quinta-feira, 23 outubro, 2025

9 cuidados para garantir as férias perfeitas em família!

As férias de janeiro estão ai e trouxemos dicas com 9 cuidados para garantir que tenham férias perfeitas em família e com muita segurança!  

Casa de crianças correndo na praia em direção aos pais nas férias

O Ano Novo chegou e 2024 começou já a mil por hora com muitas famílias saindo para as tão esperadas férias perfeitas de verão agora em janeiro!

Então, confiram esse super post do nosso Colunista – Dr. Paulo Telles, Pediatra & Neonatologista. E, quem tiver alguma dúvida, deixe nos comentários no final do post!


Sabemos que as crianças e os adolescentes viajam com as famílias para destinos com lugares de sobra para diversão.

Mas, para que este momento tão aguardado e seja cheio de boas recordações a palavra mais importante deve ser sempre: Segurança.

Nesta época os problemas podem variar de pequenos machucados e ralados até insolação, queimadura de sol, picadas de mosquito, reações alérgicas e ainda, desidratação e acidentes mais graves. Por isso, a prevenção é o melhor remédio sempre.

Sabemos que as atividades por aqui são incontáveis: fazendinha, golfe, beach tennis, futebol, tênis, passeios pelas charmosas avenidas, praia e todos os parquinhos, pescaria, passeios de bicicleta.

E ainda, tantas outras atividades devem ser exploradas e ser palco de muita alegria e diversão. Porém, muita atenção porque a animação pode acabar deixando o cuidado com a segurança dos nossos pequenos de lado.

Como pediatra quero que as crianças levem para casa ao final das férias lindas fotos, boas memórias e nenhuma cicatriz ou visita a enfermaria.

Por isso, resolvi fazer um manual de cuidados de férias seguras para criançada. Fiquem atentos as dicas antes de liberar as crianças para correr, pular e brincar livres neste ambiente tão incrível.


#1 Os primeiros cuidados devem começar antes da saída de casa

Primeiro, sempre visite o Pediatra para um check-up pré-férias. Muitas vezes alguma doença pode iniciar de forma silenciosa e estar incubada e seu filho só irá apresentar sintomas quando já estiverem longe do médico que conhece todo histórico de saúde e dos hospitais que mais confiamos.

Além disso, não esqueçam de atualizar as vacinas antes da viagem, afinal as vacinas são essenciais contra muitas doenças como tétano, coqueluche, meningites e atualmente até contra dengue e febre amarela.

#2 O sol e os mosquitos não devem ser subestimados

Mãe passando protetor solar em sua filha pequena na praia

Lembrem-se sempre de aplicar o protetor solar com frequência durante o dia. Converse com seu Pediatra ou Dermatologista para indicar o melhor protetor solar para cada idade – dando preferência para os que possuem proteção UVA e UVB, e fator 30 para cima.

A reaplicação deve acontecer a cada 3 horas ou sempre que a criança entrar na água. Outro ponto importante é o uso de roupas com proteção UV, e evitar o sol entre 10h–16h.

#3 Após a aplicação do protetor não esqueçam de usar os repelentes

Eles são essenciais para evitas as reações alérgicas que incomodam tanto, com coceira, feridas e até bolhas. Existem dois tipos de repentes indicados para criança – os à base de DEET 30% e a base de Icaridina 20%.

Dicas para usar repelentes com segurança:

  • Aplique na parte externa das roupas e na pele exposta. Usar mais não torna o repelente mais eficaz;
  • Pulverize repelentes em áreas abertas para evitar respirá-los;
  • Ajude a aplicar repelente de insetos em crianças pequenas e supervisione o uso nas crianças mais velhas;
  • Nunca aplique repelente de insetos em crianças menores de 2 meses, nem borrife repelente diretamente no rosto. Em vez disso, borrife um pouco nas mãos e depois esfregue no rosto do seu filho. Não aplique próximo a boca, olhos, feridas ou pele irritada.

Evitem use produtos que combinem DEET com protetor solar. O DEET pode tornar o fator de proteção solar (FPS) menos eficaz.

Esse E-Book escrito pela Pediatra, Dra. Aline Piedade, vai te ajudar bastante para saber quais os melhores tipos de Repelentes para crianças e os mais seguros.

#4 Tenha muita atenção com a hidratação!

Menino pequeno sentado na grama em um parque tomando água em uma garrafa

Quando começam a correr ou a jogar bola, as crianças acabam esquecendo de tomar a quantidade de água adequada e sabemos que no calor a perda insensível pelo suor é muito maior nos pequenos.

Por isso, usem e abusem das garrafinhas de água, evitem refrigerantes, bebidas processadas e com açúcar em grande quantidade. A recomendação para crianças de 1-3 anos é beber em torno de 800ml ao dia, de 4-8anos mais de um litro, e para os maiores ao menos um litro e meio por dia.

#5 Devemos sempre incentivar uma alimentação saudável

Evite alimentos processados e ultra processados, além dos alimentos mais pesados com muita gordura como as frituras. Sim, estamos de férias!

