Quem aí também tem esse problema? Se o seu filho só dorme no colo, vem aqui ler esse post!
Oi Mamães e Papais! Não se sintam sozinhos se o seu filho só dorme no seu colo. Você certamente é um dos milhares de Pais que passam por esse desafio.
Então, hoje trouxemos o post da nossa colunista, a Pediatra Dra. Maici Ciari para falar um pouco sobre esse assunto com outra perspectiva!
Confira abaixo!
São muitas as mães, os pais e os familiares que se preocupam com o fato do bebê só dormir se for no colo.
Eu sei o quanto isso pode ser cansativo! Na maioria das vezes, o momento que nossos filhos dormem é quando temos tempo de ir ao banheiro com mais calma, tomar água ou comer alguma coisa sem interrupção e, até mesmo, esticar um pouco as pernas.
Então, não há nada de errado em querermos esse tempo para nós. Isso é cuidar das nossas necessidades para seguir um dia após o outro.
O sono das crianças, para nós, pais, representa um momento de sossego e de paz, a certeza de que nosso filho está bem!
Está correto pensarmos em ter esses momentos sem o filho no colo.
Longe de querer romantizar o cansaço e a exaustão materna. A vida é corrida é para quem tem filho pequeno. Devemos sim estudar e pedir ajuda quando estamos extremamente cansados.
Mas, pulando essa parte do cansaço, o que muita gente acha é que é errado a criança dormir no colo, pois vai ficar mal-acostumada ou extremamente dependente emocionalmente e fisicamente dos pais.
A neurociência já vem mostrando que quanto mais contato físico, quanto mais segura a criança se sente, melhor é o seu desenvolvimento de forma global.
Sendo assim, te convido a olhar essa questão do filho só dormir no seu colo por uma outra perspectiva. A perspectiva da vida com filhos pequenos. Essa fase que passa tão rápido, mas que só percebemos que passou quando ela acaba!
Afinal, quando temos um bebê em casa os dias são longos, mas os anos são curtos!
Então, vou te contar o que está acontecendo aqui em casa:
Meu filho dorme tranquilamente na escola durante o dia e em casa à noite, mas, depois que ele “cresceu” e está na fase de perder as sonecas. Aos finais de semana ele só tira um cochilo se for no meu colo!
Nunca teve isso, mas agora está assim!
Seria ele me convidando para dar uma pausa? “Ei, mamãe, senta um pouco, descansa aqui comigo!”
Ou seria um tipo de aviso? “Ei, eu tô crescendo! Esse momento vai acabar logo mais! Quer aproveitar o restinho de mim pequeninho?”
Ou até mesmo uma saudade de mim? “Mãe, tô com saudade de você, fica aqui comigo!”
Pode ser um pouco de tudo isso!
Mas, o que importa é que eu tenho me permitido! Sem culpa, sem achar que é errado ou que vai acostumar mal o menino. Eu apenas me permito viver esse momento e aproveitar o pouco que resta!
Aproveitar nossos filhos, ainda crianças, é a melhor coisa que podemos fazer hoje por nós e por eles!
Já tinha parado para pensar sobre essa fase por esse ponto de vista?
Espero que esse texto te ajude a passar pelas fases puxadas de forma um pouco mais leve, com menos culpa. Se permita descansar também!
Então, qual convite seu filho tem feito para você?

Sobre a Dra. Maici Ciari – CRM-SP 145330/RQE 58674
Instagram: @DraMaici
Mãe da Lola e do Lucas, é Pediatra pela Universidade Santo Amaro
Tem pós-graduação em Nutrologia pela ABRAN e em Emergências Pediátricas pelo Hospital Israelita Albert Einstein e é consultora do sono Materno-Infantil pelo International Parenting and Health Institute (IPHI, Califórnia – EUA).
Atua em na área de saúde infantil há 10 anos.
Hoje, concilia a maternidade com atendimentos online e com a criação de conteúdo sobre como proporcionar para bebês e crianças uma boa rotina, alimentação e sono de qualidade.