Os passeios infantis mais divertidos que acontecem neste fim de semana no Rio de Janeiro – por Rio Kids

Diversão16/01/15 By: Joyce & Daniele
(0) Comentários

 

Olá, moms!

O fim de semana chegou e vocês não têm ideia de onde levar os pequenos para passear? O Rio Kids fez uma lista de programas infantis que está sensacional!

Confiram e divertam-se!

 


 

1. Exposição de skate-arte na Galeria Homegrown

A primeira exposição do ano na Galeria Homegrown transforma temáticas simples e urbanas em fotografias de arte, que documentam a ocupação e a transformação de espaços urbanos naturalmente em constante mutação pelo uso criativo e ousados de skatistas.

Ronaldo Land, videomaker e fotógrafo traz para dentro da galeria sua visão desse caos organizado e emaranhado que é a cidade e seus ocupantes naturais. 


Sobre o trabalho específico para essa exposição, Land, vulgo “Jesus”, que também é skatista, diz:”Eu tento mostrar o dia a dia do skate nos grandes centros urbanos de uma maneira a integrar o skate, a atmosfera urbana e a rotina de cidade, sem esquecer da luz, que dentro de cada foto acaba tendo um peso muito, muito grande, sendo quase um dos personagens da foto”, explica.

A rua, um espaço de convivência democrática em constante transformação, não é usado pelo skatista como local de passagem, o simples “ir e vir”. A evolução técnica no esporte, consequência das repetições das manobras é o foco das lentes de Land: capturar essa energia vigorosa e criativa, muitas vezes absurda, e transformá-la em um momento congelado no tempo e espaço.

Sua maior influência fotográfica é o Expressionismo alemão e o cinema Noir.


 A curadoria que fez para a exposição “Contrastes Urbanos”, que aconteceu no Arte Core deste ano, impressionou muita gente, pelos ângulos, luz, contrastes e os instantes capturados que desafiam a física. Nesta expo na Galeria Homegrown, pela primeira vez, mostrará fotos coloridas clicadas em câmeras fotográficas digital e analógicas, de tamanho que variam entre 60×40 cm e 100×60 cm.

O evento acontece na Galeria Homegrown, Ipanema, de segunda a sexta, das 10h às 20h, e aos sábado das 12h às 18h.

 

riokids-porai-skate2

 

2. “No ar com Lasanha e Ravioli” inicia a programação infantil do Gamboavista 

Em sua quarta edição, o projeto Gamboavista, do Galpão Gamboa, lança a programação infantil no final de semana com o espetáculo “No ar com Lasanha e Ravioli”. O mais novo trabalho da BB Companhia de Teatro, formada pelas atrizes Ana Barroso e Monica Biel, será apresentado no sábado e no domingo, às 16 horas.

Os palhaços Lasanha e Ravioli estão em um estúdio de rádio e apresentam um programa de variedades. Músicas, piadas, contatos telefônicos com os ouvintes e contos de fadas são algumas das atrações que, por meio de seu humor crítico e sob sua ótica particular, os dois clowns oferecem ao seu público. Entre outras atrações, eles contam para os “ouvintes” as histórias: “Os três porquinhos”, “A roupa nova do Rei” e “João sem medo”.

O espetáculo mostra, ao mesmo tempo, os contos adaptados, com suas conhecidas histórias e personagens, e a vivência dos clowns apresentando um programa de rádio, a experiência da criação, o improviso, as confusões dos bastidores e o prazer que envolve tudo isso.

Únicas apresentações no Galpão Gamboa, Centro, dias 17 e 18 de janeiro, às 16h.

 

riokids-teatro-lasanhaeravioli

 

3. Cinderella

Cinderella era filha de um comerciante rico. Depois que seu pai morreu, sua madrasta tomou conta da casa. Então, ela passou a viver com sua madrasta malvada, junto de suas duas filhas que tinham inveja de sua beleza. Cinderella tinha de fazer todos os serviços domésticos e ainda era alvo de deboches e malvadezas. Um belo dia, é anunciado que o rei realizará um baile para que o príncipe escolha sua esposa dentre todas as moças do reino. No convite, distribuído a todos, havia o aviso de que todas as moças deveriam comparecer ao baile.

A madrasta de Cinderella sabia que ela era a mais bonita da região, e disse que ela não poderia ir porque não tinha um vestido apropriado para a ocasião. Cinderella, então, costurou um vestido com a ajuda de seus amigos da floresta: passarinhos, ratinhos e esquilos a ajudaram a fazer um vestido de retalhos muito bonito. Porém, a madrasta não queria que Cinderella comparecesse ao baile de forma alguma, pois sua beleza impediria que o príncipe se interessasse por suas duas filhas. Sendo assim, ela e as filhas rasgaram o vestido, dizendo que não tinham autorizado Cinderella a usar os retalhos que estavam no lixo. Fizeram isso de última hora, para impedir que a moça tivesse tempo para costurar outro. Muito triste, Cinderella foi para seu quarto no sótão e ficou à janela, olhando para o Castelo na colina. Chorou, chorou e rezou muito.

De suas orações e lágrimas, surgiu sua fada-madrinha que confortou a moça e usou de sua mágica para criar um lindo vestido. Também surgiu uma linda carruagem. Antes de sua afilhada sair, a fada-madrinha lhe deu um aviso: a moça deveria chegar antes da meia-noite, ou toda a mágica iria se desfazer aos olhos de todos…

Em cartaz no Teatro Bradesco, Shopping Village Mall, nos dias 17, 18, 24, 25, 31 de janeiro e 01 de fevereiro, aos sábados, às 16h e 19,h e aos domingos, às 16h30min.

 

riokids-teatro-cinderella

 

4. Evento “Tem criança na cozinha”

A partir deste final de semana, a garotada do Rio vai poder curtir uma atividade bacana nas férias. É a oficina “Tem criança na cozinha”, do canal Gloob, no Américas Shopping.

As crianças vão aprender a preparar biscoitinhos de queijo, biscoitos recheados e cupcakes de chocolate, além de receberem dicas de como cozinhar e se manterem seguras na cozinha.

As turmas para a garotada de 4 a 10 anos são compostas de até 18 crianças e têm duração aproximada de 40 minutos.

Para participar, basta retirar as senhas distribuídas por ordem de chegada durante o horário de funcionamento das oficinas.

O evento acontece no Américas Shopping, Recreio, Praça de Eventos, de domingo a sexta, das 13h às 21h, e aos sábados, das 10h às 22h.

 

riokids-shopping-temcriancanacozinha

 

5. Novidades e programação de janeiro no MIAN

Novidades chegando no MIAN – Museu Internacional de Arte Naif no Rio. A partir de janeiro vão rolar novas atividades para bebês e famílias no museu, além dos já conhecidos Naïf para Nenéns, Naïf para Nenéns +1 e Atelier da Família.

O Sarau Cirandinhas vai acontecer mensalmente sob a coordenação da psicóloga e musicista Marcela Terry, e estimula os pequenos por meio de atividades de música, movimento e brincadeiras. A atividade temática acontece em pequenos grupos, com os bebês (sempre acompanhados por seus responsáveis) explorando a “obra do mês” escolhida pela equipe do MIAN, por meio de músicas e ritmos inspirados no tema da obra.

Os grupos são divididos em Grupo Ninho – de 0 a 1 ano e Grupo Vôo – de 1 a 3 anos.

Já o Naïfs Brincantes é uma oficina de confecção de brinquedos feitos para bebês e crianças utilizando materiais não convencionais e reciclados. A atividade é voltada para famílias, educadores e brincantes de todas as idades, sempre com três propostas diferentes a cada mês.

Os eventos acontecem no Mian, Cosme Velho.

-Sarau Cirandinhas Bebê e Cia 

18 de janeiro, às 9h30 (grupo ninho) e às 10h30 (grupo vôo).
Inscrições somente com agendamento prévio: (21) 2225-1033.

 

-Naïf para Nenéns (bebês de colo e engatinhantes a partir de 3 meses)

17 de janeiro, sábado, às 9h30.
22 de janeiro, quinta-feira, às 9h30.
24 de janeiro, sábado, às 9h30.

Atividade: Piscininha de tecidos para explorar texturas e tons de azul da cor do mar.

 

-Naïf para Nenéns +1 (bebês caminhantes até 3 anos)

17 de janeiro, sábado, às 11h.
23 de janeiro, sexta-feira, às 9h30.
24 de janeiro, sábado, às 11h.

Tema do mês: Água
Obra do mês: Tela: “Paraty” (1999), de Fábio Sombra (Brasil)
Atividade: pintura ao ar livre com banho de mangueira e spray de cores no jardim do museu.

Inscrições antecipadas somente por telefone: (21) 2225-1033.
Duração: 30 minutos de atividade mediada + livre visitação.

 

-Atelier da Família (Visita mediada + atelier de criação + livre visitação)

24 de janeiro, sábado, de 15h às 16h30.

Tema: Água
Obra do Mês: Tela: “Paraty” (1999), de Fábio Sombra (Brasil).

Caça ao tesouro: Caça aos barquinhos nos quadros do museu.
Atelier de criação artística: Oficina de confecção de barquinhos utilizando papel e potes de xampú reciclados.

Inscrições somente com agendamento prévio: a partir do dia 06/01 pelo telefone (21) 2225-1033.

Idade recomendada: 03 a 11 anos.

 

riokids-porai-mian

 

Para conferirem a programação completa, acessem o site do Rio Kids!

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Leia também: