segunda-feira, 8 setembro, 2025

Como tratar as manchas na pele causadas pela gravidez? – Por Dra. Juliana Macéa

 

Oi, moms!

 

Hoje quem vai dar a dica é nossa linda colunista, a dermatologista Dra. Juliana Macéa! Ela vai falar de um assunto bastante recorrente entre as grávidas: aquelas famosas manchas que aparecem na pele do rosto, conhecidas como “melasmas”, que acabam deixando muita mamãe preocupada!

 

Vejam o que a Dra. Ju tem para nos dizer sobre o assunto!

 

melasmas

 

………………………………………………………………………………………………………………………………………..

 

Olá, mamães!

Depois que nos tornamos mães é impressionante como nosso foco vira nossos bebês, não é? Eu mesma quando penso em um tema interessante para escrever para o Just Real Moms fico sempre imaginando alguma dúvida relacionada aos pequenos…

Mas, dessa vez, pensei em abordar um tema que afeta diretamente as mães: o tratamento do melasma. Falamos brevemente sobre melasma no post sobre dicas de cuidados durante a gestação (AQUI).

O melasma é uma alteração de pigmentação da pele, de causa ainda não bem esclarecida. Sabemos que existe uma tendência genética e que a exposição ao sol e os hormônios femininos estimulam o surgimento das manchas. Assim, são mais comuns em mulheres que tomam anticoncepcionais e principalmente durante a gestação.

E o que fazer quando a mancha aparece?

Atualmente não existe nenhum tratamento que garanta a cura definitiva do melasma. É muito importante saber disso pois, ainda que a mancha desapareça completamente, o uso diário de filtro solar deverá ser sempre mantido para evitar recidivas.

 

melasma 2

 

Em minha opinião, os melhores tratamentos disponíveis são:

cremes clareadores: devem ser usados com regularidade, geralmente à noite e os resultados aparecem após 1 a 3 meses. Costumam ser eficazes para melasma leve ou que nunca foi tratado e vale lembrar que como muitos contém ácido retinóico ou hidroquinona, não são recomendados durante a gravidez ou amamentação.

– peelings químicos: são aplicações feitas no consultório com intervalos de 2 a 4 semanas. Provocam uma descamação leve na pele que ajuda a remover células mortas e o pigmento. Em geral são realizadas 3 a 5 sessões.

laser fracionado: indicado para manchas resistentes aos cremes e peelings ou para quem busca resultados mais rápidos. O laser tem uma ação mais profunda na remoção do pigmento. A aplicação leva cerca de 20 minutos e a pele fica bem avermelhada e um pouco inchada por 3 a 5 dias. Com 1 sessão já podemos notar melhora.

– laser spectra: é um outro tipo de laser que deve ser realizado semanalmente. A pele fica levemente avermelhada apenas logo após a aplicação. Para bons resultados são necessárias cerca de 10 sessões.

Espero que as dicas ajudem e estimulem as mamães a se cuidarem sempre!

 

contatos Dra. Juliana Macéa:

www.masterlaserdermatologia.com.br

email: masterlaser.masterlaser@yahoo.com.br

Tel: 3071-2388 e 3071-1882

 

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

17 COMENTÁRIOS

  1. Adorei essa postagem!!!Eu fiquei louca quando apareceu uma mancha na minha pele,porem ainda nao posso fazer o tratamento por causa do tempo que esta a mais de 40 graus,por isso e que tenho que esperar a temperatura baixar.Isso e mito ou e verdade?

  2. Vi em uma revista uma receita caseira q é uma clara em neve misturado com uma colher de sopa de magnesio,aplicar todo dia a noite por 2 semanas. Procede?

  3. estou gravida de oito meses e tenho manchas na maior parte do rosto.E estou muito triste me sinto feia quando me olho no espelho.mas com essas dicas vou tentar solucionar meu problema obrigada.

  4. Olá , eu estou gravida de oito mesês e é um menininho . Eu estou muito feliz , mais oque me deixa preocupada e que meu corpo está cheio de espinhas e tem umas manchas escuras na testa , como eu faço pra tentar amenizar essa minha situação ? Bjos querida *-*

  5. Oi meninas! Fico muito feliz que tenham gostado do post!
    Camila, alguns peelings podem ser feitos durante a amamentação. Com relação aos lasers, a principal contra-indicação é com relação ao uso de cremes anestésicos que podem ser absorvidos pela pele e “passar” para o leite. Se a aplicação for indolor ou a paciente bem resistente a dor, podem ser realizados.
    Tamara, a luz intensa pulsada é um método excelente para tratar manchas de sol e rejuvenescer a pele mas, na minha opinião e também de vários estudos, no caso específico do melasma, há risco alto de recidiva com piora das manchas então não considero a melhor opção.
    Graziela, você está certíssima! Muito protetor solar durante a gravidez!!!
    bj e obrigada pelos comentários

  6. A Luz Intensa Pulsada também é um método maravilhoso. Já fiz e tira completamente as manchas de sol, acne e outras. Agora que tive bebê vou fazer novamente.

  7. Nossa adorei esse post!!! Eu fiquei com manchas da gravidez, e estou louca para fazer um tratamento na pele, porém ainda estou amamentando. Minha filha tem só 3 meses e pretendo amamentar ainda por um bom tempo. Os tratamentos de peeling e laser podem ser feitos durante a amamentação?

    bjsss

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Nosso tempo é hoje! – por Carolina Toledo

  Olá, meninas! Tudo bem com vocês? Aqui no Just Real Moms, temos um espaço reservado para os textos das nossas leitoras. No...

A vida com filhos antes de tê-los!

Relato da mamãe Laura Caroline Repanas Compagno: "Não conseguimos imaginar a vida com filhos antes de tê-los. Depois que...

Origami para crianças: 5 dobraduras fáceis e criativas

Se você está buscando uma maneira divertida e educativa de passar o tempo com seu filho, o origami pode...

Mãe de segunda viagem

  Este post é sobre os medos, medinhos e medões de ser "mãe de segunda viagem", como diz uma amiga...