Será que seu filho tem dislexia? Saiba tudo sobre esse transtorno!

Cuidados especiais - De Mãe para Mãe - Desenvolvimento - Educação - Saúde da Criança14/05/19 By: Renata Pires
(2) Comentários

 

Olá!

Nos dias de hoje, assim como diversas crianças são chamadas de hiperativas, muitas outras são consideradas dislexas. Mas afinal, o que é a dislexia? Quais os sinais, as causas e os tratamentos?

Para tentar esclarecer algumas dúvidas e até ajudar a busca de um diagnóstico, compilamos uma série de informações importantes sobre o assunto!

Confiram!

 

Dislexia - Just Real Moms

 

Lembrando: as seguintes informações são apenas para fins educacionais. Para obter informações específicas, diagnósticos e tratamento, consulte o médico do seu filho!
 
……………………………………………………………………………………………………………………………………………………

 

O que é dislexia?

Dislexia é um transtorno na área da leitura, escrita e soletração, que pode também ser acompanhado de outras dificuldades, como por exemplo, na distinção entre esquerda e direita, na percepção de dimensões (distâncias, espaços, tamanhos e valores), na realização de operações aritméticas (discalculia) e no funcionamento da memória de curta duração. A dislexia costuma ser identificada nas salas de aula durante a alfabetização, sendo comum provocar uma defasagem inicial de aprendizado. Não é uma doença, mas sim uma formação diferenciada do encéfalo que acarreta problemas na aprendizagem escolar, pela dificuldade em decodificar os códigos que lhe são enviados durante os estudos.

Qual a probabilidade da criança ter dislexia?

De acordo a Associação Nacional de Dislexia (AND), pesquisas mostram que de 5% a 17% da população mundial apresenta dislexia.

 

Quais os sintomas de uma criança dislexia?

O diagnóstico precoce pode ser extremamente útil. Aqui segue um resumo dos primeiros sinais da dislexia em crianças.

Geralmente sintomas de dislexia incluem:

– Desenvolvimento lento na fala

– Dificuldade em discernir direções

– Problemas para entender sequências

– Capacidade de leitura e caligrafia ruins

– Troca de letras, por exemplo, b por d, ou mesmo escrevê-las na ordem inversa, por exemplo, “ovóv” para vovó

– Poucas habilidades de organização

– Falta de memória sobre fatos não relevantes.

Estes são sinais comuns de dislexia em diversas idades.

 

Quais são os primeiros sinais?

O primeiro sinal de possível dislexia pode ser detectado quando a criança, apesar de estudar numa boa escola, tem grande dificuldade em assimilar o que é ensinado pelo professor. Crianças cujo desenvolvimento educacional é retardatário podem ser bastante inteligentes, mas sofrer de dislexia. O melhor procedimento a ser adotado é permitir que profissionais qualificados examinem a criança para averiguar se ela é disléxica. A dislexia não é o único distúrbio que inibe o aprendizado, mas é o mais comum.

A dislexia é tão comum em meninos quanto em meninas.

 

Quais são as causas da dislexia?

As causas da dislexia são neurobiológicas e genéticas. A dislexia é herdada e, portanto, uma criança disléxica tem algum pai, avô, tio ou primo que também é disléxico.

 

Tratamento:

A intervenção na dislexia tem sido feita principalmente por meio de dois métodos de alfabetização, o multissensorial e o fônico. Enquanto o método multissensorial é mais indicado para crianças mais velhas, que já possuem histórico de fracasso escolar, o método fônico é indicado para crianças mais jovens e preferencialmente deve ser introduzido logo no início da alfabetização.

Apesar de não existir cura para a dislexia, a ciência já sabe indicar o que deve ser feito para conduzir a criança com esse tipo de problema às atividades normais. Especialistas garantem que o cérebro tem enorme capacidade de se reorganizar e dar “cobertura” a essa deficiência. Para os pais, o importante é estar ciente de que ela pode ser inteligente de outras maneiras, mesmo sem ler e escrever bem.

 

Dislexia - Just Real Moms

 

Fontes: Wikipedia / Minha Vida / Pop Sugar / 10 em tudo

 

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários:Será que seu filho tem dislexia? Saiba tudo sobre esse transtorno!
  1. Avatar
    Camila Skibinski

    Existe algum exame que diagnostique este problema?

  2. Avatar
    Joana Nascimento

    boa materia parabens
    joana
    cigarro eletronico
    http://www.vaporbr.com.br

X Leia também: