Olá, meninas!
Tudo bem?
Hoje apresentamos mais uma colunista nova aqui no blog – a odontopediatra Dra. Lúcia Coutinho!
A Dra. Lúcia é especializada em odontologia para bebês, o que é muito interessante, pois as mamães devem saber como levar os pequenos para o odontopediatra pode ser complicado. Quando é alguma pessoa especializada, me sinto muito mais confortável em saber que meus pequenos estão em boas mãos!
Em seu primeiro post, a Dra. Coutinho vai nos explicar um pouco mais sobre o nascimento dos dentes de leite nos bebês, o que preocupa muitas mães, já que isso pode trazer alguns efeitos no organismo das crianças. Vale muito a leitura!
Confiram!
Erupção Dentária: Dicas
- A erupção dos dentes de leite não é uma doença. Começa aproximadamente por volta do sexto mês.
- Para minimizar possíveis desconfortos, recomenda-se massagem gengival com mordedores e/ou massageadores frios durante o processo de erupção nos dentes.
- Já os bebês de idade mais avançada, bebidas mais frias junto às refeições podem ser oferecidas.
- Pomadas a base de anestésicos tópicos e medicamentos sistêmicos (como gotas, xaropes e similares), quando necessários, podem ser utilizados, com cautela, sob prescrição médica-odontológica.
- A cautela com anestésicos tópicos é importante, pois a ingestão da pomada é praticamente inevitável pelo bebê e pode provocar sensações desagradáveis como amortecimento da garganta e engasgos, além de outros inconvenientes.
Alguns sintomas locais e gerais que podem refletir no organismo do bebê
Sintomas locais | Sintomas gerais |
Salivação excessiva | Irritabilidade |
Inflamação e coceira na gengiva | Diarreia ou constipação |
Irritação local (vontade de morder e coçar) | Distúrbios do sono |
Aumento da frequência de sucção do dedo | Febre |
Ranger dos dentes | Redução do apetite |
Dentes de leite: como nascem e se desenvolvem
A época ideal para a primeira visita ao odontopediatra é entre 6 meses e um ano de idade quando começa, em geral, a erupção dos dentes. Primeiro dente = Primeira visita ao Odontopediatra, quando as mães devem receber orientações sobre a saúde bucal dos bebês.
Abaixo, a idade aproximada de erupção de cada dente de leite:
Incisivos centrais
Inferiores (6 meses)
Superiores (8 meses)
Incisivos laterais
Inferiores (9 meses)
Superiores (10 meses)
Primeiros molares
Inferiores (16 meses)
Superiores (16 meses)
Caninos
Inferiores (18 meses)
Superiores (20 meses)
Segundos molares
Inferiores (22 meses)
Inferiores (24 meses)
Beijos!
Dra. Lucia Coutinho
A Dra. Lúcia é uma profissional apaixonada por sua profissão, deste modo, ela consegue tornar a “ida ao dentista” prazeroso para as crianças, tornando-os mais confiantes e capazes em cuidarem dos seus dentinhos.
Olá Larissa, tudo bem!? Para lhe dar um diagnóstico correto do que está acontecendo com o seu bebê, é muito importante que seja feita uma avaliação clínica, pois algumas alterações bucais podem acontecer na cavidade bucal de um bebê. Para um diagnóstico correto precisamos de uma anamnese e avaliação clínica criteriosa.
Dra. Lúcia Coutinho
Odontopediatra
(11)5052-4346
Olá Márcia!! Sua dúvida é muito semelhante à da Erliene (primeira pergunta) e isso nos mostra como é comum este tipo de acontecimento e variações nas idades de erupção dentária. Os pais não devem ficar aflitos caso os dentes de seu filho demorem a aparecer. A idade limite aceitável para a erupção do primeiro dente de leite é de 1 ano e meio. Se a erupção não acontecer até essa idade, é necessário consultar um odontopediatra, de forma a se obter as radiografias necessárias para observar possíveis alterações e se necessário solicitação de exames complementares para concluir o diagnóstico, lembrando que uma anamnese completa e uma avaliação clínica são muito importantes para auxiliar no diagnóstico.
Dra. Lúcia Coutinho
Odontopediatra
(11)5052-4346
Boa tarde Erliene, tudo bem!? O que está acontecendo com o seu bebê é muito normal. A erupção dos dentes de leite normalmente ocorre por volta dos 6 meses de idade. Em alguns casos pode ocorrer o nascimento dos dentes antes dos 6 meses ou uma erupção mais tardia. Por ser um processo biológico, a época de formação e nascimento dos dentes de leite estão sujeitos às variações individuais. Por isso, fique tranquila, mas não se esqueça: Primeiro Dente = Primeira Visita ao Odontopediatra, ou seja, por volta de 1 ano de idade. Cuidar da saúde bucal do seu filho é cuidar da saúde geral!
Dra. Lúcia Coutinho
Odontopediatra
(11)5052-4346
Caras mamães, a partir de segunda-feira iremos esclarecer todas essas dúvidas referentes à este tema que é a erupção dentária nas nossas crianças!!! Tenham um ótimo feriado!! Com carinho, Dra. Lúcia Coutinho – Odontopediatra – 11-5052-4346
Olá, meu nome é Larissa e tenho uma bebê de 1 ano e 3 meses, e de duas semana pra cá, vejo a gengiva dela muito inflamada a ponto de estar com pus nos pre molares, levei ao dentista que disse não saber o que é, e me encaminhou ao pediatra que receitou um antibiótico, porém desde que estou nada não apresentou muita melhora. O que pode ser? Estou desesperada.
Minha filha tem 15 meses e ainda não nasceu nenhum dente o pediatra disse que esta tudo bem e na hora certa ira nascer, mas mesmo assim fico preocupada.
A sra. ja teve casos parecidos
Att,
Márcia
Linda matéria e muito interessante! A Tia Lúcia é a dentista da minha afilhada que é simplesmente apaixonada por ela e pela equipe. Admiro muito o seu trabalho! Adorei tê-la aqui como colunista!
Fiquei muito feliz em saber que a Dra Lucia será colunista do Blog. Ela cuidou dos meus dentes e agora cuida dos dentes da minha filha, sempre com muito carinho e atenção. Sou suspeita para recomendá-la, gosto muito do seu trabalho!
Com certeza teremos muito a aprender com ela.
Beijos!
Oi sou Erliene, tenho um bebê de 1 ano e 2 meses, e até agora só nasceu dois dentes de baixo e começou a nascer um de cima, é normal? se não o que posso fazer? Obrigada.