sexta-feira, 5 setembro, 2025

Meu bebê nasceu com uma manchinha, e agora? – por Dra. Juliana Macea

 

Oi, meninas, tudo bem?

 

Adorei o texto que nossa colunista dermatologista, a Dra.Juliana Macea, nos escreveu este mês! O texto é bastante esclarecedor sobre  as possíveis manchas que os bebês podem ter quando nascem.

 

Vale a pena a leitura! Espero que gostem!

 

…………………………………………………………………………………………………………………………………………

 

Uma ansiedade natural de toda mãe é verificar se está tudo certinho com a aparência do bebê logo que ele nasce. E qual não é o susto quando se depara com alguma manchinha na pele?  A boa notícia é que as manchas mais frequentes são benignas e têm ótima evolução. Quais são elas?

 

– Mancha mongólica: é a mancha mais comum entre os recém-nascidos. Caracteriza-se por uma coloração cinza azulada que numa primeira avaliação pode até lembrar um hematoma. Normalmente localiza-se nas costas, acima das nádegas do bebê. É mais frequente em descendentes de orientais e negros nos quais chega a ter incidência de mais de 90%. Ela não tem nenhuma relação com trauma local. Na realidade, ocorre por um acúmulo de células ricas em melanina (que é o principal pigmento cutâneo), numa camada mais profunda da pele e a grande maioria vai desaparecendo nos primeiros anos de vida não sendo necessário qualquer tratamento.

 

 

Captura de Tela 2014-03-19 às 22.44.46

 

 

– Mancha vascular ou mancha salmão: é aquela mancha que varia de rosa pálida a avermelhada, sem relevo, de contornos irregulares e frequentemente localizada na região da nuca, pálpebras ou testa do bebê. Nota-se melhor quando o bebê chora ou faz muita força, pois, nessas situações, os vasos se dilatam e ficam cheios de sangue. Ela ocorre por uma alteração no desenvolvimento dos vasos da pele e normalmente desaparece até os 2 anos de vida. Quando na nuca, 50% persistem na idade adulta, mas sem qualquer sintoma ou problema.

 

 

Captura de Tela 2014-03-19 às 22.57.11

 

 

Espero ter ajudado a esclarecer as mamães.

Um abraço,

 

Dra. Juliana

www.masterlaserdermatologia.com.br

Instagram:masterlaserdermatologoa

 

 

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

11 COMENTÁRIOS

  1. meu bebe nasceu com essa mancha salmão, ela não e rosa clara e avermelhada e as vezes roxa, tem contornos irregulares e quando se aperta ela some, ele hoje tem 6 anos, as vezes ela some mas logo volta com a mesma cor e tamanho não tenho notado que ela tenha aumentado, ele não sente dor, e no meio da testa e quando ele faz forca rir ou tem raiva ela ficar mas forte a cor.

  2. Ola dr minha filha tem 4 meses e apareceu no 1 mes dela umas manchinhas vervelhas bem juntinhas so que ate agora esta do msm tamanho estou preucupada em o que pode ser?? Como posso enviar uma foto dela pra senhora ?

  3. Ai es gente, meu bebê nasceu com tres manchinhas duas delas n me apavoram que eh a rochinha perto das nadegas e a vermelhinha que localiza-se no bracinho, mas ele tem uma terceira, na perninha e no peito, elas são pequenas, meu bebê tem um ano e três meses e não sei se é impressão mas parece que está aparecendo mais uma manchinha de coloração branca próximo a que ele já tem na perninha, diga que pode ser impressão pq ele tá crescendo e eu talvez não tinha notado antes, portanto ele poderia ter ja, não sei, to com medo meninas. me ajudemmm

  4. Realmente, meninas! Meu Pedro nasceu com a manchinha vascular nas costelas (lugar atípico), nós chamavamos de código de barra, porque se assemelhava a um…rs
    Hoje, aos dois anos e meio, ela está praticamente invisivel!
    Fiquem tranquilas mamães…rs

    Ju e Re, vocês sempre acertam nos temas!!! <3

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Quem é esse homem?? – por Priscila Farisco

  Olá! A partir de hoje, teremos duas novas colunistas aqui no blog! A Priscila (que no começo do blog escrevia...

Começando um novo ano escolar, organizando o tempo… De não fazer nada também! – por Ana Lúcia Figueira da Silva

Olá, meninas! Tudo bem com vocês? A volta à rotina, depois das férias de janeiro, pode levar um tempinho de adaptação,...

Socorro, meu filho não quer dançar!

O meu filho não quer dançar na apresentação de final de ano da escola, e agora? O que eu...

Cuidados essenciais que toda mãe de recém-nascido precisa ter

  Olá, moms! Hoje vamos falar de um momento mágico - mas ao mesmo tempo difícil - da nossa vida de...