segunda-feira, 8 dezembro, 2025

Saiba quais são os benefícios da natação na vida das crianças!

Olá, meninas!

Tudo bem?

Recentemente, fizemos um post sobre os benefícios do judô na vida das crianças e recebemos um bom feedback de vocês, que se mostraram bastante interessadas pelo assunto. Por isso, resolvemos trazer mais um esporte e apresentar os seus benefícios na vida dos pequenos: a natação!

 

Saiba quais são os benefícios da natação na vida das crianças!

 

Essa modalidade é uma das mais completas de todas, pois mexe com todo o corpo de quem a pratica, além de estimular a capacidade motora, afetiva e cognitiva das crianças.

Dos 3 meses aos 3 anos, é quando a criança se adapta melhor ao mundo fora da barriga da mãe, explorando todas as novidades que lhes são apresentadas e desenvolvendo suas habilidades sensoriais, por isso, é importante ressaltar que, neste período da vida dos pequenos, as aulas não serão tão focadas nas técnicas de natação, e sim na exploração dos movimentos do corpo e de suas habilidades motoras.

Cada criança se adapta de uma forma ao esporte, então não se assustem se um amiguinho do seu filho aprender a nadar antes do que ele. É super normal! Cada um tem o seu tempo e o esporte também está aí para ensiná-los isso.

Conforme a criança for ficando mais velha, a modalidade passará a ser mais explorada em suas técnicas e no aprendizado todo que vem com o esporte, como a capacidade de foco, o treinamento e o maior auto controle do corpo.

Confira alguns benefícios da natação infantil:

 

  • Auxilia no desenvolvimento cognitivo e respiratório, aumentando a noção de espaço e dando a devida atenção que a respiração merece.

 

  • Fortalece o sistema imunológico, assim como a maioria dos esportes, que deixam o corpo da criança mais saudável e, consequentemente, mais fortalecido.

 

  • Combate a obesidade infantil, pois uma aula de natação pode gastar até 600 calorias.

 

  • Ajuda na adaptação social, porque é, geralmente, um esporte praticado com outros alunos.

 

  • Aumenta o apetite dos pequenos e faz com que eles durmam melhor, afinal, eles gastam bastante energia nas aulas e precisam fazer a reposição da mesma através da comida e do sono.

 

Outras dicas interessantes são:

– Procure fazer as aulas de natação com o seu filho, se tiver tempo, pois isso aumenta a confiança dele e é um momento gostoso entre pais e filhos.

– Procure lugares onde as aulas de natação contem com músicas. Elas são escolhidas pelos professores e ajudam no aumento do vocabulário da criança ou do bebê.

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

1 COMENTÁRIO

  1. Meu subrinho Davi Luca de 03 aninhos pratica natação e gosta muito,até chora quando não tem aula.Ele fica na piscina com o professor já faz os exercicios sozinho o professor fica do lado acompanhando,no exercicio de batida de pernas ele apoia no braço do professor e ja faz a batida de pernas entre outros exercicios.Eu indico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Diversão com as crianças: mãe vs. pai

  Olá, meninas! Como vocês estão? O Dia dos Pais está chegando e nós encontramos um post super divertido que faz comparações...

A função dos castigos na educação das crianças – por Carla Poppa, psicóloga

Olá, meninas! O post de hoje é de uma de nossas colunistas, a psicóloga Carla Poppa! Achei o texto...

10 dicas para adaptação nos primeiros dias de aula!

  Olá, meninas!   O primeiro dia de aula do Olavinho está chegando e já estou sofrendo por antecedência... Será que ele...

Conheça a importância das amizades no desenvolvimento infantil

Quem de nós não lembra daquele amigo especial de infância, né? Hoje vamos falar da importância das amizades no...