Cada vez mais a tecnologia tem entrado para o nosso dia-a-dia e consequentemente para o dos nossos filhos! Venha ler sobre a importância do brincar para as crianças e como podemos ajudar nossos filhos se manterem saudáveis!
Oi meninas! Temos conversado com muitas amigas sobre os desafios relacionados ao avanço da tecnologia e como isso tem afetado o nosso dia-a-dia e de nossos filhos. Então, convidamos a Dra. Thais Bustamante para explicar para nós a importância do brincar para as crianças.
Sabemos que não é fácil organizar uma super rotina e ainda mais em tempos de pandemia, tudo ficou ainda mais complicado, né?
Mas, a saúde física dos nossos filhos tem vários elementos, desde o físico, até o emocional, mental…e não é novidade para ninguém a importância de exercícios diários – para eles…e para nós também!
Confiram abaixo o texto e esperamos que ajude vocês!
Olá! Meu nome é Thais, sou mãe destas 3 crianças lindas: Arthur, 11anos, Raquel 10 anos e Felipe 7 anos. Sou também dona de casa, esposa e pediatra. E hoje, vou te contar sobre a importância da brincadeira para as crianças!
Quero contar um pouquinho da minha infância e porque estou aqui.
Minha paixão por crianças começou quando eu ainda era criança.
Aliás, tive uma infância muito rica e feliz: brincava na rua todos os dias com as crianças da vizinhança, jogávamos queimada, pique esconde, barra bandeira, forca, jogo da velha, STOP, pulávamos elástico, amarelinha, subíamos em árvores, andávamos de bicicleta, jogávamos jogo de tabuleiro e a lista não acaba…
E por quê falar de tudo isso para vocês?
Porque as transformações sociais ocorridas nas últimas décadas provocaram grandes mudanças no modo de vida das famílias, com repercussões importantes na saúde das crianças.
A inserção da mulher no mercado de trabalho, o número menor de filhos, o acesso crescente às inovações tecnológicas e o medo da violência são apenas alguns dos fatores implicados nesse processo.
Por fim, a tecnologia, na forma de videos, videogames, internet e redes sociais, invadiu o espaço infantil.
Desde muito cedo, as crianças, sobretudo as pertencentes às classes sociais mais elevadas, são incitadas a formar uma especie de currículo para vida adulta, passando a maior parte do tempo em atividades estruturadas, sob supervisão dos adultos.
Mesmo as pré-escolas, para aumentar a carga didática, vêm diminuindo os horários de tempo livre para as brincadeiras não direcionadas.
A falta de tempo livre provoca a perda no mecanismo de proteção contra os efeitos da pressão e do estresse. Nessa perspectiva, muitas crianças sobrevivem a essa agenda intensa, mas outras chegam a adoecer.
A vida moderna vem exigindo muito das crianças, cada vez mais precocemente. Temos uma epidemia de obesidade, de quadros de ansiedade e de depressão infantis.
Brincar é tão importante que foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um direito de toda criança.
Todas as crianças precisam brincar, independentemente de sua condição social, física ou intelectual.
Para a criança, brincar é tão importante quanto respirar. É brincando que ela experimenta, modifica, simboliza e compreende o mundo que a rodeia. Então, importância do brincar para as crianças é real.
Ao brincar, a criança aprende as regras de convivência em grupo, a dividir coisas, a resolver conflitos e, também, a se defender.
Quando a brincadeira é conduzida pela criança (e não com regras ditadas pelo adulto) ela aprende a tomar decisões e começa a descobrir suas áreas de interesse. E mais, brincar ainda promove um bom espaço para interação entre pais e filhos.
Desde os primeiros meses, a criança deve ser incentivada a se movimentar, sendo importante a disponibilização de ambientes desafiadores diversificados para o movimento, sempre com segurança.
A partir dos 2 anos, devem realizar de 30 a 60 minutos por dia de atividade física moderada ou vigorosa, apropriada para idade, entre 3 e 5 vezes por semana. A atividade pode ser cumulativa durante o decorrer do dia.
Então, mais que uma tarefa de número de horas e regras a cumprir, movimentar-se deve ser uma grande fonte de prazer, de autoconhecimento e de compreensão do mundo.
As habilidades motoras constituem-se na primeira forma de expressão afetiva, inteligência e autoconhecimento.
Explorando o mundo, a criança descobre as propriedades físicas dos objetos, compreende as consequências de suas ações, compreende os próprios limites, aprende os costumes e valores sua cultura e desenvolve autonomia.
A atividade física deve encorajar a criança a explorar suas potencialidades de movimento permitindo a ampliação de seu repertório motor de maneira criativa e desafiadora, principalmente nos primeiros anos.
Em conclusão, brincar é coisa séria! E a partir de agora vamos conversar bastante sobre desenvolvimento infantil, as diferentes fases do brincar, sobre literatura infantil e muito mais, neste universo inesgotável que é a infância.
Crianças!! Vamos brincar já!
Um grande beijo,
Dra. Thais
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Sobre a Dra. Thais Bustamante
Instagram: @DraThaisBustamante
CRM/SP: 107.844
Mãe de 3, Dra. Thais é Pediatra e Neonatologista pela UNESP, Mestre em Cirurgia Pediátrica UNESP e tem Pós Gradução em Nutrição Pediátrica pela Boston Medicine University. É membro da Sociedade Brasileira de Pediatria e claro, é apaixonada por crianças e pelo universo infantil.