segunda-feira, 20 outubro, 2025

Luz azul à noite: por que ela tem mantido seu filho acordado

 

Olá, moms!

Tudo bem?

Durante a semana, recebemos um texto superinteressante que fala sobre a luz azul e os problemas que ela pode trazer aos pequenos, como a alteração nos hábitos do sono e dificuldades para dormir.

Achamos o artigo super válido e importante, por isso fizemos uma tradução livre para as leitoras do blog.

Confiram!

 
________________________________________________________________________________

 

Luz azul à noite: por que isso tem mantido seu filho acordado

 

Já são oito da noite. Você deu um banho na sua filha de 4 anos, leu seu livro de histórias favorito, deu um beijo de boa noite nela e ligou a luz noturna. Às nove, você ouve pequenos passos no andar de cima. O quê? Ela não está dormindo?! Confie em mim. Eu conheço esse sentimento.

Aqui está o provável culpado – que a maioria dos pais nunca pensa: luz azul. Este tipo de luz é emitido por tablets, laptops, telefones inteligentes, bem como por vários tipos de iluminação artificial, incluindo luzes noturnas para crianças. Isso tem um impacto direto na qualidade e na quantidade de sono do seu filho. Parece um pouco estranho o que estou dizendo? Deixe-me lhe dizer como e por que isso é uma coisa real!

O efeito da luz azul em seu filho

É a luz azul em particular que tem esse efeito sobre os seres humanos, não são todas as cores. As ondas azuis mostraram ser super benéficas durante o dia, pois aumentam a atenção, o tempo de reação e até mesmo melhoram o humor.

Infelizmente, esse mesmo tipo de aceleração na atividade do cérebro pode ser bastante perturbador à noite, quando você está tentando colocar o seu filho para dormir. E a nossa exposição à luz azul parece aumentar a cada dia!

Houve uma explosão literal de dispositivos eletrônicos com telas, incluindo aquelas luzes eficientes em energia, que continuam a aumentar a exposição dos nossos filhos às ondas de luz azul, especialmente após o anoitecer. Mesmo o que chamamos de “luzes brancas” contêm um pouco de luz azul no seu espectro.

Segundo especialistas, a luz azul envia um sinal para o cérebro das crianças dizendo que ainda não é hora de dormir.

Em 2002, descobriram que alguns sensores nos olhos humanos são responsáveis ​​por enviar informações ao mestre do relógio circadiano no cérebro, que regula o padrão de sono do ser humano. São esses sensores, que dizem ao seu corpo quando dormir, os mais sensíveis à luz azul. Em suma, a exposição à luz azul pode afetar a função adequada do relógio natural do seu corpo.

Além do mais, a luz azul também afeta a produção de melatonina em grande escala. Um estudo de Harvard mostrou que a exposição à essa luz pode suprimir a melatonina, o hormônio do sono do corpo, duas vezes mais do que a luz verde. “Embora todo o tipo de luz possa suprimir a secreção de melatonina, a luz azul durante à noite faz isso com mais força”.

Quão prejudicial é a exposição à luz azul durante à noite?

– Ela envia um sinal para o cérebro para desligar a produção de melatonina, mantendo o seu pequeno acordado.

– Ela influencia o ritmo circadiano, ou o relógio do seu corpo. Isso significa que seu filho pode ficar acordado até tarde e passar o dia todo com sono. Em vez de dormir na hora certa, a exposição à luz azul alterará o relógio interno do seu filho e o fará inverter horários.

– Muitos estudos mostraram que a privação do sono pode ser uma causa contributiva no desenvolvimento de doenças graves, como câncer, diabetes, doenças cardíacas e obesidade.

Em outras palavras, a exposição a dispositivos eletrônicos de luz azul e à iluminação artificial afeta a capacidade do seu filho de sincronizar seu horário de dormir e despertar.

Dicas para reduzir a luz azul durante à noite

– Troque as luzes azuis por algo vermelho ou laranja. “Use luz vermelha fraca para o horário de dormir. A luz vermelha tem o menor poder para mudar o ritmo circadiano e suprimir a melatonina”, segundo a Harvard Medical School.

– Evite expor seu filho à tablets ou a televisão por 2 a 3 horas antes dele ir dormir.

– Minimize o brilho da luz noturna do seu filho. E cuidado com as luzes noturnas que emitem luz azul ou branca!

– Mantenha o seu filho longe das luzes mais fortes/brilhantes da casa. Quanto mais longe do seu filho, melhor. Se você não puder fazer isso, desligue essas luzes pelo menos 30 minutos antes da hora de dormir. A quantidade de luz que atinge os olhos da criança pode ter um impacto na capacidade de dormir cedo.

– Incentive o seu filho a “brincar lá fora” e ficar exposto à luzes brilhantes durante o dia. Isso aumenta o estado de alerta e humor dele durante o dia e facilita a sua adormecida durante a noite.

Em suma, tente deixar os tablets e a televisão de lado. Limite o tempo com eletrônicos e incentive mais as brincadeiras ao ar livre.

 

FONTE: Ooly 123

 

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Cólicas do bebê lactente: o que você precisa saber sobre elas?

  Olá, meninas! Como vocês estão? São muitas as mães que ficam preocupadas com as cólicas do bebê lactente, por isso já...

Dia das Crianças 2021: 50 jogos e brinquedos dos anos 80 e 90!

Que tal se preparar para o Dia das Crianças 2021 relembrando 50 jogos e brinquedos dos anos 80 e...

Cultivando uma mentalidade de crescimento em nossos filhos

A importância de cultivar uma mentalidade de crescimento em nossos filhos é base para um aprendizado rico e diversificado! Oi...

Com licença, vou passar esse creme tóxico no meu filho!

  Olá! Esses dias li um artigo muito interessante no Huffpost Brasil que fala sobre a pressão da maternidade nos dias...