Mas, claro que o equilíbrio deve existir, e alguns escapes nas porcarias são permitidos, mas prefira sempre alimentação balanceada e saudável principalmente antes das atividades físicas.

#6 Incentive e aproveite as atividades ao ar livre

Aproveitem todo o maravilhoso espaço que seu destino oferece. Tente reduzir o tempo de tela, com celulares, tablets, televisão e videogames. Faça combinados, controle o tempo de uso e incentive o contato real e não virtual.

#7 Cuidados com os acidentes domésticos

Durante as férias acabamos abaixando a guarda principalmente com as crianças menores. Então, tenha a atenção redobrada porque nas férias os acidentes em casa costumam aumentar 25% conforme dados da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Os maiores riscos são:

  • Quedas: Lembrem-se de usar capacete nas bicicletas, patinetes e veículos elétricos (que devem sempre ser usados por maiores de 18 anos). Então, atenção com superfícies escorregadias, uso de mangueira, correr molhado ao sair da piscina, lugares mais altos e escaladas radicais dentro e fora de casa;
  • Afogamentos: Protejam as piscinas com telas, principalmente se em sua casa tem crianças que ainda não saibam nadar. Deixem sempre um adulto supervisionando a praia e a piscina, e cuidado com distração ao celular;
  • Queimaduras: Atenção na cozinha, churrasqueira, forno para pizza e lâmpadas internas ou da parte externa no jardim;
  • Intoxicações: Guarde bem remédios, produtos de limpeza, para jardim e piscina. Deixe salvo no celular o número do centro de assistência toxicológica o CEATOX- 0800-014-8110.

#8 Atenção com animais

Menina pequena com capacete de montaria acariciando o focinho de um ponei marrom e branco malhado

Os animais em fazendinhas e hipicas (ou até cachorros e outros bichinhos de estimação) podem ser dóceis, mas cuidado com mordidas e coices. Sempre use capacete ao andar a cavalo e pergunte ao dono se o bichinho é dócil para passar a mão. Então, cuidado sempre.

#9 Tenha um kit de emergência em casa

A famosa farmacinha das férias que o pediatra pode te ajudar a ter em casa. Seguem alguns itens que costumo indicar para meus pacientes do consultório: Anti-inflamatórios, antialérgicos, analgésicos, colírios, pomadas para alergias, infecções de pele e picadas, remédio para dor de ouvido bem comum por conta da piscina, broncodilatadores, corticoide, soro fisiológico e termômetros. Mas, claro, conversem sempre com o pediatra.

Então, boas férias de janeiro a todos e espero que não precisem acionar o Pediatra durante as férias e que os pequenos voltem com muita saúde e energia para mais um ano letivo!


Este post do Just Real Moms foi cuidadosamente elaborado por um médico altamente qualificado, trazendo informações confiáveis e embasadas para você. Fique por dentro dos insights e conselhos de um verdadeiro especialista no assunto!
Este post do Just Real Moms foi cuidadosamente elaborado por um médico ou especialista altamente qualificado, trazendo informações confiáveis e embasadas para você. Fique por dentro dos insights e conselhos de um verdadeiro especialista no assunto!

SOBRE O DR. PAULO NARDY TELLES (CRM 109556 | RQE 93689)

Instagram@PauloTelles

Esposo, Pai do Léo e da Nina Pediatra e Neonatologista pela Sociedade Brasileira de Pediatria.

  • Formado pela Faculdade de Medicina do ABC
  • Residência médica em pediatra e neonatologia pela Faculdade de Medicina da USP
  • Preceptoria em Neonatologia pelo hospital Universitário da USP
  • Título de Especialista em Pediatria pela SBP
  • Título de Especialista em Neonatologia pela SBP
  • Atuou como Pediatra e Neonatologista no Hospital Israelita Albert Einstein 2008-2012
  • 18 anos atuando em sua clínica particular de pediatria, puericultura

A INFORMAÇÃO DISPONÍVEL NESTE SITE NÃO SUBSTITUI O PARECER DE UM MÉDICO PROFISSIONAL. SEMPRE CONSULTE O SEU MÉDICO SOBRE QUALQUER ASSUNTO RELATIVO À SUA SAÚDE, À SAÚDE DOS SEUS FILHOS E FAMILIARES E AOS SEUS TRATAMENTOS E MEDICAMENTOS.

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Férias divertidas em São Paulo – por bora.ai

Olá, moms! Como vocês estão? O final de semana chegou mais do que especial, porque muitos pequenos já estão de férias...

Curiosidades sobre os amigos imaginários dos pequenos

  Olá, meninas! Tudo bem? Estava passeando pelo site psiamandabastos e encontrei um artigo superinteressante para as mamães! É muito comum que crianças entre...

A melhor programação para os pequenos do Rio de Janeiro curtirem no fim de semana – por Rio Kids

  Olá, meninas! Hoje nosso colaborador Rio Kids dá dicas deliciosas de passeios para fazer com as crianças durante este fim...

Como fazer meu filho tomar bastante água?

  Oi, moms! Tudo bem? No fim de novembro, fomos convidadas para um evento da Nestlé onde outras mães também participaram, e...