As 10 coisas que toda avó precisa saber!

De Mãe para Mãe17/06/13 By: Renata Pires
(152) Comentários

 

Oi, meninas! No post de hoje falarei sobre as 10 coisas que toda vovó precisa saber!

 

 

avo4

 

 

Sempre escutamos (e eu concordo) que ser avó é ser mãe pela segunda vez, porém com mais sabedoria e experiência e menos obrigações e cobranças. Minha mãe e minha sogra, para minha sorte, são avós simplesmente incríveis! Ambas estão sempre ajudando e educando. E, por outro lado, sou apaixonada pelas minhas avós. Elas são parte importante da minha vida e tenho recordações maravilhosas da minha infância, época em que as vovós são mais lembradas! Tenho muitas memórias gostosas das visitas e comemorações na casa das vovós e não tenho dúvida da importância delas na vida de seus netinhos como fonte de sabedoria, educação e, principalmente, AMOR!

 

 

avo7

 

 

Sei que para muitas famílias essa relação das avós com os netos não deve ser fácil. Pensando nisso, pesquisei, discuti e resolvi escrever as 10 coisas que todas as “mamães açucaradas” precisam saber! Afinal, ser avó é entrar em um mundo novo em que as boas relações devem ser preservadas e nutridas!

 

 

avo3

 

 

1) Deixar a casa preparada para receber os netos, faz toda diferença!

Principalmente quando os netos ainda são bebês! Bebês precisam de mais cuidados e ter alguns itens disponíveis para eles fará com que a mamãe deixe-os com mais frequência em sua casa pois, além  de diminuir em 90% a “tralha” que um bebê necessita ao sair de casa, a faz ficar bem mais segura! Se possível, tenha um berço (portátil), um jogo de lençol, um jogo de toalhas, fraldas descartáveis, pomada contra-assadura, mamadeira, chupeta, fraldinha e uma troca de roupas.

 

Aqui em casa, toda semana tem o “dia da avó”, quando meus filhos saem da escola e vão direto para a casa da minha sogra passar o dia! Brinco que esse é o dia da minha folga, já que eles voltam de pijama para casa!! E, com certeza, o fato de a casa dela estar completamente preparada para receber meus filhos faz toda a diferença! Eles simplesmente AMAM (e eu também, rsss…)!!

 

 

2) Saber sobre a rotina do bebê deixará a mãe mais segura!

Todas nós, principalmente as mamães de primeira viagem, somos um poço de inseguranças! Quando deixamos nossos tesouros na casa de nossa mãe ou sogra precisamos sentir confiança e segurança! Por isso, se  elas souberem um pouco mais sobre a rotina dos nossos filhos, ajudaria bastante! É superimportante que elas saibam os horários de alimentação e descanso dos pequenos. Agora, atenção, mamães: é fundamental não tratar a avó como uma “babá de luxo”. Não é legal fazer listas do que pode ou não ser feito com as crianças. Confie na relação direta existente entre avó e neto!

 

 

3) As avós fazem muito bem para as crianças!

Quem não tem uma boa memória da casa da avó? Eu tenho lembranças incríveis e deliciosas das minhas avós! E, podem acreditar, é fato comprovado que as avós são peças fundamentais para o crescimento sadio de nossos filhos! A importância delas no desenvolvimento das crianças foi atestada em uma nova pesquisa da Universidade de Oxford, da Grã-Gretanha, com 1,5 mil crianças e adolescentes de 11 a 16 anos. Os estudiosos observaram que as crianças que tiveram os avós por perto cresceram mais felizes.

 

 

4) A casa da vovó deve ser um lugar gostoso!

É claro que as avós têm o direito (e devem) educar, chamando a atenção ou dando uma bronquinha quando necessário. Porém, se isso virar rotina, a criança poderá achar a casa da vovó um lugar desagradável e não gostar de frequentá-la! Portanto, vovós, aproveitem esse tempo para brincar, mimar e se divertirem bastante com os netinhos!

 

 

5) É muito importante manter uma boa relação com todas as partes envolvidas!

Principalmente nos dias atuais, quando cada vez mais os pais e as mães trabalham bastante e têm uma rotina atribulada, a proximidade das avós é ainda mais benéfica e necessária. Portanto, é fundamental nutrir uma relação de confiaça e incentivar o laço direto que existe entre as avós e seus netinhos, respeitando e, dentro do possível, aceitando suas decisões e atitudes. Em minha opinião, esse é um dos pontos mais importantes, se não o mais! Mas, se a sua opinião for muito diferente da delas em alguns assuntos, que tal compartilhar essas diferenças em uma boa conversa, com muito jeitinho? Conversar sempre é o melhor caminho!

 

 

6) Ser presente é mais importante do que dar presente!

Não adianta as avós encherem os netos de presentes, mas não ligarem para saber como eles estão ou se gostaram! A PRESENÇA das avós é imprescindível! Não podemos nos esquecer que para os netinhos as avós são referências de pessoas adultas e, portanto, têm um papel importantíssimo no desenvolvimento das crianças. Avós também foram mães e seu amor maternal e sabedoria transmitem segurança e conforto!

 

 

7) Mostrar disponibilidade ganha muitos pontos!

Nós, mamães, também precisamos trabalhar, sair, ter um momento a sós com nossos maridos ou apenas dormir e descansar! Assim, uma avó que tiver disponibilidade e vontade de tomar conta e participar ativamente da vida dos netos ganhará muitos pontos e uma relação de carinho e reciprocidade!

 

 

8) Nasce um neto, nasce uma avó…

As avós não nascem prontas! Por mais que tenham passado pela experiência da maternidade, ser vovó é outra história! Li em um artigo escrito por uma recém-avó um trecho interessante que diz: “O que causa essa ilusão do conhecimento é que os netos são filhos de nossos filhos e para nós, os filhos são sempre crianças, daí a dificuldade em vê-los como pais e mães e a tendência de achar que nós é que somos os pais de nossos netos.”

 

 

9) Desautorizar os pais é prejudicial ao relacionamento com os netos!

Acho que deve ser bem desagradável essa situação que, por sorte, ainda não passei! Desautorizar os pais na frente dos netos é o tipo de coisa que só atrairá confusão e discórdia! Isso fará com que alguns pais não queiram vivenciar essa cena novamente e, por consequência, evitem frequentar a casa dos avós!

 

 

10) Ser avó é TUDO de bom!! Aproveitem!

Que delícia que é ter avós! Depois de ser mãe, acho que ser avó deve ser a melhor coisa do mundo!!! As avós aproximam a família, nos fazem ter lembranças incríveis da infância, são sinônimos de alegria e encantamento. Ser avó, não é “tricotar numa cadeira de balanço”… As avós atualmente são mulheres modernas, ativas e que esbanjam energia. Portanto, vovós: aproveitem seus netos! E netos, aproveitem suas avós!

 

Ser avó é renovar os sentimentos de maternidade e de amor incondicional. As avós, depois da mãe, serão eternas defensoras dos netos! Mas, junto desse amor, também surge a responsabilidade em educar, transmitindo confiança para desenvolver nossos filhos. No final das contas, não podemos e não devemos cuidar e educar sozinhas os pequenos. Quanto mais gente nos ajudar nesta tarefa, melhor para nós e para os nossos filhos que terão mais referências, de preferência positivas, para evoluir, trilhar seus caminhos e tomar suas próprias decisões!

 

 

avo6

 Fontes: Crescer / Viva 50

 

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

152 Comentários:As 10 coisas que toda avó precisa saber!
  1. Avatar
    Fatima barreto

    Excelente texto, centrado e equilibrado! Parabéns!
    É exatamente assim que deve ser!

