sexta-feira, 24 outubro, 2025

Seu filho sabe mastigar? – por Dra. Camila Di Ninno

Olá, moms!

Tudo bem?

Aproveitando que esta é a semana do Dia Mundial da Motricidade Orofacial (17/02), e que o tema deste ano é “mastigação”, a nossa querida colunista, a fonoaudióloga Dra. Camila Di Ninno, fez um texto super esclarecedor sobre o tema.

Confiram e boa leitura!

______________________________________________________________________________

 

Seu filho sabe mastigar?

Seu filho sabe mastigar? - por Dra. Camila Di Ninno

 

Bebês já nascem sabendo sugar e deglutir, mas ainda não sabem mastigar. A mastigação é um ato aprendido pela criança e precisa de treino. Este treino é gradativo e precisa começar muito antes da introdução de alimentos mais sólidos.

Desde cedo, colocar as mãos, mordedores e brinquedos de formatos e texturas variadas na boca, ajuda posteriormente na aceitação de diferentes alimentos.

Quando as primeiras papinhas são oferecidas é importante que não sejam liquidificadas. Temperaturas, sabores, texturas e consistências variadas são importantes para a estimulação da cavidade oral. A papa bem amassada aos poucos vai sendo menos amassada e, conforme os dentes vão surgindo e o bebê vai desenvolvendo sua mastigação, alimentos mais fibrosos e consistentes podem ser introduzidos.  Assim, passo a passo, a criança irá aprender a mastigar, até que ao redor dos dois anos de idade, tenha adquirido uma mastigação mais eficaz.

A família deve, dentro do possível, fazer ao menos uma refeição por dia junto com o bebê. Fornecer um modelo a ser imitado, mastigando junto e de frente para a criança, também ajuda neste processo de aprendizagem.

Na hora das refeições é importante que o bebê esteja focado em sua comida e que este seja um momento prazeroso. Tocar e brincar com a comida pode ser bem divertido! Na hora de comer evite distrair o bebê com televisão, celular e outros eletrônicos.

Alguns bebês podem estranhar novos alimentos e cuspi-lo, o que é esperado. No entanto, engasgar e vomitar com frequência, chorar sempre na hora das refeições e rejeitar vários alimentos pode estar relacionado à pouca experiência intraoral, sensibilidade intraoral aumentada, limitação na movimentação da língua, dificuldades na mastigação.

Insistir ou  forçar a criança a comer estes alimentos pode potencializar a recusa alimentar.

Se você está enfrentando dificuldade com a alimentação de seu filho, consulte um fonoaudiólogo especialista em Motricidade Orofacial para que sejam identificadas as causas dessa dificuldade.

A falta de um diagnóstico precoce pode levar o bebê a desenvolver uma relação negativa com o momento da refeição.

______________________________________________________________________________

 

Dra Camila Queiroz de Moraes Silveira Di Ninno, é fonoaudióloga clínica (CRFa 2-5314), formada pela USP, especialista em Motricidade Orofacial e Fluência pelo CFFa, mestre em Ciências da Reabilitação pela USP e doutora em Linguística pela UFMG. Autora de diversos livros e artigos científicos. Atende gestantes, bebês, crianças e adultos em seu consultório no Campo Belo em São Paulo.

 Site: www.camiladininno.com.br

 Facebook: Camila Silveira Di Ninno

E-mail: contato@camiladininno.com.br

Telefones: (11) 9.7550.2309

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Você sabe cuidar dos dentes do seu filho?

    Olá meninas!!! Hoje, vamos falar dos dentes! Eu tinha muitas dúvidas com relação à saúde bucal dos meus filhos, mas...

Love Hurts – por Priscila Rocha Leite

  Não entendia direito a frase "amo tanto que até dói".   Quando adolescente, naquela fase de paixões que Você acha que...

O Perigo Escondido na Ceia de Natal: Alergias Alimentares

Já parou para pensar no impacto de uma ceia natalina para quem convive com alergias alimentares? Entenda melhor abaixo...

Um Natal contado pelas crianças!

  Oi, meninas! Hoje é véspera de Natal, um dia tão especial e que passei a gostar ainda mais depois de...