As férias de janeiro estão ai e trouxemos dicas com 9 cuidados para garantir que tenham férias perfeitas em família e com muita segurança!
O Ano Novo chegou e 2024 começou já a mil por hora com muitas famílias saindo para as tão esperadas férias perfeitas de verão agora em janeiro!
Então, confiram esse super post do nosso Colunista – Dr. Paulo Telles, Pediatra & Neonatologista. E, quem tiver alguma dúvida, deixe nos comentários no final do post!
Sabemos que as crianças e os adolescentes viajam com as famílias para destinos com lugares de sobra para diversão.
Mas, para que este momento tão aguardado e seja cheio de boas recordações a palavra mais importante deve ser sempre: Segurança.
Nesta época os problemas podem variar de pequenos machucados e ralados até insolação, queimadura de sol, picadas de mosquito, reações alérgicas e ainda, desidratação e acidentes mais graves. Por isso, a prevenção é o melhor remédio sempre.
Sabemos que as atividades por aqui são incontáveis: fazendinha, golfe, beach tennis, futebol, tênis, passeios pelas charmosas avenidas, praia e todos os parquinhos, pescaria, passeios de bicicleta.
E ainda, tantas outras atividades devem ser exploradas e ser palco de muita alegria e diversão. Porém, muita atenção porque a animação pode acabar deixando o cuidado com a segurança dos nossos pequenos de lado.
Como pediatra quero que as crianças levem para casa ao final das férias lindas fotos, boas memórias e nenhuma cicatriz ou visita a enfermaria.
Por isso, resolvi fazer um manual de cuidados de férias seguras para criançada. Fiquem atentos as dicas antes de liberar as crianças para correr, pular e brincar livres neste ambiente tão incrível.
#1 Os primeiros cuidados devem começar antes da saída de casa
Primeiro, sempre visite o Pediatra para um check-up pré-férias. Muitas vezes alguma doença pode iniciar de forma silenciosa e estar incubada e seu filho só irá apresentar sintomas quando já estiverem longe do médico que conhece todo histórico de saúde e dos hospitais que mais confiamos.
Além disso, não esqueçam de atualizar as vacinas antes da viagem, afinal as vacinas são essenciais contra muitas doenças como tétano, coqueluche, meningites e atualmente até contra dengue e febre amarela.
#2 O sol e os mosquitos não devem ser subestimados
Lembrem-se sempre de aplicar o protetor solar com frequência durante o dia. Converse com seu Pediatra ou Dermatologista para indicar o melhor protetor solar para cada idade – dando preferência para os que possuem proteção UVA e UVB, e fator 30 para cima.
A reaplicação deve acontecer a cada 3 horas ou sempre que a criança entrar na água. Outro ponto importante é o uso de roupas com proteção UV, e evitar o sol entre 10h–16h.
#3 Após a aplicação do protetor não esqueçam de usar os repelentes
Eles são essenciais para evitas as reações alérgicas que incomodam tanto, com coceira, feridas e até bolhas. Existem dois tipos de repentes indicados para criança – os à base de DEET 30% e a base de Icaridina 20%.
Dicas para usar repelentes com segurança:
- Aplique na parte externa das roupas e na pele exposta. Usar mais não torna o repelente mais eficaz;
- Pulverize repelentes em áreas abertas para evitar respirá-los;
- Ajude a aplicar repelente de insetos em crianças pequenas e supervisione o uso nas crianças mais velhas;
- Nunca aplique repelente de insetos em crianças menores de 2 meses, nem borrife repelente diretamente no rosto. Em vez disso, borrife um pouco nas mãos e depois esfregue no rosto do seu filho. Não aplique próximo a boca, olhos, feridas ou pele irritada.
Evitem use produtos que combinem DEET com protetor solar. O DEET pode tornar o fator de proteção solar (FPS) menos eficaz.
Esse E-Book escrito pela Pediatra, Dra. Aline Piedade, vai te ajudar bastante para saber quais os melhores tipos de Repelentes para crianças e os mais seguros.
#4 Tenha muita atenção com a hidratação!
Quando começam a correr ou a jogar bola, as crianças acabam esquecendo de tomar a quantidade de água adequada e sabemos que no calor a perda insensível pelo suor é muito maior nos pequenos.
Por isso, usem e abusem das garrafinhas de água, evitem refrigerantes, bebidas processadas e com açúcar em grande quantidade. A recomendação para crianças de 1-3 anos é beber em torno de 800ml ao dia, de 4-8anos mais de um litro, e para os maiores ao menos um litro e meio por dia.
#5 Devemos sempre incentivar uma alimentação saudável
Evite alimentos processados e ultra processados, além dos alimentos mais pesados com muita gordura como as frituras. Sim, estamos de férias!
Mas, claro que o equilíbrio deve existir, e alguns escapes nas porcarias são permitidos, mas prefira sempre alimentação balanceada e saudável principalmente antes das atividades físicas.
#6 Incentive e aproveite as atividades ao ar livre
Aproveitem todo o maravilhoso espaço que seu destino oferece. Tente reduzir o tempo de tela, com celulares, tablets, televisão e videogames. Faça combinados, controle o tempo de uso e incentive o contato real e não virtual.
#7 Cuidados com os acidentes domésticos
Durante as férias acabamos abaixando a guarda principalmente com as crianças menores. Então, tenha a atenção redobrada porque nas férias os acidentes em casa costumam aumentar 25% conforme dados da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Os maiores riscos são:
- Quedas: Lembrem-se de usar capacete nas bicicletas, patinetes e veículos elétricos (que devem sempre ser usados por maiores de 18 anos). Então, atenção com superfícies escorregadias, uso de mangueira, correr molhado ao sair da piscina, lugares mais altos e escaladas radicais dentro e fora de casa;
- Afogamentos: Protejam as piscinas com telas, principalmente se em sua casa tem crianças que ainda não saibam nadar. Deixem sempre um adulto supervisionando a praia e a piscina, e cuidado com distração ao celular;
- Queimaduras: Atenção na cozinha, churrasqueira, forno para pizza e lâmpadas internas ou da parte externa no jardim;
- Intoxicações: Guarde bem remédios, produtos de limpeza, para jardim e piscina. Deixe salvo no celular o número do centro de assistência toxicológica o CEATOX- 0800-014-8110.
#8 Atenção com animais
Os animais em fazendinhas e hipicas (ou até cachorros e outros bichinhos de estimação) podem ser dóceis, mas cuidado com mordidas e coices. Sempre use capacete ao andar a cavalo e pergunte ao dono se o bichinho é dócil para passar a mão. Então, cuidado sempre.
#9 Tenha um kit de emergência em casa
A famosa farmacinha das férias que o pediatra pode te ajudar a ter em casa. Seguem alguns itens que costumo indicar para meus pacientes do consultório: Anti-inflamatórios, antialérgicos, analgésicos, colírios, pomadas para alergias, infecções de pele e picadas, remédio para dor de ouvido bem comum por conta da piscina, broncodilatadores, corticoide, soro fisiológico e termômetros. Mas, claro, conversem sempre com o pediatra.
Então, boas férias de janeiro a todos e espero que não precisem acionar o Pediatra durante as férias e que os pequenos voltem com muita saúde e energia para mais um ano letivo!

SOBRE O DR. PAULO NARDY TELLES (CRM 109556 | RQE 93689)
Instagram: @PauloTelles
Esposo, Pai do Léo e da Nina Pediatra e Neonatologista pela Sociedade Brasileira de Pediatria.
- Formado pela Faculdade de Medicina do ABC
- Residência médica em pediatra e neonatologia pela Faculdade de Medicina da USP
- Preceptoria em Neonatologia pelo hospital Universitário da USP
- Título de Especialista em Pediatria pela SBP
- Título de Especialista em Neonatologia pela SBP
- Atuou como Pediatra e Neonatologista no Hospital Israelita Albert Einstein 2008-2012
- 18 anos atuando em sua clínica particular de pediatria, puericultura