Olá!
Hoje temos no blog mais um post da nossa nova colunista, a Flávia Pires, que tem mais de 50 países no currículo e nos indicará sempre os melhores lugares para ir com os pequenos. No mês passado ela nos deu todas as dicas para quem for a Londres com as crianças! Hoje, as dicas serão de Paris! Fiquei encantada com a quantidade de atrações para os kids!
Para quem ainda não conhece, vale a pena visitar o site Flávia Pires Explora, lá ela compartilha suas experiências pelo mundo afora!
Espero que gostem!
Mil Bjss
…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
PARIS COM CRIANÇAS
Ao contrário do que muitos pensam, Paris é uma cidade muito atraente para as crianças. São diversos programas espalhados pela cidade que atraem os pequenos. A comida é sempre um tema preocupante para os pais, mas Paris é fácil para as crianças. Mas nada de inventar troca de ingredientes nos pratos, os franceses odeiam isso… O máximo que pode acontecer é o seu filho comer entrecôte e batata frita todos os dias! Aproveitem para introduzir novas opções ao cardápio deles, as viagens são sempre interessantes para aprimorar o paladar da criançada. Vamos lá, tenho certeza de que vocês irão se surpreender com tantos atrativos!
* BATEAUX VEDETTES DU PONT NEUF
Passeio clássico pelo Sena com 1 hora de duração (10h /19h).
Square du Vert Galant 75001 Tel 01 46 33 98 38
* CENTRE GEORGES POMPIDOU
A arquitetura ultra moderna contrasta com a antiga Paris. Canos, dutos e ferros ficam expostos no interior do prédio como um corpo com as veias e os nervos aparecendo. As cores têm significados: Azul é o ar, verde são os líquidos, amarelo é a eletricidade e o vermelho são os elevadores. No térreo tem um espaço pedagógico e interativo, além da lojinha incrível. Depois de subir até o 42º andar (onde a vista é espetacular), uma boa pedida para comer pode ser o restaurante Georges, do grupo Costes, no 6º andar, ou voltar caminhando até o Marais com inúmeras opções de restaurantes no bairro. Ao lado do museu fica um conjunto de 16 esculturas mecânicas que se mexem e espirram água. Elas foram inspiradas em músicas de Igor Stravinsky, por isso são chamadas de Fontes Stravinsky.
* NOTRE DAME
Antes de viajar, deixe seus filhos assistirem ao filme O Corcunda de Notre Dame da Disney, baseado em um romance de Victor Hugo, mas adaptado e mais leve do que o original. Apreciar as gárgulas que decoram a parte de fora da igreja deixam as crianças encantadas… Missa aos domingos, às 10 horas da manhã, geralmente é cantada e linda. Ver o sino da Emmanuel da Torre Sul de 13 toneladas, acionado antigamente por oito homens…
Para comer: CRÈPERIE DES ARTS, 27, rue St André-des-Arts.
* ÎLE SAINT LOUIS
Tomar sorvete na tradicional Berthillon, já comentado aqui.
31 R St. Louis-em I’lle, 4e
* CIRQUE ALEXIS GRUSS
Shows quarta/sábados/domingos/feriados.
Allé de la Reine Marguerite, Bois de Boulogne 75016 Tel 01 45 01 53 53
www.alexis-gruss.com
* PALAIS DE LA DÉCOUVERTE-GRANDE PALAIS
Museu de ciências e planetário.
Av Franklin Roosvelt e/ou Av du gen Einsenhower 8ème. Tel 01 40 74 80 00
* MUSÉUM NATIONAL D’HISTOIRE NATURELLE e JARDIN DE PLANTES
Imperdível! E o zoo do Jardin de Plantes foi o primeiro de Paris. Ele surgiu quando as pessoas foram obrigadas a abrir mão de seus animais exóticos. Lá estão bisões e búfalos anões, pássaros e veados, ovelhas do Himalaia, cangurus, macacos, antílopes e bois do Tibete. Também há uma área para animais bebês, uma casa de répteis e um centro de estudo de insetos. As crianças surtam!
57 R Curvier 5e Tel 01 4079 30 00
* JARDIN DU LUXEMBURG
Visitar o apiário, e no verão fazer um picnic em um dos cartões postais da cidade, são programas deliciosos.
