A melhor programação para quem vai ficar no Rio de Janeiro com as crianças – por Rio Kids

Diversão09/01/15 By: Joyce & Daniele
(0) Comentários

 

Olá, moms!

Querem levar os pequenos a algum lugar para curtir o fim de semana, mas não sabem aonde? Confiram a programação que as nossas colunistas do Rio Kids prepararam para ajudá-las a se divertirem com as crianças!

Mil Bjsss

 


 

Brincando e aprendendo astronomia

Quer tal fazer uma atividade cultural e educativa durante as férias e, ao mesmo tempo, conhecer o Universo e a Energia?

No Planetário da Gávea, crianças de 7 a 12 anos vão passear entre estrelas e aprender conceitos básicos de Astronomia. Tudo acontecerá de uma forma alegre e dinâmica, capaz de cativar o interesse da garotada. O aprendizado continuará nas aulas com os astrônomos da Fundação Planetário, nas oficinas de artes visuais e de música, e no show de ciência do projeto da Light, o “Quanta Energia”.

A criançada também será convidada a conhecer e a cuidar de nossa casa, o planeta Terra. Por isso mesmo vamos desenvolver ações de sustentabilidade e conservação de energia, culminando com uma visita ao Museu Light de Energia.

E para uma maior conscientização desde pequeno sobre as questões de sustentabilidade e projetos sociais, foram fechadas parcerias com a ONG Tem Quem Queira, que irá produzir bolsas com a lona de exposições antigas do Planetário. E também com a ONG Maré de Sabores que irá fornecer comidas sustentáveis para os pequenos.

Brincando e Aprendendo Astronomia será em janeiro e fevereiro, com duração de uma semana cada turma. Serão seis grupos, divididos em dois turnos, manhã e tarde. As vagas são limitadas.

O evento acontece no Planetário da Gávea, a partir do dia 12 de Janeiro, segunda-feira, das 09h às 12h30 ou 13h30 às 17h.

Contato e inscrições: (21) 96933-4000 (atendimento entre 10h e 16h de segunda a sexta).

Email: [email protected]

 

riokids2

 

Rede de Bibliotecas Parque apresenta programação especial de férias

Explorando o mundo mágico da imaginação, atividades serão realizadas durante os meses de janeiro e fevereiro em todas as unidades.

A rede de Bibliotecas Parque da Secretaria de Estado de Cultura preparou para os meses de janeiro e fevereiro um roteiro de atividades culturais e educativas que exploram o mundo mágico da imaginação. A grade de atividades inclui exposições, oficinas, espetáculos, filmes e muitas outras atrações. Cada biblioteca vai trabalhar um tema: Literatura Fantástica e Maravilhosa – na Biblioteca Parque Estadual; Fábulas – na Biblioteca Pública de Niterói; Literatura Gótica e Terror – na Biblioteca Parque de Manguinhos; e Histórias Fantásticas do Brasil – na Biblioteca Parque da Rocinha.

A Biblioteca Parque Estadual vai se transformar em um lugar fantástico povoado por criaturas peculiares e histórias fabulosas. Até março, diversos escritores da literatura maravilhosa, dos contos populares reunidos por Câmara Cascudo aos enigmas presentes na obra de Lewis Carroll, vão habitar a biblioteca em meio aos figurinos da exposição “Thanara Schönardie – Meu Pedacinho de Chão”, que segue até 8 de março. Os frequentadores da BPE também poderão participar de cursos, oficinas, além de outras atividades.

Na Rocinha, lendas, contos e histórias transportarão os visitantes para contações de histórias, apresentações de teatro, oficinas e encontros com autores.

O projeto ainda oferece Colônia de Férias nas Bibliotecas Parque de Manguinhos, Estadual e Rocinha para crianças entre 7 e 10 anos. As atividades são gratuitas, exceto na BPE. Confiram o roteiro completo no site www.bibliotecasparque.rj.gov.br.

 

riokids1

 

Luís e Nazinha

O musical infantil “Luiz e Nazinha” mostra a infância de Luiz Gonzaga no interior nordestino e a descoberta do amor, quando o jovem Luizinho se apaixona por Nazarena, filha de um coronel que não permite o namoro entre eles.

O amor proibido pelas famílias, tão presente em contos de fadas, faz com que Luiz e Nazinha vivam um romance às escondidas no sertão nordestino. O resultado é uma fábula de amor inocente para família, embalada pelos grandes sucessos do Rei do Baião. “Asa Branca”, “Que Nem Jiló”, “Baião”, “O Xote das Meninas”, “Olha Pro Céu”, entre outros.

Além de apresentar para as crianças estes clássicos da música popular brasileira, o espetáculo ainda trata de questões relacionadas à seca do Nordeste e ao êxodo rural.

O acesso das novas gerações à obra de Luiz Gonzaga é muito escasso por esta não ser muito veiculada na mídia ou em produtos culturais para este público. “Luiz e Nazinha” é um espetáculo que fala a linguagem das crianças atuais, por meio de diversos elementos da cultura nordestina e de trechos da vida e obra de Luiz Gonzaga.

Em cartaz no Teatro Tom Jobim, Jardim Botânico, sábados e domingos às 11h.

 

riokids5

 

Bangu Shopping apresenta peça infantil “Hércules” 

O Bangu Shopping está com uma programação especial para o primeiro “Brincadeira tem hora” de 2015, que será neste domingo, dia 11 de janeiro.  A apresentação da peça teatral “Hércules” promete encantar os pequenos espectadores e, de forma lúdica, procura passar ensinamentos às crianças. O espetáculo, que tem duração de 50 minutos, é gratuito, com início às 17h, no Corredor Bobinadeiras.

Esta adaptação da tradicional história do herói da mitologia grega procura explicar a origem das Olimpíadas e conta que o robusto e belo Hércules, filho do poderoso Zeus, cria a competição, após vencer a deusa Hera, sua maior opositora. Temendo seu poderoso pai, que com certeza não iria gostar de sua peraltice, ele cria os jogos para que todos os gregos possam competir homenageando seu deus maior. Nesta versão, Hércules, que está de casamento marcado com a bela Dejanira, torna-se um dos maiores atletas dos jogos antigos.

 

riokids3

 

“Entremundos”

Pedrinho e Nina são primos que vivem em mundos diferentes, ele digital (adora os seus joguinhos eletrônicos), e ela tradicional (prefere viajar em uma boa história dos seus livros). Quando eles não conseguem brincar juntos, abre o portal entre mundos e os personagens dos jogos e livros ganham vida e precisam desvendar a missão e encontrar uma maneira de voltar para casa. Mas como ligar o “Era Uma Vez” ao “Game Over”?

Em cartaz no Teatro Fashion Mall, sala 1, sábados e domingos às 15h.

 

riokids4

 

Para conferirem a programação completa, acessem o Rio Kids!

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Leia também: