O que fazer quando a criança não quer obedecer? – por Carla Poppa, psicóloga

De Mãe para Mãe - Dicas dos especialistas - Educação - Psicologia20/11/18 By: Carla Poppa
(87) Comentários

 

Olá, mamães! Tudo bem?

 

O post de hoje foi escrito por nossa parceira, a psicóloga infantil, Carla Poppa. Achei a matéria muito interessante, pois ela trata sobre como lidar com aquela fase em que os nossos filhos só sabem dizer “NÃO”!

 

Alguém está passando por isso? Então vale a pena ler!

Beijos

 

………………………………………………………………………………………………………………………………

 

 

Conflitos do dia a dia: o que fazer quando a criança não quer obedecer?

 

Você fala para colocar o sapato vermelho e a criança quer colocar o branco; é hora do banho e ela quer continuar brincando… Esses tipos de situações fazem parte do dia a dia de pais e filhos e geram confrontos entre o que é imposto para a criança e o que ela quer fazer. A forma de lidar com esses impasses, porém, ainda causa muitas dúvidas. Os pais sabem que sempre atender aos desejos da criança pode fazê-la acreditar que tudo gira ao redor de suas necessidades e desejos, por outro lado, impor regras e limites de maneira muito dura e rígida provoca na criança a experiência do “amor condicional”, ou seja, ela assimila a ideia de que se for desobediente corre o risco de “perder” o amor dos pais.

 

Assim, esses dois extremos devem ser evitados, o que deixa claro que é preciso encontrar uma maneira que represente um meio-termo entre esses estilos de lidar com os conflitos do dia a dia. Um caminho possível para se alcançar esse equilíbro (no qual a criança pode aprender com as experiências em que seus desejos não são atendidos, sem acumular mágoas na relação com os pais por se sentir injustiçada ou incompreendida) é o diálogo.

 

 

Captura de Tela 2013-07-22 às 23.04.42

 

 

Quando existe uma via de diálogo estabelecida na relação dos pais com seus filhos, a criança sente que existe um lugar para expressar seus sentimentos, desejos e opiniões. E, principalmente, ela se sente protegida porque do outro lado estão pais que têm a capacidade de discriminar se o que ela deseja fazer é algo que contribuirá ou não para o seu bem-estar e desenvolvimento. Para tanto, quando os pais falam o que precisa ser feito e a criança argumenta, é importante ouvir o que ela tem a dizer, respeitar o seu ponto de vista e ter paciência para explicar o sentido do que está sendo imposto, de um modo que ela possa entender que se trata de um cuidado. Por exemplo: “Você precisa ir dormir agora, senão amanhã você acordará cansada”. No dia seguinte, quando ela estiver bem disposta porque dormiu cedo, é importante recordá-la: “Está vendo? Você está se sentindo bem porque foi dormir na hora certa”.

 

Cabe ainda avaliar se o que a criança deseja fazer pode ser atendido ou não. Existem situações como, por exemplo, quando a mãe escolhe a roupa do(a) filho(a) e ele(a) expressa seu desejo de se vestir de outra forma. Dependendo da idade da criança, o desejo dela pode prevalecer. Em outras situações, como quando a criança está entretida em uma atividade e é hora do banho, é possível negociar e combinar quanto tempo ela ainda poderá se dedicar à sua atividade antes do banho.

 

Ou seja: quando a via do diálogo está estabelecida, os pais têm o exercício constante de discriminar as situações nas quais as regras devem ser impostas, aquelas em que as imposições precisam ser cumpridas, mas podem ser negociadas, e aquelas situações em que o desejo da criança pode prevalecer.

 

Essa forma de lidar com os conflitos do dia a dia pode ser cansativa, porém, reconhecer e respeitar as necessidades e os desejos da criança – mesmo quando estes não podem ser atendidos – é uma forma de educar que permite espaço para que não apenas desejos sejam compartilhados, mas, principalmente, sentimentos e experiências. Quando o diálogo se estabelece, a criança conhece o caminho pelo qual pode encontrar a outra pessoa. Por isso, no diálogo, a criança nunca está sozinha.

 

Carla C. Poppa

CRP: 06/69989

Psicóloga clínica

http://carlapoppa.blogspot.com

 

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

87 Comentários:O que fazer quando a criança não quer obedecer? – por Carla Poppa, psicóloga
  1. Avatar
    Virgínia

    Olá Ju!

    Gosto tanto dessas dicas que nos ajudam na difícil tarefa de educar os filhos. Recebo aqui o apoio que às vezes não encontro na família e nos amigos. Minha filha vai fazer um aninho dia 01/08 e já entende quando eu falo para não mexer em alguma coisa, ela tira a mãozinha e vem para o meu colo. Aí escuto as pessoas falarem: Ah! Deixa…” e sempre respondo que se não pode, não pode. E ela está aprendendo. Claro que algumas vezes ela não obedece, rsrsrsrs…
    Beijo!

    • Avatar
      Juliana

      OI virginia, fico muito feliz em poder te ajudar! SE precisar de algum tema específico me avisa, ok? Beijos

      • Avatar
        Tatiana

        Oi Ju! Tb gostei do post! Aproveitando que vc falou em outros temas… minha filha tem 1 aninho… vc teria como dar dicas de como agir qdo a fralda noturna fica sempre vazando? Já usei diversas marcas, vivo trocando pra testar, troco tamanhos… mas ultimamente, invariavelmente, todo santo dia vaza… não sei mais oq fazer! Se puder, me ajuda!

        Obrigada!
        Bjus!

    • Avatar
      Lauriane De Alecrim

      ola ju td bm? eu nao.sei mas oq fazer tenho dois filhos um de dois e uma de 5 , a minha filha nao me obedece mas nao por mal ela eh mto desligDa nAo ouve oq eu digo eles brigam de se machucsr els tem mto ciumes dele nso sei oq faço , obg.

  2. Avatar
    Juliana

    Adorei o post Ju, muito interessante e é um ponto importante este de obedecer, estabelecer as relações, dizer não..enfim…..e tiro a conclusão que nada melhor do que o dialogo! Sempre!!! Bjs

    • Avatar
      Juliana

      Ju,o diálogo é sempre o melhor caminho! Sem duvidas. Beijos

    • Avatar
      Samanta Alves

      Oi sou Samanta e estou tendo trabalho c meu filho de 11anos eu trabalho 24 por24 e ele deu uma piorada na escola e n faz as tarefas q deixo p ele.álbum m de algumas mentiras q percebo as vezes estou sem saída isso está afetando minha saúde por favor me ajude.

  3. Avatar
    Joilma

    Tive outro filho que agora esta com 03 meses. Desde sua chegada o mais velho de 04 anos esta impossível, não obedece a ninguém. Esta muito dificil. Estou com medo, fico muito chateada com ele e acabo deixando que ele vá ficar com os avós, mas isto esta me matando.

    • Avatar
      Juliana

      OI Joilma, seu bebê ainda está muito pequeno, daqui a pouco tudo se ajeita novamente, você vai ver! Minha bebê esta com 5 meses e agora tudo está mais fácil. Beijos

  4. Avatar
    fran

    meu filho tem 4 anos e sempre quer q seja do jeito dele,ja tentei conversar,e na maioria das vezes tenho q recorrer pro grito ou palmada..o q faço me sinto mal por isso…

  5. Avatar
    Lice

    Olá, minha filha tem 6 anos , ela é muito nervosa e também exigente, quer colo quer as coisas tudo do seu jeito mas sempre disse não quando necessario ela chora, rateia e fica com raiva de mim para me convencer, mas ela me tira do sério quando começa a me provocar tipo você é feia gorda, chata, horrorosa e assim por diante o que fazer estou muito estressada com seu comportamento e segundo os professores é uma ótima criança na escola mas é muito agressiva comigo e com o pai tambem, será ciume por causa da irmã mas tratamos as duas iguais e tambem diz que não gostamos dela.

  6. Avatar
    Vanderlei Brito

    sou vice diretor de uma Escola e tem um aluno que não obedece, parece que ela quer contrariar de propósito. Ele mora com a avó em uma cidade diferente de sua mãe.Peço sua ajuda para lidar com a situação.

    muito obrigado

    • Avatar
      Julia

      Amei a dica Obrigado pela ajuda

  7. Avatar
    valquiria

    tenho um filho com 20anos do meu segundo casamento meu marido tem 3 filhos uma adolescente d 15anos,um menino de 8anos da primeira relação.tem mais um menino d 6anos do segundo relacionamento.é complicado ele sempre aderiu as vontades do caçula e estamos tendo problemas com ele hj e depois d tantas discussões ele ta mudando o seu comportamento com eles principalmente com os meninos q no momento é q esta gerando conflitos.o menino d 8anos é birrento,s as coisas não sai da maneira dele tem ataques d esterismo é uma situação complicadissima e o menino d 6anos é teimoso tb mais s falarmos mais serio com ele,ele obedece o q ja não acontece com o mais velho.não sei qual a minha posição em relação as crianças,tento deixar d lado somente pro pai tomar conta,mais maioria das vz eles ficam somente comigo e qdo o pai ta em casa vai fazendo as vontades das crianças pra não s estressar ate chegar a um ponto q ele msm não aguenta e m chama.gostaria q m ajudasse pra q eu pudesse ser mais eficiente aqui em casa e ate q ponto posso interferir sendo q eles m obedecem mais q o pai.e outra meu filho tbm cria casos com eles parecem q tem a msm idade.vivo em uma linha d fogo e preciso d ajuda.obrigado…..

  8. Avatar
    tatiele munhoz

    oi gostei muito do que li mas to passando um bom pucado com meu filho de 5 anos e gostaria de receber ajuda

  9. Avatar
    GabiLima

    adorei as dicas, tenho muitos problemas em relaçao a esse assunto e o post vai ajudar bastante. 🙂

  10. Avatar
    Cristina Amorim

    Adorei! Irei usá-la e muito em sala de aula <3

  11. Avatar
    Alda Moiane

    Gostei muito da materia. So quem tem criancas entende muito bem o que esta dizendo. bjns

  12. Avatar
    fabiola

    Ola
    Meu filho esta exatamente nessa fase, quer escolher tudo. Teima em colocar as mesmas roupas…que as vezes estão ate sujas…. Difícil….as vezes não sei o que fazer…

  13. Avatar
    luana

    Oi meu nome e luana a filha do meu esposo morra comigo a quatro anos ela tem sete anos eu falor com ela uma treis vezes ela nao mim obedecer o quer eu faso o meu esposo nunca bateu nela ele so conversa nao adianta nada poder mim da uma ajuda

  14. Avatar
    Angélica

    Então, o diálogo é sempre a primeira tentativa, mas as vezes essa via não funciona, para estes momentos, que são os mais difíceis, não havia nenhuma dica no texto.

  15. Avatar
    Vanessa gomes

    Essa dicas sao otimas, meu filho vai fazer 3 aninhos e e filho único mas ainda esta na fase de mecher, digo pra ele desde de pequeno que nao pode, mas nao surgiu muiro efeito, alem do mas ainda que usar fraldas. E muito genioso, continuo tentando, mas sempre paro e esculto o que el tem adizer, mas e uma otima crianças feliz e sorridente.

  16. Avatar
    franciele

    Olá tudo bem?? Eu adoro esses post sempre nos ajuda. Mais estou nessa fase tenho um filhos de três anos e meio e uma bebê de 10 meses. Trabalho todos os dias a noite. E no finais de semana chego só de madruga em casa então meu menino fica com meu marido e minha bebê fica com a minha prima . Meu menino Ele é muito e stressado desobediente. Eu falo com ele não adianta ele me responde não respeita eu e bem meu marido pai dele. Mais quando eu e nem o pai dele está por perto ele obedece até parece outra pessoa minha mãe fala que quando nos estamos perto ele se transforma. Não adianta bate chama atenção não adianta nada você acaba de fala com ele e vai e faz aquilo que você falou para não fazer. Não sei mais o que eu faço. Nessa situação o que é melhor? ?

  17. Avatar
    Juliana

    Oi e quando for com alunos em sala de aula como devo agir?

  18. Avatar
    Lia de Paula Moraes

    Carla, divulgo o meu livro infantil JOÃO AGITADÃO que foi editado pois o texto havia se mostrado bem útil para as crianças hiperativas.
    Grande abraço, Lia

  19. Avatar
    Marla

    Olá Dra Carla

    Sou professora no contra turno de uma turma de 22 alunos, aonde estou encontrando dificuldade em mantê-los quietos para ser mais exata são uns 5 a 6 alunos que não respeitam, não param um minuto quanto mais peço silêncio mais eles falam os colegas pedem silêncio e nada. Já pesquisei a vida destas crianças q tem 8 e 9 anos são crianças com bastante problemas familiares pais separados, mãe solteiras. Eles falam palavrões o tempo todo e brigam muito se agridem fisicamente quando não fazem com colegas que estão quietos.
    Já dei muito amor e carinho para eles, tive muita paciência mas estão cada dia pior. O que eu poderia fazer para melhorar esta situação????????
    OBS: Estas crianças vão na aula normal no período da manha e vem a tarde para está “escola” aonde trabalhamos atividades (projetos) diversos com eles.

  20. Avatar
    Chris

    Tudo é subjetivo…
    Sempre fui educadora e depois mãe q pauta a conduta no dialogo e respeito.
    Vivi ocasiões em que lidei com graves conflitos em escolas…
    Mais tarde, um filho único, desenganado com aplasia de medula… Mas tudo deu certo.
    Hoje tenho um filho do coração.
    Nenhum diálogo resolve…as tentativas de ouvi-lo e explicar os porquês, nunca dão certo. Ele não aceita nada. Reclama de tudo e o que faco é dar amor e mais atenção… Mas ele não pode ficar num parque sozinho… Nem na escola… Nem em lugar algum.

  21. Avatar
    giselle

    Muito boa a materia adorei porque acredito que principalmente nos maes que somos os dois mar e pai foi bem explicativa e positivs a materia.Adorei.

    • Avatar
      Michele Reis

      oi Ju, minha filha tem apenas 3 anos e meio e tem sua opinião própria em td que vai fazer, difícil mudar as ideias dela, ela sempre tem argumento pra td e o não nunca é o limite para ela, no inicio isso me deixava muito estressada, mas hj vejo que essa é a personalidade dela e tenho que saber como lidar com essa situação pq afinal ela não passa de um bebê. Como vc pode me ajudar? Desde já agradeço

  22. Avatar
    Flávia Carron

    Maravilhoso o texto!! Adorei!!!
    Gostaria de um Help… tenho gêmeos um deles sempre pega o brinquedo do outro. É só pegar um brinquedo, que ele vem e rouba. Agora, está também dando tapas no irmão. Nessa situação, eu intervenho e corrijo ele. Mas não sei ate que ponto devo interferir nas duas situações para que o irmaozinho não fique tão inerte e acabe não se defendendo sozinho… me ajuda???

  23. Avatar
    Fabiana

    Meu filho tem 3 anos, não obedece, fomos ao shopping deixamos ele nesses espaço onde tem brinquedos e pessoas para vigiar as crianças, 30 minutos depois ligaram para ir busca lo pois ele não obedecia as moças.
    Ele chorou fez pirraça,aquele escândalo, na mesma hora viemos embora, mesmo depois de mas d 1 hr, ele ficou emburrado,triste Ficou sem Assistir Desenho, mesmo pedindo disse não, ele chorou na primeira vez, pediu várias vezes disse não e acho q entendeu.
    O que fazer quando faz pirraça, pula se joga no chão no meio da rua?? Fiquei morrendo de vergonha, no meio das pessoas não sei o q fazer..

  24. Avatar
    marilene santos

    boa noite tenho uma filha de 1ano e 4 meses ela é muito agarradinha comigo quando o pai tente disciplinar ela ela não aceita e faz aquele escanda=lo .como fazer com que ela obedeça o pai também;

  25. Avatar
    Antonio Carlos de Souza Junior

    o que fazer quando uma criança de 6 anos não obedece,e costuma reagir com choro e agressividade.
    minha noiva tem uma menina de 6 anos, só que ela é demais, não obedece, faz pirraça, é bocuda (não de falar palavrões) chora por tudo, tudo mesmo, e mente entre outras coisa, etc… e na maioria das vezes minha noiva briga com ela por ela ter feito algo errado ou oque não se deve ser feito, e ela a criança parte pra cima dela empurrando minha noiva e faz birra bate faz cara feia, e já não sabemos mais oque fazer, não adianta conversar, deixar de castigo e muito menos bater dar palmadas.

    espero que nos ajude

  26. Avatar
    nilza

    O meu filho esta muito desobediência não. Sei mais o que fazer.

  27. Avatar
    adriana marchi

    Meu filho tem tres anos! Desde bebe sabe o que quer,chora muito principalmente se deseja algo.tudo que peço a ele me diz nao.so pra me contrariar, tem o genio muito forte e as vezes tenho vontade de sumir.sera que é fase? Mas lembrando ele é assim desde bebe…

  28. Avatar
    Ana Lúcia

    Oi Juliana estou com um problema com meu filho de 9 anos . Ele não copia matéria na escola, mesmo dormindo cedo, dorme na escola, não quer fazer lição,enfim. Notas péssimas. Se vc puder me ajudar com alguma coisa agradeço. Bjos

  29. Avatar
    Eunice C.Paranhos

    Sinceramente,cada criança, cada pais, uma realidade diferente. Em primeiro lugar ser pai ou mãe exige maturidade para resolver os problemas no dia a dia.Logo, a experiência de um não se aplica a do outro, é preciso conhecer bem seu filho, observá-lo constantemente, assim descobrirá que atitude tomar. O importante é que a criança confie no seu pai ou mãe, porque assim facilita obedecê-los.A criança entenderá como um pedido de quem a ama e quer o seu bem e não uma ordem de quem não a entende.Mas, conhecer outras situações que outros pais passam também enriquece a maturidade de qualquer pai ou mãe. às vezes é difícil lidar com crianças, pois elas tendem a impor suas vontades,porém com ternura e um pouco de autoridade faz a criança entender que o adulto manda porque lhe quer bem.

  30. Avatar
    ivanna silva

    Gosto muito dessas dicas, faço Pedagogia mais as vezes fico muito perdida . minha filha fez agora em Janeiro 5 anos, mais é uma criança muito despachada, é aquilo ponto final.

  31. Avatar
    cintia

    Concordo plenamente Parabens

  32. Avatar
    Marisa

    Ola sou a amarisa e nao sei mais o q fazer m3u filho ao tem 3 anos e esta imposivel lidar ckm ele ele me responde de forma co o se fosse adulto me enfrenta de forma supriendente q fico muito chateda eu ja acordo e durmo extresda com ele pq o nosso convívio esta ficando pior a cada dia eu estousofrendo muito e ele tbm preciso muito de ajuda e nao sei o fazer por onde ckmecar

  33. Avatar
    MARIA LOVISI NICODEMO

    AMEI AS DICAS MUITO OBRIGADA.

  34. Avatar
    Eliana

    o meu filho Guilherme e muito malino i ta desobidiente na escola ja nao sei mas o que faser por favor mi ajuda eli tem 5 anos

  35. Avatar
    eunice

    Nossa minha filha tem 5 anos e não me obedece, estou muito estressada não sei mais o que fazer, sou divorciada e qdo ela vai pra kz do pai volta muito rebelde,xingando e gritando, não sei mais o que fazer pois já pedi varias vezes para ele corrigir e ensinar mas não esta adiantando! o que posso fazer para ter uma boa convivência com minha filha enquanto ela esta comigo?

  36. Avatar
    yasmin

    ola tenho dificuldade de lidar com meu filho pois todos tratavam como bebe e hoje ele tem irmao de 1ano e 4 meses faltam 2 meses para conpleta 5 anos quando ele nao faz o que mando fico brava e logo grito com ele nao consigo me controlar ai ele comeca a chora e mando fica queto ele nao fica e acabo dando com o chinelo na bunda dele depois me sinto tao culpada que me acho uma tao crueu com ele que nao consigo durmi as vezes choro muito ja tentei para de briga e grita pois quando era so ele tinha mais paciencia e hoje me estouro por mada quando vejo que estou errada pesso desculpa pra ele e ele abre um sorisso tao lindo que fico com mais culpa ainda mao sei mais como lidar com ele acho que porque sou nova tenho apenas 23 anos e sou esplosiva as vezes meu marido fala que sou bipolar pois muitas das vezes to brava derepente tou dando risada ou tou feliz e do nada fico tao magoada que choro muita das vezes sem motivo ou por uma coisa tao pequena quem puder me ajudar trocando email fico grata mais janao sei como lidar e sei que to fazendo todos sofrerem

  37. Avatar
    beatriz

    oii bom dia precizo de ajuda meu filho da rebelde na escola nao sei oque fazer oque fala ccom eli se possilvel mim chama no zap 557799501697

  38. Avatar
    vdeswcggy

    agete nao pode fic com rava das mae poque ela fais fata quoda agete foge agete ne liga maisnoa fudo quado o mudo sacaba las vau rega muito prajete

  39. Avatar
    ariana

    Gostei,vou clocá-las em prática.

  40. Avatar
    Eliana

    meu filho que tem 6 anos esta passando por tantas coisa na escola que nao sem mas o que fasso sao muitas recramasao sem sentido. no meu tempo quem mandava na sala de aula era o professor hoje estou lidando com uma professora que com muito respeito mas tem uns modos que nao aprovo, lidar com crianca nao e fasso mas ela grita ,fofoca por nada so sei que ja ate batir no meu filho.Aqui em casa nao tenho probrema com ele mas todos os dias que chega da escola envez di reseber com abraso resebo meu filho com bronca

    • Avatar
      Nielma

      Estou do mesmo jeito, meu filho tem 6 anos, e moro a um ano no interior do Pará. Aqui não tem muito assistência, as vezes acha o que ele é super ativo. Mas tb não gosto como a professora se dirige a ele. Não sei mais como ajudar meu filho. Tem dias quem consigo conversar , sei que o comportamento dele não está certo, mas as vezes fico logo estressada e acabo brigando com ele.

  41. Avatar
    tatyane

    eu gostei muitooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

  42. Avatar
    adivania

    meu filho tem 3 anos e e muito agressivo.eu falo com ele mas ele nao obedece a ninguem agente fala con firmeza mas nao da geito ele simplesmente cai no chao e derruba tudo q ver vou tentar consola.lo nao quer consolo so quer sair correndo para a rua.nao gosta de brincar com outras criancas estou desesperada me ajudem

  43. Avatar
    Eleonora

    Meu filho de 5 anos me pede para não ir à escola e agora não quer se encontrar com os coleguinhas para brincar….preferindo ficar em casa na cama com o tablet ou desenhando ou brincando com seus brinquedos, prefere ficar em casa com o pai , algumas vezes deixando se ir a uma festinha de aniversário de um coleguinha ! Estou muito preocupada, o que devo fazer ?

    • Avatar
      Paulo Poleti

      Poleti

      meu filho de 1,5 anos não gosta de ouvir a palavra “NÃO”…logico no bom sentido, ele tem uma reação estranha,ele vai ate a parede e começa a bater a propria cabeça na parede ,ou no chão,porem não com força mas tambem se joga para traz não se importando onde esta…estamos preocupados com essa reção dele.

      o que devo fazer.?

  44. Avatar
    MinhaFestaPreferida

    Gostei muito da matéria. Eu compartilho aqui http://www.paisefilhos.com.br/especiais/seminario/como-fazer-seu-filho-te-obedecer-na-primeira-vez-que-voce-fala/ algumas dicas de minha experiência que funcionam comigo. Espero que te ajudem também

  45. Avatar
    MinhaFestaPreferida

    Gostei muito da matéria. Eu compartilho no meu blog algumas dicas de minha experiência que funcionam comigo. Espero que te ajudem também.
    http://www.minhafestapreferida.com.br/wp/filho-nao-obedece-4-dicas-para-mudar/

  46. Avatar
    anonimo

    é muito difícil educar. e não está ficando mais fácil com o tempo. Meu filho fez 7 anos e apesar de já estar frequentando psicologa ha um ano, agora resolveu se expressar na base da ameaça. outro dia, o pai tomou o game dele porque ele não queria ir almoçar e ele simplesmente pegou uma tesoura e colocou no próprio pescoço, visivelmente frustrado e irritado. eu não sei mais o que fazer. fiquei completamente sem reação.

  47. Avatar
    LUZINEI MARIA

    VOU FAZER OQUE VC EXPLICOU

    • Avatar
      LUZINEI MARIA

      BOA TARDE TENHO 3 FILHA MAS A MAIS VELHA ESTA FICANDO MUITO DESOBEDIENTE ANTES ELA NAO ERA ASSIM OQUE DEVO FAZER

  48. Avatar
    Maria Patricia Carlos Felix Da Costa

    bom dia eu estou a passar alguns problemas na minha vida no meu casamento e o meu filho acho q esta a viver o meu problema ele ja nao quero ouvir ninhem so tem 11 anos nao respeita,esta rebelde e responde muito nao em casa e na escola,tem muitas resposta a dar ao mas velho quero uma ajuda como educar ele.e respeitar os adultos obrigado.

  49. Avatar
    Maria Patricia Carlos Felix Da Costa

    PRECISO DE UMA AJUDA PARA DICIPLINAR O MEU FILHO ESTA MAL CRIADO E NAO TEM RESPEITO DOS ADULTOS POR FAVOR ME AJUDA

  50. Avatar
    Luis chirindja

    Eu tenho um filho de 15 anos e ta a madar muito trabalho ele nao quere estudar so quer brincar, e falo com ele todos os dias mas ele não muda e procura sempre ter amigos que não velem com atitudes feias e eu como pai ja não sei oke fazer com ele eu ja lhe disse que este ano não quero nem ovir que ele chombo mas mesmo assim ele não fica precupado com isso .

  51. Avatar
    Luis chirindja

    Peço ajuda pra poder por o meo filho no caminho certo,as vezes faço exemplos dos amigos que se dedicam na escola e ele tabom mas em seguida faz mesma coisa as vezes acabo lhe dado algumas tareas e ele melhora e depos volta na mesma situação

    • Avatar
      Leticia

      oie Boa Tarde,também estou tendo muita dificuldade na criação do meu filho na escola,e até mesmo dentro de casa,ele gosta de chamar a atenção em tudo,não presta atenção nas aulas,cada dia uma reclamacão diferente,confesso que estou muito preocupada com o crescimento dele,se puder me dar umas dicas ficarei muito agradecida.

  52. Avatar
    Maria Fernanda

    Oi Ju, tudo bem? Adoro seu blog e sempre leio suas postagens. Tenho um filho de 2 anos e 10 meses muito esperto e ativo. Minha preocupação é que ele tem apresentado alguns comportamentos que se repetem de forma ritual e ele não aceita fazer diferente. Por exemplo, ao acordar ele tem que pegar os calçados de todos da casa para colocar em frente a porta e ele que tem que entregar para cada um calçar na hora de sair… ou na hora de sair do carro, o pai que tem que abrir a porta e tirar ele da cadeirinha… ele quer fazer de uma determinada forma e do jeito dele se não é choradeira na certa. Será que devo me preocupar mesmo? Como devo intervir pra ensiná-lo que está tudo bem se hoje fizermos diferente (até por que temos que trabalhar e chegar na hora certa).

  53. Avatar
    marcio

    Ola!!

    Lu minha filha esta com 2 anos e meio quando peço pra ela jogar a sua fraldo no lixo e joga normal quando peço pra acender e apagar a luz também faz mais muitas vezes demora pra olhar quando chama seu nome e quando olha da risada e quando vc chama a atença o também o que fazer ela esta falando os nome dos bichos fala de 1 ao 20 mais esta bem arrolado as palavras e normal estou preocupado obrigado

    • Avatar
      marcio

      Me desculpe Ju coloquei lu abraços

  54. Avatar
    Rafaella

    Nao estou suportando mais estou stressaea ao extremo to quase enlouquecendo.peço ajuda a vcs porfavor nao sei mas lhe dar com a situaçao..me addc 988565510 zap

  55. Avatar
    Juliana

    Olá!
    Gostei do seu post, ajudou bastante. Eu gostaria de saber se quando o que a criança quer e o que ela precisa realmente está em jogo. Por exemplo, quando está frio ela não quer se agasalhar e quando está calor ela quer se “encher de roupa”? Parece que ela quer contrariar a todos os pedidos. Não passa sequer um dia sem que essa criança não crie um motivo para contrariar seus pais. O que isso tudo representa? O que se pode fazer a respeito?

  56. Avatar
    Kesya

    Olá Drª Carla!
    Muito bom seu artigo; gostaria de relatar meu caso: meu filho está com seis anos e sempre foi muito difícil de me obedecer, mas ultimamente, está incontrolável, ele quer fazer tudo na hora que ele quer, não aceita parar a brincadeira para fazer lição ou jantar, ou tomar banho… Eu às vezes faço como você cita no artigo, concedo mais uns minutinhos na brincadeira antes dele ir fazer suas obrigações, mas, cada vez que abro espaço para adiar as tarefas, depois ele quer adiar mais e mais, e nunca saímos desse círculo vicioso, até que eu perco a paciência e acabo dando umas palmadas, acompanhadas de gritos.. estou muito cansada, esse comportamento dele está muito difícil de contornar… se você tiver alguma dica sobre um outro caminho, agradeço!

  57. Avatar
    geovana

    oi
    bom dia

    não sei mais o que fazer…
    Minha Princesa tem apenas 1ano e 10meses, mais ela é mto impulsiva, pois as vezes do nada ela bate nas crianças, não só em crianças ate em adultos as vezes isso acontece. As vezes a pessoa chega pra agradar Ela e Ela levanta a mão pra da nas pessoas, qndo n emburra outra pessoa. Gostaria mto de sua Ajudo.

  58. Avatar
    luana

    eu duas filhas que não querem obedecer

  59. Avatar
    luiz

    quero sugerir um tema que faz parte do meu dia a dia.

  60. Avatar
    cristina

    ai meu deus ja nao aguento mais essa criança no dia ela fas tudo perfeito no outro dia ela fas tudo errado ai eu pergunto filha o que aconteceu ela fala com cinismo que esqueceu todos os dias.

  61. Avatar
    Denize

    Ola tudo bem sou mãe de dois filhos uma menina de 5 anos e o menino de 4 anos e preciso de uma orientação, o meu filho aprendeu falar palavrões ori veis daqueles que você quer se esconder na ora que ele fala,eu perguntei com quem ele aprendeu ele falou que e com os meninos da rua,eu falo:pra ele que é feio que a criança fica feia e que as pessoas não gostam de criança que falam palavrões, e ainda tem mais ele mais a irma não sabem brincar eles brigam muito e não me obedecem ela mesmo não sabe o significado do não. o que devo fazer.

  62. Avatar
    ANDREA ALCANTARA

    BOA TARDE!! PEÇO ORIENTAÇÃO TENHO UMA FILHA MUITO SENSIVEL,MEIGA NO COLEGIO NA IGREJA MUITO QUERIDA ,MAS EM CASA PULA NO SOFA,DESAFIA OPAI ME CHAMA DE GORDA,FEIA E QUER ME BATE ,POR QUE ISSO ACONTECE SE DAMOS CARINHO,NAO POSSO FALA NADA QUE CONTRARIA QUE EMPACA.MAS GRAÇAS A DEUS QUE NO COLEGIO NA RUA É QUERIDA MAS GOSTARIA DE UMA ORIENTAÇÃO PARA MELHORIA DE COMPORTAMENTO EM CASA,MANDA UM EMAIL AGUARDO..

  63. Avatar
    Fabio

    Mas o castigo a inda e valido. Poresenpro copia e bom pro castigo?

  64. Avatar
    Fabio

    Mas o castigo com copia e bom para criança que não quer obedece?

  65. Avatar
    taylor swan

    As dicas são muito boas, mas tem os pais tem impor limites conversar sim, o que adianta então, tem que dizer não também, se não fazem o que bem entenderem. se tornam mal criadas

  66. Avatar
    Amanda

    Oi Ju!

    Me ajude! E o que fazer quando diálogo não é possível? pq a minha filha de 3 anos quando é contrariada chora e grita muuuuito, mesmo tentando acalma-la não funciona, ou seja ela não me ouve e nem consegue me falar o q está sentindo, ela só chora descontroladamente. me dê uma Luz?

  67. Avatar
    Raimundo Gomes

    Criança tem que ser tratada com respeito e carinho mas não se negocia com elas e sim impor regras sobre elas explicando oq e certo e oq e errado, nos dias de hoje so existe um caminho o castigo sou contra o castigo de bater porem as regas tem que ser estabelecidas pelos pais e não por elas as crianças…

  68. Avatar
    Joyce Cristina

    Infelizmente comigo não ajudou, minha filha está pra fazer 11 anos, e tudo que peço é não quero fazer, não quero estudar, ou se não deixou sai batendo o pé ou responde mal etc.
    Em casa temos colocado 10 regras que não a conversa, e não a nada que anule as regras, mas são regras básicas de convivência como: 1) Manter a casa arruma ex: tirou, coloque de volta ,sujo limpe; 2)Não falar palavrão; 3)Cumprimentar e se despedir ex; Bom dia, boa tarde e boa noite, até mais, até logo; 4)Falar sempre com respeito, direito, prestando atenção e ouvir; 5)Sempre dizer “por favor” ao pedir as coisas e “obrigada”; 6)Aprender a pedir desculpas. 7)Comer educadamente e sem resmungar; 8)Ajudar com as tarefas domésticas. 9)Evitar o desperdício. 10)Ser grato.
    e tem o porque das regras.
    Algumas ela cumpre ok, mas outras não, como colaborar com a limpeza da casa ou manter as coisas dela organizada, não fala em alto e bom tom para ser ouvida, só resmunga, é malcriada e sai batendo o pé ou chorando, acontece que sempre foi obediente e agora tá dando a doideira nela, só pode.
    Ela já perdeu, tv, Netflix, acesso ao celular, youtube, dormir na casa das avós dela.

    To ficando sem opções do que fazer, vou tirar o colchão ?

    o texto infelizmente não me ajudou.

  69. Avatar
    Nathalia

    o que fazer quando a criança não fala ainda? Não dá pra dialogar. Estou repetindo 350 vezes pra minha filha não jogar os brinquedos (falo todas com toda calma do mundo) mas todo dia vou dormir chorando pq ela repete 351 vezes tudo que peço a ela pra não fazer. Já tentei dar ordem, já tentei conversar, já tentei deixar de castigo, já tentei não fazer nada, na atual conjuntura estou pensando em me matar por que sou um lixo de mãe e deixá-la para os meus pais criarem pq eles pelo menos foram capazes de me fazer falar, entender e obedecer. Alguém com alguma sugestão que realmente funcione?

  70. Avatar
    Aline

    Olá ! Meu nome é aline tenho gemeos de cinco anos eles estão numa fase que perdi o controle não obedecem respondem para as professoras e para ajudar estão deixando a turma da escola bem agitada gostaria de uma ajuda oque eu poderia fazer , já coloquei de castigo mas mesmo assim não está adiantando

  71. Avatar
    ELISANGELA

    BOA TARDE!PRECISO DE AJUDA ,TENHO UM FILHO DE 6 ANOS, ELE FICA COM A AVO,EU TRABALHO FORA,POREM ELE ESTA NUMA FASE QUE NÃO QUER OBEDECER.
    NÃO SEI COMO CONVERSAR COM ELE,NÃO GOSTO DE BATER ,POIS Á FICO FORA O DIA TODO.TUDO QUE FALA COM ELE ,ELE FINGE NÃO OUVIR.

  72. Avatar
    VANESSA

    Ola boa noite ….
    Quando o dialogo, não funciona você, fala fala e nada ela fica nem ai fazer o que

  73. Avatar
    priscila

    Minha filha tem 5 anos dedos 4 meses fica com minha mãe, ela não me respeita faz birra, grita, chora, esperneia, quando falo naõ ainda poir parece que ,matei ela o que fazer. Obrigada.

  74. Avatar
    juliana

    bom dia
    estou passando por essa fase com minha filha de 4 ano e meio, ela so sabe me dizer nao que nao vai fazer enfim..fase complicada da qual eu nao estou sabendo lidar .
    O que me preocupa é o fato dela ter se arranhado (uma unica vez) devido a a eu ter tirado a boneca dela devido ao mau comportamento.
    me ajude por favor ja até marquei ajuda psicologica obg

X Leia também: