segunda-feira, 8 setembro, 2025

Bruxismo em crianças: o que fazer?

 

 

 

Oi, moms! A linda e querida dentista, Dra. Paola, que já nos deu informações superimportantes de como cuidar dos dentes dos nossos filhos (vejam aqui) e também nos alertou para as consequências do hábito de chupar o dedo e chupeta (vejam aqui), hoje vai nos contar sobre o bruxismo, mais popularmente conhecido como “ranger os dentes”!

 

Eu tenho bruxismo há muitos anos e é horrível! Às vezes, acordo com muitas dores na mandíbula e na cabeça pela força que faço pressionando um maxilar contra o outro! Fora que já quebrei até pedaço de alguns dentes molares… Não sabia que isso poderia afetar também os nossos filhos! Portanto, essas dicas são muito importantes para nós, mães!

 

Espero que as ajudem!!

Mil Bjsss

 

………………………………………………………………………………………………………………………………………..

 

Paola e sua filha, a fofa Catarina!

 

 

Palavras da dentista:

 

Muitas mães podem escutar um barulho assustador nos dentes de seu filho(a) enquanto eles estão dormindo. Esse “ranger de dentes” é chamado BRUXISMO ou, na Odontologia, também é conhecido como PARAFUNÇÃO.

 

 

 

 

Se isso acontece ou aconteceu com seu filho, não se assuste, pois é um fenômeno muito comum nos dias de hoje e atinge em média 10% das crianças!

 

A causa desse fenômeno não é totalmente elucidada pela ciência. As verminoses NÃO tem comprovação científica de relação com o bruxismo, como se é tão divulgada no meio leigo.

 

Mas existem alguns fatores que podem estar associados com a causa, tais como: alergias das vias aéreas superiores, refluxo gastroesofágico do sono e, principalmente, o estresse emocional, que é um consenso pela maioria dos estudiosos do assunto. Isso mesmo: STRESS. As crianças podem ficar sobrecarregadas pelo excesso de informações e responsabilidades (principalmente aquelas com tendência a ser perfeccionistas ou com dificuldades paraa lidar com conflitos, pressões, raiva ou ansiedade) e podem desenvolver o bruxismo como válvula de escape para o stress.

 

Os efeitos colaterais são facilmente percebidos nos dentes e tecidos adjacentes, que ficam desgastados!

 

 

 

 

A palavra CONTROLE é mais usada do que TRATAMENTO quando o assunto é bruxismo, pois não existe, até hoje, uma terapia definitiva para sua remissão!!!

 

O desgaste dos dentes de leite não é tão prejudicial quanto o dos dentes definitivos, portanto, não se faz obrigatória a instalação de placas interoclusais para preservação das superficies dentárias. Terapias alternativas como massagens, florais e conversas também podem ser utilizadas!

 

Seu prognóstico é muito variável, podendo tanto cessar à medida que a criança se desenvolve como também permanecer durante toda a vida do indivíduo. Assim, é muito importante o acompanhamento pelo dentista para saber a hora correta para instalar a placa de mordida.

 

 

 

 

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

8 COMENTÁRIOS

  1. ola, minha filha tem 4 aninhos e range muito os dentes quando dorme, e reclama muito de dor de cabeça.. O que devo fazer? esse bruxismo ta relacionado a troca de dentes? Para quando trocar os dentes de leite?

  2. ola ..faso ele estudar bastante isso seria uma super carga ..isso afetaria o emocional dele e seria causa de bruxismo ele nao gosta de estudar.
    devo parar …me ajude o que fasso.

  3. O conhecimento empírico diz do ranger de dentes que está relacionado a verminoses e durante algum tempo acreditei nisso, e até passei a crer que o tratamento de verminoses resolveria esse problema. Mas verifiquei que mesmo com exames comprovando a iniexistência de verminoses o ranger continuava. A estudos que relaconam uma coisa com a outra?

  4. Minha filha de 7 anos vem apresentando dores de ouvido frequentes, provavelmente ligadas ao bruxismo já que ela vem rangindo os dentes ao dormir. O pediatra detequitou um zumbido estranho em seu ouvido e afirmou que será necessário o uso de um protetor. Mas recentemente assisti uma reportagem dizendo que uma sirurgia resolveria o problema de forma mais definitiva. Quando se faz necessário um procedimento sirúrgico?

    • Ola Larine!
      Muito pertinente a sua pergunta!
      Sim, apesar de menos frequente, o bruxismo tambem pode acontecer com a criança acordada!!!
      Quando leva-lo ao dentista, peça para a odontopediatra avaliar se existe algum tipo de desgaste no esmalte dental dele.
      Espero ter ajudado, e um beijo para todas as leitoras do blog!
      Paola

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Começando um novo ano escolar, organizando o tempo… De não fazer nada também! – por Ana Lúcia Figueira da Silva

Olá, meninas! Tudo bem com vocês? A volta à rotina, depois das férias de janeiro, pode levar um tempinho de adaptação,...

20 Fotos de filhos que são idênticos aos seus pais quando tinham a mesma idade!

Olá! Quando nasce um bebê, automaticamente, todos querem saber com quem ele se parece! E todos querem puxar sardinha para...

Quarto compartilhado entre irmãos: Quais são os prós e contras?

  Olá, moms! Tudo bem? O texto de hoje foi preparado pela Renata Soifer Kraiser, que é psicóloga e autora do livro...

Relactação: O que é essa técnica de amamentação?

Você conhece a relactação, uma das técnicas de amamentação? Achamos interessante compartilhar esta opção com as futuras mamães, mamães...