Possui certificação em “Rebozo Instructor for the Rebozo Connection” The Gena Kirby Method. Agora em 2017 concluiu a formação de Instrutora Gentlebirth®. Método de Educação Perinatal que fornece para mães e parceiros(as) técnicas de treinamento cerebral, incluindo Mindfulness, terapia comportamental cognitiva, psicologia esportiva e hipnose, juntamente com ferramentas, informações e técnicas para se preparar para o nascimento mais positivo possível. O propósito por meio do seu trabalho é promover suporte a indivíduos e famílias compartilhando com eles os vários benefícios da aplicação do método Feldenkrais® e a plenitude da sua existência pela experiência gentil e integral do nascimento.

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Você sabe o que é o Planejamento Sucessório?

No post de hoje, falando sobre planejamento sucessório, descobriremos que, diferente do que muitos pensam, o ideal é fazer...

As 10 coisas que não se deve falar para as crianças!

  Oi, meninas! Tudo bem?   Li uma matéria muito interessante no site itodas que me fez repensar em algumas atitudes que...

Ninguém segura – Correr, cair e levantar

  Oi, meninas! Tudo bem? Parece que a energia dos pequenos dobra depois que começam a descobrir o mundo, né? São tão pequenos,...

As 10 coisas que as amigas com filhos não deveriam dizer para as amigas tentantes!

  Oi, gente! O tema do post de hoje foi sugerido por uma leitora! Nós adoramos a ideia e achamos que...