O que fazer para as crianças não ficarem doentes no tempo seco? – por Dr. Jairo Len

De Mãe para Mãe - Dicas dos especialistas28/09/17 By: Dr. Jairo Len
(0) Comentários

Olá!

Meus filhos têm sentido bastante esse tempo seco: tosse, nariz com catarro dentre outras coisas tem sido frequentes por aqui! Mas como ajudar nossos pequenos a não sentirem tanto nessa secura toda que estamos passando?

Para me ajudar e tentar ajudar as que também estão passando por isso, pedi para nosso colunista, o Dr. Jairo Len, dar algumas orientações sobre este assunto!

Espero que ajude!

Mil Bjss

 

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………

 

Tempos Secos

 

Vivemos em São Paulo e grande parte do Brasil uma época de tempo seco, baixa umidade do ar.

Muitas pessoas sofrem demais com o clima seco, mas as crianças particularmente sofrem mais, devido às características das vias respiratórias ainda imaturas e, claro, o contato com as viroses e infecções bacterianas do trato respiratório, muito comuns na fase escolar.

Começamos a sofrer quando a umidade relativa do ar abaixa dos 40%, e a situação é crítica abaixo dos 20%. Muitos dias temos umidade relativa do ar em cerca de 30%.

As crianças sentem mais essa falta de umidade nas vias respiratórias, como nariz (coriza, congestão), laringe (as laringites, famosa tosse de cachorro no meio da madrugada), bronquites e até aumento de pneumonias. Também sofrem os olhos (conjuntivites alérgicas, virais e bacterianas) e a pele, mais seca.

 

O que fazer para as crianças não ficarem doentes no tempo seco? - por Dr. Jairo Len

 

 

Como melhorar essa situação?

As soluções são fáceis, mas nem sempre 100% efetivas.

E sempre recomendo que as medidas abaixo sejam feitas exclusivamente para as crianças com sintomas ou com grande tendência a ter sintomas quando o clima seca. Se seus filhos não sofrem com a falta de umidade, evite medidas diárias de umidificação.

 

Como ajudar?

– O uso de umidificador de ar é a medida mais importante. De noite, e se possível de dia – apesar das crianças nunca ficarem num mesmo ambiente o dia todo. Bacias de água não funcionam. Toalhas úmidas são uma solução provisória, umidificam pouco o ambiente.

– O ar condicionado é um agravante, porque diminui a umidade do ar. Mas em muitas casas é extremamente necessário. Considere usar um umidificador de ar junto, se necessário.

 

O que fazer para as crianças não ficarem doentes no tempo seco? - por Dr. Jairo Len

 

– Se seu filho está com o nariz ruim, coriza, secreção ou congestão, o uso de solução salina (soro fisiológico 0,9%) é o ideal. Existem inúmeros produtos no mercado, gosto das formas em Spray ou jato continuo.

– O uso de seringas cheias de soro injetado no nariz, com pressão, não tem bases científicas. Está muito na moda, mas poucos médicos recomendam. E a idade mínima deve ser uns 3 ou 4 anos. Caso você use, faça com suavidade. O soro com muita pressão pode penetrar ou mandar secreção para o ouvido e seios da face, causado infecções.

– Também existe o Gel para hidratação intra-nasal, para os casos mais severos. Mas só use com indicação médica.

 

O que fazer para as crianças não ficarem doentes no tempo seco? - por Dr. Jairo Len

 

– A inalação com soro fisiológico também pode ajudar. Quando é feita com soro fisiológico puro, não há qualquer contraindicação. Existem medicamentos para se acrescentar ao soro para os casos de bronquite, mas todos com indicação do pediatra.

 

O que fazer para as crianças não ficarem doentes no tempo seco? - por Dr. Jairo Len

 

Beber muita água é fundamental nos dias secos. Oferça sempre que possível.

– A prática de esportes nos horários de pico da secura do ar também deve ser evitada se a criança está com sintomas respiratórios mais importantes. Em geral entre 11:00 e 17:00.

 

O que fazer para as crianças não ficarem doentes no tempo seco? - por Dr. Jairo Len

 

– Quando os olhos estão sofrendo por causa do ar seco – coceira, secreção, sensação de areia, lacrimejamento – colírios lubrificantes devem ser usados. Em geral não tem qualquer contraindicação.

– E para a pele, se necessário, ótimos hidratantes. Lembro que os ótimos hidratantes não tem cheiro e infelizmente são aqueles mais caros da farmácia – mas em geral rendem muito.

– Em épocas secas, o pó e a poeira também tendem a aumentar. A limpeza da casa com panos úmidos ou próprios para isso deve ser intensificada.

As doenças respiratórias aumentam em épocas de tempo seco. Fique sempre atento e a qualquer dúvida contate o(a) pediatra.

Jairo

Dr. Jairo Len
Clínica Len de Pediatria

 

O que fazer para as crianças não ficarem doentes no tempo seco? - por Dr. Jairo Len

 

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Leia também: