quinta-feira, 23 outubro, 2025

Mãe tigre ou mãe coruja? Impactos na personalidade dos nossos filhos!

Oi, meninas! Tudo bem?

Virei super fã do escritor Marcos Meier e resolvi colocar mais um texto dele para vocês… Já publicamos dois outros textos dele aqui no blog sobre como elogiar seu filho da maneira correta (AQUI) e como criticar seu filho da maneira correta (AQUI).

O texto que selecionei para hoje explica como o perfil da mãe impacta na criacão da personalidade das crianças. Sou uma mãe MEGA coruja e protetora e depois que li esse texto repensei um pouco sobre minhas atitudes… Esse tipo de texto faz a gente refletir e tentar melhorar a maneira de educar nossos filhos para que eles sejam pessoas SEGURAS e principalmente FELIZES!

Vejam o texto:

 


 

Disciplina excessiva! A mãe-autora do livro “Battle Hymm of the Tiger Mother” (Hino de Batalha da Mãe Tigre) critica a maneira ocidental de criar filhos dizendo que somos muito permissivos e não exploramos o potencial deles.

Mas afinal, o que é certo e o que é errado na criação dos filhos?

Há inúmeras pesquisas científicas de psicólogos e educadores de renome apontando o melhor perfil na hora de educar as crianças. Ao passo que a mãe tigre não é psicóloga nem educadora de crianças, tampouco pesquisadora. Trata-se de uma especialista em direito e professora de adultos.

Para não ficar teorizando aqui, vejamos os três perfis mais “problemáticos”:

Perfil autoritário – atrapalha o desenvolvimento da autoestima e da personalidade das crianças. O maior índice de suicídio entre crianças e adolescentes está aqui.

 

mom

 

Perfil superprotetor – não desenvolve a autonomia das crianças fazendo-as frágeis emocionalmente e dependentes de alguém que oriente e diga o que fazer em cada situação. Quando adultos, têm dificuldades em aceitar novos projetos e medo de tomar iniciativa.

 

mom2

 

Perfil negligente (a maioria dos pais ocidentais) – é o pior perfil de educador. Seus filhos não desenvolvem autonomia, têm baixa autoestima e não resistem às frustrações da vida.

 

mom3

 

Os três perfis trazem problemas para o desenvolvimento da personalidade das crianças. Mas então, o que fazer? O melhor é assumir o perfil “participativo” no qual os pais equilibram muito bem as exigências e as obrigações com o estar junto, brincar, ouvir, conversar, incentivar e, principalmente, construir um bom vínculo com os filhos. Pais participativos têm filhos felizes e realizados como seres humanos. Se a “mãe tigre” tem perfil autoritário, erra. Se a “mãe coruja”, que tem a tendência de superproteger aceitando como “lindo” qualquer resultado de seus filhos, também erra. O ideal é o equilíbrio: ser participativo. É científico, real, de muito bom senso e ideal para crianças emocionalmente saudáveis!

 

MARCOS MEIER é mestre em Educação, psicólogo, escritor e palestrante. 

Conteúdo exclusivo do site Just Real Moms. 
Categoria: Gravidez, maternidade, blog de mãe, blog para mãe, dicas de mãe, dicas para grávidas, dicas de maternidade.

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

6 COMENTÁRIOS

  1. Posso dar uma dica ?? falta o botaozinho de compartilhar os post de vocês pelo face…para mim aqui só aparece o curtir…
    bjus amo amo amo ler cada post.

    • Oi Deborah, vc nos deu uma excelente idéia! Vou pedir agora para o programador do site tentar incluir esse botão. Muito obrigada
      beijão

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Mommy to be? – por Priscila Rocha Leite

  Dia destes fiquei batendo papo com duas amigas grávidas. Claro que não falamos de muita coisa além de filhos,...

Estou com 38 anos…e NÃO vou congelar meus óvulos!

Eu nunca tive problema em falar minha idade independente de quem estivesse perguntando. Nunca vi idade como um “tabu”...e...

Vale a pena guardar coisas do primeiro filho para o segundo? – por Carol Baldin

  Olá, meninas! Como vocês estão? No último post da Carol Baldin, nossa colunista e baby planner, ela falou sobre os erros...

O que uma Mãe diz vs. O que um Pai pensa

  Olá, meninas! Todas nós sabemos que pai é pai e não “ajudante” da mãe. Mas, às vezes, passamos por algumas...