    • Avatar
      Renata

      Muito Obrigada Fatima! Fico feliz que tenha gostado!!! Mil Bjsss

    • Avatar
      Marlisa

      Fazem 25 dias que sou avó!!! Só que meu neto nasceu na Irlanda e eu estou em SP fazendo tratamento contra cancer de mama e nao pude ir ve-lo nascer… Mas estou confiante que vou poder passar o Natal c/ele, se Deus ajudar. Adorei o trabalho e VIVA AS AVÓS!!!!!

      • Avatar
        Renata

        Oi Marlisa! Que alegria! Parabéns!!! Fique firme que vc ainda vai aproveitar e mimar muito seu netinho! Mil bjss e força!

      • Avatar
        Veronica

        Marisa, boa noite!
        Que Deus, em nome de Jesus te cure e te dê longevidade para acompanhar sempre seus netos.
        Que ele restaure sua saúde.

        Bjs

    • Avatar
      Ivone Domingues

      Achei MUITO BOM O TEXTO , FICAREI MUITO FELIZ DE PODER VIVENCIAR AS 10 coisas com meus netos com saúde e muita alegria bjo

    • Avatar
      Carminha Lopes

      Adorei o texto. Obrigada!!!!
      Concordo com tudo e assino em baixo. Bjs

    • Avatar
      Leila

      Vou ser vovó

    • Avatar
      Ivana

      Serei avó em breve…as dicas são excelentes !

  2. Avatar
    duda

    Oi Renata, amei esse post!!! Já repassei para minha mãe e sogra! É assim mesmo! Assino embaixo de todos os itens!! Um gande beijo

    • Avatar
      Renata

      Oi Duda! Que bom que gostou! Vale a pena repassar mesmo! Rsrs!! Muito obrigada!!! Mil Bjsss

      • Avatar
        sandra

        li o artigo e fiquei muito triste por meus filhos naõ terem esse contato com a avo deles pois minha mae faz diferença entre netos e os meus p ela naõ significam muita coisa

        • Avatar
          Andre mussa

          Sinto muito sandra!! Ate nós passamos por essa aguenta!

  3. Avatar
    Juliana

    Adorei o post, Rê!!! Ter avós é simplesmente maravilhoso e graças a Deus ainda tenho minhas duas avós, sempre estiveram presentes contando historias, brincando, fazendo coisas gostosas…é uma dadiva. E agora sendo mãe vejo a paixão da minha mãe pelo meu filho, e impressionante este amor e dedicação. Amei tudo que escreveu. Super bjo.

    • Avatar
      Renata

      Oi Ju!! Ter avós é demais e ser avó deve ser mais ainda!!! Que bom que gostou!! Mil bjss querida!!!!

  4. Avatar
    Simone

    Adoro o blog de vcs!!!! Ainda não sou mamãe, mas sou madrinha e aguardo ansiosamente um post sobre o que todos os padrinhos/madrinhas devem saber ou fazer!!! Será que estou acertando?! Hehehe! Beijinhos!!!!

    • Avatar
      Renata

      Oi Simone!!! Que delícia! Muito obrigada!! Adorei sua idéia!!! Vamos preparar um post com este tema!!!! Tenho certeza de que vc está acertando, já percebi que é super dedicada ao afilhado(a)!!!! Mil Bjss

  5. Avatar
    Simone

    Ah… também gostaria de indicação de livro(s) que vocês julguem o(s) melhor(s) para papais de primeira viagem. Será de extrema importância para mim (como madrinha e futura mamãe, se Deus quiser!!!!)! Muito obrigada pela atenção! Beijos e sucesso!!!

  6. Avatar
    Artbaby DF

    Excelente post!
    O amor de avó é duplamente incondicional! Todo mundo diz que avó é aquela pessoa com quem a criança estabelece uma relação de amor tal qual ocorre entre mãe e filho, porém sem as broncas que os pais costumam dar… De certa forma, isso possui um pouco de verdade, afinal quem nunca foi para a casa da avó e teve todas as suas vontades sendo realizadas? O papel da avó é essencial no desenvolvimento da criança, porque, além da experiência e ensinamentos, oferece um amor abrangente e intenso!

    • Avatar
      Renata

      Oba! Que bom que gostou!! E casa da avó é isso aí! Eu tenho lembranças incríveis!!!!!Temos que estimular essa relação!! Mil bjss e muito obrigada!!

  7. Avatar
    Cecília Cassiano

    Muito bom.Adorei.Sou avó de seis netos e eles são presentes de Deus para mim.Obrigada pelo texto.

    • Avatar
      Renata

      Oi Cecília! Fico feliz que tenha gostado! Obrigada e parabéns pelos seis netos!!! Mil Bjss

  8. Avatar
    alcilene braga

    boa noite,sou sou avò há vinte e oito dias de benjamim,estou na casa dele cuidaando dele e da mâe,sou avó paterna ele é filho do meu único filho

    • Avatar
      Renata

      Oi Alcilene! Que delícia! Parabéns vovó!! Vai se deliciar com o netinho recém-chegado! Aproveite muito! Mil Bjss

  9. Avatar
    Almeri

    Adorei. Sou esta avó, apaixonada, presente que ajuda na educação e sobretudo que dá muito mimo. Nunca perco a paciência com minha amadinha, enquanto as mães por serem mais atarefadas se estressam com mais facilidade.

    • Avatar
      Renata

      Oi Almeri! Parabéns! Vc deve ser uma super avó!!! Seus netinhos devem adorar!! Mil Bjss querida

  10. Avatar
    Rose Amorim

    Adorei o texto, é assim que todas as avós deveriam fazer , dar muito carinho e atenção aos netos mais sempre respeitando os pais,pois sou avó de dois netinhos uma de 10 meses e outro de tres e indo para um terceiro, e estou adorando ser avó e sempre respeitando os pais deles, beijos

    • Avatar
      Renata

      Oi Rose! Que bom que gostou!!! Que delícia que deve ser ter netinhos! Aproveite muito todos eles e parabéns pelo que está para chegar! Um beijão!

  11. Avatar
    asta

    Adorei o texto! Sou avó e procuro ajir assim, com muito amor e carinho!!!

    • Avatar
      Renata

      Oi Asta! Obrigada!!! Muito amor e acinho é o que os netinhos mais precisam das avós!!! Bjsss

  12. Avatar
    Annah

    Estamos esperando o post “As dez coisas q toda mamãe precisa saber”, escrita por uma vovó!
    Annah

  13. Avatar
    bartira

    Muito interessante todos os itens,acrescento que avós tem tempo de observar com muito mais atenção cada conquista das crianças.

    • Avatar
      Renata

      Oi bartira! É isso aí! muito obrigada pelo complemento ao post!!! Mil Bjss querida

  14. Avatar
    Carmen

    Muito verdadeiro,bem escrito e objetivo. Gostei e recomendo

    • Avatar
      Renata

      Oba Carmem!! Que bom!!! Fico feliz que tenha gostado! Bjssss

  15. Avatar
    ROSA

    PARABÉNS!!! RENATA… SOU AVÓ A APENAS 1 ANO E 10 MESES, ESTOU ADORANDO E CURTINDO MUUUUITO, SEU TEXTO É EXCELENTE, VOU APROVEITAR BASTANTE.
    OBRIGADA PELAS LINDAS DICAS.
    O 8º MANDAMENTO É DEMAIS.
    BEIJINHOSSSSSSSSSSS

    • Avatar
      Renata

      Oi Rosa!! Obrigada querida!! Fico muito feliz que tenha gostado!!! Obrigada à você, pelo carinho! E parabéns pelo netinhO!! Mil Bjss

  16. Avatar
    Graça Duarte

    As melhores recordações da minha infância e adolescência,são também com os meus avós, sobretudo com a minha avó, pois o meu avô morreu tinha eu quase 7 anos. Da minha avó tenho muitas saudades, ela foi a 1ª pessoa que me segurou quando nasci, pois foi ela a parteira que me ajudou a vir ao mundo, até porque era a profissão dela. Vivi com ela, até ir para a minha própria casa e durante anos era nela que eu confiava e a quem pedia conselhos e ajuda, até porque não dizê-lo monetária, eu tinha na minha avó o meu porto seguro e até talvez tenha sido a pessoa que mais gostou de mim. Tivemos alguns pontos de fricção, é certo, gerações muito diferentes, eu gostava de ouvir os Beatles e ela dizia que era uma música muito barulhenta “esta rapariga dá comigo em doida com tanto barulho” 😀 eu sabia que podia sempre contar com ela, ela faria tudo o que estivesse ao seu alcance para me ver feliz e satisfeita. Reconheço tudo isso, sobretudo agora, à distância de tantos anos. A minha irmã, a minha avó e eu. https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/…/1010340… Hoje, também eu sou avó de 3 meninas e 4 meninos, os tempos mudaram e sou de facto uma avó mais “prafrentex” uso calças de ganga corro jogo à bola subo às árvores, etc. Mas, no essencial sou como as outra e como foi a minha, gosto de lhes dar o chocolate escondido, mesmo quando não devia dar, e de lhes fazer certas vontadinhas. Mas,concordo que no essencial temos que educar também, mas as boas recordações que guardamos dos nossos avós, são aquelas em que eles nos protegiam e às vezes faziam que não viam as nossas traquinices.

    • Avatar
      Renata

      Oi Graça! Adorei seu depoimento!! Muito lindo! Vc deve ser uma super avó!!!! Seus netinhos devem amar estar perto de vc! Parabéns!!! Mil Bjss e muito obrigada!

  17. Avatar
    Eliane Moll

    Adorei as 10 coisas que toda avó deve saber e me vi na maioria delas . Tenho 3 netos Bruna com 21 anos e que criei até os 11 anos e os gêmeos Luca e Lorenzo que estão com 3 anos e meio !! Amo de paixão minha princesa e meus pequenos príncipes e eles sempre ficam comigo quando os pais viajam !! Eles tem o quartinho deles com a caminha igual a da casa deles e procuro fazer as coisas da forma que eles estão acostumados com alguns mimos e gulodices extras rsss …. Para mim , ser vovó é a coisa mais deliciosa que a vida me proporcionou !!! Amo estar com eles , passear , brincar e olhar quando estão dormindo , mas é incrível a necessidade que tenho quando a saudade bate , eu preciso sentir o cheirinho deles !! É um amor diferente , e sou agradecida ao meu genro e minha filha pela confiança que depositam em mim !! Bjsss

    • Avatar
      Renata

      Oi Eliane! Fico feliz que tenha gostado!! Que fofa você! Eles devem se sentir totalmente seguros em deixar os bens mais preciosos com vc!! Delícia essa confiança, que é fruto de amor e dedicação que vc tem com eles! Mil Bjss querida!

  18. Avatar
    Maria Rita Baroni

    Achei a matéria excelente, sou vovó há 8 meses e quando fico com meu neto para minha filha trabalhar, me sinto no paraíso, porém respeito a maneira como ela o educa, claro que faço uns mimos a parte. rsrsrs.
    Muito obrigada.

    • Avatar
      Renata

      Oi Maria Rita! Muito obrigada querida! Parabéns pelo netinho!!! Mil bjss!!

  19. Avatar
    Fatima Figueirinhas

    Gostei muito!
    Pensamentos muito acertados. Parabéns.

    Fátima

    • Avatar
      Renata

      Oi Fátima! Que bom que gostou! Mil Bjss

  20. Avatar
    Ana Lúcia

    Adorei a matéria, parabéns…Como sempre falo: Ser avó é ser mãe duas vezes.
    Adoro ser avó, meus netos são energias, transformadas em Amor!!

  21. Avatar
    meire

    Boa tarde .meu filho desde quando nasceu que dorme com a vó dele..é um amor lindo que minha mãe tem por seu neto….ela faz coisas por ele que eu como mãe não faço…beijos

  22. Avatar
    Gloria Resende

    Amei o texto, pois tive uma infancia maravilhosa ao lado de minha avó maternal, e momentos inesqueciveis, e hoje estou avó, curtindo e aproveitando a minha princesinha que esta recem nascida e não vejo a hora de ve-la crescer para aproveitar o maximo dela, rolar, cantar, dançar,pintar o sete com ela.Obrigado por esse incentivo maravilhoso as avós.

  23. Avatar
    AGLAÉR MARCONDES LA ROSA

    Muito lindo adorei, parabéns.

  24. Avatar
    Luana

    Olá,poderia indicar esse artigo que você leu? Parabéns pelo blog.

  25. Avatar
    Silvete Moraes

    Muito bom! Serviu de reflexão para mim que estou sendo vovó.

  26. Avatar
    marly braune

    estou adorando esta experiência, estou achando melhor que ser mãe em muitos momentos, pois quando estou cansada devolvo pra mãe e ainda posso ter segredos com meu neto mais velho que como mãe ,minhas filhas , não trocavam este tipo de atitude. Curtam muito, disponibilize tempo que você acha que deve ser seu para com estes pequenos. O mais importante de tudo é que recebemos uma energia tão limpa, tão doce que não devemos desperdiçar. Deixe de fazer coisas pra vocês para sentir esta troca. Não tem nada mais gratificante do que teu neto te chamar de VOZICA e dizer em voz bem baixinho em seu ouvido que te ama.É a força energética do DNA se renovando.

  27. Avatar
    iria

    TENHO 4 NETOS,2 MENINAS E 2 MENINOS,PARTICIPO DA VIDA DELES A TIVAMENTE,SEMPRE QUE POSSO ACOMPANHO- AS NA ESCOLA E NAS ATIVIDADES DO DIA A DIA.AMOOOOO OS DEMAIS.

    • Avatar
      Renata

      É isso ai! Muito bom, né?
      Obrigada pelo comentário, Iria!
      Beijos!

  28. Avatar
    dulcinea dos reis neves

    Amei o texto ! muita sabedoria e esclarecimentos incríveis !

  29. Avatar
    Fatima

    Excelente texto. Ser avó é muito gostoso e gratificante! Amo minha neta! Bjs

  30. Avatar
    LOIDE

    Amei esse texto, e sei que como avó tenho participado de forma positiva na vida da minha netinha. Realmente o amor que sentimos por eles, transcendem tudo.

  31. Avatar
    sam

    legal

  32. Avatar
    VERA PAIVA

    ADORO SER AVÓ. TENTO CURTIR E ESTAR PRESENTE NA VIDA DOS MEUS NETOS SEMPRE QUE POSSO. FICO MUITO FELIZ QUANDO ELES VEM FICAR EM MINHA CASA. AMO DEMAIS, SÃO MUITO QUERIDOS.

  33. Avatar
    Betty

    Muito bonito o texto escrito aqui. Mas também gostaria de saber as10 coisas que toda a mãe deveria saber quando se encontram com seus filhotes nas casas dos avós.não vamos esquecer que hoje as meninas ganham filhos mais tarde e por conseguinte seus pais tb estão mais velhos e como toda aidade impõe restrições, como deve se comportar os filhos dos netos na casa de pais idosos. Quando minha mãe teve seu primeiro neto tinha 50 anos. Quenso fui avó pela primeira vez tinha 60? E tudo. Muito bonito quando se escreve algo passionalmente e tecnicamente. A realidade e um pouco diferente.

  34. Avatar
    Edna Pessoa

    Amei as dica já sou vó pela segunda vez estou amando procuro realmente fazer o melhor pra não interferir na educação que é cabivel aos pais, até porque eles estão se saindo muito bem…

    • Avatar
      Yasmin

      Parabéns!! Vc está mais do que certa!! Admiro avós que pensam assim!!

  35. Avatar
    nanci

    adorei a matéria….sou apaixonada pelas minhas netas Maria Luizza,filha da minha filha e Ana Beatriz Filha do meu filho e Ana Vitoria presente de DEUS (meu filho adotou) eu passei porr momentos muito triste na minha vida e elas me ajudaram a voltar a viver são minhas estrelas,meu azul do céu….obrigada

  36. Avatar
    cidinha

    lindo e necessario; amei.

  37. Avatar
    sonia

    Amo ser Avo …………….
    principal qdo eles falam vovoooooooooooooo…….ai amiga largo tudo e me entrego para eles……….jogo pulo brinco de tudo…….é so alegria………..kkkkkkk

  38. Avatar
    Jaqueline Coelho Barbosa Santos

    Gostei muito do texto. É bom porque nos faz refletir e saber a importância da participação dos avós.

    Ser avó esta sendo uma experiência incrível: renovadora, animadora, fortalecedora é uma alegria e emoção inexplicável. Anna Mel, Yan e os que virão serão sempre o complemento e a felicidade da família.

  39. Avatar
    Izabel

    Muito bom. Parabéns pelo texto!!!

  40. Avatar
    flavia

    Desautorizar os pais… principal razão de eu ter deixado de frequentar a casa dos meus pais…

  41. Avatar
    suely rosa dourado

    Sou vovó pela primeira vez estou muito feliz meu netinho é lindo e aprendi muito com esta materia ok filha Gisele.bjs.

  42. Avatar
    Solange

    Boa Tarde!

    Tenho um relacionamento muito difícil com minha sogra!
    Desde quando o marido deixou ela, se tornou uma pessoa egoísta e egocêntrica e muito azeda! Mais reclama do que agradece! Deus é testemunha do que já aguentei dela, todas as ofenças e humilhações, me expulsou da casa dela, já me fez separar por dois anos de meu marido, nunca siquer deu a entender que se arrependeu de tudo que fez pra mim e minha família, pra desencargo de consciência, muitas e muitas vezes, à recebi em casa, dando -lhe várias chances de mostrar ter melhorado como pessoa, não houve uma vez sequer que ela nunca disse nenhum desaforo ou desagrado dentro de casa, cheguei ao ponto de para agradar meu marido e fazer ele se sentir melhor, acabei me decepcionando com as cobranças dele que até hoje, indiretamente ainda faz! Quando minha filha mais velha tinha 8 anos, ela simplesmente virou pra ela e disse:” para de chamar ele de pai, pois ele não é seu pai!”, com a maior frieza para uma criança que também já estava de saco pra lá de cheio com o jeito dela! E quando eu consegui engravidar da minha segunda filha, muito esperada até pelos familiares, pois apesar de ela nos separar por dois anos, nos amamos e queríamos constituir nossa família novamente, apesar dos 10 anos de convívio, ela foi a única que não aceitou e a única que depois que minha filha nasceu, cobiçou, dizendo de uma maneira doentio:, olhando pra minha bebezinha:”Você vai morar comigo!”!!!! Dá pra acerditar? Somos de uma religião e ela fanática católica. Um dia dei mais uma trégua pra ela, resolvi deixar minha pequena com ela, na desculpa que eu precisava fazer umas coisas. Ela me pega minha menina e leva na igreja, sabendo que iria desrespeitar os limites, fiquei sabendo pela minha pequena que já havia 3 anos e me contou! A última descução feia que tivemos foi em casa, coloquei minha pequena de castigo, pois havia aprontado, coloquei ela no banquinho, seguimos éssa orientação atravéz do programa Super Nani! Evitamos os tapinhas! Ela ficou indiguinada com minha atitude, me desaltorizou, na frente da minha pequena e começou a falar… Aquilo foi a gota! Meu marido ao invéz de tomar uma atitude, pediu para uma pedir perdão pra outra. Minha reação, não como santa, mas como uma pessoa passifica até demais, olhei pra ela e simplesmente disse: -Me desculpa por não ser a nóra que a senhora gostaria de ter!. Quando meu marido disse pediu à ela que fizesse o mesmo! Ela disse: ” Perdão só pesso a Jesus”!!! Como se não bastasse foi embora dizendo que iria voltar quantas vezes quisesse para ver nossa filha! Comecei evitá-la até que chegou uma hora em que ela parou de vir em casa! Começou se fazer de vítima! Ligava várias vezes para o meu marido e às vezes ele nem queria atender, eu também muito menos! Concordei de ele levar nossa filha na casa dela que fica num bairro proximo daqui, ao invéz de ela vir em casa. Até chegar em um ponto em que ele joga na minha cara que ele tem vontade de chamar ela pra vir, mas que eu finalmente me imponho e digo à ele que se ela entrar por uma porta, eu saio pela outra.Ele ao mesmo tempo que me cobra isso, fica irritado com as ligações dela e com as chateações dos problemas dela repetidamentes váris vezes por dia! Minha sogra realmente faz muito juz á palavra “sogra”, passa longe da palavra mâe!
    Agora eu pergunto: Como ter saco com uma pessoa doente como ela, que já deu todos os sinais de que não quer dar trégua e nem melhorar como pessoa? Vários se afastaram dela, hoje não sinto mais ódio dela, sinto pena! Mas é aquela pena: Ela no canto dela e eu no meu! Sei que um dia terei que contar pra minha mais nova, que hoje tem 5 anos, o porque de sermos afastadas, pois toda a minha família é unida! Sinto cisma de ela manipular minha pequena, como já fez algumas vezes, dizendo que gosta da mãe dela! Pura falsidade! Gostaria muito que fosse diferente, mas cheguei à conclusão que não depende só de mim, e ela não acha que está errada! Isso é que é o pior! Não desejo sogra como ela nem pro meu pior inimigo! É uma coitada mesmo! Ou se faz! Isso tudo foi um desabafo! Não achei prudente postar isso em uma rede social! Costumo ser discreta para não abalar meu marido, pois afinal de contas, se trata de sua mãe. É o que for mas, sua mae! Eu só tenho a lamentar, pois me vejo cada vez mais em uma situação difícil!

  43. Avatar
    elisabete

    excelente texto

  44. Avatar
    Margarete

    Vou ser avó em Agosto , adorei o post , vou providenciar algumas coisas pra ser uma avo bem açucarada .
    Obrigada.

  45. Avatar
    Sonia Maria Tussi

    Obrigada pelo carinho por esta matéria, é bem assim que me sinto em relação a minha netinha Isabella. Tenho um grande amor por esta pequena, e é amor em dobro, por ela ser filha da minha filha. Acredito que ser avó é ser mãe açucarada e adorei saber que quando nasce um neto, nasce uma avó, nunca havia parado para pensar nisso. Estas dicas serão muito importantes para que eu me oriente para acertar mais e amar na medida certa, pois tenho um coração que tem amor demais e as vezes peca em exesso. Mas cinseramente se eu pudesse buscar uma estrela no céu ou até a lua e trazer para a Bella, confesso que faria. Grande abraço a equipe de jornalistas e publicitários que trabalharam nesta matéria, estas dicas foram ótimas para que eu acerte mais e erre menos nesta relação vó x netinha, e gostei daquela que pensamos que nossos filhos são crianças e que os netos são filhos eeehhh
    Deixa contar um segredinho “ela “, minha neta Isabella me chama de “iá iá”, é o melhor apelido que que alguém podreia me dar. Beijão da vovó Sonia

  46. Avatar
    Maria José haddad

    Exatamente assim, excêlente visão do que deve e não , bastante equilíbrio para não sermos vovós chatas e indesejadas na casa dos pais, tudo tem limites…

  47. Avatar
    clauidia

    Que delícia de texto! Serei vovó em breve pela primeira vez e me fez muito bem bem ler .

  48. Avatar
    Marley costa

    Matéria maravilhosa!! Estou feliz pq a minha filha postou a matéria no face e me fez uma declaração de amor que me deixou muito feliz. Sem modéstia e longe de ser perfeita, estou bem situada na pesquisa em todos os itens!
    Muuito obrigada!!

  49. Avatar
    Anete

    Sou avó de dois netos e acho que das 10 coisas preciso me aprimorar em algumas, mas o sentimento que invade meu coração sempre que penso neles é algo indescritível.
    Quando meu neto Miguel nasceu, um pedaço do meu coração que havia partido com o meu pai, começou a ser preenchido novamente. E isto para mim, só tem um nome AMOR.

  50. Avatar
    Mafalda Barboza

    Adorei e me vi neste texto.pois sou aquela vo que deixa a casa com jeito deles.Pois quero que sintam bem vindos sempre.Amo os incondicionalmente.Quero que sejam felizes.

  51. Avatar
    Carlos Eduardo Cury

    Ser avo e tudo de bom . É maravilhoso e mágico . Nos faz viver …..

    E tantas outras coisas ….

    Amo muito todos eles .

  52. Avatar
    Gilda Santana

    gostei muito ….muito bom para clarear mentes de avós que acham que criou os filhos e eles que se virem… sou esta avó que voce descreveu só faltou uma coisa Brinquedos……

  53. Avatar
    Norma

    Sou avó de um menino que vai fazer 6 anos,sou apaixonada por ele.Acho que sou uma avó que faz a diferença, pois não estrago o meu pequeno, muito pelo contrário,sempre estou pronta à ajudar os pais no que seja preciso.Mesmo sendo às vezes um pouco severa com ele, ele se diz apaixonado por mim,me ama tanto,que os amiguinhos querem vir à minha casa pra brincar com ele, e ele muito esperto logo avisa, “minha vovó é brava,mas ela também me dá gelatina azul” Isso me encanta!

  54. Avatar
    M.Helena

    Extremamente inteligente este texto. Achei muito equilibrado pois serei vovó em junho e poderei seguir com responsabilidade e segurança. PARABÉNS.

  55. Avatar
    Maria

    Muito bom o testo, sugiro que faça um agora para as noras que não conseguem ver as avós dessa forma quando elas tentam ser.

  56. Avatar
    jorge

    Muito legal, e assim mesmo a educaçao dessas crianças passa por tudo isso, que bom r ter a familia completa, sempre se ajudando.

  57. Avatar
    Wilza Brosig

    Melhor do que ter avó é ser avó.

  58. Avatar
    Maria Aparecida S. Martins

    Sou mais feliz poque sou avó. Ser mãe foi uma relização, ser avó foi realizaçao em dobro. Hoje tenho oito netos, que me dão muita alegria. Participo da vidinha de cada um quando e como posso. As dicas recebidas aqui acrescentaram muito ao que eu já sentia. Cada dia aprendendo mais.

  59. Avatar
    neusa

    Lindo!!!!!!!!! É tudo isso mais um pouquinho!
    Dar atenção individual de acordo com as prioridades de cada neto.
    Fazer uma comidinha gostosa e dizer. Fiz especialmente pra você.
    Levar os netos a uma biblioteca deixá-los escolher um livro. Depois, ler o mesmo livro e discutir sobre o mesmo.
    Curtir e curtir os netos.

  60. Avatar
    antonio al makul

    Otimo texto

  61. Avatar
    Everli Silveira

    Eu amo ser avo

  62. Avatar
    GLEICE MARIA

    Boa noite , me chamo Gleice Maria , tenho 56 anos ,sou casada há 39 e três meses ,tenho três filhas e cinco netos . Sou uma avó como você detalhou , amo meus netos, na minha casa tenho tudo para eles e participo de tudo que posso da vida deles .Por eles se puder faço tudo , na minha casa tem placas ; ” na casa da vovó e do vovô pode tudo ” , ” papai nervoso , mamãe estressada liga 0800 casa da vovó !tem o quarto dos meninos e o quarto das meninas , minhas filhas falam que perderam tudo comigo . Acontece que falo para todos se estou vivendo é por amor a eles , e tenho a certeza que eles sabem que podem contar comigo sempre . Procuro estar presente em todos os momentos especiais deles .Agradeço a Deus por tudo e em especial por eles minhas cinco razões de viver !Parabéns pelo texto , amei !Espero deixar boas lembranças para todos eles .

  63. Avatar
    Celina

    todos esses pontos devem ser observados para nossa segurança e a dos nossos netos. Acrecentaría mais um ponto: dê asas a imaginação do bebê e acompanhe-o de perto. Celina Caig

  64. Avatar
    Ana Maria

    Minha avó é inesquecível. Simples, humilde, sem muita cultura, mas como avó, de uma sabedoria incrível. Hoje também sou avó e, apesar de ela já ter voltado para a eternidade, ainda deito em seu colo, sinto o seu cafuné e ouço os seus conselhos, ainda que intuitivamente. Esta é minha homenagem à minha avó que amarei sempre com paixão. Amo você, Vó Cocota.

  65. Avatar
    marlene

    Muito lindo e eficas

  66. Avatar
    marinei silva pinheiro

    AMO MINHA NETA <DE UM GEITO QUE E INESPLICAVEL E IMENSO O QUE SINTO <QUERO VE LA TODOS OS DIAS <SE NAO VEJO MORRO DE SAUDADE <CHEGO A SENTIR O CHEIRINHO DO MEU ANJINHO DE TANTO QUE AMO <SOU UMA VO MUITO CORUJA <E PEÇO A DEUS TODA PROTEÇAO PRA ELA MEU PRESENTE DE DEUS <SO TENHO A AGRADECER A DEUS POR TRAZE LA <PRA MIM <E TAMBEM TIVE UMA VO ASSIM AÇUCARADA QUE JAMAIS VOU ESQUECER AINDA TE AMO MUITO MINHA VOZINHA AMADA VO CHINOCA !!

  67. Avatar
    Nadja Rabello

    Nasci como avó há quarenta dias, quando Tavinho veio ao mundo, trazido pelo amor de minha filha Carol e meu genro Xande! Que experiência maravilhosa e surprendente! Que amor imenso é esse? É esse texto é muito bom para todas as partes envolvidas no processo, inclusive para os vovôs também! Parabéns!!!

  68. Avatar
    Suzana lima Martins Correia

    Vou ser vovó daqui a 20 dias…..adorei o texto! Graças a Deus tem lindas lembranças com minha avó até hoje”..com 53anos! Lembranças Eternas……Tenho certeza que darei a minha neta e certamente a outros que virão muito Amor, carinho, confiança, paz.”…..

  69. Avatar
    Fatima melito

    Que matéria linda sou vovó de 02 netas e 02 netos fico feliz de ficar com eles e quando me chama de vovó parei de trabalhar só para com eles e muito graficante não tem preço para tanta alegria

  70. Avatar
    Ivone

    Adorei! Que todas avós possam ler e os pais.

