Oi, mamães, tudo bem?
Durante as duas vezes que fiquei grávida, fiz drenagem linfática toda semana e me fez muito bem! Não fiquei inchada e era um momento de relaxamento que eu adorava!
Existem alguns mitos e dúvidas se grávida pode ou não fazer drenagem, mas pela minha experiência e a de minhas amigas, eu super recomendo!
Acho que o mais importante é fazer com um profissional competente e capacitado. Tomem MUITO cuidado com essa escolha, para que tudo seja feito da melhor forma possível. No meu caso, sempre fiz e continuo fazendo com uma fisioterapeuta especializada que amo de paixão. Sempre me preocupei em fazer com uma profissional que realmente estudou o corpo humano e que saiba os movimentos e os pontos corretos.
Pedi para ela escrever um texto sobre as vantagens da drenagem na gravidez para dividir aqui com vocês. Espero que gostem!
………………………………………………………………………………………………………………………..
Drenagem linfática na gravidez
Além de praticar atividades físicas, ingerir líquidos e manter uma dieta balanceada com pouco sal, um dos métodos mais recomendados que pode ser usado para amenizar o inchaço durante a gravidez e contribuir para o bom funcionamento do sistema circulatório é a drenagem linfática.
Classificada como uma espécie de massagem, é uma técnica criada na Europa por volta dos anos 30 que estimula os gânglios linfáticos, melhorando seu funcionamento e, consequentemente, a circulação sanguínea e escoamento dos líquidos retidos, a partir de movimentos leves e lentos. Deve ser realizada somente por profissionais devidamente treinados e habilitados.
A combinação entre drenagem linfática e gestação não poderia ser mais perfeita! Confiram os benefícios da drenagem linfática para a gestantes:
– Melhora a nutrição das células e a oxigenação dos tecidos;
– Estimula a circulação venosa e linfática;
– Reduz a retenção de líquidos;
– Diminui os inchaços típicos da gravidez;
– Estimula a lactação e a dessensibilização das mamas, preparando-as para a amamentação;
– Previne e combate varizes e sensação de pernas cansadas;
– Combate celulite e estrias;
– Alivia tensões e reduz dores musculares.
É fundamental que a gestante passe por uma avaliação médica antes de iniciar o tratamento, até para que seja feita a indicação correta da drenagem linfática. As sessões podem ser iniciadas a partir do terceiro mês, cerca de duas vezes por semana. Em casos de edemas exacerbados, a gestante poderá fazer até três sessões semanais, desde que tenha autorização do médico responsável.
A drenagem linfática não é recomendada para grávidas que tenham hipertensão não controlada, insuficiência renal, trombose venosa profunda ou qualquer doença relacionada ao sistema linfático. Quem não apresenta esses problemas está liberada.
Em geral, a massagem é mais recomendada a partir do terceiro mês de gestação e, na maioria das vezes, os obstetras liberam para fazê-la logo após o parto. É importante checar com o seu médico se ele autoriza ou não a massagem nessa fase.
Consulte uma Fisioterapeuta especializada!
Dra. Flavia M Rojas
CREFITO 3 81322
Tel: 99448 2743
Por que apenas a partir do terceiro mês?
Oi Ju,
Estou na segunda gestação e nunca parei de fazer drenagem, nem mesmo nos temidos 3 primeiros meses. Conto com uma esteticista muito capacitada e consciente do que a gestante precisa durante a massagem, com experiência em atendimento a várias gestantes em domicílio, inclusive. Me faz bem fazer e em nenhuma das gestações cheguei a inchar o pé ou a perna, mesmo nesse calor que está fazendo. Tb recomendo fazer com profissionais que estão acostumados a fazer em gestantes.
Grande Bj
Adoro o blog!
Clarissa
OI Clarissa, com certeza tem que escolher uma profissional capacitada e com experiencia em gravidas! Eu também não inchei quase nada e super recomendo a drenagem para todas as minhas amigas. beijos