sábado, 13 setembro, 2025

Iphone, Ipad, computadores: liberar ou não, eis a questão!

 

Oi, meninas,

 

Comecei a ler sobre os impactos do uso de computadores na vida das crianças e os especialistas dizem que SIM, podemos estimular nossos filhos com as novidades tecnológicas, mas sempre com moderação!

 

 

Babies working at laptop

 

 

Vejam as 9 regras para melhor estimular e incluir os computadores nas rotinas das crianças:

 

1) Espere até seu filho ter pelo menos de 9 meses a 1 ano de idade

Crianças com menos de 9 meses não têm habilidade física para interagir com computadores. Até os 6 meses a visão ainda não está desenvolvida o suficiente para focar bem o monitor. Bebês também não têm a concentração necessária para acompanhar o que está acontecendo na tela do monitor.

 

2) Comece quando a criança mostrar interesse
Não vale a pena forçar a criança a usar o computador. Espere até ela demonstrar curiosidade. Ela está interessada no equipamento? Bate nas teclas? Fica de olho quando você está trabalhando ou navegando? Se ela parecer interessada — sorrindo, rindo, aplaudindo — vá em frente. Se não, deixe estar. E não se preocupe, ela não estará “ficando para trás” por não ser uma criança “plugada”. Uma ou duas aulas na escola e ela logo saberá usar o mouse junto com os melhores da turma.

 

3) Fique junto com seu filho no computador
Faça companhia ao seu filho diante do computador, tanto como amiga quanto como guia. Assim, você poderá conversar com ele sobre o que estão vendo, do mesmo jeito que faz quando lê um livro (“Então, qual é a cor do Elmo? Por que a Margarida está triste?”). Isso ajuda a criança a desenvolver o vocabulário e a memória — e a passar um tempo com mamãe ou papai.

 

4) Escolha atividades desenvolvidas para crianças bem pequenas
Muitos jogos e CD-Roms são rápidos, confusos e barulhentos demais para quem é muito pequeno e podem ser assustadores. É melhor ficar com os jogos desenvolvidos para crianças menores de 3 anos. Prefira sites educativos.

 

 

compu5

 

 

5) Não transforme o computador em lição de casa
Uma criança de menos de 3 anos enxerga o computador como mais um brinquedo, e não como um professor ou um instrumento para executar tarefas. Não há por que forçar um bebê de 1 ano a aprender o alfabeto ou a somar e a subtrair.

 

6) Controle o tempo
Trinta minutos são mais que suficientes para bebês de 1 a 2 anos ficarem na frente do computador. Depois disso, a maioria acaba perdendo interesse. Quando seu filho tiver 3 ou 4 anos, você pode aumentar o tempo para até uma hora por dia se ele quiser, mas pare antes se ele não se mostrar interessado. Períodos mais longos acabam invadindo o tempo para outras atividades importantes para o desenvolvimento da criança, como comer, dormir, brincar, dançar e conversar.

 

7) Escolha atividades e programas com imagens grandes e fáceis de ver

Uma boa referência é que a tela tenha de uma a três imagens por tela, para crianças de até 1 ano. Quando a imagem fica mais complexa (uma rua com vários personagens, por exemplo), uma criança pequena não consegue entendê-la. Nesta fase, desenhos complicados são muito caóticos para o cérebro do seu filho. Mas conforme a capacidade da visão de seu filho se desenvolve, você pode escolher atividades com imagens mais complexas. Por volta dos 3 anos de idade seu filho pode estar pronto para cenários com detalhes menores.

 

 

compu6

 

 

8) Escolha atividades com músicas simples
Desde que nascem, bebês adoram músicas e canções com ritmo constante e com rimas. A repetição de canções como “Tra-la”, por exemplo, ajuda crianças de 1 ano a criar padrões e começar a antecipar o que virá em seguida. Se seu filho tem 1 ano e meio, divirta-o com sons de sinos, assobios ou relógios (crianças dessa idade reagem a esse tipo de som). Mas evite programas e sites com barulhos frenéticos ou músicas muito altas. Os ritmos aleatórios são confusos e assustadores para ouvidos tão novos.

 

9) Deixe as histórias para os maiores de 2 anos
Historinhas no computador podem complementar a leitura em voz alta para seu filho. Você pode, aos poucos, contar histórias cada vez mais longas, para aumentar a capacidade de compreensão auditiva de seu filho e sua atenção. Mas guarde os contos de fadas e programas de aventura para crianças mais velhas, de mais ou menos 2 anos. Bebês mais novos que isso não conseguem acompanhar a história e podem acabar ficando frustrados.

 

 

 comp2

 

 

Fonte: www.babycenterbrasil.com

 

 

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

12 COMENTÁRIOS

  1. Meu filhote de 3 anos adorou o Candy Letters e o Tiny Cat Climbing Adventure!!! O primeiro é educativo, ensina o alfabeto em inglês, que ele aprendeu suuuuuper rápido. E o clássico Tom Cat!! Adoro o blog! Estão de Parabéns!!! :) bjos

  2. Olá!
    Bom, meu filho ama o ipad e o iphone e tem milhares de apps baixados neles.
    Ele tem 3 anos e os apps falam de abcdário, animais, cores, musicas infantis, familia, formas geométricas, culinários, etc. Sem contar os de instrumentos musicais e os tematicos como do Natal e os de historinhas animadas.
    E detalhe: todos em inglês.
    Ele adora e isso tem ajudado no desenvolvimento da segunda língua nele.
    Vou deixar alguns aqui pra voces para a faixa etaria:

    – Barnyard (formas geometricas, abcedario, culinaria, animais – são vários joguinhos onde ele precisa associar cores e formas)
    – Baby Chef ( este é culinario, eles fazem pizzas e bolos, decoram, é uma graça)
    – Build it Up ( Esse é de construção e formas)
    – Toy phone (È como um telefone e simula ligações)
    – Shapes (de formas geometricas e cores)
    – ABC Song (ensina o alfabeto e associa as letras a animais)
    – Color Drops (Vários desenhos pra colorir)
    – Memory Match (diversos jogos da memória)
    – Kids Color (diversos desenhos para colorir)
    Todos apps gratis e em inglês.

    E em portugues tem o Bebê Mais que reune um pouco de cada uma das atividades que mencionei nesses apss especificos, mas em portugues.

    Espero que gostem!

  3. Oi Ju vou te passar por email, tenho vários muito legais q pesquisei na Revista Crescer e em alguns rankings de apps infantis e claro cazamigas! bjos

  4. Esse é um tema q eu me preocupo, Gabi ama os joquinhos do ipad, achei de tudo, cortar cabelo, dentista de limpar os dentinhos, musica, galinha pintadinha, legumes rsrsrs, Se deixar ela quer ficar o tempo todo, tenho liberado só um pouquinho em alguns dias, tbm tenho medo, de daqui há um tempo, dar algum problema nos olhos, sei lá, quero pesquisar sobre isso, pq acho q eles ficam muito pertinho e ainda o corpo está em formação né…bjos

    • Dé, você não quer me passar os aplicativos que você e ele mais gostam, por favor? Tem várias mães pedindo dicas e estou com dificuldade de encontrar matéria de indicação de apps…Obrigada. Beijos

  5. Minha baby tem 1 ano e 9meses e AMA ver historinhas no IPad.. Dosntres porquinhos, do mickey, branca de neve.. Videos de 8,9 minutos.. Ama de verdsde e ja sabe a historinha todinha, ja sabe ate as falas dos personagens! Depende da crianca.. A crianca pode ter 2 anos e meio e nao acompanhar, ou noncaso da minha q desde 1 ano e 6 meses ja acompanha!

    • Oi Marcela, voce tem toda a razão… cada criança é uma e não podemos generalizar! Que fofa sua filha ja sabendo até as falas dos personagens! um beijo e obrigada pela participação!

  6. Olá,

    Esse post veio em otima hora!!! Tenho um filho de 3 anos e 6 meses e estou passando por esse dilema do IPAD. Acabei liberando pra ele somente aos FDS quando vamos ao rstaurante e etc.. E durante a semana somente um dia e por no máx. 1 hora . Mas tenho que confessar que relamente é muito dificil , quase todas as vezes quando vou pegar o IPAD tenho que conversar muitooo antes e mesmo assim as vezes ele chora… é muito complicado. Mas também por um lado tem uns APP que acabam ensinando muitas coisas de forma educativa e instrutiva. O problema é que meu marido acaba baixando os joguinhos bem de menino ( tipo aqueles de videogames) que no meu ponto de vista não tem o lado educativo. Sera que vcs poderiam dar algumas dicas de APP bacanas para as crianças? Eu iria adorar e acho que vai ajudar muito as leitoras aqui!!!
    Adoro o blog!!!

    beijos,

    • Oi Natalia,
      Tudo bem? Obrigada pela mensagem! Ja estou fazendo uma pesquisa dos aplicatovos educativos para as crianças… Tem muitas mães solicitando essa dica, então acho que vau ajudar bastante! Parabens pelo filhote e adorei o fato de vc ser rigida com o tempo do uso! É muito difiil sermos duras com nossos filhos, mas é muito necessario para a educação deles! um beijo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Grávida pode ir ao dentista?!

Um dos grandes mitos da odontologia é o da grávida que não pode ir ao dentista. A gestante não...

Antirracismo é um aprendizado!

"É um privilégio poder educar-se sobre racismo, ao invés de vivê-lo." Até hoje, a postura de apenas não ser...

Amamentação e câncer de mama, qual a relação!?

Você sabe qual a relação da amamentação e o câncer de mama? Vem aqui que vamos te contar sobre...

Leitura infantil: como estimular a criança a ler mais? – por Andréa Racy

Olá, moms! Tudo bem? Alguém aí com filhos que têm preguiça ou não têm paciência para ler? No post de hoje,...