Olá!
Com quase 5 anos completos dos meus filhos, finalmente consegui parar de usar a babá eletrônica.
Ainda estou em fase de abstinência, pois era realmente cômodo ter o som do quarto dos meus filhos ao meu lado a todo momento. Escuto choros, vozes me chamando e barulhos de coisas caindo algumas vezes durante a noite. Na verdade, muitos desses sons estão apenas em minha cabeça… Quando chego ao quarto deles, estão dormindo feito anjos!
A sensação de ter ultrapassado a barreira da babá eletrônica é boa e, ao mesmo tempo, ruim. Graças à Deus meus filhos dormem a noite inteira, mas vejo que estão crescendo muito e rápido demais.
Pode parecer besteira se sentir emotiva ao retirar a tal da babá, mas isso significa tanto! Cada fase que passamos, é uma vibração: a retirada da mamadeira, da chupeta, da fralda diurna e noturna, a transição do berço para a cama, do cadeirão para a cadeira normal da mesa… Tudo isso mostra o crescimento dos nossos filhos e o início da preparação para vida de “gente grande”.
Todos os dias lemos artigos sobre o cansaço das mães (o que nos faz nos sentir abraçadas, pois passamos por isso), e sobre o quanto sentiremos falta dos nossos filhos pequenos (e já posso sentir). Mas o prazer em ver que estamos conseguindo fazer a coisa certa, criando e educando nossos filhos para o mundo, é maravilhoso! Pequenas coisas fazem as mães se sentirem orgulhosas, e eu estou!
Pode parecer tarde ter parado de usar a babá eletrônica com crianças de quase 5 anos, mas não existe certo e errado, cada criança tem seu tempo e mais: cada mãe tem seu tempo. O mais importante, dessa história toda, é respeitar o momento das crianças e o seu próprio momento. Sem comparações. Apenas seguindo o que se apresenta na sua casa, com seus filhos e com você.
Enfim, mais uma etapa finalizada. Retirei a babá eletrônica.
Que texto lindo! A gente se emociona mesmo com o crescimento do filho dos outros! hehehe
Também faço esse tipo de reflexão a cada etapa ultrapassada. É emocionante mesmo.
Aqui escrevi sobre uma delas: a entrega do bico/chupeta:
http://somelhora.com.br/index.php/2016/03/15/adeus-bico-chupeta/