terça-feira, 21 outubro, 2025

Seu filho caiu, bateu a boca e o dente escureceu? E agora? – por Dra. Lúcia Coutinho

Olá, moms! Tudo bem? Sabe quando o pequeno cai, bate a boca e o dente fica mais escuro? Pois é justamente sobre isso que fala o texto de hoje.

No post de hoje, a nossa colunista e odontopediatra, Dra. Lúcia Coutinho, vai falar um pouco sobre uma situação que pode deixar muitas mães com medo.

A Dra. Lúcia é especializada em odontologia para bebês, o que tranquiliza muitas mamães, pois quando é uma pessoa especializada, existe mais confiança e sabemos que podemos deixar as crianças em boas mãos!

Confiram!


Seu filho caiu, bateu a boca e o dente escureceu? E agora?

Seu filho caiu, bateu a boca e o dente escureceu? E agora? - por Dra. Lúcia Coutinho

Os traumatismos dentários na primeira infância são muito comuns, principalmente com bebês que estão aprendendo a andar ou mesmo os maiorzinhos, nas brincadeiras e travessuras do dia a dia. E sempre pegam os pais de surpresa!

As lesões traumáticas que afetam os elementos dentais e suas estruturas de suporte ocasionam, muitas vezes, problemas de ordem estética, funcional e emocional.

Sendo assim, todo traumatismo, independente da sua intensidade ou gravidade, deve ser encarado como urgência, ou seja, a visita a um Odontopediatra é indispensável para a realização do diagnóstico e tratamento adequado, pois muitas vezes o prognóstico vai depender do tempo decorrido entre a ocorrência do trauma e a execução do tratamento.

Os dentes normalmente mais afetados são os dentes da frente (incisivos centrais) por se tratarem de dentes mais anteriores, logo, os que recebem o primeiro impacto geralmente. As sequelas de um traumatismo variam desde uma discreta alteração de cor da coroa até a perda do dente. Mas porque os dentes podem escurecer?

É comum os dentinhos que sofreram trauma, após 2 ou 3 dias, escurecerem, ficando meio cinza, roxo ou amarelo-amarronzado.

Isso acontece porque ocorreu uma hemorragia pulpar (rompimento dos vasos sanguíneos presentes no interior da coroa e da raiz do dente), como se fosse o roxo que aparece em nossa pele após uma pancada.

Dependendo da gravidade do traumatismo e da hemorragia consequente, a alteração de cor poderá ser de pequena intensidade e reversível após poucas semanas, até uma pigmentação que persiste para toda a vida útil do dente.

Essa alteração de cor por si só não constitui em uma indicação de tratamento do canal, a não ser que outros sinais clínicos ou radiográficos indiquem ocorrência de necrose pulpar.

Desta forma, são recomendados retornos periódicos ao Odontopediatra para avaliação clínica e radiográfica de possíveis sequelas que podem advir do trauma do dente de leite.

É importante ressaltar que é possível prevenir alguns acidentes, principalmente entre crianças que praticam esportes individuais ou coletivos como patins, skate, bicicleta, futebol, judô, vôlei etc., usando protetores bucais que podem ser feitos pelo Odontopediatra.

A prevenção de traumatismos dentários na primeira infância, é sempre o melhor caminho. Converse com o seu Odontopediatra a respeito.


Dra. Lucia Coutinho

clinicacoutinho.com.br

Instagram

Facebook

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

13 COMENTÁRIOS

  1. Meu filho tem 3 anos, ele caiu e bateu a boca, ficou muito feio, com uns dias os 2 dentinhos escureceram, estavam muito molhinhos no inicio da queda, mas agora que passou um tempo, eles estão bem mais firmes, tinha levado da dentista e ela fez o raio-x e os dentes permanentes estavam perfeitos, porém disse que teria que arrancar os de leite porque a raiz dos 2 ficaram muito escuras, meu esposo não quis arrancar, aí deixamos passar. Agora ele está com um cisto em cima dos 2 dentinhos, ele disse que doi quando aperta, quero muito levar ele de novo na dentista para fazer outro raio-x pra ver como está a situação.

    • Olá e aí o que foi feito? Estou no mesmo caso, não sei se faço canal do meu filho, se arranco, ele teve o cisto mas com um dia de antibiótico sumiu

  2. Obrigada!O dente da minha filha também escureceu devido a um pequeno trauma. A odontopediatra não indicou fazer a panorâmica para não passar por radiação tão nova, pois no exame não foi detectado grandes danos. Pediu para eu acompanhar com ela mensalmente e disse que se aparecer uma bolinha de pus na gengiva ir até o consultório. Tenho fé que o dente clareie, pois só virá o definitivo lá para os 6 anos e com a pancada pode retardar um pouco a troca de dente. Tenho muito medo dela se sentir constrangida.

    • Patricia, bom dia.
      Passaram-se tantos anos e acredito que tenha dado tudo certo com vc.
      Vc pode relatar como está hoje o seu filhote, se deu certo tratamentos, quais foram e dicas?
      Estou na mesma situação que vc esteve anos atrás.
      Obrigada

  3. oi meu filho caiu e perdeu um dente e o outro escureceu com o tempo,o dente dele ainda é de leite,minha pergunta é quando cair o dente de leite e vier o dente novo se vai crescer escuro tambem, ou vai ser normal? o medico bateu um raio x e disse que virá dois dentes perfeitos,mas tenho medo que venha escuro pode acontecer isso?

  4. Oi Dra,estou muito preocupada com a situação da minha filha. Ela tem três anose três meses,e caiu há um mês. De lá pra cá,com poucos dias fui a uma consulta. Encaminharam pra uma avaliação. A dra olhou e solicitou um raio x. Ela não deixou de maneira nenhuma fazer o procedimento. Pediu uma panorâmica. Maquei… Tentei novamente hoje. Ela se assusta e não deixa de jeito nenhum,se desespera… Voltei pra casa com ela na mesma. A Odonto disse que pode prejudicar o permanente. Que o permanente pode até nem nascer,ou nascer lá pros onze anos… Tô preocupada :( Indicou uma sedação,que seria em outra clínica… Tenho medo. O que eu faço? Ela exagerou ? pode nem nascer o permanente? Só ta escuro,igual a foto à cima. Não ta mais amolecido… O que fazer nesse caso? Não fazer nada ,deixar como está pode prejudicar muito? =/

  5. Dra,estou muito preocupada com a situação da minha filha. Ela tem três anose três meses,e caiu há um mês. De lá pra cá,com poucos dias fui a uma consulta. Encaminharam pra uma avaliação. A dra olhou e solicitou um raio x. Ela não deixou de maneira nenhuma fazer o procedimento. Pediu uma panorâmica. Maquei… Tentei novamente hoje. Ela se assusta e não deixa de jeito nenhum,se desespera… Voltei pra casa com ela na mesma. A Odonto disse que pode prejudicar o permanente. Que o permanente pode até nem nascer,ou nascer lá pros onze anos… Tô preocupada :( Indicou uma sedação,que seria em outra clínica… Tenho medo. O que eu faço? Ela exagerou ? pode nem nascer o permanente? Só ta escuro,igual a foto à cima. Não ta mais amolecido… O que fazer nesse caso? Não fazer nada ,deixar como está pode prejudicar muito? =/

    • Gesica, bom dia.
      Passaram-se tantos anos e acredito que tenha dado tudo certo com vc.
      Vc pode relatar como está hoje o seu filhote, se deu certo tratamentos, quais foram e dicas?
      Estou na mesma situação que vc esteve anos atrás.
      Obrigada

  6. Olá Dra. Lucia! Minha filha tem 3 aninhos e meio e infelizmente caiu machucando o queixinho e lábio inferior. Não houve sangramento em nenhum dentinho e nem dor. Porém, após 14 dias o incisivo superior mudou de cor (acinzentado). Foi radiografado e aparentemente está tudo ok, com retorno daqui 2 meses para acompanhar a saúde do dentinho. Porém, a odontopediatra disse que dificilmente a cor volta ao normal e também não há o que fazer quanto a isso. Fique imensamente triste e tenho receio dela sentir vergonha de sorrir quando tiver 5 ou 6 aninhos. Caso esse dente realmente não volte a cor normal, tem alguma opção com resina por exemplo para cuidar esteticamente do sorriso da minha pequena? Agradeço imensamente!

    • Fabiana, bom dia.
      Passaram-se tantos anos e acredito que tenha dado tudo certo com vc.
      Vc pode relatar como está hoje o seu filhote, se deu certo tratamentos, quais foram e dicas?
      Estou na mesma situação que vc esteve anos atrás.
      Obrigada

  7. perfeito, estou a horas na net pesquisando sobre o assunto e só vc me ajudou descreveu realmente o que aconteceu e o que eu imaginei.. mt obrigada doutora. vou procurar um dentista pra analisar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

15 coisas para saber sobre seu bebê quando ele ainda está na barriga!

  Olá moms! Quando se está grávida, um turbilhão de informações começa a nos rondar. Mas as informações que mais acreditamos...

11 erros que os pais cometem ao organizar a festa do filho

  Olá, meninas! O aniversário dos nossos pequenos é uma data muito importante para eles e para nós! Às vezes, optamos...

Saiba como preparar um suco natural para a lancheira das crianças!

  Olá! Cada dia mais estamos em busca de uma alimentação saudável, principalmente para nossos filhos. Mas sabemos que é muito...

Hiperpaternidade: um novo estilo de criação que destrói infâncias

  Olá, moms! Tudo bom? No post de hoje, trouxemos um artigo bem bacana que fala sobre a hiperpaternidade, uma nova forma...