domingo, 7 setembro, 2025

Maternidade “com emoção” – por Ana Castelo Branco

 

Olá!

Hoje temos a honra de apresentar a mais nova colunista do Just Real Moms. Conheci, há muito tempo atrás, quando ainda trabalhava em agência de publicidade, a Ana Castelo Branco. Uma excelente redatora que sempre se destacou no mercado. Tempos depois, comecei a vê-la comentando alguns posts do blog e algumas amigas minhas em comum me contaram que a história dela era muito interessante e a convidei para escrever para nós. Ana, que é mãe do Mateus e da Helena, teve seu primeiro filho com Síndrome de Down.

Acho que estava faltando falar sobre esse tema mais a fundo aqui no blog. Ajudar e informar mais as  mães, prestar um serviço e fazer com que esta inclusão seja realmente feita!

Confiram o primeiro texto da Ana! Tenho certeza de que gostarão!

Mil Bjsss

 

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………

 

Costumo dizer que este negócio de virar mãe, para mim, foi com emoção. Escrevo o “com emoção” lembrando daqueles bugueiros no Rio Grande do Norte que, antes de descer uma duna, perguntam: É com emoção ou sem emoção? E você pensa: estou de férias neste lugar lindo, quero mais é muita emoção. E dez segundos depois fica arrependida da resposta ao se ver empoleirada e chacoalhando em um treco sem cinto, sem teto e encarando a possibilidade de uma esfoliação muito mais que profunda no meio daquela areia toda.

Minha maternidade foi assim. Com muita emoção. Juro que vou resumir. Nunca quis ter filhos. Mas, aos 37 anos e com um DIU vencido, bom, vamos tirar e ver no que dá. Grávida em 20 dias. Aborto com 9 semanas. Nunca, nunca, nunca imaginei que doesse tanto perder um bebê. Curetagem, evita por um tempo, libera. Grávida, de novo, em 20 dias. Chega o Mateus e a notícia da síndrome de down (nunca escrevo o nome dela em letras maiúsculas; é meu pequeno protesto pessoal, uma forma de não dar muita importância à danada). Vumbora digerir a história toda, amar loucamente aquele garotinho lindo demais e pesquisar sobre um universo diferente. Porque, sim, é diferente. Quatro meses depois, uia, grávida de novo. Vem Helena. Mas, claro, não sem antes levantar a possibilidade de “talvez, quem sabe, ter alguma questãozinha que só poderemos averiguar melhor depois do parto”, palavras da ultrassonografista. Não, não foi tranquilo e nem favorável.

Foi por estas e outras que, ao longo de 42 anos, já deu para aprender que nenhuma mudança acontece sem (adivinha o quê) emoção. E que as grandes mudanças, aquelas de verdadona mesmo, quase sempre são consequência de emoções, digamos, nem tão fáceis assim. Quase sempre são resultado de emoções que, se pudéssemos escolher, nem viveríamos.

Tenha calma que este que este texto tem um final bacana e super pra cima. A intenção aqui é apenas me apresentar e dizer que “estamos juntas”. Tornar-se mãe é um processo intenso e doído para todas. Achamos que vamos gerar uma vida e, quando vamos ver, somos nós que estamos nascendo de novo. Acreditamos que vamos ensinar e, ops, descobrimos que estamos é aprendendo muito mais. Educar? Caramba, como educar sem rever suas próprias atitudes? Aquelas em que você nem prestava atenção até outro dia?

Mas pode reparar em uma coisa. Todo mundo que já fez um passeio de bugue pelas dunas do nordeste aconselha sempre o mesmo: quando o motorista perguntar se você quer o passeio com emoção, responda que sim. Vai dar o maior medão. Mas vai ser muito, mas muito, mais legal.

 

anacastelobranco-just_real_moms-2

Crédito de imagem: fotografia de Carol Bastos

 

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

6 COMENTÁRIOS

  1. Lindo texto Ana! ja te parabenizei no nosso grupo de maes da escola, mas lendo aqui temos outra perspectiva do seu inicio da vida de mae.
    Lindos filhos!!! E mais uma vez parabens

  2. Que crianças mais lindas, e carinha de sapeca deste menino!
    É isso, por mais que mães digam que é difícil, só vamos saber como funciona depois que vivenciamos o furação, que sentirmos que ficar sem dormir doí, mas que a sensação profunda de ser mãe compensa tudo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Vergonha da mamãe??? – por Priscila Rocha Leite

      Hoje meu filho me disse: "mãe, Você só me faz pagar mico".   Sou daquele tipo de mãe que realmente merece...

15 fotos emocionantes de partos

  Olá, moms! Como vocês estão? A espera pela chegada de um bebê parece uma eternidade - mesmo que passe num piscar...

Fotos de família, grávidas e recém-nascidos

Olá, moms! Tudo bem? Viemos mostrar algumas fotos de família, grávidas e recém-nascidos! Depois que nos tornamos mães, ficamos ainda...

Ilustrações mostram como seriam as Olimpíadas das mães!

  Oi, moms! Tudo bem? Para entrar no clima das Olimpíadas, encontrei algumas ilustrações que adorei sobre a participação de nós, mães,...