Vem aqui ler um relato de mãe que vai contar para você, o que ninguém te conta sobre a maternidade! Vale a pena conferir!
Oi Mamãe e Papais! Hoje viemos falar de algumas coisinhas, que ninguém te conta sobre a maternidade.
Seguimos constantemente falando que mãe deve parar de criticar mãe, que a sua maternidade é e sempre será diferente das outras e tudo bem! O que faz sentido para você, não fará para todas…e isso não te faz uma mãe melhor, ou pior!
Aqui no Just Real Moms, gostamos de trazer diferentes perspectivas e diferentes modos de maternar. Não queremos trazer uma visão míope de uma maternidade só, mas sim uma visão dos diferentes tipos e como todos são lindos e perfeitos em si.
Assim, você pode escolher a vontade o que faz sentido para você e sua família!
O post de hoje, é um relato da Aline Borges Pires, Pedagoga e Especialista em Gestão Educacional e Práticas Pedagógicas.
Aproveitando, se VOCÊ também tem um relato para compartilhar, mande para nós por email no Contato@JustRealMoms.com.br!
Ninguém te conta o lado “ruim” da maternidade. Isso é fato: ser mãe é lindo, mas não é lindo o tempo todo como supervaloriza a mídia.
Em alguns casos, você perde sua identidade e leva um tempo para se redescobrir, oscila entre um extremo e outro, sente-se culpada e frustrada e, no fim, descobre que ser mãe é a melhor coisa do mundo.
Todos esses sentimentos são normais, independente se é o primeiro, segundo ou terceiro filho (sou mãe de 3).
É isso mesmo: um misto de confusão e amor! E é o amor mais puro desse mundo.
Não existe uma fórmula mágica que ensinar-lhe-á a ser mãe. Somos mães sendo mães, no dia a dia, no choro e gritaria, no beijo babado e carinhoso do seu filho, “na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza”.
É como um casamento, só que um casamento em que o vínculo nunca será desfeito… um casamento perfeito! Mas como todo casamento, tem seus altos e baixos…
Tem dias que eles estão calminhos; outros, ficam mais agitados; e, também, tem o dia que testarão toda a sua paciência e talvez você queira sumir. Não se preocupe! Faz parte do “casamento”. Isso é ser mãe!
Respire fundo, conte até 10, até 100, se precisar até 1.000. Dê uma pausa, às vezes, só precisamos de 10 minutinhos… E não se sinta culpada! Tenho certeza de que está sendo uma ótima mãe.
Quer saber?! Já dei papinha pronta para meus filhos e nem por isso sou menos mãe que as outras ou uma mãe ruim.
E tem mais: depois que retornei ao trabalho passaram a usar leite de fórmula na MAMADEIRA, chupam CHUPETA e são super saudáveis. E mesmo assim me considero uma ótima mãe.
Então, se precisar, pare, relaxe, dê um tempo, deixe o bebê com o pai, com os avós, com uma babá ou com quem você confie e vá respirar ar puro, fazer as unhas e o cabelo, dar uma voltinha, ir às compras, comer, ver um filme, maratonar uma série ou simplesmente tomar um banho mais demorado, não importa o que queira fazer, desde que te faça bem e não prejudique ninguém.
O importante é que saiba que todas, em algum momento, vão precisar de um tempo e tudo bem, porque somos boas mães e merecemos um descanso e não importa o que digam, pois só entende a situação quem já passou por isso.
Muitas pessoas querem te ensinar a ser mãe, acham que sabem o que é melhor para o seu filho. Mas não sabem!
Por que praticamente ninguém te pergunta se você está bem ou se precisa de algo?!
Sua mãe, se a tiver ainda, vai te ajudar com certeza. Infelizmente não tive essa sorte.
Mas, tive a sorte de ter alguém do meu lado que está pronto para o que der e vier e sempre que preciso posso ter o meu tempo.
Espero que você também possa ter o seu tempo.
Para ler alguns outros relatos de mães, confira: “Relato de uma Mãe: Vegetarianismo na infância“, “Como iniciar com os filhos a tão temida conversa sobre sexo?“, “Acredite, a Esclerose Múltipla não foi a maior dor que eu enfrentei!”
Por: Aline Borges – @alineborges_p