A História, a arte e as novidades do Hotel & Golfe Clube dos 500 que não esquece de onde veio, mas sabe aonde quer chegar!

No fim de semana de 16 a 18 de setembro fomos convidados para conhecer o Hotel & Golfe Clube dos 500, que fica na cidade de Guaratinguetá, em São Paulo.
A localização, na região do Vale do Paraíba, é super estratégica já que o percurso de carro leva aproximadamente 2 horas para quem parte de São Paulo capital e 3h para quem vai do Rio de Janeiro.
Como foram os nossos dias no Hotel & Golfe Clube dos 500

Sexta-feira
Chegamos ao hotel na sexta-feira à noite com chuva e muito frio! Mas esse clima desfavorável não prejudicou em nada a recepção calorosa que tivemos.
O chá da tarde ainda estava sendo servido no lobby enquanto um talentoso pianista tocava “The way you look tonight”, a música do Rod Stewart que embalou a dança com meu marido em nosso casamento.
Nem preciso dizer que essa coincidência fez meu coração sorrir ansioso pelos dias que viriam!
Fomos para o quarto deixar as malas e…pausa para um rápido comentário: Achamos engraçado parar o carro em frente a nossa acomodação. Todo mundo achou diferente!
A decoração tem o estilo rústico chique com parede de tijolinhos aparentes e móveis de madeira misturados a outros patinados.
Encontramos alguns mimos pelo quarto!
Tinha uma sacolinha com um aromatizador de ambientes e chocolates em um dos móveis e uma outra, em uma das camas, que estava nominal à Valentina, minha filha.
Imaginem uma menina que se sentiu especial!
A lembrança dela era uma graça, tinha uma caixa de giz de cera, o desenho de uma obra do Di Cavalcanti e um avental para ela usar na aula de pintura que teria na programação.
Nosso jantar estava marcado para acontecer na pizzaria e, aquele estranhamento inicial com a garagem em frente ao quarto sumiu rapidinho quando percebemos como nossos deslocamentos seriam práticos e eficientes por dentro do Clube dos 500 – que fica em uma área de 600mil m².
Adoramos encontrar as famílias da Re Fontanetti e da Fran Rezende, que também estiveram conosco em outras experiências!
A Valentina já se juntou à recreação e eu já entrei no grupo de WhatsApp que os monitores criam para acompanhar a programação e paradeiro das crianças.
Como mamãe, confesso que eu estou achando o máximo esse formato de comunicação entre pais e equipe de Lazer – supereficiente!
Amigos reunidos, um espaço lindo, música ao vivo, um bom vinho e uma pizza com massa leve e crocante foram os ingredientes perfeitos para terminar a nossa primeira noite (ou seria começar o nosso final de semana?).


Sábado
Somente ao acordar, no sábado, tivemos a verdadeira dimensão da beleza do lugar.
Apesar do frio, a chuva havia cessado e resolvemos andar de bicicleta para conhecer melhor o hotel.
Gente, que lugar incrível! É tanta natureza, tanto verde, tantos cantinhos especiais.
O instagramável raiz – que já é por si só, sem precisar de cenários construídos para os clicks.
Ficou fácil de entender o alto número de eventos sociais no hotel.
Eu já fiquei imaginando o álbum de fotos dos casamentos que acontecem ali e me animei para uma renovação de votos!
Enquanto isso, meu marido estava empolgado com o campo de Golfe de 9 buracos.
Ele adora assistir a todos os torneios pela televisão. Até eu já aprendi as regras e o significado dos termos mais usados nesta modalidade que ele tanto gosta.
Como foi bom vê-lo feliz com essa experiência. E não é que ele leva jeito? O Tiger Woods que se cuide, rs!
Além das bicicletas e do Campo de Golfe, o hotel também tem:
Quadra de tênis, campo de futebol, pista de cooper, bocha e SEIS quadras de Beach Tennis – o esporte da vez!
Depois de tanto suor e práticas esportivas, resolvemos passar a tarde relaxando na piscina coberta e aquecida. Descanso merecido, ufa!
Perto do horário do pôr-do-sol foi servido um picnic ao ar livre no deck do lago para que as famílias aproveitassem a vista deslumbrante do lugar.
A noite tivemos um jantar harmonizado no La Cave, um restaurante intimista e romântico.
A adega foi um caso de amor! Ela é toda climatizada, espaçosa e com mais de 500 rótulos. Um paraíso para os apreciadores de um bom vinho, como eu!
Para que os adultos pudessem aproveitar o jantar tranquilamente a recreação programou para este mesmo horário uma sessão de cinema com as crianças.
Domingo
Dia de ir embora e quem apareceu? O sol!
Confesso que apesar de não ter deixado de fazer nenhuma atividade por conta do frio, o céu aberto e azul tornou os cenários ao ar livre muito mais bonitos.
Até nos animamos para a aula de Yoga que aconteceria no Espaço Zen.
As crianças tiveram uma Oficina de Cupcake seguida por uma Oficina de Circo.
Encerramos as atividades com um espetáculo circense.

Um pouco do passado e presente do Hotel
O Clube dos 500 existe desde 1951 e como o nome define, foi criado inicialmente como um clube vip para 500 sócios. Lembrem-se que naquela época a aviação não era como é hoje e por isso ressaltei a localização estratégica entre São Paulo e Rio de Janeiro.
Foi exatamente a localização que tornou o Hotel o ponto de parada de presidentes, celebridades, artistas e pessoas da alta sociedade.
Já imaginaram a quantidade de histórias e “causos” que por ali aconteceram?
Para que entendam melhor essa riqueza cultural, estamos falando de uma propriedade tombada pelo patrimônio histórico.
E não poderia ser diferente!
Uma das alas do hotel (20 apartamentos) foi projetada por Oscar Niemeyer, o paisagismo assinado por Burle Marx, o layout do arruamento é do urbanista Prestes Maia, no salão de um dos restaurantes tem uma obra original de Di Cavalcanti e a capela tem um afresco do Ricardo Menescal.
Ufa!
Eu não consigo mensurar a riqueza histórica que isso significa.
Agradeço o privilégio de ter tido a experiência de me hospedar em um lugar tão importante para a cultura brasileira.
Também fico muito feliz em ver que o empreendimento está buscando se renovar e atrair um novo perfil de público (família com crianças), mas sem perder a sua essência ou se desconectar de um passado tão relevante.
Não falta potencial e nem vontade.
Desde os funcionários mais antigos até a novíssima equipe de recreação infantil – todos estão visivelmente imersos nesse processo de mudanças.
Cada um dando o seu melhor no que a si compete.
Os funcionários mais antigos trazem consigo o orgulho genuíno de fazerem parte da história construída até aqui.
Os recreadores recém-chegados trazem o entusiasmo e a energia de um novo olhar.
Aliás, não poderia deixar de parabenizá-los pela criatividade da programação que aproveitou muito bem os recursos disponíveis nesses dias frios e chuvosos e não nos deixou sentir a falta de espaços fechados mais estruturados para as crianças (que já estão no projeto de reforma).
Claro que ainda existem alguns desafios e ajustes, mas nada que tire o brilho dessa joia nacional.
Sabe diamante sendo lapidado? É essa a sensação que eu tive ao ver onde eles estão e aonde querem chegar!
Confira agora TODAS as fotos do nosso final de semana do Hotel & Golfe Clube dos 500
