728 X 90

Como tratar as manchas na pele causadas pela gravidez? – Por Dra. Juliana Macéa

— Por Juliana — julho 06, 2013

 

Oi, moms!

 

Hoje quem vai dar a dica é nossa linda colunista, a dermatologista Dra. Juliana Macéa! Ela vai falar de um assunto bastante recorrente entre as grávidas: aquelas famosas manchas que aparecem na pele do rosto, conhecidas como “melasmas”, que acabam deixando muita mamãe preocupada!

 

Vejam o que a Dra. Ju tem para dizer sobre o assunto!

 

 

melasmas

 

………………………………………………………………………………………………………………………………………..

 

Olá, mamães!

 

Depois que nos tornamos mães é impressionante como nosso foco vira nossos bebês, não é? Eu mesma quando penso em um tema interessante para escrever para o Just Real Moms fico sempre imaginando alguma dúvida relacionada aos pequenos…

 

Mas, dessa vez, pensei em abordar um tema que afeta diretamente as mães: o tratamento do melasma. Falamos brevemente sobre melasma no post sobre dicas de cuidados durante a gestação (AQUI).

 

O melasma é uma alteração de pigmentação da pele, de causa ainda não bem esclarecida. Sabemos que existe uma tendência genética e que a exposição ao sol e os hormônios femininos estimulam o surgimento das manchas. Assim, são mais comuns em mulheres que tomam anticoncepcionais e principalmente durante a gestação.

 

E o que fazer quando a mancha aparece?

 

Atualmente não existe nenhum tratamento que garanta a cura definitiva do melasma. É muito importante saber disso pois, ainda que a mancha desapareça completamente, o uso diário de filtro solar deverá ser sempre mantido para evitar recidivas.

 

 

melasma 2

 

 

Em minha opinião, os melhores tratamentos disponíveis são:

 

- cremes clareadores: devem ser usados com regularidade, geralmente à noite e os resultados aparecem após 1 a 3 meses. Costumam ser eficazes para melasma leve ou que nunca foi tratado e vale lembrar que como muitos contém ácido retinóico ou hidroquinona, não são recomendados durante a gravidez ou amamentação.

 

peelings químicos: são aplicações feitas no consultório com intervalos de 2 a 4 semanas. Provocam uma descamação leve na pele que ajuda a remover células mortas e o pigmento. Em geral são realizadas 3 a 5 sessões.

 

- laser fracionado: indicado para manchas resistentes aos cremes e peelings ou para quem busca resultados mais rápidos. O laser tem uma ação mais profunda na remoção do pigmento. A aplicação leva cerca de 20 minutos e a pele fica bem avermelhada e um pouco inchada por 3 a 5 dias. Com 1 sessão já podemos notar melhora.

 

laser spectra: é um outro tipo de laser que deve ser realizado semanalmente. A pele fica levemente avermelhada apenas logo após a aplicação. Para bons resultados são necessárias cerca de 10 sessões.

 

Espero que as dicas ajudem e estimulem as mamães a se cuidarem sempre!

 

contatos Dra. Juliana Macéa:

www.masterlaserdermatologia.com.br

email: [email protected]

Tel: 3071-2388 e 3071-1882

 

 

(8) Comentários do Leitor

  1. Camila
    Responder →
    6 de julho de 2013 at 10:54

    Nossa adorei esse post!!! Eu fiquei com manchas da gravidez, e estou louca para fazer um tratamento na pele, porém ainda estou amamentando. Minha filha tem só 3 meses e pretendo amamentar ainda por um bom tempo. Os tratamentos de peeling e laser podem ser feitos durante a amamentação? bjsss

  2. Juliana
    Responder →
    6 de julho de 2013 at 15:00

    Muito interessante o post e as opções para o tratamento. Ainda bem que não tive manchas no rosto, mas é sempre bom saber né. Bjs

  3. Tamara A. Steinmetz
    Responder →
    6 de julho de 2013 at 20:14

    A Luz Intensa Pulsada também é um método maravilhoso. Já fiz e tira completamente as manchas de sol, acne e outras. Agora que tive bebê vou fazer novamente.

  4. Graziela
    Responder →
    7 de julho de 2013 at 22:24

    Adorei o post!!! Conclusão: melhor Mesmo é se prevenir!!!!!!

  5. Juliana Macéa
    Responder →
    10 de julho de 2013 at 9:49

    Oi meninas! Fico muito feliz que tenham gostado do post! Camila, alguns peelings podem ser feitos durante a amamentação. Com relação aos lasers, a principal contra-indicação é com relação ao uso de cremes anestésicos que podem ser absorvidos pela pele e "passar" para o leite. Se a aplicação for indolor ou a paciente bem resistente a dor, podem ser realizados. Tamara, a luz intensa pulsada é um método excelente para tratar manchas de sol e rejuvenescer a pele mas, na minha opinião e também de vários estudos, no caso específico do melasma, há risco alto de recidiva com piora das manchas então não considero a melhor opção. Graziela, você está certíssima! Muito protetor solar durante a gravidez!!! bj e obrigada pelos comentários

  6. Marina Correa
    Responder →
    6 de outubro de 2013 at 23:01

    Eu tinha algumas manchas escuras nas axilas, virilha e rosto. Passei de tudo que podia imaginar e sem solução. A solução só apareceu quando fiz uma viagem ao chile e na excursão conheci uma dermatologista de lá que me indicou um creme a base de baba de caracol alegando que é muito usado para retirar manchas de pele e algumas marcas, como de acne, cicatrizes e estrias em grávidas. Comprei lá memsmo e começei a passar. quando voltei vi que aqui não vende e o fabricante -via intenet- me deu o e-mail do único importador e distribuidor no Brasil. O e-mail dele é [email protected] Compro normalmente com ele aqui no Brasil. Posso dzer que para mim acabou com os incômodos que eu tinha com as manchas. Creme super recomendado!!

    • Tatiana Silva
      Responder →
      7 de janeiro de 2014 at 11:40

      Marina, vi seu comentário e tentei contato por email com o endereço da sua mensagem ([email protected]) porém tento enviar email e este retorna, por favor me envie o nome do fabricante, se tiver tel me passe Também tenho manchas que nunca desaparecem Muito obrigada pela ajuda

  7. 17 de fevereiro de 2014 at 21:47

    Olá , eu estou gravida de oito mesês e é um menininho . Eu estou muito feliz , mais oque me deixa preocupada e que meu corpo está cheio de espinhas e tem umas manchas escuras na testa , como eu faço pra tentar amenizar essa minha situação ? Bjos querida *-*

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novos posts por email.