  71. Avatar
    Gerusacavalcanti

    Amo ser avó. Seu texto é ótimo. Parabéns!

  72. Avatar
    celia oliveira

    Ser Avó é Amor Disponibilidade e muita Paciência para sabermos estar e sair sem desautorizar os pais. Ser Avó é uma dádiva do destino.

  73. Avatar
    M Célia

    serei avó em breve e adorei as dicas! Tanks

  74. Avatar
    vaniaq tania alves

    Adorei, tive a certeza de estar desempenhando bem meu papel de avo. Obrigada.

  75. Avatar
    Edna

    Muito boas as dicas realmente ser Avó é ser mãe, mas nunca se esquecendo que este bebê tem pais muito importantes e bem dispostos a executar a tarefa afinal essa é a chance que temos de ver se eles serão tão capazes como acreditamos que são.

  76. Avatar
    Sonia esteves

    estiu completamente encaixada nestes itens de avó obrigado

  77. Avatar
    Telma Haller

    Parabéns pela postágem.Amei… estou de pleno acordo em todos os pontos, tive lindas avós e hoje eu mesma o sou.Ser Avó é uma experiência riquíssima, eu diria mesmo é reaprender a vida com lindos sorriso e emoções, é reaprender as relações humanas saber reaplicar a cortesia com os filhos e as noras, saber estar apaixonada denovo e saber dividir este amor.Meu Deus obrigada por ser Vó, a propos, o Deus da gente a gente apresenta pros nossos netos também.Valeu Real Moms.Sucesso proces.

  78. Avatar
    Deolinda Xavier

    Sou avó e tive avós são indispensáveis , amo minhas avós até hoje apesar do falecimento , saudades .

  79. Avatar
    Gilberto

    Excelentes abordagens sobre o comportamento das avós com seus netos.
    Como serei avo pela primeira vez no final do ano, me interesso por todo assunto relativo a netos mesmo sem ser direcionados aos homens.
    Parabéns pelo texto.

  80. Avatar
    silvia

    Adorei as dicas ,vou ser vo de primeira viagem e nao vou esquecer nada que li ….obrigada pelas dicas

  81. Avatar
    fatima

    Gostei muito do texto, ajuda bastante. Fiquei sabendo a pouco tempo que vou ser avó, fiquei super feliz pois meu sonho será realizado. Tenho certeza que vou ajudar minha filha muito e peço a Deus que me dê saúde e sabedoria para poder ajudar a criar meu neto ou neta; pois aínda não sabemos o selo. Bjs

  82. Avatar
    ADELINA BAIRRO DOS SANTOS

    SOU APAIXONADA PELOS MEUS NETOS ESTOU Arrumando minha casa e planejo criar um lugar especial para eles pois sempre ouço inclusive dos meus filhos ai como era bom ir na casa da vo lembrando as coisas boas que tinha la eu quero que meus netos lembrem de mim com carinho eu procuro sempre educa-los sem nunca desautorizar os pais e me preocupo muito com eles se estão bem com saude se estão felizes se precisam de algo que eu possa ajudar se deus quiser eles serão felizes terão saude e sucesso recomendo as vovos procurar ser imparcial se comprar um presente par um compre para todos a menos que seje aniversario poIS doi muito sentir a preferencia por um irmão ou primo

  83. Avatar
    joseli Vieira Alves

    Nossa!! Estou vivendo esse momento maravilhoso de ser vovó, amei essas dicas que será de grande valia . Parabéns….

  84. Avatar
    soraya

    Oi…muito bom o texto! Vou providenciar algumas coisas. Mas escreva sobre avós que moram longe e convivem uma vez por mes.

    =(
    Obrigada Renata, beijao

  85. Avatar
    jacinta

    Otimo texto, coerente e excelentes dicas. Parabens!

  86. Avatar
    Marta Cardoso Sombrio

    Adorei as dicas… são ótimas. Parabénssssss

  87. Avatar
    Zuleica

    em breve serei avó de primeira viagem. Adorei o texto muito esclarecedor é bem didático. Quanto mais informações e orientações e “dicas” obtivermos melhor para toda família. Estou muito feliz.

  88. Avatar
    Sarah

    Achei simplesmente fantástico as dicas para as avós, parabéns para quem teve a ideia de partilhar suas experiências , e sempre bom ver outras opiniões, nos ajuda a melhorar e crescer como seres humanos , muito obrigada

  89. Avatar
    Juneir

    Texto maravilhoso, sou vó há dez dias,abriu a minha mente para algo que ainda não havia pensado, obrigada por ajudar-me a refletir…

  90. Avatar
    ana lucia falato

    Repassando as vovis novas do pedaço, amei o texto. E tudo isto mesmo.

  91. Avatar
    rosana

    Adorei o texto concordo com tudo o que esta escrito principalmente quanto a nao desautorizar os pais na frente dos pequenoa…e ser avó e muito melhor do que eu poderia
    imaginar..adoreiquanto a

  92. Avatar
    Ester

    Amei me serviu muito,parabéns por nos ajudarem.Amo ser avó estou indo para o quarto neto.Grata bjs

  93. Avatar
    Céu

    Eu vou ser isso tudo e muito mais, ptometo.

  94. Avatar
    Marli

    Face

  95. Avatar
    Fátima Palma

    Achei incrivel estas observações sobre ser avó(avô) Sou apaixonada pelos meus netos, lindos. Concordo com o9s lembretes.

  96. Avatar
    Ana Maria

    10 coisas verdadeiras.
    E a mais pura verdade.
    Adoro ser avó.

  97. Avatar
    maria ofelia de farias tope

    ser vovõ e ser mãe varias vezes .

  98. Avatar
    Rosângela

    ADOREIIIII! VOU PROCURAR SEGUIR ESTAS ORIENTAÇÕES COM O MEU NETO SAMUEL QUE ESTÁ PARA CHEGAR!

  99. Avatar
    Cristina

    Eu tenho respeitado estes conselhos e tenho uma excelente relação quer com os meus netos mais velhos, quer com os mais novos… e tenho 7, entre os 19 anos e os 10 meses. O fundamental é lembrarmo-nos sempre que não somos nós os pais, os principais agentes da educação, mas que somos também fundamentais na educação dos netos e no apoio aos nossos filhos.

  100. Avatar
    Jumara Costa

    Gostei muito do texto, amo meus netos de paixão porque sei que eles são presentes de Deus em minha vida,bjsss.

  101. Avatar
    neyde de lima

    Concordo com tudo isso,mas infelizmente apesar de eu saber que minha netinha de quase 4 anos me adora(modestamente),quase não me deixam ficar com ela,não sei o que fazer para que ela fique mais comigo.
    Ela chora desesperadamente quando me vê,quer vir para a minha casa comigo e seus pais não deixam. A mãe dela é minha nora. Alguém pode me ajudar como devo fazer,para ter o direito de ficar mais com ela?

    • Avatar
      yzis luara

      pois minha avo e mais ruim qque tem nao vou mentir

  102. Avatar
    Eliana

    Gostei muito, principalmente quanto à dificuldade em enxergar o filho adulto e achar que neto também é responsabilidade dos avós. Muito ogrigada

  103. Avatar
    dini coelho

    .

  104. Avatar
    Nilva

    Estou me sentindo rejeitada e desprezada pelo meu neto de dois anos. Ele tem praticamente 3 avós as biologicas e uma que esposa do avô paterno, que é a preferida, sou avô materna. Sou presente, dou carinho, atenção, ela chega a passar, por semana, de dois a três dias comigo. Ocorre que quando a avó 3 (a esposa do avô paterno), está presente, ele me agride fisicamente e aponta a porta pra que eu saia, estou sofrendo muito, sem saber o que fazer, ela, por sua vez, qdo ve a agressão, ao invés de corrigi-lo, pq ele a ama, e ouve, simplesmente, tenta distraí-lo, com brincadeiras, tirando-o da minha presença. Já tentei “conquista-lo” e mostrar que o amo também, porém falo com ele e sequer me olha, parece me adiar. Sou sua ultima opção. Minha filha (ontem) falou com ela, pra que o corrija e que mostre que está errada sua atitude. As vzs faz isso com os pais, que o corrigem. Mas, comigo a agressão é contínua, por mais que tento agradá-lo. O que faço. pois qdo estamos sós ele fica normal, não retribui meus carinhos, mas, pelo menos não agride.

  105. Avatar
    Renata

    Uau…alguém que PENSA, nesse planeta.
    Itens 9 e 5 são FUNDAMENTAIS para a relação dar certo. Raridade.

  106. Avatar
    Maria Aparecida

    dia 20 de Fevereiro,passado nasceu minha Netinha Clarice..linda demais,mas infelizmente meu filho mas a mãe da menina fizeram um acordo de não deixar ninguém da minha família ver a menina,pois bem as bisavó são idosas já,ambas vivem encima de uma cama,elas nunca viram a menina,porque os sabichão da vida não deixam.Concordo com o texto acima,mas infelizmente estas duas bestas não sabem o mal que eles estão fazendo pra criança, e também para as outras pessoas da família., e novidade é que a família da parte da mãe da menina pode ver,todos conhecem a menina,menos a família da parte do pai da menina.Vergonha desses dois viu,vergonha…nojo.

  107. Avatar
    Ivone Boechat

    Minha avó
    Ivone Boechat
    Minha avó
    era tão simples,
    sabia quase tudo da vida,
    sabia da morte também,
    nunca errou uma conta
    nem fração de vintém,
    adivinhava, previa,
    profetizava,
    lia até pensamento
    do namorado da gente…
    como ninguém
    sabia dar carinho,
    sem encostar um dedo na gente,
    sabia gritar baixinho,
    dar beliscões,
    sem machucar,
    elogiar,
    sem bajular,
    criticar,
    sem humilhar…
    foi embora
    mas deixou
    belíssimas lições.

    http://sitedepoesias.com/poesias/95350

  108. Avatar
    Irma Maria da Silva Faria

    Na minha casa tem um quarto montado especialmente para meus netos.

  109. Avatar
    Helena

    Bom dia! Tenho 59 anos e 3 filhos entre 41, 30 e 15 anos. Porem esse meu filho do meio(de 30 anos) casou-se já fazem 3 anos e nasceu Luana que completa esse ano 2017 2 aninhos. Eu ainda não a conheço e sofro demais com isso. Eu nunca vi e nunca tive contato com minha netinha. Ela só mantem contato com a avós maternos. Já conversei com meu filho a esse respeito mas ele alega que a menina é muito nova, que há riscos dela sair de casa e ser sequestrada, etc. Eu moro no interior do Rio de Janeiro, e meu filho em Niterói (UMA HORA DE CARRO ATÉ A MINHA CASA) Na casa deles eu não posso ir pois me encontro doente do coração e tenho uma grave lesão no joelho esquerdo, me impedindo de andar. Por favor, como posso proceder para que eu possa conhecer a minha netinha? Estou morrendo de saudades da minha anjinha se nem a conheço. Me ajudem!! Não tenho condições financeiras para pagar um advogado Quero resolver na paz. Já pedi a meu filho que preciso conhecer a minha neta, mas não tem jeito. Obrigada por uma resposta.

  110. Avatar
    macilea melo

    muito boa essas colocações,estou muto feliz pois mim enquadro em 80% dessas orientação muito boa, agora já posso fik tranquila sabendo que estou no caminho certo, sou vovó de primeira viajem, obrigado pelas dicas, mande mais sempre que poder um grande abraço.

  111. Avatar
    jose alves

    eu crio uma neta a um ano e meio mais ou menos,quando ela vai pra casa da mae dela que eu vou busca, ela faz o maior escandalo,pois fico morrendo de vergonha.ela nao quer ir embora.nao maltrato ela amo muito ninha neta.

  112. Avatar
    SOFHIA

    É UMA PENA EU …. NAO PARTICIPAR DA VIDA DOS MEUS NETOS… A MINHA NORA NAO DEIXA … QUDO FICO COM ELES … ELA FICA ME REGULANDO EXPIONANDO E CRITICANDO O TEMPO TODO…. NAO TENHO LIBERDADE COM ELES…

  113. Avatar
    Ademar

    Gostei das informações, bem sabias, vou utilizar com meus netos.

  114. Avatar
    MARIA jOSÉ mOTA

    adorei o que li, e é verdade ser avó é o melhor do mundo , tenho quatro netos e são tudo na minha vida <3 <3 <3 <3

  115. Avatar
    ana lucia

    Sou avo d euma linda menina chamada Sofia de 3 anos mas os pais só me deixam ve-la na calçada da casa deles pois escolheram outra religião e nao querem mais deixar que tenhamos outro contato. Hoje é dia de vê-la na calçada por cerca de 15 a 20 minutos e pronto. Sou muito triste opor nao ter um org ao que visa o bem estar dessa visita pra que seja num local decente;ja que o conselho tutelar diz que nao e obrigaçao deles e que tenho que entrar na justiça e isso podera demora muito e eles ficarem com mais raiva de mim, ate bloqueou a familia no grupo, facebook e as mensagens sao as piores possiveis, passei desde 23 de dezembro pedindo pra ver Sofia e so hoje vou ve-la dessa maneira

  116. Avatar
    Vanda

    Amei as dicas ,aprendi muito obrigado

  117. Avatar
    MARCIA MENDONCA

    Oi, gostaria de uma ajuda. Tenho 50 anos e sou avó de uma linda menina de 10 anos. E vejo que estou cometendo os mesmos erros com ela que cometi com a mãe dela e com a tia (minhas filhas). Ela é tranquila, mas tem sempre uma resposta na ponta da linguá, e uma preguiça de outro mundo… não sei como lidar com isso. Fico muito chateada, tem momento que parece que ela quer mandar em mim, eu a amo muito e para piorar o meu esposo ainda tem momento que parece dar força pra ela tirando minha autoridade. Ela adora vir aqui pra casa, as vezes passamos uma semana juntos e sempre que viajamos, meu esposo e eu,levamos ela conosco. Ela adora nossa companhia o pior castigo para ela é ficar sem vir aqui para casa. No entanto, as vezes parece que ela abusa da condição de ser neta única. Pode me ajuda

    • Avatar
      MARCIA MENDONCA

      *PODE ME AJUDAR???

  118. Avatar
    nicolino

    hoje 23 03 2018 estou muito triste porque minha netinha pediu para minha esposa dar banho nela e meu genro nao deicchou

  119. Avatar
    Sandra

    muito legal! sou avó de 3 pessoinhas lindas! toda sexta feira os dois maiores posam em casa e fazem nossa vida uma festa!

