sábado, 13 dezembro, 2025

Alergia alimentar não é moda!

A alergia alimentar não é moda! É um tema hiper preocupante e que tira o sono de muitos pais. Então, entenda melhor abaixo.

Alergia alimentar não é moda! - Just Real Moms

Olá, moms! A Cecilia Cury, advogada, mãe do Rafael e criadora do projeto Põe no Rótulo (que pretende forçar as grandes empresas a declarar todos os ingredientes de que são compostos os produtos), já escreveu anteriormente para o blog falando sobre a APLV (vejam em Seu filho tem APLV – Alergia à proteína do leite de vaca?).

Hoje, ela fala sobre como o grande aumento das alergias alimentares no mundo fez parecer que o problema é “moda”.

Mas, pelo contrário, ele existe, é preocupante, e os casos devem ser acompanhados com atenção e cuidado. A Cecilia conta isso e muito mais para a gente, confiram!


Temos ouvido falar cada dia mais neste assunto, não é mesmo? Parece até modismo, mas não é. Mas por que será que os casos estão aumentando?

A alergia alimentar é uma resposta do sistema imunológico que gera uma resposta exagerada ao entrar em contato com um dado ingrediente (na infância, os mais comuns são leite, soja e ovo, mas qualquer alimento pode provocar alergia).

São diversos os fatores: genética, hábitos de vida, consumo de alimentos mais processados e menos caseiros, excesso de higiene em relação aos tempos de nossas avós.

O fato é que os casos de alergia alimentar estão mesmo aumentando pelo mundo: mais diagnósticos, alergias mais duradoras e reações cada vez mais severas.

Aqui no Brasil, a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI) estima que entre 6% a 8% das crianças sofrem de alergia alimentar e que entre 2% a 3% da população adulta padecem de tal restrição dietética (Fonte: aqui).

Os sintomas podem variar muito: desde inchaço, edema de glote, urticárias, até sintomas respiratórios ou gastrointestinais. Havendo suspeita, a família deve procurar por um médico que entenda de alergia alimentar, geralmente, alergistas ou gastropediatras.

O diagnóstico da alergia alimentar pode assustar um pouco no começo: O que meu filho vai poder comer? Como será na festa da escola? Mas, ao mesmo tempo que assusta, é bom demais saber o que fazia mal ao seu filho ou filha.

Muitas vezes, após o diagnóstico, vamos buscar informações no Google e nas redes sociais, o que ajuda em muitos aspectos, mas piora em muitos outros – afinal a internet está cheia de besteiras. Quando o assunto é saúde, precisamos sempre ter o médico de nossa confiança ao lado, evitando também trocar de especialista a cada consulta.


Cecilia Cury, advogada e coordenadora da campanha Põe no Rótulo, mãe do Rafael, que tem alergia alimentar, e da Carol.

Site: www.poenorotulo.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/poenorotulo
Twitter: https://twitter.com/poenorotulo
Instagram: http://instagram.com/poenorotulo

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

4 COMENTÁRIOS

  1. Ótimo texto! Claro, sucinto e objetivo. Também tenho um filho com alergia alimentar. E passei por todas as etapas! O certo é que pior do que ter alergia é viver na ignorância e no sofrimento.

    • Que bom que gostou, Carolina! As histórias vão se repetindo a cada diagnóstico, em cada casa, não é?! Misto de desespero e alívio que oscilam. Ao menos até o dia em que resolvemos pegar as rédeas e encarar de frente a alergia. Nesta hora, percebemos o tamanho da nossa força e como somos capazes de dar conta.

      • Gostei muito do texto e vivo essa realidade desde que minha filha nasceu e eu ainda amamentava, até hoje ela já com 11 anos.
        A alergia persiste forte, e eu sempre correndo atrás de coisas novas pra variar a alimentação dela.
        Realmente é assustador o número de mães que converso e sofrem de problema semelhante.
        O pior, na minha opinião, é que o problema da alergia alimentar não tem cura… Isso pra mim é o mais triste!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Frases ótimas para fortalecer o relacionamento com seus filhos

  Olá! Esses dias, buscando alguns artigos na internet para melhorar cada vez mais meu relacionamento com meus pequenos, encontrei um...

Agressividade no contexto escolar – por Daniela Nogueira

  Olá, meninas! Tudo bem? Hoje temos o terceiro post da série "Agressividade no contexto escolar", feito pela nossa querida colunista e...

Por que forçar pedidos de desculpas pode ser ruim para crianças

  Oi, meninas! Tudo bem? Recentemente, estava pesquisando na internet e me deparei com um texto muito interessante que está no site...

Como engravidar após os 45 anos?

Hoje vamos falar sobre como engravidar após os 45 anos, afinal este é um tema cada vez mais questionado...