sexta-feira, 12 setembro, 2025

Depois de me tornar mãe meus medos aumentaram… E muito!

 

Olá moms!

Um dia desses colocamos uma frase no Instagram que repercutiu bastante: “Depois de me tornar mãe, meus medos aumentaram… E muito!”. Fiquei impressionada e me senti abraçada e mais “normal” depois de tantos relatos.

 

Depois de me tornar mãe meus medos aumentaram - Just Real Moms

 

Não sei vocês, mas depois que me tornei mãe, meus medos aumentaram absurdamente. Ninguém pode me falar sobre doenças que começo a sentir os sintomas, avião então… Pavor! Fico um mês tensa só de pensar em voar, principalmente se for apenas eu e meu marido, sem as crianças.

É uma mistura de medo de deixar meus filhos, medo deles ficarem doentes, de perdê-los. Medo da violência do Zika vírus, da dengue… Medos e mais medos… Virei realmente uma medrosa assumida! Me recordo da minha adolescência e de quando ainda não tinha filhos e vejo que eu era completamente desencanada de tudo. Como eu conseguia?

Mas vi que isso é muito mais normal do que eu imaginava, afinal muitas mulheres têm este mesmo sentimento. E na lista das coisas que as mães modernas mais têm medo apareceram:

– Andar de carro e dirigir;

– Notícias de doenças em crianças;

– Avião;

– De morrer (ou os filhos, ou o marido);

– Engasgo nas crianças;

– Piscina (afogamento);

– De não conseguir educar direito;

– De não ser uma boa mãe.

 

Uma pesquisa na Revista Superinteressante diz que o medo, hoje em dia, é muito mais presente nas pessoas do que era antigamente. Cerca de 78% da população têm medo de perder os entes queridos, 71% têm medo de pegar dengue, 81% têm medo de desenvolver câncer e 70% da populacão têm medo de que algo ruim aconteça com os filhos.

Para superá-los, terapia (a principal delas se chama terapia cognitivo-comportamental (TCC), que nos ensina a mudar os pensamentos ruins que geram ansiedade), psicanálise, hipnose, dentre outras especialidades. Mas, uma dica é não pesquisar e acreditar em tudo que o Google diz (isso é pra mim, faço sempre). Procurar sintomas não é uma boa ideia afinal, com certeza você vai terminar achando que aquela coceira no seu braço esquerdo é sinal de um câncer incurável.

Enfim, a maternidade também nos mostra que temos que aprender a conviver com nossos medos, ou quem sabe, a superá-los!

Alguém na mesma situação?

Mil bjss

Depois de me tornar mãe meus medos aumentaram - Just Real Moms

 

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

8 COMENTÁRIOS

  1. Exatamente eu… sempre senti medo de perder meus pais, morro com a ideia… daí uma amiga me disse que qdo eu ganhasse meu bebê isso ia passar, mas agora aumentou, pois tem mais gente nessa lista de medos aí… realmente preciso de terapia urgente!

    • Morro de medo da minha filha ficar doente, um simples resfriado ou ouvir o nariz dela roncar enquanto mama é motivo pra ter crise de ansiedade.

  2. Tive síndrome do pânico após o nascimento dos meus gêmeos prematuros, 78 dias de uti neo-natal, falecimento de um dos bebês. Ficar em casa de licença maternidade foi pior do que acompanhar a uti. Assistir aos telejornais cheios de desgraças , violência, tiros, assassinatos foi intensificando todo o medo natural da mudança de vida no pós-parto. Fase muito difícil. Medo de não dar conta, de não conseguir prover, de não conseguir educar, de não conseguir voltar a trabalhar, medo de dirigir com o bebê, medo de dirigir sem o bebê, medo de tudo!

    • Eu sou medrosa ,vivo em Cacuaco em Angola. Tenho tido medo das dores do parto com frequência, mas no final o meu chefe Remisio notou que tenho medo a toa das coisas e preciso que me ajudem a sair dessa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Quando os bebês começam a conhecer novos alimentos? #PrimeirasDescobertas

Olá, meninas! Tudo bom? Quem nos acompanha aqui no blog sabe que estamos apoiando a campanha de OMO Puro Cuidado...

A ética do amor materno

O amor materno é difícil de explicar em palavras, né? Rumi afirmou que “Nascemos do amor. O amor é...

Concurso do dia das mães: Concorra à uma sessão de fotos! Veja também as fotos de 1 mês da Ana Helena

  Oi, meninas! Tudo bem?   Quando a Ana Helena fez um mês, tirei algumas fotos dela com a mesma fotógrafa que...

Manejo do Estresse: Qual é o impacto do estresse na Infância?

Sabemos que o estresse traz muitas consequências não apenas físicas, mas emocionais e psicológicas também! Mas você sabe qual...