Oie, moms!
Tudo bem?
Ansiosas para o final de semana? É melhor estarem mesmo, porque a programação que o Rio Kids preparou está maravilhosa! Vocês poderão curtir juntinho com os pequenos. Vejam!
Universo Redondo – Os Circos de Benjamim
O espetáculo infanto juvenil Universo redondo – os circos de Benjamim, com texto de Gabriel Sant’anna e direção de José Regino, revela como o circo começou, sua chegada ao Brasil e principalmente a história de Benjamim de Oliveira – o primeiro palhaço negro do Brasil. Compositor, ator e palhaço, Benjamim, nascido no interior de Minas, é considerado um dos principais artistas da virada do século XIX para o XX e responsável pela criação do circo-teatro, que despertou o interesse do público pelas artes circenses.
A Cia. do Solo, formada pelos artistas Gabriel Sant’Anna e Martha Paiva, utiliza-se de diversas linguagens como a palhaçaria, a contação de histórias, a manipulação de bonecos e a música ao vivo para encenar o espetáculo, que conta ainda com a participação especial dos músicos Mariana Serra e Lucas Torres.
A supervisão cênica é assinada pelo diretor José Regino, os bonecos são de Márcio Newlands e os figurinos e cenário são de Luisa Tavares. O espetáculo inicia sua quinta temporada no Teatro Gláucio Gill, em Copacabana, no dia 24 de setembro, permanecendo em cartaz até 16 de outubro, com sessões aos sábados e domingo às 17h.
Sinopse: Benjamim era um menino negro, filho de escravos, que um dia entrou em um circo e então algo mágico aconteceu. O circo entrou em Benjamim. E quando baixou o mastro, dobrou a lona e partiu da pequena cidade onde estava armado levou consigo um novo integrante e os seus sonhos. Universo Redondo – os circos de Benjamim mostra como o circo começou, sua chegada ao Brasil e principalmente conta a história de Benjamim de Oliveira – o primeiro palhaço negro do Brasil.
Ludi na revolta da vacina: uma odisseia no Rio Antigo
Olhar o passado e observar como ele chegou ao nosso presente abre o horizonte para sonhar com o Rio do futuro.
Um passeio ao Centro do Rio de Janeiro transforma-se em uma grande aventura quando, ao transpor o Arco do Telles, a Família Manso se vê transportada ao passado – mais especificamente ao início do século passado, quando a cidade passava por grandes turbulências, como a Revolta da Vacina e o famoso Bota-Abaixo. Esta viagem no tempo é apenas a primeira de muitas peripécias pelas quais os personagens de “Ludi na revolta da vacina: uma odisseia no Rio Antigo” passarão.
O espetáculo, que recebeu o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura através do Programa de Fomento Viva a Arte!, é dirigido por Renata Mizrahi, que também é responsável pelo texto livremente adaptado a partir do premiado livro homônimo de Luciana Sandroni (Editora Salamandra). “Ludi na Revolta da Vacina” estreou em abril no Teatro Sesc Ginástico e reestreará em 24 de setembro na Sala I do Teatro Fashion Mall, às 11h da manhã.
Temporada: Até 23 de outubro.
Carnavalzinho agita a garotada
Crianças e jovens de 6 a 17 anos vão mostrar todo o seu talento durante o Carnavalzinho. O evento faz parte da programação do 11º Carnaval das Culturas do Mundo que acontece nos dias 23, 24 e 25 de setembro, na Praça Almirante Júlio de Noronha, no Leme.
O festival infanto-juvenil contará com grupos de diversas comunidades de risco social, como, por exemplo, Cidade de Deus, Rocinha Cantagalo, Pavão, Vidigal, Tavares Bastos, Santa Marta, Serrinha, Maré e Gardênia. Além disso, a iniciativa terá a presença de jovens e crianças das cidades de Teutônia, no Rio Grande do Sul, e de Osasco, São Paulo.
Durante o show, o palco será tomado por muita dança, música e apresentações performáticas que vão destacar o folclore brasileiro e ritmos variados, como Hip-hop, Afro, Rap, Capoeira e dança em cadeira de rodas.
Organizada pela ONG Pra fazer Cultura (PRAFAC), o Carnaval das Culturas do Mundo ainda irá animar o público ao som dos sanfoneiros de Forró, com a magia da cultura cigana, a sedução do folclore árabe e com bandas de vários estilos.
No local haverá também cerca de 50 stands com artesanato, moda, arte e gastronomia, além de um espaço reservado especialmente para instituições não-governamentais e seus projetos sociais, a Feira das ONGs.
Carnaval das Culturas do Mundo
Gratuito e aberto ao público
Público: livre
Praça Almirante Júlio de Noronha, no Leme.
Datas: de 23 a 25 de setembro
Horário: das 10h às 22h.
Espaço Mundo Bita desembarca no Via Parque Shopping
O Via Parque recebe de 25 de setembro a 16 de outubro uma nova atração infantil gratuita – O Espaço Mundo Bita – que terá sua grande estreia com um super show com as personagens do novo sucesso entre a criançada.
Na Galáxia da Alegria, entre o Planeta Música e o Planeta Circo, está o maravilhoso Mundo Bita. Habitado por seres verdes super engraçados chamados Plots, o lugar é mais conhecido por ser a casa do Bita, um amigão de bigode laranja e cartola. A chegada de Bita e seus amigos será marcada por um grande show com suas canções autorais, aberto ao público no dia 25 de setembro, às 17 horas na praça de eventos. Na sequência, dia 26 de setembro, os mini clientes poderão curtir uma série de atrações no Espaço Mundo Bita, montado no mesmo local.
As atividades são indicadas para crianças com idade entre 3 e 10 anos. No espaço, elas poderão encontrar o Bita, que marcará presença nos dias 01, 02, 08, 09 e 12 de outubro, de 14 às 20h, pular na cama elástica, rodopiar no balão giratório e se aventurar no corredor de elásticos, além de mesa de oficinas e cenografia com o avião e Bita 3D para fotos.
Expo Design & Utopia dos Jogos
A exposição está em cartaz no CRAB (Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro), na Praça Tiradentes, até o dia 08 de outubro.
A exposição, que é totalmente gratuita, traz mais de 250 peças das Olimpíadas de Tóquio (1964), México (1968), Munique (1972), Los Angeles (1984) e Barcelona (1992) – ícones e referências em comunicação visual dos Jogos Olímpicos em todos os tempos.
Além de ser um ótimo programa para mostrar a história dos jogos olimpicos para as crianças, a exposição também possui objetos interativos, deixando a imaginação dos pequenos rolar solta.
Brincar com uma luva de boxe, vestir uma máscara de esgrima, construir um pictograma com palitos de sorvete, se vestir com um mexicano são algumas dessas opções de entretenimento para a criançada.