Olá, meninas! Tudo bem com vocês? Hoje vamos falar sobre as principais causas do choro dos bebês!
Os bebês se comunicam por meio do choro. Por não conseguirem falar, quando ainda são bem pequenos, eles expressam suas vontades e sentimentos chorando, mas é muito comum que as mães fiquem preocupadas quando eles começam a chorar.
As meninas da Orientace Pedagogia nos escreveram um texto super bacana para explicar um pouco mais das principais causas do choro.
Confiram!
As principais causas do choro dos bebês 
O choro é o principal meio de comunicação dos bebês. É uma das maneiras pelas quais eles expressam desejos e/ou necessidades. Contudo, sempre é difícil ouvir nossos pequenos chorando!
Os primeiros meses de vida de um bebê envolvem momentos muito particulares, porque junto ao nascimento da criança vem também o nascimento de uma mãe! Adaptação é a palavra-chave desta fase…
Um dos grandes segredos para decifrar os choros do seu bebê é conhecê-lo muito bem: características, horários, apetite… Aos poucos, aprendemos e compreendemos a sua linguagem, afinal, cada um tem o seu próprio jeito.
Porém, o choro do bebê normalmente tem algumas causas principais, que são:
Fome
O leite materno é mais facilmente digerido. A quantidade ingerida, no entanto, nem sempre é a mesma, ainda que o tempo da mamada se mantenha constante.
Quando o bebê chora de fome, ao colocá-lo no seio materno, ele só o soltará quando estiver saciado.
Cólicas
Se o bebê mamar descontinuamente – suga, larga o peito, chora, voltar a sugar, chora novamente – pode ser que ele esteja com cólica. Os momentos de cólicas normalmente ocorrem no final da tarde/início da noite.
Sono
O bebê pode estar cansado. Se bocejar ou começar a esfregar os olhos, pode ser que seja sono, porém, nem sempre é fácil fazer seu bebê dormir. Eles, apesar de exaustos, muitas vezes ficam agitados e demoram para relaxar.
O colo sempre é bom para acalmá-los, mas é importante que, depois de acolhermos nossos pequenos, os coloquemos no lugar apropriado para aquele soninho, para que aprendam a reconhecer aquele espaço como o espaço do descanso.
Frio ou calor
Vestir sempre o bebê com roupas adequadas ao ambiente.
Sinais de que o bebê está com frio:
- Mãos ou pés frios.
- Coloração arroxeada na base das unhas, ao redor da boca, nas mãos ou pés.
- Sente tremores leves.
Sinais de que o bebê está com calor:
- Pele quente.
- Bochechas avermelhadas.
- Aparecimento de brotoejas.
- Transpiração, principalmente nas mãos e nuca.
Limpeza
O bebê pode ficar irritado com a fralda molhada ou suja.
É importante sempre checarmos a fralda, porque enquanto alguns berram ao primeiro xixi, outros não se mostram tão sensíveis e podem passar um longo período com a fralda molhada ou com fezes, o que pode causar assaduras e até mesmo uma infecção urinária. E essas consequências também gerarão muito choro!
Dor
Dores de ouvido, garganta etc. Muitas vezes, nesses casos, o bebê pode recusar mamar e apresentar febre. Nestes casos, entre em contato com seu pediatra, pois só ele poderá ajudá-la, examinando o bebê e receitando um procedimento ou uma medicação, se esta for necessária.
O fundamental é manter a calma e ir eliminando as opções. Conforme a rotina vai se estruturando, você saberá com mais tranquilidade qual pode ser a causa provável do choro. Porém, caso você perceba seu bebê muito diferente do habitual, sempre é importante trocar informações com o pediatra.
Texto produzido pelas pedagogas da Orientace Pedagogia.