Oi, moms!
Tudo bem?
A preparação do enxoval do bebê é um dos momentos mais gostoso da gravidez. Comprar as roupinhas pensando no bebê e imaginar a carinha que ele terá é uma delícia!
Mas não podemos esquecer que antes do bebê nascer temos que lavar as peças de um jeito todo especial, para que as roupas não agridam a pele delicada do recém-nascido. Para evitar que fiquem resíduos de sabão ou amaciante nas roupas do bebê, é importante o uso de produtos apropriados e dermatologicamente testados.
É aconselhável que a gestante comece a lavar as roupas do bebê com 32 semanas, mas ela não precisa lavar tudo de uma vez, e nem todas as roupas que comprou para uso durante um ano.
Depois que o bebê nascer, vocês verão que as preocupações com a lavagem das roupas devem continuar, pois ele se suja com muita facilidade, às vezes regurgita, a fralda pode vazar etc. E por causa disso, o cuidado com a lavagem deve ser um processo contínuo, até o bebê completar por volta de 2 anos.
Pensando nisso, preparamos algumas dicas para lavar o enxoval do bebê para ajudar as mães que estão passando por este processo. São elas:
1. Retirar etiquetas
Retirem todas as etiquetas das roupas (preços, códigos de barras). Vejam se os fios que prendem as etiquetas também foram retirados. Às vezes não percebemos esses fios presos e eles podem machucar o bebê.
2. Lavagem
Todas as roupas do bebê precisam ser lavadas antes de usar. Sem exceção. Nossa recomendação é começar lavando apenas as roupas de recém-nascido e de 0 a 3 meses (pode ser que na hora que o bebê nascer, ele não caiba nas roupas de recém-nascido, ou até mesmo pode ser que a mãe não tenha comprado esse tamanho). O restante podem deixar guardado e lavar conforme o uso.
As roupas dos bebês devem ser lavadas separadamente dos adultos da casa, evitando o contato da sujeira, suor e outros tipos de resíduos.
Para a lavagem de roupas, é importante que as instruções das etiquetas das peças e a dosagem dos produtos sejam seguidas corretamente. O que for peça muito delicada (pode ser lavada à mão ou na máquina no ciclo especial para roupas delicadas) deve ser colocada em saquinhos próprios para lavagem na máquina (uma solução de improviso é colocar as peças dentro de uma fronha).
Como a pele do recém-nascido é muito sensível, tentem dar preferência sempre para a na máquina de lavar, pois ela retira todos os resíduos da roupa. Ela consegue enxaguar melhor a roupa do que quando lavamos à mão.
O uso do sabão de coco pode deixar a roupa “dura”. Por isso, recomenda-se o uso de sabão líquido na lavagem. Qualquer opção que seja dermatologicamente testada.
Depois de usar o sabão líquido, usem também amaciante no ciclo final da lavagem. O uso do amaciante é recomendado porque ele reorganiza as fibras da roupas, evitando que o atrito do tecido com a pele do bebê cause alguma reação. Recomendamos o Comfort Puro Cuidado, pois sabemos que é dermatologicamente testado e tem segurança comprovada para o uso em roupas de bebês.
Caso as roupas precisem ficar de molho devido a alguma mancha, apliquem sabão líquido no local e depois esfreguem ou coloquem diretamente na máquina. Evitem também deixar a sujeira secar. Assim que sujar, já coloquem de molho.
3. Secagem
Sigam a orientação na etiqueta. Não é necessário secar à sombra. As roupas do bebê podem ser secadas normalmente. Cuidado com a máquina de secar roupa, pois algumas peças compradas no Brasil não podem ir à secadora. Roupas compradas nos EUA geralmente podem ir tranquilamente à secadora porque não encolhem.
4. Passar
Sigam a orientação na etiqueta. Podem passar igual ao restante das demais peças.
5. Guardar
Diferente do que muita gente pensa, depois que as roupas para o uso inicial (recém-nascido e de 0 a 3 meses) estiverem lavadas e passadas, elas não precisam ser guardadas em sacos ou caixas. Elas podem ser guardadas normalmente nas gavetas.
As demais peças podem ser guardadas em sacos de TNT, sacos a vácuo ou caixas específicas para armazenar.
Fontes:
http://www.comfort.com.br
http://www.carolbaldin.com