Quem por aí já ouviu a frase “Se quer ir longe, vá em grupo!”? Bom, hoje trouxemos uma super mamãe falando um pouco sobre o que essa expressão tem a ver com a tão falada Sororidade!
Oi Meninas! Hoje nossa colunista – Karina Godoy – vai reforçar a importância da frase “Se quer ir longe, vá em grupo!” e também falar de Sororidade!
Nós temos ouvido muito a palavra Sororidade. Mas sabe o que significa?
Pelo dicionário:
“Sentimento de irmandade, empatia, solidariedade e união entre as mulheres, por compartilharem uma identidade de gênero; conduta ou atitude que reflete este sentimento, especialmente em oposição a todas as formas de exclusão, opressão e violência contra as mulheres. [Do latim soror, ‘irmã’ + -(i)dade.]” ~ ABL (Associação Brasileira das Letras)
E na prática?
Na prática é você não enxergar outra mulher como sua concorrente. Mulheres estão sempre se comparando, seja o cabelo, a roupa, até o status, o que tem ou não.
São muitos “acessórios” e a gente acaba se perdendo no que mais importa.
O reencontro vem quando você consegue perceber que juntas somos mais fortes – e não é mais uma frase de efeito.
Culturalmente, muitas de nós fomos criadas assim.
Muitas mães verbalizaram isso no passado: “Você é a mais linda que suas amigas”, “Sua amiga quer ser você” e isso está lá bombando no seu inconsciente.
Afinal, a princesinha não pode perder a coroa, jamais.
Se unir é entender que a outra mulher não quer roubar o seu lugar, até porque todas nós temos características predominantes únicas e um destino diferente, pode acreditar.
Então, o seu lugar sempre será seu e para entender o que é sororidade você vai precisar a lidar com seus próprios medos. Afinal, os cacos do outro não são responsabilidade sua.
Já ouvi muito de amiga frases do tipo: “Ah, mas por que ela está fazendo e acontecendo e eu não?”.
Primeiro, porque talvez agora seja o momento dela brilhar e você aplaudir.
Segundo, que existe a procrastinação e procrastinar não é preguiça em colocar seus projetos no mundo e sim medo de enfrentar coisas que você não se sente confortável em fazer.
Sair da zona de conforto, se expor, pode gerar alguns tipos de medo e zero autoconfiança.
Mas Karina, o que tem a ver a sororidade com procrastinação?
A inveja em assistir o sucesso do outro pode tirar você do eixo. Isso tem a ver com procrastinar e com sororidade, porque quando você está bem e resolvida, você também vibra na mesma energia que pessoas assim, se conectando com a sororidade.
Diante de tudo isso, será que podemos praticar mais essa palavra tão falada e escrita nos últimos tempos?
Deixe o sentimento de soror, ‘irmã’ + -(i)dade, invadir seus dias.
Afinal, se quer ir longe, vá em grupo.
Respira Calma, você não é a mulher maravilha, mas é muito maravilhosa – e eu digo isso com empatia e com a certeza de que você é mesmo maravilhosa.
Por fim, se gostou desse post da Karina, aproveite para ler também: “Sou a Barbie Girl e também posso ser o que eu quiser…” e “Relato de Mãe: Ser Mãe é se colocar em segundo plano?“.