O mundo do faz de conta – por Orientace Pedagogia

De Mãe para Mãe - Dicas dos especialistas05/09/19 By: Juliana Freire
(0) Comentários

Olá, moms!

Tudo bem?

 

Uma das coisas mais gostosas da infância é brincar imaginando um mundo fantasioso! A criatividade das crianças é algo incrível, um simples pedaço de pano pode se tornar um lindo vestido, uma vassoura pode ser uma guitarra, um pedaço de papelão pode ser um forte ou um castelo… A imaginação faz toda a diferença nesses momentos e pode proporcionar memórias incríveis!

Por isso, nossas colunistas da Orientace Pedagogia falam sobre a importância de incentivar essa imaginação nos nossos pequenos, o famoso mundo do faz de conta. Confira!

o_mundo_do_faz_de_conta-just_real_moms

 


 

O ato de brincar é essencial para os nossos pequenos, afinal é um espaço de investigação e de construção de identidade, além de importante fator de desenvolvimento das relações sociais.

É também brincando que a criança se desenvolve, seja social, afetiva ou cognitivamente, ampliando o conhecimento sobre si mesma e sobre o mundo.

Dentre muitos modos de brincar existe o jogo simbólico, o faz de conta! Quem nunca observou crianças realmente acreditando serem princesas, super-heróis, animais, etc.; imitando o modo de falar, andar e de se vestir de um familiar ou ainda serem médicos e reproduzirem falas ou procedimentos tal qual seu pediatra?

Sendo assim, a imaginação é um extraordinário instrumento que permite a criança relacionar seus interesses e suas necessidades com a realidade de um mundo exterior grande e misterioso.

Durante esses jogos de faz de conta as crianças estão desenvolvendo uma atividade com evidente caráter educativo.

Ao brincar com seus filhos, se permita ‘viajar’, utilizando sua imaginação sem regras do que é certo ou errado. Claro que tudo dentro de um limite cabível, sem acidentes – não podemos deixar um “Super homem” efetivamente achar que pode voar e pular de um local muito alto!

Cabe ao adulto também oferecer um ambiente que propicie a criação por parte dos pequenos:

  • Não se esqueça de preparar o ambiente para a brincadeira!
  • Ofereça lenços ou pedaços de pano para que as crianças possam inventar suas próprias fantasias. Uma dica bacana também é o livro O Lenço, de Patricia Auerbach, que conta a história de uma menina que encontra um lenço na gaveta da mãe, e com ele mil possibilidades: o lenço se transforma numa vela, num manto, num vestido e no que mais a imaginação mandar, mostrando que todo objeto cotidiano tem seu lado lúdico.
  • Que tal separar algumas embalagens vazias de produtos diversos para a brincadeira de casinha ficar ainda mais real?
  • Deixe a criança se fantasiar para interpretar personagens de um teatro ou ofereça lençóis para fazer o cenário de uma história com fantoches!
  • Vocês podem criar os cenários das brincadeiras utilizando caixas em tamanhos diversos e rolos de papéis para confeccionar castelos, por exemplo, ou desenhar estradas em um grande pedaço de papel Kraft para brincar com os carrinhos.
  • Outra ideia bacana é montar a Caixa dos tesouros, na qual você poderá colocar objetos da vida real, como colher de pau, rolos de papel, revistas, tecidos, copos de plástico etc., para que a criança explore livremente os objetos desenvolvendo sua criatividade e imaginação.
  • Ofereça também papéis, lápis de cor, massinha de modelar, pois são materiais que também estimulam o faz de conta.

Lembre-se de oportunizar algum tempo ocioso para seu filho – em vez de preencher cada minuto do dia com atividades extra-curriculares. Organize também momentos na rotina dele para brincadeiras ao ar livre, para poder apanhar folhas, pular, correr pelo parquinho…

o_mundo_do_faz_de_conta_2-just_real_moms

 

Texto produzido pelas pedagogas da Orientace Pedagogia.
www.orientacepedagogia.com.br

orientace

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Leia também: