Olá, moms!
Já falamos um pouco aqui no blog sobre os muitos benefícios da música no desenvolvimento das crianças. Mas saber disso não basta para fazê-las ter interesse e, de fato, tocar algum instrumento. Por isso, hoje resolvemos falar sobre os primeiros passos para desenvolver a musicalidade nas crianças!
Retomando a importância da música no desenvolvimento dos bebês e crianças
Muitas pesquisas científicas mostraram que a música é um ótimo aliado do desenvolvimento infantil, especialmente quando se trata da parte cognitiva, motora, afetiva, física e social. Além disso, ela estimula a aprendizagem em todas as outras áreas e contribui para os laços afetivos com outras crianças e também entre pais e filhos, quando as aulas são administradas ainda nos primeiros anos de vida. Se os estudos forem aplicados logo quando bebê, os resultados são ainda melhores! Os especialistas defendem que a música é um fator-chave para o desenvolvimento infantil, mostrando a importância de estimular e incentivar as crianças no estudo.
A idade certa para introduzir a música na vida da criança
Escutar música traz benefícios tanto quanto realizar atividades musicais. Antes do nascimento já é interessante expor o bebê a estímulos sonoros. Ele responderá com pontapés e outros movimentos. Dessa forma já é criado um ambiente que irá potencializar o seu desenvolvimento na barriga. Existem cursos de musicalização para gestantes que atendem a essa proposta. Em São Paulo, na escola de música Nelsom, na Bravo e na Canto do Batuque eles estão disponíveis. Quando se trata de estudar música, a idade ideal é a partir dos 2 anos de idade, visto que a criança já adquiriu a concentração e estímulos necessários.
Agora que eu já sei os benefícios e a idade correta, como despertar o interesse do bebê pela música?
De início, o melhor a se fazer é colocar para tocar uma grande variedade de músicas, de muitos estilos, para que a criança se movimente, experimente as sensações. Enquanto isso, os pais podem utilizar a música para interagir com os filhos em atividades, dançar, ou apenas escutar juntos, mostrando que essa é uma atividade interessante. Você vai saber que o bebê gosta da música que está ouvindo pelos sinais corporais: sorrisos, olhos bem abertos, agitação dos braços e pernas e movimento da cabeça para o sentido de onde vem o som. Dessa forma já é possível conhecer o gosto musical do bebê, o que é um passo em direção às aulas.
Musicalização infantil e aulas específicas
Descoberto o estilo de música que seu filho mais gosta, é hora de entender qual instrumento ele mais irá se identificar. Uma sugestão é começar com um curso de musicalização infantil. Desta forma, ele poderá conhecer a diversidade de instrumentos existente e ter aulas de ritmo, coordenação motora, propriedades do som, tudo isso de forma lúdica. A musicalização é como ume pré-escola da música, estimulando a inteligência musical e guiando a escolha do instrumento que irá estudar posteriormente. Com o instrumento escolhido, a criança poderá iniciar as aulas específicas. Boas escolas aqui de São Paulo são o Conservatório Souza Lima, EM&T e a Companhia das Cordas.
Estimular a música nos pequenos é uma atividade que deve ser feita desde a barriga. Os resultados são positivos e pais e filhos só têm a ganhar. Vale a pena investir!
Referências: Do Ré Mi Sounds, Pediatria em Foco
Adorei o blog! Aproveito para deixar um convite para conhecerem o meu :)
https://simplesmenterosana.wordpress.com/2019/03/26/3-passos-para-felicidade-com-sua-crianca/
PARABÉNS……Gostaria de receber sempre este tipo de informções abraços
QUERO MUITO ENGRAVIDAR,QUERO UMA MENINA MAS TAMBEM FICARIA FELIZ SE FOR UM MENINO!
Muito bom falar de música para as crianças. Minha filha ama música desde o nascimento. A música acalmava para dormir, animava as brincadeiras, fazia parte do dia dela.
Um fato legal for ter trocado a chupeta por um piano (pequeno) aos 2 anos. Ela tem o piano até hoje (com 6 anos) e agora já toca algumas músicas.
Adorei o post! Parabéns!
Bom ver materias sobre música aqui! Somos uma escola de música e sabemos a importancia na vida das crianças! Otimo!!!
gostaria de saber se tem alguma escola aqui em Porto Alegre/RS para indicar. Obrigada. Monica.