domingo, 7 setembro, 2025

A tal da “paternidade ativa” – por Pedro Fonseca

 

Olá!

Para comemorar esta data tão especial, o Dia dos Pais, nós convidamos para escrever este post o Pedrinho Fonseca, pai de João, Irene e Teresa. Ele escreve para seus filhos (maravilhosamente bem) no blog “Do Seu Pai” que, para quem não conhece, é incrível e vale muito a leitura!

Espero que gostem e compartilhem com os papais, os homenageados do dia!

Mil Bjss

 

A tal da paternidade ativa - Just Real Moms

 

………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….

 

Filhos,

Sempre que me deparo com a expressão paternidade ativa sinto um frio no meu cromossomo Y. Porque me parece inaceitável que em pleno 2015 algum ser humano ainda recuse a ideia de estar presente na vida das suas filhas ou filhos. Sei que para vocês, quando lerem essa carta no futuro, vai soar um tanto estranho, mas é que às vezes um texto salta na minha tela com pessoas exaltando pais que trocam fraldas, que dão colo, que contam histórias antes de dormir, que usam sling, que saem sozinhos para passear com os filhos (principalmente quando se está assim no texto, no plural, ou seja: quando há mais de uma filha ou filho na casa – aí colocam os caras quase na posição de heróis). E quando é uma tarefa como preparar o jantar? Aí a questão fica mais feia ainda, porque parece coisa de outro mundo que seja o pai na cozinha. E ainda há uma repetição que me incomoda um bocado. Um certo senso comum, nas narrativas dessas histórias, que a mãe está sempre mais sobrecarregada e o pai (quando exerce a tal, desculpem, paternidade ativa) alivia esse peso – vejam: mãe sobrecarregada, pai salva-vidas (mulheres e homens, nas suas mais velhas posições sociais). São os famosos textos papai-e-mamãe. Quem os escreve demonstra nunca ter visto um casal de mulheres, com filhas e filhos. Ou um casal de homens. Ou casais separados que tenham nutrido o respeito suficiente para entender que a vida segue nas relações seguintes e, assim, misturam os frutos do primeiro casamento com o seguinte (e com o seguinte) porque afinal de contas os pequenos envolvidos são todos irmãos. Ou pessoas que vivem em comunidade e os filhos são educados (e amados, sobretudo) por todos. Mulheres e/ou homens que adotaram um bebê. Espera. De que pai estão falando? E em que século ele vive? Paternidade ativa, para mim, é apenas uma redundância. Um desleixo gramatical e preguiça na observação do mundo. Paternidade sempre é ativa. Quando não é ativa, não é paternidade. É ausência. E quando há ausência em relação ao outro, é desumano. Nesse Dia dos Pais, adorei o convite (e a provocação) de pensar no que, para mim, é ser pai. Ser pai, para mim, é ser humano. E só.

Do seu pai,

Pedro.

 

A tal da paternidade ativa - Just Real Moms

A tal da paternidade ativa - Just Real Moms

A tal da paternidade ativa - Just Real Moms

A tal da paternidade ativa - Just Real Moms

 

Todas as imagens são de autoria de Pedrinho Fonseca (IG: @pedrinhofonseca)

 

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Saiba tudo sobre o surto de conjuntivite! – por Dr. Jairo Len

  Olá! Em diversas escolas está ocorrendo um surto de conjuntivite que está infectando os pequenos. Para esclarecer algumas dúvidas que eu...

Será que o meu filho tem dermatite atópica?

Hoje trouxemos um relato de mãe super interessante e que pode ajudar outros pais que têm crianças alérgicas ou...

A exaustiva realidade de cuidar de um filho estando grávida de outro

  Olá, moms! Tudo bem? É bem comum que algumas mulheres fiquem grávidas enquanto o primogênito (ou segundo, terceiro...) ainda é pequeno....

Maternidade e identidade: quem eu era antes do meu filho nascer?

Vamos falar sobre maternidade e identidade? A chegada de um filho transforma a vida em tantos aspectos que muitas...