Como tratar as manchas na pele causadas pela gravidez? – Por Dra. Juliana Macéa

 

Oi, moms!

 

Hoje quem vai dar a dica é nossa linda colunista, a dermatologista Dra. Juliana Macéa! Ela vai falar de um assunto bastante recorrente entre as grávidas: aquelas famosas manchas que aparecem na pele do rosto, conhecidas como “melasmas”, que acabam deixando muita mamãe preocupada!

 

Vejam o que a Dra. Ju tem para dizer sobre o assunto!

 

 

melasmas

 

………………………………………………………………………………………………………………………………………..

 

Olá, mamães!

 

Depois que nos tornamos mães é impressionante como nosso foco vira nossos bebês, não é? Eu mesma quando penso em um tema interessante para escrever para o Just Real Moms fico sempre imaginando alguma dúvida relacionada aos pequenos…

 

Mas, dessa vez, pensei em abordar um tema que afeta diretamente as mães: o tratamento do melasma. Falamos brevemente sobre melasma no post sobre dicas de cuidados durante a gestação (AQUI).

 

O melasma é uma alteração de pigmentação da pele, de causa ainda não bem esclarecida. Sabemos que existe uma tendência genética e que a exposição ao sol e os hormônios femininos estimulam o surgimento das manchas. Assim, são mais comuns em mulheres que tomam anticoncepcionais e principalmente durante a gestação.

 

E o que fazer quando a mancha aparece?

 

Atualmente não existe nenhum tratamento que garanta a cura definitiva do melasma. É muito importante saber disso pois, ainda que a mancha desapareça completamente, o uso diário de filtro solar deverá ser sempre mantido para evitar recidivas.

 

 

melasma 2

 

 

Em minha opinião, os melhores tratamentos disponíveis são:

 

cremes clareadores: devem ser usados com regularidade, geralmente à noite e os resultados aparecem após 1 a 3 meses. Costumam ser eficazes para melasma leve ou que nunca foi tratado e vale lembrar que como muitos contém ácido retinóico ou hidroquinona, não são recomendados durante a gravidez ou amamentação.

 

– peelings químicos: são aplicações feitas no consultório com intervalos de 2 a 4 semanas. Provocam uma descamação leve na pele que ajuda a remover células mortas e o pigmento. Em geral são realizadas 3 a 5 sessões.

 

laser fracionado: indicado para manchas resistentes aos cremes e peelings ou para quem busca resultados mais rápidos. O laser tem uma ação mais profunda na remoção do pigmento. A aplicação leva cerca de 20 minutos e a pele fica bem avermelhada e um pouco inchada por 3 a 5 dias. Com 1 sessão já podemos notar melhora.

 

– laser spectra: é um outro tipo de laser que deve ser realizado semanalmente. A pele fica levemente avermelhada apenas logo após a aplicação. Para bons resultados são necessárias cerca de 10 sessões.

 

Espero que as dicas ajudem e estimulem as mamães a se cuidarem sempre!

 

contatos Dra. Juliana Macéa:

www.masterlaserdermatologia.com.br

email: [email protected]

Tel: 3071-2388 e 3071-1882

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

12 Comentário:Como tratar as manchas na pele causadas pela gravidez? – Por Dra. Juliana Macéa

  1. Camila

    Nossa adorei esse post!!! Eu fiquei com manchas da gravidez, e estou louca para fazer um tratamento na pele, porém ainda estou amamentando. Minha filha tem só 3 meses e pretendo amamentar ainda por um bom tempo. Os tratamentos de peeling e laser podem ser feitos durante a amamentação?

    bjsss

  2. Juliana

    Muito interessante o post e as opções para o tratamento. Ainda bem que não tive manchas no rosto, mas é sempre bom saber né. Bjs

  3. Tamara A. Steinmetz

    A Luz Intensa Pulsada também é um método maravilhoso. Já fiz e tira completamente as manchas de sol, acne e outras. Agora que tive bebê vou fazer novamente.

  4. Graziela

    Adorei o post!!! Conclusão: melhor
    Mesmo é se prevenir!!!!!!

  5. Juliana Macéa

    Oi meninas! Fico muito feliz que tenham gostado do post!
    Camila, alguns peelings podem ser feitos durante a amamentação. Com relação aos lasers, a principal contra-indicação é com relação ao uso de cremes anestésicos que podem ser absorvidos pela pele e “passar” para o leite. Se a aplicação for indolor ou a paciente bem resistente a dor, podem ser realizados.
    Tamara, a luz intensa pulsada é um método excelente para tratar manchas de sol e rejuvenescer a pele mas, na minha opinião e também de vários estudos, no caso específico do melasma, há risco alto de recidiva com piora das manchas então não considero a melhor opção.
    Graziela, você está certíssima! Muito protetor solar durante a gravidez!!!
    bj e obrigada pelos comentários

  6. Marina Correa

    Eu tinha algumas manchas escuras nas axilas, virilha e rosto. Passei de tudo que podia imaginar e sem solução. A solução só apareceu quando fiz uma viagem ao chile e na excursão conheci uma dermatologista de lá que me indicou um creme a base de baba de caracol alegando que é muito usado para retirar manchas de pele e algumas marcas, como de acne, cicatrizes e estrias em grávidas.
    Comprei lá memsmo e começei a passar. quando voltei vi que aqui não vende e o fabricante -via intenet- me deu o e-mail do único importador e distribuidor no Brasil.
    O e-mail dele é [email protected].
    Compro normalmente com ele aqui no Brasil. Posso dzer que para mim acabou com os incômodos que eu tinha com as manchas.
    Creme super recomendado!!

    • Tatiana Silva

      Marina, vi seu comentário e tentei contato por email com o endereço da sua mensagem ([email protected]) porém tento enviar email e este retorna, por favor me envie o nome do fabricante, se tiver tel me passe
      Também tenho manchas que nunca desaparecem

      Muito obrigada pela ajuda

  7. Jaqueline

    Olá , eu estou gravida de oito mesês e é um menininho . Eu estou muito feliz , mais oque me deixa preocupada e que meu corpo está cheio de espinhas e tem umas manchas escuras na testa , como eu faço pra tentar amenizar essa minha situação ? Bjos querida *-*

  8. valdirene

    verdade que passar água oxigenada 10 resolve o problema das manchas do rosto

  9. lenilza

    estou gravida de oito meses e tenho manchas na maior parte do rosto.E estou muito triste me sinto feia quando me olho no espelho.mas com essas dicas vou tentar solucionar meu problema obrigada.

  10. claudiana

    estou gravida de 4 mês e tenho manchas no rosto todo, o que posso faze para melhora ?

Faça um Comentario no Facebook deste assunto

Muitas das imagens do nosso blog vem de fontes diversas, sendo em sua maior parte externas e muitas não autorizadas. Nenhuma das fotos pertencem ao JUST REAL MOMS, a menos que sejam creditadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no nosso blog e você desejar sua remoção, favor enviar um email para [email protected] que prontamente a retiraremos do ar.
Pictures for this blog come from multiple sources. None of the pictures belong to us unless otherwise noted. If one of your pictures is on the site and you want it removed please write to [email protected].