* LES JARDINS D’ACCLIMATATION
Um oásis para as crianças, teatro de marionetes, trenzinho, passeio de barco, pôneis e um centro equestre, pomar e uma infinidade de atrações ao ar livre onde as crianças se divertem por muitas horas. Fica no Bois de Boulogne.
Opção para almoçar é o BABY BRUNCH no Hotel Meridien Montparnasse (19, rue Du Commandant R. Mouchotte, tel 01 44 36 44 00)
* PASSEAR NO BAIRRO DO MARAIS e PLACE DES VOSGES
* LOJAS DE BRINQUEDOS
O legal na França é que ainda encontramos brinquedos antigos, super originais, didáticos, difícil de encontrar hoje em dia… Eu enlouqueço nessas lojas!
* GALERIES LAFAYETTE, último piso, a seção de bonecas Corolle é demais!
* PRINTEMPS
* THE CONRAN SHOP 117 R du Bac 7ème
* DISNEY STORE 44 Av des Champs Elysées.
* L’OISEAU DE PARADIS Brinquedos de madeira, fantasias e Fisher Price 211, Boulevard St Germain, 5 ème e 96, Avenue Mozart, 16 ème www.loiseaudeparadis.fr
* LE BONHOMME DE BOIS (O BONECO DE MADEIRA) Loja onde todos os brinquedos são de madeira, estilo antigos, são lindos… www.bonhommedebois.com
43, Boulevard Malesherbes
141, Rue D’Alesia
56, Rue de la Convencion
46, Avenue Niel
* LA GRANDE RÉCRÉ
126, Rue de la Boétie, 8 ème & 53, Rue de passy, 16 ème www.la-grande-recre.com
* FNAC 136 Rue de Rennes 75006
* CAFÉS
Os clássicos Flore e Les Deux Magots no Boulevard Saint Germain, depois caminhar pelo Boulevard e suas ruelas estreitas cheia de lojinhas, sorveterias e brasseries.
* ROLAND GARROS, fica próximo ao parque Bois de Boulogne, à oeste de Paris, vale a visita ao MUSEU DO TÊNIS, a criançada AMA.
2, avenue Gordon –Bennett tel 0147434848
* PARC ASTÉRIX fica a 30 km de Paris, perto do vilarejo de Plailly tem atrações para todas as idades, montanhas russas, arenas com lutas dos tempos da Gália. No inverno é frioooooooooo!!!
* CAÇA AO TESOURO NO LOUVRE
Escolher as obras mais importantes pelo site do museu ou comprar os postais na lojinha do museu e procurar as obras escolhidas nas três alas do museu. Não deixar de ir à ala Sully onde estão as múmias e os sarcófagos egípcios. Para almoçar, o Café du Louvre no piso térreo do museu ou no Universal Resto no Carroussel Du Louvre 99, Rue de Rivoli.
Já dei uma dica bem legal aqui de como entreter as crianças nos museus.
*ARCO DO TRIUNFO
Subir os 284 degraus para a chegada ao topo do arco e ver uma das vistas mais lindas da Cidade Luz! Fiz um post completo desse passeio aqui. Para comer: L’ALSACE 39, avenue dês Champs –Élysées ou PIZZA PINO 33, avenue dês Champs –Élysées.
* SACRÉ COEUR
Quando chove na colina de Montmartre, a basílica Sacré-Coeur fica limpinha. Essa enorme igreja tem conseguido manter sua cor branca e brilhante mesmo na cidade poluída devido à pedra calcária usada em sua construção. A pedra tem uma reação ao contato com a água da chuva e libera calcita, um mineral que funciona como detergente. A igreja foi construída em 1871, quando Paris foi invadida pelos prussianos, muitos parisienses interpretam o fato como um sinal de que não tinham sido fiéis a Deus. Para pagar seus pecados e homenagear os mortos, construiram a Sacré-Coeur. O legal é subir em um funicular, que parte do mercado Saint Pierre, subir os 300 degraus, a vista é linda, depois passear por Montmartre e podem pegar um Petit Train que faz um bom circuito, passando pelo Moulin Rouge e fazer uma caricatura com os artistas que ficam na Place Du Tertre.
www.sacre-coeur-montmartre.com Para comer: L’ÉTÉ EN PENTE POUCE 23, rue Muller ou PICCOLA STRADA 6, rue Yvonne Le TAC.
Carrossel lindo aos pés na igreja! Você sabe a origem do carrossel? Há muito tempo, quando era importante ser um bom espadachim e conseguir atirar uma lança de cima de um cavalo, os homens também treinavam em um carrossel, composto de cestas ou cavalos de madeira ligados a um mastro no centro. Os soldados testavam sua pontaria enquanto giravam. Depois, alguém teve a ideia de transformar essa gerigonça em diversão, e foi assim que nasceu o carrossel. Foram os cavaleiros do Oriente Médio que inventaram o carrossel. Nas Cruzadas, eles se impressionaram com a invenção e a levaram para a Europa. Faz séculos que as crianças de Paris têm a sorte de andar nos carrosséis de suas praças. Antes de ganharem motores a vapor, eles eram empurrados à mão.
* TORRE EIFFEL
Para chegar ao segundo andar, que fica a 115 metros de altura, deve-se subir 700 degraus. A partir dali, o elevador leva até o topo, a 276 metros de altura. É puxado para crianças pequenas. Uma boa opção é almoçar ou jantar no ALTITUDE 95, mais simples no primeiro andar, ou no JULES VERNE, bem carinho, no segundo andar. Todos os invernos, um rinque de patinação é construído entre os pés da Torre. Ele fica do tamanho de uma quadra de tênis e tem capacidade para 80 patinadores por vez. À noite, luzes coloridas e desenhos são projetados no gelo… Lindo!
* CIRQUE D’HIVER
Como o próprio nome diz, um circo de inverno, fixo, fechado, quentinho durante o inverno e com ar condicionado no verão. Ótimo programa, tem mulher-bala, show com cachorros, cavalos e tigres, não deixe de comprar o programa oficial, é um livro lindo.
www.cirquedhiver.com 110, rue Amelot, 11 ème. Para comer: LE PARADIS DU FRUIT 12, Place de La Bastille ou CHEZ CLEMENT 21, boulevard Beaumarchais
* MUSÉE D’ORSAY
A antiga estação de trem Orsay, construída para a exposição Universal em 1900, foi transformada mais tarde neste belíssimo museu, que abriga a arte produzida entre 1848 e 1914. É chamado museu dos impressionistas, que quebraram a tradição de ficar dentro de estúdios e passaram a pintar ao ar livre para captar a luz e a cor durante um momento específico do dia. Em vez de misturar cores na paleta, eles usavam tinta pura do tubo e faziam pinceladas curtas, para acentuar o efeito da luz. O museu oferece um caderno de visita para as famílias, disponível em inglês, que propõe a descoberta do acervo em forma de jogo. Para comer: RESTAURANT DU MUSÉE D’ORSAY no nível médio do museu ou CAFÉ DE LETTRES 53, rue de Verneuil.
* LES CATACOMBES
Debaixo de Paris ficam as catacumbas, túneis cheios de ossos de 6 milhões de pessoas. Eles foram colocados lá há 200 anos, quando os cemitérios ficaram lotados demais, causando mau cheiro e epidemias de doenças. Para chegar às catacumbas, você desce 20 metros abaixo das ruas da cidade por uma escada em caracol com 130 degraus. Na entrada tem uma placa que diz: “Pare! Aqui é o império da morte!”
* PALÁCIO DE VERSAILLES
Para sair um pouco da cidade, é um passeio que agrada toda a família pertinho de Paris. Afinal de contas, conhecer um palácio com fontes de água que dançam com música, 67 escadarias, seis mil criados, sem banheiros e uma cidadezinha de mentira no quintal dos fundos, atrai a criançada para o passeio. Assim era o lar de Maria Antonieta, que como rainha da França, teve uma vida incrivelmente luxuosa com seu marido, o rei Luis XVI… Até que os dois literalmente perderam a cabeça na Revolução Francesa.
* DISNEYLAND RESORT PARIS
Boa pedida para quem for ficar muitos dias em Paris e quiser mudar de ares com os pequenos. Fica a 64 km de Paris. O complexo divide-se em 3 partes: o parque principal, os Estúdios Walt Disney (um parque fechado que oferece uma visão, por trás dos bastidores, da história da animação, do cinema e da televisão) e os hotéis e lojas da Disney Village. Há muitas opções de restaurantes com comida americana.
Fotos Flavia Pires e Divulgação.
Deixe uma resposta