  120. Avatar
    ZULEIDE

    OLA, EU TENHO UM NETO E A MINHA MÃE É BISA VO, EO O BEBEZÃO DESDE QUE ELE NASCEU QUEM CUIDOU MUITO BEM DELE FOMOS NÓS AVOS, MAS A MINHA FILHA SE SEPAROU DO MARIDO E ESTA MORANDO EM UM OUTRO LUGAR E TOMOU O BEBEZÃO DE NOS E DEIXOU COM O PAI DELE E OUTROS AVOS E TIOS E NO MOMENTO A MI NHA FILHA PROIBIU DE NOS LEVAMOS PARA MINHA CASA E DA BIZA MINHA MÃE SENDO MUITO BEM TRATADO, NA OUTRA CASA EM QUE ELE SE ENCONTRA QUASE TODOS TRABALHA FICA COM A TIA QUE É DE MENOR E NÃO CUIDA DELE COMO DEVIA, MINHA MÃE FOI PEGAR ELE PARA RETORNO AO DENTISTA E FIZERAM LIGAÇÕES RA A AVO, PAI DO MEU NETO E PROIBIRAM
    DE LEVAR QUE LEVOU UM ANO PARA TER ESTA VACA PARA TRATAMENTO DE BRUXISMO QUE ELE TEM E ELE ABRAÇOU A BIZA E DISSE QUE ESTAVA COM MUITA SAUDADES E A ULTIMA QUE ELE VEIO AQUI DISSE QUE QUERIA ORAR DE VOLTA AQUI, COMO ELES FICARAM SABENDO NÃO DEIXOU MAS ELE VIR AQUI E ALEM DISSO O AI E A MÃE NUNCA CUIDOU BEM DELE, EELE QUANDO NASCEU O MEDICO FEZ UNS PEDIDOS DE EXAMES PARA SER FEITO PELO MOTIVO DA MÃE E O PAI SER USUARIA DE DROGAS A CRIANÇA NASCEU COM PROBLEMAS RESPIRATORIAS E CARDIOLOGICO E O TEMPO PASSOU E ELES NUNCA MARCOU OS EXAMES EU JA MARQUEI VARIAS VEZES E ELA NUNCA O LEVOU E O MESMO PARA O BRUXISMO DELE, ELES DIZEM QUE ELE NÃO TEM NADA MAS SE O MEDICO DIZ QUE ELE TEM DE FAZER EXAMES E TRATAMENTO É O PORQUE ELE O MEDICO VIU ALGO ERRADO NA CRIANÇA E O ATUAL MARIDO DELA TB PROIBIU DO BEBE VIR AQUI MAS ELE COMO PADRASTO PEGOU UM BRINQUEDO QUE ESPIRRA AGUA E TOMOU E QUEBROU NO DIA EM QUE A MÃE LEVOU ELE PARA FICAR APENAS UM DIA NA CASA A ONDE ELES MORAM E ELE AINDA DISSE AO SAI DAQUI QUE A CRIANÇA SÓ VEM AQUI AO MANDO DELE E AINDA NOS AMEAÇOU UM CARA QUE ENTROU NA MINHA CASA SEM PEDIR PERMISSÃO A MIM PARA MORAR AQUI DENTRO DA MINHA CASA PASSAVA POR E A MINHA MÃE E NÃO DAVA NEM SE QUER UM BOM DIA QUANDO EU PEDI PARA ELE IR EMBORA ELE DESCEU AS ESCADAS E GRITOU DIZENDO QUE A CASA É DE MINHA FILHA E QUE EU FOSSE TRABALHAR E EU DISSE QUE A CASA É DA MINHA MÃE E QUE EU TB CONSTRUIR E REFORMEI A CASA ALÉM DE FICAR PAGANDO 7 ANOS PARA CAIXA E TENHO DOCUMENTOS PARA PROVAR QUE ESTA NO MEU NOME ELES QUERIAM FICAR MORANDO AQUI POR INTERESSE É COMO ELA DISSE QUE QUANDO EU FICAR DE CAMA PROSTADA ELE IRIA ME COLOCAR NA CASA DE VELHOS SENDO QUE EU CUIDEI MUITO BEM DELA MESMO TRABALHANDO E ESTUDANDO, SEMPRE DEI DE TUDO MATERIAL ESCOLAR, ROUPAS, TUDO DE GRIFE, UM QUARTO DO TAMANHO DE DOIS COMODOS COM BANHEIRO, MOBILHADO NA ULTIMA EMPRESA EM QUE TRABALHEI FORAM 9 ANOS HJ ESTOU DOENTE MAS NÃO ESTOU ALEJADA E A MINHA MAE É UMA SENHORA DE 71 ANOS MAS ESTA MELHOR DO QUE UMA MENINA DE 20 ANOS TEM CONDIÇOES DE CONTINUAR A CUIDAR DA CRIANÇA MINHA FILHA SÓ DEIXA DIVIDAS PARA NOS PAGAR E ERAM MUITAS ATÉ NO MOME DA MINHA MÃE ELA FEZ E O BEBEZÃO NÃO GOSTA DO PADASTRO NUNCA VI ELES BRINCANDO OU CONVERSANDO INGUINORAVA A CRIANÇA ASSIM COMO ELE FEZ COMIGO E A MINHA MÃE E NUNCA PAGOU 1 CENTAVO DOS GASTOS DE LUZ, AGUA ETC, AS CONTAS VIAM 2X MAIS MAIOR ALEM DAS DIVIDAS DE MINHA FILHA E ELA VENDEU UM TABLETE QUE ELE GANHOU DE ANIVERSARIO E OUTRO ELA NUCA MANDOU ARRUMAR AA OS AVOS POR PARTE DO PAI A AVO DONA ELA SE SENTE PROPRIETÁRIA, ACHA QUE TEM TODOS OS PODERES DO MUNDO SÓ PORQUE ELA É PASTORA JA VIU PASTORA SER EGOISTA E XINGAR O AVO SE SEPAROU DELA E QUANDO ELE FAZ AS VISITAS CONTINUAVAM A DORMI JUNTOS DEPOIS ELA DEU UM FORA NELE E AÍ O QUE FAZER PARA PELO MENOS TER DIREITO A CRIANÇA FICAR VINDO AQUI PARA MATAR A SAUDADES, QUANDO ELE ESTAVA AQUI E QUANDO DEIXAVAM ELE VIR AQUI AS ROUPAS SEMPRE BEM LIMPAS, PASSADAS E REFEIÇOES A CADA 3 HORAS, AGORA LA ELE VIVE GRIPANDO, SUJO, ROUPAS SUJAS TENIS UM CHEIRO TERRIVEL, MAGRO E ELES NÃO TEM TEMPO PARA CUIDAR DELE E AGORA DIZ QUE QUEM VAI CUIDAR É A MULHER DO IRMÃO DO PAI DELE QUE ESTA PRESO OLHA SÓ ISSO, COMO QUE PODE!

    ATENCIOSAMENTE,

  121. Avatar
    Mileia Santos

    É muito bom mesmo ser avó. Pena que as gerações de agora estão sendo levadas para atitudes que privam um bom relacionamento com os avós, pois colocam sobre os filhos ocupações e responsabilidades muito cedo tirando o frescor real da infância. Tenho visto crianças com enxaquecas precoce pois andam dizendo por ai que criança pode chorar ate por tres horas pra amadurecer, alguém concorda com isso? As novas mães parecem querer mostrar que dão conta, mas a custo de que? Querem voltar logo pra academia, trabalho. Tem crianças chegando desnutridas nos hospitais. E ninguém fala sobre isso nas redes. Mães que ficam zapeando, pegando no celular de uns e outro, mas não querem ouvir pelo menos alguém que teve muitos filhos. Será que essas mulheres experientes não sabem nada? Acredito que devemos ouvir de tudo e reter o que é bom, não criar guerra por causa disso. O que falta é humildade, e não competir pra mostrar quem faz o que. Foi um desabafo de alguém que viu em hospitais e vivenciou situações com relação a vós, netos e tudo mais. Parabéns pelo texto!

X Leia também: