Olá, moms!
Como vocês estão?
A odontopediatra, Dra. Lúcia Coutinho, está de volta com mais um texto! A nossa colunista é especializada em odontologia para bebês e, em seu segundo post para o site, falará sobre um momento que pode ser difícil: a hora de escovar os dentes.
No texto, a Dra. Coutinho escreveu 9 dicas para incentivar os pequenos a escovar os dentes e até deixar este momento divertido. Confiram!
1) O hábito da escovação dos dentes da criança em casa deverá ser incluído na sua rotina desde o aparecimento dos primeiros dentinhos. A criança precisa se familiarizar com a escova de dente, com o creme dental e com a manipulação da sua boca desde cedo.
2) O exemplo dado pelos pais em casa também ajuda a criança a compreender que a escovação é necessária e que todos da família também executam esta atividade.
3) Para tornar este momento mais prazeroso, a escovação pode ser acompanhada de músicas cantadas pela pessoa que está realizando a escovação (pais ou cuidadores), de analogias dos movimentos da escova com objetos já identificados pela criança, como por exemplo, o barulho do trenzinho, a água da chuva e assim por diante.
4) O ideal é que a mãe tenha duas escovas, sendo uma para que a criança possa realizar sozinha a escovação, que é o que ela gosta fazer, porém de uma forma ineficiente, mais para criar o hábito. A outra é para a mãe ou cuidadora que irá realmente fazer a escovação eficiente, podendo sempre reforçar que primeiro “o Pedrinho escova e depois a mamãe ajuda”. Isso muitas vezes faz com que a criança seja mais colaboradora.
5) Fazer reforço positivo, dizendo e afirmando para a criança que ela ajuda muito durante a escovação também pode contribuir para o seu bom comportamento.
6) É importante a mãe passar em uma consulta com um odontopediatra e receber orientações quanto ao tipo ideal da escova, que deve ser de acordo com a idade da criança, tipo de creme dental a ser prescrito e orientações quanto ao uso do fio dental. Estas orientações dadas por um profissional especializado na odontologia infantil é muito importante para se criar um vínculo afetivo entre a mãe-criança-profissional, melhorando muitas vezes o comportamento da criança durante as consultas odontológicas e durante a escovação em casa, além de promover a saúde, buscando formar uma geração cárie zero. Após as orientações recebidas pelo odontopediatra, levar a criança ao supermercado ou à farmácia para escolher a sua escova de dente e o creme dental com os personagens infantis que ela gosta, é uma boa forma de estimular a escovação.
7) Fazer analogias lúdicas com os personagens infantis também é uma forma de incentivar as crianças a quererem ter o sorriso bonito igual ao personagem ao qual ela se espelha. Hoje já existem episódios de desenhos que falam sobre o hábito da escovação e colocá-las para assistir pode ser uma boa ideia.
8) Evite falar que vai tirar bichinhos ou sujeiras dos dentes. Não devemos associar nossa boca com algo sujo e desagradável. Reforce que vai limpar os dentinhos para tirar os restinhos de alimentos que ficaram na boca depois das refeições.
9) Falar do hálito fresquinho e do dente branquinho também pode incentivá-los a quererem escovar os dentes e ter um sorriso bonito e saudável.
Beijos!
Dra. Lucia Coutinho
E como faz com uma bebê de 11 meses que ainda não entende que escovar é importante, que não abre a boca nem com musica, danças, agua… que se joga em direção ao chão.. Já tentei dar a escova pra ela brincar e não ter medo, todos os dias ela me vê escovando os dentes.. converso.. mas nada adianta! Eu acabo forçando a escovação mas tenho medo de que ela traumatize com esse momento..
E como faz com uma bebê de 11 meses que ainda não entende que escovar é importante, que não abre a boca nem com musica, danças, agua… que se joga em direção ao chão.. Já tentei dar a escova pra ela brincar e não ter medo, todos os dias ela me vê escovando os dentes.. converso.. mas nada adianta!